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Cursos

Línguas e Literaturas Modernas - Variante de Estudos Portugueses e Alemães

Dados Gerais

Código Oficial: 1532
Sigla: EPA

Diplomas

  • Licenciatura em Línguas e Literaturas Modernas - Variante de Estudos Portugueses e Alemães - Ramo Educacional ( Créditos nacionais)
  • Licenciatura em Línguas e Literaturas Modernas - Variante de Estudos Portugueses e Alemães ( Créditos nacionais)
  • Licenciatura em Línguas e Literaturas Modernas - Variante de Estudos Portugueses e Alemães - Ramo Tradução ( Créditos nacionais)
  • Licenciatura em Línguas e Literaturas Modernas - Variante de Estudos Portugueses e Alemães - Ramo Cientifico ( Créditos nacionais)

Unidades Curriculares

Alemão I

FLUP0074 - ECTS O primeiro semestre é sobretudo dedicado à revisão da gramática, para colmatar as lacunas que a grande maioria dos estudantes apresenta em relação aos conteúdos do programa do secundário. No segundo semestre aprofunda-se a competência comunicativa, através de exercícios de vocabulário, leitura e interpretação de texto bem como de produção escrita.

Cultura Alemã I

FLUP0102 - ECTS Esta disciplina terá como objectivos apresentar uma visão alargada dos principais factos históricos, políticos, sociais e culturais da Alemanha desde o início do séc.XVI até finais do séc. XVIII.

Introdução à Cultura Clássica I

FLUP0086 - ECTS Conhecimento da matriz grega da cultura ocidental , pelo contacto com as grandes obras que deram origem e forma ao pensamento e à tradição literária do Ocidente.

Introdução aos Estudos Linguísticos I

FLUP0084 - ECTS Pretende-se que os estudantes adquiram os principais conceitos operatórios da Linguística nos seus níveis mais importantes de análise e descrição, relativos à estrutura e ao uso dos sistemas linguísticos em geral e do português em particular, ultrapassando assim quer o plano meramente intuitivo de conhecimento linguístico que, enquanto falantes do português, possuem à partida, quer o normativo obtido pela formação escolar anterior.
Após um breve exame crítico de algumas perspectivas, clássicas e recentes, sobre a linguagem verbal, serão definidos os contornos gerais da Linguística enquanto ciência. Iniciar-se-á neste semestre um percurso descritivo das unidades básicas da análise linguística, começando pela palavra, quer no seu plano formal quer semântico, a que se seguirá a frase, abordada, segundo uma perspectiva estrutural, nas suas dimensões categorial e funcional.

Introdução aos Estudos Literários I

FLUP0082 - ECTS PROGRAMA I (Prof. Doutor Luís Adriano Carlos; Dr. Américo Oliveira Santos; Dr.ª Joana Matos Frias)

Facultar instrumentos conceptuais, teóricos, metodológicos e analíticos para o estudo e conhecimento do objecto literário nas suas múltiplas dimensões.


PROGRAMA II (Prof.ª Doutora Maria Luísa Malato Borralho)

O programa da disciplina procura preparar o aluno para a reflexão sobre o conceito de “Literatura”. Visa familiarizá-lo com a terminologia dos estudos literários, mas também incentivar a maturidade crítica, confrontando-o com as diferentes definições da Literatura e as várias metodologias possíveis.

Latim I

FLUP0098 - ECTS No âmbito de licenciaturas assentes numa componente de línguas novilatinas, pretende-se que os alunos dominem as estruturas fundamentais do latim (a aprofundar nos semestres seguintes), que servirão de instrumento para uma melhor compreensão das estruturas das línguas que nele tiveram origem. Espera-se, ainda, que os estudantes de línguas germânicas alarguem o seu vocabulário, já que o latim influenciou sobremaneira o léxico do inglês e do alemão.

Cultura Alemã II

FLUP0103 - ECTS Esta disciplina terá como objectivos apresentar uma visão alargada dos principais factos históricos, políticos, sociais e culutrais da Alemanha desde o início do séc. XIX até aos nosso dias. Serão igualmente abordadas as instâncias que garantem o funcionamento da vida democrática na RFA.

Introdução à Cultura Portuguesa

FLUP0104 - ECTS Em abordagem interdisciplinar, propiciar informação rigorosa, detalhada e de síntese, bem como problematização crítica e sensibilização, relativamente a alguns dos principais e recorrentes temas de cultura portuguesa, diacronicamente considerada. Como vector principal do programa fornecer-se-ão consistentes quadros evolutivos e explicativos da mitogenia e representações mentais que, ao longo dos tempos, os portugueses se foram fazendo, em termos da sua identidade e papel na História.

Introdução aos Estudos Linguísticos II

FLUP0085 - ECTS Pretende-se que os estudantes adquiram os principais conceitos operatórios da Linguística nos seus níveis mais importantes de análise e descrição, relativos à estrutura e ao uso dos sistemas linguísticos em geral e do português em particular, ultrapassando assim quer o plano meramente intuitivo de conhecimento linguístico que, enquanto falantes do português, possuem à partida, quer o normativo obtido pela formação escolar anterior.
Após um breve exame crítico de algumas perspectivas, clássicas e recentes, sobre a linguagem verbal, serão definidos os contornos gerais da Linguística enquanto ciência. Iniciar-se-á um percurso descritivo das unidades básicas da análise linguística, começando pela palavra, quer no seu plano formal quer semântico, a que se seguirá a frase, abordada, segundo uma perspectiva estrutural, nas suas dimensões categorial e funcional.

Introdução aos Estudos Literários II

FLUP0083 - ECTS PROGRAMA I (Prof. Doutor Luís Adriano Carlos; Dr. Américo Oliveira Santos; Dr.ª Joana Matos Frias)

Facultar instrumentos conceptuais, teóricos, metodológicos e analíticos para o estudo e conhecimento do objecto literário nas suas múltiplas dimensões.


PROGRAMA II (Prof.ª Doutora Maria Luísa Malato Borralho)

O programa da disciplina procura confrontar o aluno com a diversidade da tipologia literária, quer dos géneros, quer dos estilos de época, considerando basilar a complementaridade entre as disciplinas de Cultura, História e Teoria literárias.

Latim II

FLUP0099 - ECTS - Conhecimento das estruturas gramaticais básicas da língua latina (morfológicas e sintácticas);
- Aplicação desse conhecimento à tradução de textos com um grau progressivo de dificuldade.

Alemão II

FLUP0075 - ECTS Die inhaltlichen Schwerpunkte von Alemão II bestehen darin, die bereits erworbenen Kenntnisse und Fertigkeiten im mündlichen und schriftlichen Bereich zu festigen und zu vertiefen, sowie Sicherheit im Umgang mit den Regeln und der Anwendung der Grundgrammatik zu erlangen.

Língua e Cultura Árabe I

FLUP0309 - ECTS - Estudar o sistema linguístico da Língua Árabe
- Escrever, ler e comunicar na Língua Árabe
- A utilização específica da Língua Árabe em contextos sociais
- Conhecimento da Cultura Árabe e Islâmica

Língua e Cultura Árabe II

FLUP0310 - ECTS - Aprofundar o conhecimento linguistico adquirido no 1º ano.
- Estudar outros aspectos do léxico, da gramática e da sintaxe
- Pratica da Língua Árabe
- Analisar aspectos da Cultura Árabe e Islâmica através de textos literários (relatos de viagem, artigos da imprensa...)

Língua Francesa I

FLUP0311 - ECTS Cette matière s’adresse aux étudiants ayant peu ou pas de connaissances de la langue française (niveau débutants/faux débutants), désireux de développer des compétences de base en français tout en découvrant la culture de la France et celle d’autres espaces francophones. Les objectifs de ce cours sont essentiellement communicationnels et la méthodologie envisagée repose sur le principe d’une participation active des étudiants lors des séances de cours, par la résolution de situations problèmes. Les savoirs grammaticaux et lexicaux seront étudiés dans la perspective de leur usage concret dans les situations communicationnelles abordées. Il s’agira d’être capable en fin d’année académique de comprendre un document sonore ou écrit de taille et de difficulté moyennes sur un sujet général, de disposer des ressources linguistiques suffisantes pour participer à une conversation simple sur un sujet général et pour réagir et s’exprimer dans une situation simple de la vie courante.

Língua Francesa II

FLUP0312 - ECTS Cette matière s’adresse à tous les étudiants possédant des connaissances de base en français (niveau intermédiaire) et soucieux d’enrichir leurs connaissances et leur vision de la France et des espaces francophones. Les objectifs de ce cours sont essentiellement communicationnels et la méthodologie envisagée repose sur le principe d’une participation active des étudiants lors des séances de cours, par la résolution de situations problèmes. Les savoirs grammaticaux et lexicaux seront étudiés dans la perspective de leur usage concret dans les situations communicationnelles abordées. Il s’agira d’être capable en fin d’année académique de comprendre un document sonore ou écrit de taille et de difficulté moyennes(-élevées) sur un sujet général et sur un sujet propre à la spécialité de chacun des inscrits, de disposer des ressources linguistiques suffisantes pour participer à une conversation sur un sujet général ou propre à l’une ou l’autre spécialité, pour réagir et s’exprimer dans les situations de la vie courante, pour produire un texte écrit de longueur moyenne correct du point de vue de la syntaxe et de la morphologie.

Língua Italiana I

FLUP0313 - ECTS Dar aos alunos os elementos básicos do coonhecimento da lingua italiana
escrita e falada. No fim do 1º ano o aluno deve estar em condições de travar
um dialogo, embora não muito complexo, na língua italiana e poder-se
exprimir por escrito de uma forma elementar sobre qualquer tema.

Língua Italiana II

FLUP0350 - ECTS Aprofundar o estudo da língua italiana iniciado no ano anterior. No fim
deste ano o aluno está em condições de se exprimir por escrito e oralmente de
uma forma mais que satisfatória.

Língua Romena I

FLUP0320 - ECTS O programa que aqui se preconiza para a língua romena – Curso de Opção/Nível Iniciação da Faculdade de Letras da Universidade do Porto – visa um público-alvo cujo percurso de formação é fundamentalmente vocacionado para o prosseguimento de estudos de línguas, detendo uma carga horária semanal de 4 horas, que perfazem anualmente aproximadamente 80 horas. Assim, ele pressupõe uma orientação específica, definida em função das finalidades da formação dos estudantes aos quais se destina, desenvolvendo as suas competências e conhecimentos e, simultaneamente, formando-os nas dimensões pessoal e social.
Objectivos e finalidades do curso
Desenvolver as capacidades de interpretação e produção textual demonstrando crescente autonomia no uso das competências de comunicação.
Fornecer ao aluno os rendimentos necessários para poder conseguir os seus estudos após a conclusão da cadeira.

Antropologia Educacional

FLUP0322 - ECTS Considerando a educação como projecto antropológico, esta disciplina procura analisar os processos de individuação e de subjectivação a partir dos contributos das várias perspectivas da antropologia – cultural, social, e filosófica. Assim, a partir da abordagem do pensamento de autores contemporâneos, procurar-se-á perspectivar diferentes concepções da Educação, a partir das quais se pretende repensar a figura do humano.

Cultura Espanhola I

FLUP0307 - ECTS Esta disciplina de opção, especialmente vocacionada para a variante de Estudos Portugueses e Espanhóis, pretende fornecer aos estudantes, não só um enquadramento teórico e linhas orientadoras para o estudo e compreensão da cultura espanhola, mas também instrumentos de estudo, análise e compreensão de diversos textos particularmente significativos do contexto cultural, literário e artísitco dos séculos XVI-XVIII espanhóis.

Cultura Francesa I

FLUP0090 - ECTS O Programa de Cultura Francesa I, centrado no século XIX, tem como objectivo uma abordagem de dinâmicas culturais da sociedade francesa oitocentista que se prendem com o fenómeno da leitura e com a estreita relação literatura/jornalismo, permitindo tomar contacto com práticas e espaços de sociabilidade presentes quer na esfera pública quer na esfera do privado, num tecido social em mutação.

Epistemologia das Ciências da Educação

FLUP0321 - ECTS No âmbito desta disciplina pretende-se realizar uma abordagem da complexidade do fenómeno educativo que tenha em conta a especificidade da problemática epistemológica no contexto educativo. Serão, assim, analisadas as conexões entre os processos de investigação e os processos de acção educativa, equacionando-se as relações entre o conhecimento educacional e o saber pedagógico.

História do Renascimento e do Humanismo I

FLUP0264 - ECTS 1. Delimitar, no seu âmbito cronológico, nas suas preocupações ideológicas e nas suas práticas culturais, o humanismo cívico do Renascimento;
2. Abordar, de modo genérico, os grandes temas do humanismo renascentista;
3. Contactar com os nomes maiores do humanismo renascentista europeu e com as suas obras, recorrendo a textos antológicos.

Latim III

FLUP0100 - ECTS P/F; P/E -docentes: Dr. Belmiro Pereira, Drª Marta Várzeas

- Aprofundamento dos conteúdos gramaticais leccionados nos dois semestres do ano anterior;
- Aplicação desses conteúdos ao estudo de textos com um grau progressivo de dificuldade.

P/A; P/I -docente - Dr. Jorge Deserto

Continuação da exploração e aprendizagem das estruturas gramaticais básicas da língua latina (morfológicas e sintácticas). Revisão dos conteúdos leccionados nos dois semestres anteriores e aplicação dos conhecimentos adquiridos. Tradução de textos com um maior grau de dificuldade. Aproximação a valores de natureza civilizacional: a Roma Imperial e o seu retrato pelos versos cáusticos de Marcial.

Estudos Portugueses - Docente: Drª Marta Várzeas

- aprofundamento do conhecimento da língua, através do estudo de alguns aspectos da evolução histórica da sua fonética e morfologia;
- familiarização com os textos de Cícero e com o contexto político e sócio-cultural em que foram produzidos;
- promoção da qualidade da tradução.

Língua e Cultura Neerlandesa I

FLUP0550 - ECTS Visa-se em fundamentalmente um domínio prático da língua neerlandesa, falada por 21 milhões de holandeses e flamengos. Grande importância será dada à capacidade comunicativa. Pretende-se, igualmente, dar uma panorâmica histórica e actual da cultura holandesa e flamenga.

Linguística Alemã I

FLUP0552 - ECTS Com esta cadeira espera-se que os alunos adquiram uma maior sensibilidade para percepção de diferentes sons do alemão e aperfeiçoem a sua pronúncia. O conhecimento das propriedades dos diferentes fonemas do alemão representa um instrumental importante para o ensino de línguas.

Linguística Portuguesa I

FLUP0096 - ECTS Os objectivos da disciplina são os seguintes: 1. adquirir novos conhecimentos e novos métodos de análise em Sintaxe e em Semântica lexical com particular incidência sobre a língua portuguesa e algumas das suas variedades; 2. adquirir capacidade de reflexão linguística fundamentada em propostas teóricas; 3. aprender métodos rigorosos de análise linguística através da aplicação de testes e da realização de exercícios.

Literatura Brasileira I

FLUP0389 - ECTS Introdução à literatura brasileira, através do estudo de alguns dos seus textos, autores e momentos mais importantes

Literatura de Expressão Alemã I

FLUP0105 - ECTS Apuramento das competências crítico-literárias e histórico-culturais dos estudantes.

Literatura Italiana I

FLUP0665 - ECTS Pôr o aluno em contacto com alguns dos grandes autores italianos. Neste
primeiro semestre a escolha recaiu sobre o Decamerone de Giovanni Boccaccio
e A Estalajadeira de Carlo Goldoni. Assim se vai desde o séc. XIV até aao
século XVIII tocando quer a prosa que o teatro.

Literatura Portuguesa I

FLUP0094 - ECTS P/E; P/F e P/A - Docentes: Rosa Martelo e Américo Santos

Caracterizar o Romantismo enquanto época ou megaperíodo; distinguir e problematizar conceitos de representação; reconhecer várias linhas de desenvolvimento da ficção portuguesa dos séculos XIX e XX; distinguir especificidades narratológicas do realismo romântico, do realismo naturalista e do neo-realismo; reconhecer e explicar a crise do modelo do romance realista em articulação com a emergência das poéticas da Modernidade; aplicar o conceito de pós-modernidade à compreensão da evolução da narrativa ficcional na segunda metade do século XX. Reactivar, aprofundar e aplicar os instrumentos teóricos e críticos necessários à leitura crítica do texto ficcional.

EPO e P/I - Docente: Pedro Eiras

Conhecimento das experiências literárias mais marcantes do século XIX, do
Romantismo ao Simbolismo.
Aprofundamento das capacidades de análise e interpretação do texto
literário.

Literaturas Africanas em Língua Portuguesa I

FLUP0668 - ECTS Uma vez que esta é a primeira de quatro cadeiras semestrais dedicadas às Literaturas Africanas em Língua Portuguesa, pretende-se que os estudantes venham a dominar conhecimentos relativos:
- à generalidade do contexto que deu origem ao aparecimento do ‘fenómeno literário’ na África de Língua Portuguesa
- à visão panorâmica da Literatura Angolana, desde a sua génese até à Geração da «Cultura», através de textos, analisados e/ou referidos, dos seus autores mais importantes

Literaturas Orais e Marginais I

FLUP0314 - ECTS Reflexão sobre o conceito de “literatura” e de “literatura marginal”; estudo de algumas “formas” de literatura oral e/ou marginal.

Psicolinguística I

FLUP0883 - ECTS Sensibilizar os estudantes para aspectos importantes no âmbito de uma introdução à psicolinguística criando neles ao mesmo tempo um espírito crítico face a determinadas áreas que possam ter pontos em comum com os diferentes tópicos abordados

Semiótica Literária (1º Semestre)

FLUP0586 - ECTS

Educação e Cidadania

FLUP0515 - ECTS (Carga horária: 4 horas semanais)

Nesta disciplina, perspectivar-se-á a articulação entre o direito à educação e os Direitos do Homem como núcleo fundamental da reflexão sobre a educação enquanto direito social e humano. Neste contexto, equacionando-se os desafios colocados à educação para o século XXI, sensibilizar-se-ão os alunos para as tensões existentes no mundo contemporâneo, problematizando, nomeadamente, a noção de sociedade educativa e a questão da construção da cidadania.

Língua e Cultura Neerlandesa II

FLUP0551 - ECTS Visa-se em fundamentalmente um domínio prático da língua neerlandesa, falada por 21 milhões de holandeses e flamengos. Grande importância será dada à capacidade comunicativa. Pretende-se, igualmente, dar uma panorâmica histórica e actual da cultura holandesa e flamenga.

Linguística Alemã II

FLUP0553 - ECTS Das Ziel dieses Faches ist, den Studenten die Mittel zu geben, die ihnen helfen, mit wichtigen Aspekten des deutschen Satzbaus und Textbaus besser umzugehen, und zwar nicht nur als Lernenden, sondern auch als zukünftigen Lehrenden oder Übersetzern.

In diesem Sinne werden sie mit einem Grammatikmodell (der Dependenz-Verb-Grammatik) und mit der Textlinguistik vertraut gemacht. Diese theoretischen Kenntnisse sollen durch eine Reihe von Übungen konsolidiert werden. Diese Übungen bestehen einerseits aus der Identifikation von Ergänzungen und Angaben in Texten oder komplexen Sätzen, aus der Produktion von Sätzen anhand vorgegebener Verben und aus der Korrektur fehlerhafter Valenzen in eigenen Texten; andererseits aus textlinguistischen Kommentaren zu den Kohäsionsmitteln und der Kohärenz in Texten unterschiedlicher Textsorten.


O objectivo desta cadeira é fornecer aos estudantes os meios necessários para lidarem com aspectos de construção frásica e textual do alemão, não só como aprendentes, mas também como futuros docentes e tradutores. Nesse sentido deverão aprender um modelo gramatical (Gramática de Dependências) e princípios e categorias de análise da Linguística de Texto. Estes conhecimentos teóricos deverão ser consolidados por um lado, através da resolução de exercícios de identificação de actantes e de circunstantes a partir de textos ou de frases complexas e da produção textual; por outro lado, de comentários linguístico-textuais sobre os meios de coesão e de coerência em textos de diferentes tipos.

Linguística Portuguesa II

FLUP0097 - ECTS Os objectivos da disciplina são os seguintes: 1.consolidar e desenvolver conhecimentos de Sintaxe, em particular de alguns tipos de frases complexas; 2 aprender novas formas de conceber aspectos da Semântica das línguas tendo em conta a passagem do domínio da palavra para o da frase e do discurso.

Literatura Brasileira II

FLUP0390 - ECTS Estudo de alguns dos textos, autores e momentos mais importantes da literatura brasileira.

Literatura de Expressão Alemã II

FLUP0106 - ECTS Apuramento das competências crítico-literárias e histórico-culturais dos estudantes.

Literatura Italiana II

FLUP0666 - ECTS Continuando a apresentação de grandes vultos da litaratura italiana, neste
segundo semestre apresentam-se dois poetas: Dante com a sua Divina Comédia e
Giacomo Leopardi com os seus Cantos (sec. XIV e séc. XVIII).

Literatura Portuguesa II

FLUP0095 - ECTS P/F; P/E e P/A: Docentes - Rosa Maria Martelo e Américo Santos

Identificar e caracterizar diferentes modelos de construção da subjectividade na poesia portuguesa dos séculos XIX e XX; articular esses modelos com a emergência da Modernidade estética; distinguir a especificidade das poéticas românticas e reconhecer a sua importância para o desenvolvimento da poesia da Modernidade; adquirir noções de periodização literária e aplicá-las no conhecimento da poesia portuguesa dos séculos XIX e XX; reactivar, aprofundar e aplicar os instrumentos teóricos e críticos necessários à leitura crítica do texto poético.

EPO e P/I: Docentes: Maria João Reynaud e Pedro Eiras

Estudo da Literatura Portuguesa do século XX: do Modernismo ao Pós-Modernismo: tradição e ruptura(s). Estudo de movimentos e tendências estéticas. Os novos trilhos da ficção.

Literaturas Africanas em Língua Portuguesa II

FLUP0669 - ECTS Na continuidade da cadeira do 1.º semestre, pretende-se:
- concluir a apresentação panorâmica da Literatura Angolana, até ao presente
- contextualizar e apreciar, através de autores e textos fundamentais, o desenvolvimento da Literatura Santomense

Literaturas Orais e Marginais II

FLUP0315 - ECTS Estudo de algumas “formas” de literatura oral e/ou marginal.

Problemáticas Pedagógicas Contemporâneas

FLUP0323 - ECTS Sublinhando uma perspectiva relacional, esta disciplina procurará identificar e caracterizar algumas das principais tendências pedagógicas actuais, a partir da problematização da figura do Outro. Neste contexto serão analisadas, nomeadamente, a pedagogia ambiental, a pedagogia intercultural e a pedagogia do projecto enquanto pedagogias da alteridade. Procurar-se-á, assim, reflectir sobre a reconfiguração do estatuto e papel da pedagogia na contemporaneidade

Psicolinguística II

FLUP0884 - ECTS Sensibilizar os estudantes para aspectos importantes no âmbito de uma introdução à psicolinguística criando neles ao mesmo tempo um espírito crítico face a determinadas áreas que possam ter pontos em comum com os diferentes tópicos abordados

Psicologia da Adolescência, Contextos de Desenvolvimento

FLUP0325 - ECTS Nesta disciplina procurar-se-á equacionar a análise dos processos psicológico--desenvolvimentais relacionados com o período da adolescência à luz do papel central que os contextos de desenvolvimento (familiares, comunitários, sociais, políticos, económicos, etc.) desempenham na evolução desses mesmos processos. Tendo por base um modelo ecológico-desenvolvimental do desenvolvimento humano e um quadro teórico que enfatiza as variáveis históricas e sociais que marcam a emergência e a evolução da adolescência, explorar-se-ão algumas das principais temáticas da psicologia da adolescência com maior relevância no quadro da formação inicial de professores. Entre estas poderemos destacar o desenvolvimento pubertário e suas implicações psicológicas, as relações do adolescente com a família, a escola e o grupo de pares, o desenvolvimento vocacional e a transição para o mundo do trabalho, a ocupação dos tempos livres e os processos de adaptação psicológica no quadro das transições que ocorrem na adolescência.

OBJECTIVOS

· Identificar as principais características da adolescência como período do desenvolvimento humano;

· Analisar o desenvolvimento adolescente à luz de condicionantes socio-
-históricas;

· Relacionar o impacto dos contextos de vida nos processos e desenvolvimento psicológicos na adolescência;

· Antecipar situações relacionadas com o comportamento dos adolescentes no contexto educativo.

Psicologia das Emoções e Comunicação

FLUP0326 - ECTS Introdução:
O estudo das emoções tem sofrido considerável desenvolvimento nos últimos anos tornando-o um tema da psicologia de grande pertinência e vastas aplicações. Na base de toda a comunicação, incluindo a verbal, estão os processos não verbais na origem dos quais participam as emoções e a sua expressão. O contexto escolar é, indiscutivelmente, um lugar privilegiado para as trocas comunicacionais de vários tipos, nomeadamente emocional. Por outro lado, a comunicação não verbal, presente nas trocas emocionais, forma a base desenvolvimental de toda a comunicação verbal posterior. Assim, quer em termos de área de formação de professores a valorizar, quer em termos de área de intervenção ao nível escolar promovendo o desenvolvimento social e emocional dos alunos, estes saberes apresentam-se hoje como essenciais.

Objectivos gerais:
· Apresentar a Psicologia das Emoções e Comunicação como área de saber a integrar a formação de professores;
· Identificar os conceitos básicos destes saberes;
· Analisar as implicações destes conhecimentos para a prática educativa;
· Relacionar estes saberes básicos para o conhecimento sobre a interacção social;
· Aplicar estes conhecimentos a situações do contexto escolar onde se pretenda a promoção do desenvolvimento social e emocional dos alunos.

Semiótica Literária (2º Semestre)

FLUP0587 - ECTS

Alemão III

FLUP0275 - ECTS In Deutsch III werden bereits erworbene Sprachkenntnisse vertieft, so dass die Studenten am Ende des Studienjahres eine höhere Sprachkompetenz erreicht haben. Die Studenten sollen ihre Fähigkeit erweitern, sich mündlich zu komplexeren Fragestellungen und in verschiedenen Kommunikationssituationen zu äußern. Weiterhin wird das Verfassen von schriftlichen Texten geübt, wobei insbesondere die Erörterung und die Inhaltsangabe im Vordergrund stehen. Es werden zudem verschiedene Grammatikkapitel behandelt (s. Programm).
Im Laufe des Studienjahres werden verschiedene Übungs- und Arbeitsformen in den Unterricht integriert. Dazu gehören Interviews, Umfragen, Rollenspiele, Reportagen und anderes.
Von den Studenten des 3. Jahres wird erwartet, dass sie neben dem Unterricht auch selbständig arbeiten. Insbesondere sollen sie versuchen, Schwächen, die sie erkannt haben oder auf die sie aufmerksam gemacht worden sind, in eigenständiger Arbeit zu beheben. In diesem Zusammenhang weisen wir besonders auf die im Arbeitsbuch veröffentlichte Liste der Korrekturzeichen hin sowie auf unser Buch "Aus Fehlern wird man klug" und die "Deutsch III-Übungsgrammatik" hin. Diese beiden Bücher sind dazu geeignet, dass die Studenten selbständig zu Hause Fehlerschwerpunkte bearbeiten. da sie im Anhang einen Lösungsschlüssel enthalten.

Língua e Cultura Árabe I

FLUP0309 - ECTS - Estudar o sistema linguístico da Língua Árabe
- Escrever, ler e comunicar na Língua Árabe
- A utilização específica da Língua Árabe em contextos sociais
- Conhecimento da Cultura Árabe e Islâmica

Língua e Cultura Árabe II

FLUP0310 - ECTS - Aprofundar o conhecimento linguistico adquirido no 1º ano.
- Estudar outros aspectos do léxico, da gramática e da sintaxe
- Pratica da Língua Árabe
- Analisar aspectos da Cultura Árabe e Islâmica através de textos literários (relatos de viagem, artigos da imprensa...)

Língua Francesa I

FLUP0311 - ECTS Cette matière s’adresse aux étudiants ayant peu ou pas de connaissances de la langue française (niveau débutants/faux débutants), désireux de développer des compétences de base en français tout en découvrant la culture de la France et celle d’autres espaces francophones. Les objectifs de ce cours sont essentiellement communicationnels et la méthodologie envisagée repose sur le principe d’une participation active des étudiants lors des séances de cours, par la résolution de situations problèmes. Les savoirs grammaticaux et lexicaux seront étudiés dans la perspective de leur usage concret dans les situations communicationnelles abordées. Il s’agira d’être capable en fin d’année académique de comprendre un document sonore ou écrit de taille et de difficulté moyennes sur un sujet général, de disposer des ressources linguistiques suffisantes pour participer à une conversation simple sur un sujet général et pour réagir et s’exprimer dans une situation simple de la vie courante.

Língua Francesa II

FLUP0312 - ECTS Cette matière s’adresse à tous les étudiants possédant des connaissances de base en français (niveau intermédiaire) et soucieux d’enrichir leurs connaissances et leur vision de la France et des espaces francophones. Les objectifs de ce cours sont essentiellement communicationnels et la méthodologie envisagée repose sur le principe d’une participation active des étudiants lors des séances de cours, par la résolution de situations problèmes. Les savoirs grammaticaux et lexicaux seront étudiés dans la perspective de leur usage concret dans les situations communicationnelles abordées. Il s’agira d’être capable en fin d’année académique de comprendre un document sonore ou écrit de taille et de difficulté moyennes(-élevées) sur un sujet général et sur un sujet propre à la spécialité de chacun des inscrits, de disposer des ressources linguistiques suffisantes pour participer à une conversation sur un sujet général ou propre à l’une ou l’autre spécialité, pour réagir et s’exprimer dans les situations de la vie courante, pour produire un texte écrit de longueur moyenne correct du point de vue de la syntaxe et de la morphologie.

Língua Italiana I

FLUP0313 - ECTS Dar aos alunos os elementos básicos do coonhecimento da lingua italiana
escrita e falada. No fim do 1º ano o aluno deve estar em condições de travar
um dialogo, embora não muito complexo, na língua italiana e poder-se
exprimir por escrito de uma forma elementar sobre qualquer tema.

Língua Italiana II

FLUP0350 - ECTS Aprofundar o estudo da língua italiana iniciado no ano anterior. No fim
deste ano o aluno está em condições de se exprimir por escrito e oralmente de
uma forma mais que satisfatória.

Língua Romena I

FLUP0320 - ECTS O programa que aqui se preconiza para a língua romena – Curso de Opção/Nível Iniciação da Faculdade de Letras da Universidade do Porto – visa um público-alvo cujo percurso de formação é fundamentalmente vocacionado para o prosseguimento de estudos de línguas, detendo uma carga horária semanal de 4 horas, que perfazem anualmente aproximadamente 80 horas. Assim, ele pressupõe uma orientação específica, definida em função das finalidades da formação dos estudantes aos quais se destina, desenvolvendo as suas competências e conhecimentos e, simultaneamente, formando-os nas dimensões pessoal e social.
Objectivos e finalidades do curso
Desenvolver as capacidades de interpretação e produção textual demonstrando crescente autonomia no uso das competências de comunicação.
Fornecer ao aluno os rendimentos necessários para poder conseguir os seus estudos após a conclusão da cadeira.

Cultura Espanhola I

FLUP0307 - ECTS Esta disciplina de opção, especialmente vocacionada para a variante de Estudos Portugueses e Espanhóis, pretende fornecer aos estudantes, não só um enquadramento teórico e linhas orientadoras para o estudo e compreensão da cultura espanhola, mas também instrumentos de estudo, análise e compreensão de diversos textos particularmente significativos do contexto cultural, literário e artísitco dos séculos XVI-XVIII espanhóis.

Cultura Francesa I

FLUP0090 - ECTS O Programa de Cultura Francesa I, centrado no século XIX, tem como objectivo uma abordagem de dinâmicas culturais da sociedade francesa oitocentista que se prendem com o fenómeno da leitura e com a estreita relação literatura/jornalismo, permitindo tomar contacto com práticas e espaços de sociabilidade presentes quer na esfera pública quer na esfera do privado, num tecido social em mutação.

História do Renascimento e do Humanismo I

FLUP0264 - ECTS 1. Delimitar, no seu âmbito cronológico, nas suas preocupações ideológicas e nas suas práticas culturais, o humanismo cívico do Renascimento;
2. Abordar, de modo genérico, os grandes temas do humanismo renascentista;
3. Contactar com os nomes maiores do humanismo renascentista europeu e com as suas obras, recorrendo a textos antológicos.

Informática Aplicada à Tradução I

FLUP0826 - ECTS Hoje em dia, um simples conhecimento de um programa de processamento de texto, correio electrónico e a internet já não é suficiente para o estudo universitário. Assim, o aluno terá de se familiarizar com o 'hardware' e 'software' essencial à vida do profissional de línguas que precisa de saber preparar textos para publicação em vários formatos, incluíndo os de multimedia. Terá também de saber tirar o máximo proveito da internet e das outras fontes de informação electrónicas ao seu dispor ao longo da sua carreira universitário. Esta cadeira visa oferecer a formação básica para este objectivos.



Língua e Cultura Neerlandesa I

FLUP0550 - ECTS Visa-se em fundamentalmente um domínio prático da língua neerlandesa, falada por 21 milhões de holandeses e flamengos. Grande importância será dada à capacidade comunicativa. Pretende-se, igualmente, dar uma panorâmica histórica e actual da cultura holandesa e flamenga.

Língua e Cultura Neerlandesa III

FLUP0839 - ECTS Visa-se em fundamentalmente um domínio prático da língua neerlandesa, falada por 21 milhões de holandeses e flamengos. Grande importância será dada à capacidade comunicativa. Pretende-se, igualmente, dar uma panorâmica histórica e actual da cultura holandesa e flamenga.

Linguística Alemã I

FLUP0552 - ECTS Com esta cadeira espera-se que os alunos adquiram uma maior sensibilidade para percepção de diferentes sons do alemão e aperfeiçoem a sua pronúncia. O conhecimento das propriedades dos diferentes fonemas do alemão representa um instrumental importante para o ensino de línguas.

Linguística Contrastiva (Alemão)

FLUP0555 - ECTS Jedes Sprachsystem hat seine Eigentümlichkeiten, sodass gleiche Inhalte in verschiedenen Sprachsystemen auf eine andere Art kodifiziert werden. Es ist daher wichtig, dass diese Eigentümlichkeiten demjenigen, der mit Fremdsprachen zu tun hat, bewusst sind, damit Interferenzfehler u.a. vermieden werden können. Auch Übersetzer, die aus einer Fremdsprache übersetzen, müssen auf diese Unterschiede aufmerksam gemacht werden, um den in der Ausgangssprache dargestellten Inhalt angemessen in der Zielsprache wiedergeben zu können. Letztlich ist es auf der pragmatischen Ebene der Interaktion besonders wichtig, vor allem in einer interkulturellen Kommunikationssituation, auf kommunikativ unterschiedliche Mittel (verbale und nicht-verbale) zu achten.

Durch den Vergleich von Textensorten verschiedener Schwierigkeitsgrade werden die Studierenden mit einigen idiosynkratischen Eigenschaften beider Sprachsysteme (Deutsch und Portugiesisch) konfrontiert. Bei dieser Konfrontation werden wichtige Aspekte der deutschen Grammatik hervorgehoben (z. B. Tempusgebrauch, Aspekt, Satzbau, Modalpartikeln etc., das heißt m.a.W., Phänomene morphosyntaktischer, semantischer, pragmatischer und textlinguistischer Natur), die dann systematisch mit den entsprechenden portugiesischen Formen verglichen werden. Was die interaktionale Ebene angeht, wird anhand von intra- und interkulturellen Interaktionssituationen auch auf einige Besonderheiten der nicht-verbalen Kommunikation hingewiesen.

Diese Unterrichtseinheiten haben sowohl einen theoretischen als auch praktischen Ansatz. Es wird großen Wert auf die aktive Beteiligung der Studierenden gelegt.

Linguística Portuguesa III

FLUP0557 - ECTS Sensibilizar os alunos para a realização sonora das línguas em geral e do português em particular. Preparar os alunos para a utilização de técnicas básicas como a transcrição fonética. Transmitir conhecimentos aprofundados de fonética articulatória, acústica e perceptiva do português. Sensibilizar os alunos para as questões de variação fonética.

Literatura de Expressão Alemã III

FLUP0461 - ECTS O objectivo deste programa organizado antologicamente é o de facultar aos alunos o conhecimento dos movimentos literários da "Aufklärung" e do "Sturm und Drang", ilustrados através de um número restrito de textos considerados canónicos.

Literatura Brasileira I

FLUP0389 - ECTS Introdução à literatura brasileira, através do estudo de alguns dos seus textos, autores e momentos mais importantes

Literatura Brasileira III

FLUP0885 - ECTS Estudo de temas, textos e autores da literatura brasileira dos séculos XVIII e XIX

Literatura Italiana I

FLUP0665 - ECTS Pôr o aluno em contacto com alguns dos grandes autores italianos. Neste
primeiro semestre a escolha recaiu sobre o Decamerone de Giovanni Boccaccio
e A Estalajadeira de Carlo Goldoni. Assim se vai desde o séc. XIV até aao
século XVIII tocando quer a prosa que o teatro.

Literatura Portuguesa III

FLUP0670 - ECTS 1. Traçar um panorama evolutivo da poesia lírica portuguesa dos séculos XVI-XVIII;
2. Aprofundar as opções de Sá de Miranda, de António Ferreira e de Luís de Camões, relativamente às suas práticas literárias, no âmbito da poesia lírica, e às suas concepções quanto à função do poeta e da poesia;
3. Acompanhar as consequências do movimento de renovação literária quinhentista, na poesia portuguesa dos séculos XVII e XVIII.

Literaturas Africanas em Língua Portuguesa I

FLUP0668 - ECTS Uma vez que esta é a primeira de quatro cadeiras semestrais dedicadas às Literaturas Africanas em Língua Portuguesa, pretende-se que os estudantes venham a dominar conhecimentos relativos:
- à generalidade do contexto que deu origem ao aparecimento do ‘fenómeno literário’ na África de Língua Portuguesa
- à visão panorâmica da Literatura Angolana, desde a sua génese até à Geração da «Cultura», através de textos, analisados e/ou referidos, dos seus autores mais importantes

Literaturas Africanas em Língua Portuguesa III

FLUP0881 - ECTS Inteiramente dedicada à Literatura Moçambicana, pretende-se, com esta cadeira, transmitir aos estudantes um conhecimento geral do contexto particular desta literatura, desde os seus primórdios até à actualidade, através do contacto com alguns textos dos seus autores mais relevantes.

Literaturas Orais e Marginais I

FLUP0314 - ECTS Reflexão sobre o conceito de “literatura” e de “literatura marginal”; estudo de algumas “formas” de literatura oral e/ou marginal.

Metodologia do Ensino do Alemão I

FLUP0617 - ECTS Aquisição de conhecimentos,
acerca de formas elementares de ensinar e aprender e seu recíproco relacionamento;
acerca das actuais questões e vertentes da metodologia e didáctica das línguas estrangeiras;
acerca da contribuição das ciências auxiliares, nomeadamente a linguística, psicologia, sociologia, entre outras.

Iniciação à análise,
das condições e pressupostos do ensino do alemão nas escolas portuguesas,
dos actuais materiais de ensino;
das alterações actualmente existentes.

Desenvolvimento de capacidades
relacionadas com a planificação, sua execução e consequente reflexão;
relacionadas com a escolha, definição e adequação de conteúdos,

objectivos e concepções metodológicas;
relacionadas com a elaboração escrita de planos concretos de aula.

Psicolinguística I

FLUP0883 - ECTS Sensibilizar os estudantes para aspectos importantes no âmbito de uma introdução à psicolinguística criando neles ao mesmo tempo um espírito crítico face a determinadas áreas que possam ter pontos em comum com os diferentes tópicos abordados

Psicologia Cognitiva, Motivação e Aprendizagem

FLUP0583 - ECTS A compreensão dos processos cognitivos e de motivação tem sido, nos últimos anos, considerada como essencial para se proceder a uma abordagem fundamentada no sentido de desenvolver e implementar estratégias de ensino-aprendizagem adequadas. O desenvolvimento que a Psicologia Cognitiva tem sofrido fez com que se encarasse a motivação e outros processos afectivos como de extrema importância na compreensão do desempenho dos indivíduos, nomeadamente em contexto educacional. Nesta disciplina abordar-se-ão os efeitos de interacção entre cognição e motivação, assim como as implicações destas relações para o estudo da aprendizagem. Salientar-se-á a importância desta abordagem, tanto a nível da compreensão das diferenças individuais como, em termos mais aplicados, ao nível da planificação de estratégias de ensino/aprendizagem.

1.Apresentar a Psicologia Cognitiva, a Motivação e a Aprendizagem como áreas de saber a integrar a formação de professores;
2.Identificar os conceitos básicos destes saberes;
3.Analisar as implicações destes conhecimentos para a prática educativa;
4.Relacionar estes saberes com os processos de ensino-aprendizagem;
5.Aplicar estes conhecimentos a situações do contexto escolar onde se pretenda a promoção cognitiva, entendendo-a como integrando factores emocionais, dos alunos.

Psicologia da Educação

FLUP0584 - ECTS Introdução:

Nesta disciplina desenvolver-se-ão temáticas relacionadas com as grandes teorias do desenvolvimento psicológico do adolescente (ao nível cognitivo, sócio-moral e da identidade). Abordar-se-á, também, o desenvolvimento pessoal e profissional do professor e o seu papel actual na educação. Analisar-se-ão as implicações educativas dos processos de desenvolvimento tanto do aluno como do professor assim como a valor do contexto escolar. Salientar-se-á a importância destes três aspectos para uma concepção actual da Psicologia da Educação.
Objectivos gerais

1. Apresentar a Psicologia da Educação como uma área de saber a integrar a formação de professores;
2. Identificar os conceitos básicos nela integrados;
3. Analisar as implicações destes conhecimentos para a prática educativa;
4. Relacionar estes saberes com os processos, os intervenientes e os contextos de ensino-aprendizagem;
5. Aplicar estes conhecimentos a situações do contexto escolar onde se pretenda a promoção do desenvolvimento psicológico dos alunos.

Semiótica Literária (1º Semestre)

FLUP0586 - ECTS

Informática Aplicada à Tradução II

FLUP0827 - ECTS Nowadays, a simple knowledge of word-processing, email and basic knowledge of the Internet is manifestly inadequate for university studies today. Therefore, the student needs to become familiar with the hardware and software that are essential for the language services provider.
This includes the need to be aware of the needs of desktop publishing, including multimedia. It is also essential that the students should learn how to use the immense amount of information available on the Internet and via other electronic sources of information. This course aims to offer a comprehensive introduction to the state-of-the-art in these areas.
The course will also include an introduction to sub-titling and to the translation software programme SDLX, and it is hope that these programmes will be used in other translation disciplines.

Introdução aos Estudos de Tradução (Alemão)

FLUP0546 - ECTS 1. Apresentar uma panorâmica sobre os mais significativos modelos teóricos da tradução.
2. Sensibilizar os estudantes para o facto de o processo de tradução ser um acto de solução de problemas que necessita um tradutor, especialista em produção textual.
3. Reflectir sobre o perfil profissional necessário para o tradutor poder responder às exigências da sua actividade.
4. Contribuir para a formação de uma atitude crítica perante tais modelos.

Língua e Cultura Neerlandesa II

FLUP0551 - ECTS Visa-se em fundamentalmente um domínio prático da língua neerlandesa, falada por 21 milhões de holandeses e flamengos. Grande importância será dada à capacidade comunicativa. Pretende-se, igualmente, dar uma panorâmica histórica e actual da cultura holandesa e flamenga.

Língua e Cultura Neerlandesa IV

FLUP0840 - ECTS Visa-se em fundamentalmente um domínio prático da língua neerlandesa, falada por 21 milhões de holandeses e flamengos. Grande importância será dada à capacidade comunicativa. Pretende-se, igualmente, dar uma panorâmica histórica e actual da cultura holandesa e flamenga.

Linguística Alemã II

FLUP0553 - ECTS Das Ziel dieses Faches ist, den Studenten die Mittel zu geben, die ihnen helfen, mit wichtigen Aspekten des deutschen Satzbaus und Textbaus besser umzugehen, und zwar nicht nur als Lernenden, sondern auch als zukünftigen Lehrenden oder Übersetzern.

In diesem Sinne werden sie mit einem Grammatikmodell (der Dependenz-Verb-Grammatik) und mit der Textlinguistik vertraut gemacht. Diese theoretischen Kenntnisse sollen durch eine Reihe von Übungen konsolidiert werden. Diese Übungen bestehen einerseits aus der Identifikation von Ergänzungen und Angaben in Texten oder komplexen Sätzen, aus der Produktion von Sätzen anhand vorgegebener Verben und aus der Korrektur fehlerhafter Valenzen in eigenen Texten; andererseits aus textlinguistischen Kommentaren zu den Kohäsionsmitteln und der Kohärenz in Texten unterschiedlicher Textsorten.


O objectivo desta cadeira é fornecer aos estudantes os meios necessários para lidarem com aspectos de construção frásica e textual do alemão, não só como aprendentes, mas também como futuros docentes e tradutores. Nesse sentido deverão aprender um modelo gramatical (Gramática de Dependências) e princípios e categorias de análise da Linguística de Texto. Estes conhecimentos teóricos deverão ser consolidados por um lado, através da resolução de exercícios de identificação de actantes e de circunstantes a partir de textos ou de frases complexas e da produção textual; por outro lado, de comentários linguístico-textuais sobre os meios de coesão e de coerência em textos de diferentes tipos.

Linguística Portuguesa IV

FLUP0558 - ECTS Familiarizar os alunos com os conceitos e técnicas de análise linguística utilizados em fonologia e morfologia. Transmitir conhecimentos aprofundados de fonologia e morfologia do português.

Literatura Brasileira II

FLUP0390 - ECTS Estudo de alguns dos textos, autores e momentos mais importantes da literatura brasileira.

Literatura Brasileira IV

FLUP0886 - ECTS Estudo de temas, textos e autores da literatura brasileira do século XX

Literatura de Expressão Alemã IV

FLUP0462 - ECTS O objectivo deste programa organizado antologicamente é o de facultar aos alunos o conhecimento dos diversos movimentos literários, ilustrados através de um número restrito de textos considerados canónicos, desde finais do século XVIII até à segunda metade do século XIX.

Literatura Italiana II

FLUP0666 - ECTS Continuando a apresentação de grandes vultos da litaratura italiana, neste
segundo semestre apresentam-se dois poetas: Dante com a sua Divina Comédia e
Giacomo Leopardi com os seus Cantos (sec. XIV e séc. XVIII).

Literatura Portuguesa IV

FLUP0667 - ECTS 1. Traçar um panorama evolutivo da narrativa literária portuguesa dos séculos XVI-XVII;
2. Aprofundar as inovações literárias introduzidas pela narrativa bernardiniana relativamente às práticas comuns no âmbito da literatura cavaleiresca e sentimental ibérica;
3. Acompanhar a evolução do género pastoril na literatura portuguesa em prosa, relacionando a obra Primavera de Francisco Rodrigues Lobo com as matrizes italiana e ibérica da novela bucólica.
4. Abordar e esclarecer a(s) matriz(es) genológica(s) e o significado cultural da narrativa de Fernão Mendes Pinto.

Literaturas Africanas em Língua Portuguesa II

FLUP0669 - ECTS Na continuidade da cadeira do 1.º semestre, pretende-se:
- concluir a apresentação panorâmica da Literatura Angolana, até ao presente
- contextualizar e apreciar, através de autores e textos fundamentais, o desenvolvimento da Literatura Santomense

Literaturas Africanas em Língua Portuguesa IV

FLUP0882 - ECTS Nesta cadeira, pretende-se transmitir aos estudantes um conhecimento global da Literatura Caboverdiana, desde os seus primórdios até à actualidade, através do contacto com alguns textos dos seus autores mais relevantes. Acresce ainda que esta Literatura é propositadamente contemplada no último semestre, para que dela se salientem - por contraste com as outras literaturas estudadas nos 3 semestres anteriores - os aspectos que obrigam a particularizá-la, no contexto geral das “Literaturas Africanas em Língua Portuguesa”.

Literaturas Orais e Marginais II

FLUP0315 - ECTS Estudo de algumas “formas” de literatura oral e/ou marginal.

Metodologia do Ensino do Alemão II

FLUP0618 - ECTS Aquisição de conhecimentos,
acerca de formas elementares de ensinar e aprender e seu recíproco relacionamento;
acerca das actuais questões e vertentes da metodologia e didáctica das línguas estrangeiras;
acerca da contribuição das ciências auxiliares, nomeadamente a linguística, psicologia, sociologia, entre outras.

Iniciação à análise,
das condições e pressupostos do ensino do alemão nas escolas portuguesas,
dos actuais materiais de ensino;
das alterações actualmente existentes.
Desenvolvimento de capacidades
relacionadas com a planificação, sua execução e consequente reflexão;
relacionadas com a escolha, definição e adequação de conteúdos, objectivos e concepções metodológicas;
relacionadas com a elaboração escrita de planos concretos de aula.

Psicolinguística II

FLUP0884 - ECTS Sensibilizar os estudantes para aspectos importantes no âmbito de uma introdução à psicolinguística criando neles ao mesmo tempo um espírito crítico face a determinadas áreas que possam ter pontos em comum com os diferentes tópicos abordados

Semiótica Literária (2º Semestre)

FLUP0587 - ECTS

Alemão IV

FLUP0276 - ECTS Ziele:
Zentrales Anliegen von Deutsch IV ist es, die bisher erworbenen Sprachkenntnisse und Fertigkeiten zu festigen und dahingehend zu erweitern, dass sie im Berufsleben einsetzbar sind. Besonderer Wert wird darauf gelegt, dass die StudentInnen in der Lage sind, autonom ihren Lernprozess zu reflektieren, ihre Lücken selbständig zu erkennen und zu schließen, um so den Anforderungen des zukünftigen Berufslebens gerecht werden zu können. Der Lern- und Arbeitsprozess soll mit Hilfe eines Portfolios dokumentiert werden.
Die Verbesserung der kommunikativen Kompetenz ist durchgängiges Unterrichtsziel. Voraussetzung dafür ist eine konstante und aktive Mitarbeit am Unterrichtsgeschehen.

Língua e Cultura Árabe I

FLUP0309 - ECTS - Estudar o sistema linguístico da Língua Árabe
- Escrever, ler e comunicar na Língua Árabe
- A utilização específica da Língua Árabe em contextos sociais
- Conhecimento da Cultura Árabe e Islâmica

Língua e Cultura Árabe II

FLUP0310 - ECTS - Aprofundar o conhecimento linguistico adquirido no 1º ano.
- Estudar outros aspectos do léxico, da gramática e da sintaxe
- Pratica da Língua Árabe
- Analisar aspectos da Cultura Árabe e Islâmica através de textos literários (relatos de viagem, artigos da imprensa...)

Língua Francesa I

FLUP0311 - ECTS Cette matière s’adresse aux étudiants ayant peu ou pas de connaissances de la langue française (niveau débutants/faux débutants), désireux de développer des compétences de base en français tout en découvrant la culture de la France et celle d’autres espaces francophones. Les objectifs de ce cours sont essentiellement communicationnels et la méthodologie envisagée repose sur le principe d’une participation active des étudiants lors des séances de cours, par la résolution de situations problèmes. Les savoirs grammaticaux et lexicaux seront étudiés dans la perspective de leur usage concret dans les situations communicationnelles abordées. Il s’agira d’être capable en fin d’année académique de comprendre un document sonore ou écrit de taille et de difficulté moyennes sur un sujet général, de disposer des ressources linguistiques suffisantes pour participer à une conversation simple sur un sujet général et pour réagir et s’exprimer dans une situation simple de la vie courante.

Língua Francesa II

FLUP0312 - ECTS Cette matière s’adresse à tous les étudiants possédant des connaissances de base en français (niveau intermédiaire) et soucieux d’enrichir leurs connaissances et leur vision de la France et des espaces francophones. Les objectifs de ce cours sont essentiellement communicationnels et la méthodologie envisagée repose sur le principe d’une participation active des étudiants lors des séances de cours, par la résolution de situations problèmes. Les savoirs grammaticaux et lexicaux seront étudiés dans la perspective de leur usage concret dans les situations communicationnelles abordées. Il s’agira d’être capable en fin d’année académique de comprendre un document sonore ou écrit de taille et de difficulté moyennes(-élevées) sur un sujet général et sur un sujet propre à la spécialité de chacun des inscrits, de disposer des ressources linguistiques suffisantes pour participer à une conversation sur un sujet général ou propre à l’une ou l’autre spécialité, pour réagir et s’exprimer dans les situations de la vie courante, pour produire un texte écrit de longueur moyenne correct du point de vue de la syntaxe et de la morphologie.

Língua Italiana I

FLUP0313 - ECTS Dar aos alunos os elementos básicos do coonhecimento da lingua italiana
escrita e falada. No fim do 1º ano o aluno deve estar em condições de travar
um dialogo, embora não muito complexo, na língua italiana e poder-se
exprimir por escrito de uma forma elementar sobre qualquer tema.

Língua Italiana II

FLUP0350 - ECTS Aprofundar o estudo da língua italiana iniciado no ano anterior. No fim
deste ano o aluno está em condições de se exprimir por escrito e oralmente de
uma forma mais que satisfatória.

Língua Romena I

FLUP0320 - ECTS O programa que aqui se preconiza para a língua romena – Curso de Opção/Nível Iniciação da Faculdade de Letras da Universidade do Porto – visa um público-alvo cujo percurso de formação é fundamentalmente vocacionado para o prosseguimento de estudos de línguas, detendo uma carga horária semanal de 4 horas, que perfazem anualmente aproximadamente 80 horas. Assim, ele pressupõe uma orientação específica, definida em função das finalidades da formação dos estudantes aos quais se destina, desenvolvendo as suas competências e conhecimentos e, simultaneamente, formando-os nas dimensões pessoal e social.
Objectivos e finalidades do curso
Desenvolver as capacidades de interpretação e produção textual demonstrando crescente autonomia no uso das competências de comunicação.
Fornecer ao aluno os rendimentos necessários para poder conseguir os seus estudos após a conclusão da cadeira.

Análise Sócio-Histórica da Educação

FLUP0816 - ECTS I. ENQUADRAMENTO
A problemática central da disciplina de Análise Sócio-Histórica da Educação define como eixo estruturador principal a realidade histórica da educação no Portugal contemporâneo.
Visa-se, assim, afirmar um pensamento histórico através da análise dos fenómenos educativos do passado e das suas diferenças substantivas com o presente.
Sem descurar uma reflexão sobre a actualidade educativa, designadamente a nível de temáticas bem identificadas, como, por exemplo, a organização do sistema educativo, políticas educativas, organização curricular, instituições escolares, formação de professores e estatuto do aluno, a abordagem combina história, sociologia e outras áreas do conhecimento com vista a identificar os traços principais da evolução recente do sistema educativo português, nas permanências e nas mudanças que lhe foram introduzidas.
A disciplina assume-se como um espaço interdisciplinar de conhecimento, questionamento e reflexão crítica sobre a história e actualidade educativa em Portugal de molde a situar os estudantes/futuros professores perante a sua actividade presente e futura.



II. OBJECTIVOS
Desenvolver atitudes de reflexão, de crítica e de investigação científica em matérias educacionais.
Enquadrar no espaço-tempo histórico as mudanças ocorridas na educação
Analisar o processo histórico da construção do sistema educativo português através das reformas da educação escolar.
Identificar as conjunturas políticas, sociais e culturais da educação em Portugal desde finais do século XIX até à actualidade.
Compreender a complexidade e a diversidade dos contextos educativos e das experiências pedagógicas, relativizando-as sob uma perspectiva histórica.
Reconhecer a evolução das estruturas sócio-educativas do ensino secundário no quadro da organização da educação escolar portuguesa.
Avaliar a evolução dos conceitos de educação, aluno, professor, currículo e escola ao longo do século XX português.

Cultura Espanhola I

FLUP0307 - ECTS Esta disciplina de opção, especialmente vocacionada para a variante de Estudos Portugueses e Espanhóis, pretende fornecer aos estudantes, não só um enquadramento teórico e linhas orientadoras para o estudo e compreensão da cultura espanhola, mas também instrumentos de estudo, análise e compreensão de diversos textos particularmente significativos do contexto cultural, literário e artísitco dos séculos XVI-XVIII espanhóis.

Cultura Francesa I

FLUP0090 - ECTS O Programa de Cultura Francesa I, centrado no século XIX, tem como objectivo uma abordagem de dinâmicas culturais da sociedade francesa oitocentista que se prendem com o fenómeno da leitura e com a estreita relação literatura/jornalismo, permitindo tomar contacto com práticas e espaços de sociabilidade presentes quer na esfera pública quer na esfera do privado, num tecido social em mutação.

História da Língua Portuguesa I

FLUP0723 - ECTS O objectivo da disciplina é de facultar conhecimentos em três áreas: a análise de teorias e métodos de estudo da variação linguística; a sua aplicação ao domínio específico da história do Português; e uma integração numa perspectiva mais genérica, do âmbito da linguística românica.

História do Renascimento e do Humanismo I

FLUP0264 - ECTS 1. Delimitar, no seu âmbito cronológico, nas suas preocupações ideológicas e nas suas práticas culturais, o humanismo cívico do Renascimento;
2. Abordar, de modo genérico, os grandes temas do humanismo renascentista;
3. Contactar com os nomes maiores do humanismo renascentista europeu e com as suas obras, recorrendo a textos antológicos.

Informática Aplicada à Tradução I

FLUP0826 - ECTS Hoje em dia, um simples conhecimento de um programa de processamento de texto, correio electrónico e a internet já não é suficiente para o estudo universitário. Assim, o aluno terá de se familiarizar com o 'hardware' e 'software' essencial à vida do profissional de línguas que precisa de saber preparar textos para publicação em vários formatos, incluíndo os de multimedia. Terá também de saber tirar o máximo proveito da internet e das outras fontes de informação electrónicas ao seu dispor ao longo da sua carreira universitário. Esta cadeira visa oferecer a formação básica para este objectivos.



Língua e Cultura Neerlandesa I

FLUP0550 - ECTS Visa-se em fundamentalmente um domínio prático da língua neerlandesa, falada por 21 milhões de holandeses e flamengos. Grande importância será dada à capacidade comunicativa. Pretende-se, igualmente, dar uma panorâmica histórica e actual da cultura holandesa e flamenga.

Língua e Cultura Neerlandesa III

FLUP0839 - ECTS Visa-se em fundamentalmente um domínio prático da língua neerlandesa, falada por 21 milhões de holandeses e flamengos. Grande importância será dada à capacidade comunicativa. Pretende-se, igualmente, dar uma panorâmica histórica e actual da cultura holandesa e flamenga.

Linguística Alemã I

FLUP0552 - ECTS Com esta cadeira espera-se que os alunos adquiram uma maior sensibilidade para percepção de diferentes sons do alemão e aperfeiçoem a sua pronúncia. O conhecimento das propriedades dos diferentes fonemas do alemão representa um instrumental importante para o ensino de línguas.

Linguística Contrastiva (Alemão)

FLUP0555 - ECTS Jedes Sprachsystem hat seine Eigentümlichkeiten, sodass gleiche Inhalte in verschiedenen Sprachsystemen auf eine andere Art kodifiziert werden. Es ist daher wichtig, dass diese Eigentümlichkeiten demjenigen, der mit Fremdsprachen zu tun hat, bewusst sind, damit Interferenzfehler u.a. vermieden werden können. Auch Übersetzer, die aus einer Fremdsprache übersetzen, müssen auf diese Unterschiede aufmerksam gemacht werden, um den in der Ausgangssprache dargestellten Inhalt angemessen in der Zielsprache wiedergeben zu können. Letztlich ist es auf der pragmatischen Ebene der Interaktion besonders wichtig, vor allem in einer interkulturellen Kommunikationssituation, auf kommunikativ unterschiedliche Mittel (verbale und nicht-verbale) zu achten.

Durch den Vergleich von Textensorten verschiedener Schwierigkeitsgrade werden die Studierenden mit einigen idiosynkratischen Eigenschaften beider Sprachsysteme (Deutsch und Portugiesisch) konfrontiert. Bei dieser Konfrontation werden wichtige Aspekte der deutschen Grammatik hervorgehoben (z. B. Tempusgebrauch, Aspekt, Satzbau, Modalpartikeln etc., das heißt m.a.W., Phänomene morphosyntaktischer, semantischer, pragmatischer und textlinguistischer Natur), die dann systematisch mit den entsprechenden portugiesischen Formen verglichen werden. Was die interaktionale Ebene angeht, wird anhand von intra- und interkulturellen Interaktionssituationen auch auf einige Besonderheiten der nicht-verbalen Kommunikation hingewiesen.

Diese Unterrichtseinheiten haben sowohl einen theoretischen als auch praktischen Ansatz. Es wird großen Wert auf die aktive Beteiligung der Studierenden gelegt.

Literatura Alemã Medieval I

FLUP0725 - ECTS

Literatura Brasileira I

FLUP0389 - ECTS Introdução à literatura brasileira, através do estudo de alguns dos seus textos, autores e momentos mais importantes

Literatura Brasileira III

FLUP0885 - ECTS Estudo de temas, textos e autores da literatura brasileira dos séculos XVIII e XIX

Literatura Italiana I

FLUP0665 - ECTS Pôr o aluno em contacto com alguns dos grandes autores italianos. Neste
primeiro semestre a escolha recaiu sobre o Decamerone de Giovanni Boccaccio
e A Estalajadeira de Carlo Goldoni. Assim se vai desde o séc. XIV até aao
século XVIII tocando quer a prosa que o teatro.

Literatura Portuguesa V

FLUP0727 - ECTS Levar os alunos a um contacto assíduo e aprofundado com alguns dos textos mais relevantes da Literatura galego-portuguesa. Proceder ao enquadramento estético, cultural e social do processo de elaboração e de recepção desses textos.

Literaturas Africanas em Língua Portuguesa I

FLUP0668 - ECTS Uma vez que esta é a primeira de quatro cadeiras semestrais dedicadas às Literaturas Africanas em Língua Portuguesa, pretende-se que os estudantes venham a dominar conhecimentos relativos:
- à generalidade do contexto que deu origem ao aparecimento do ‘fenómeno literário’ na África de Língua Portuguesa
- à visão panorâmica da Literatura Angolana, desde a sua génese até à Geração da «Cultura», através de textos, analisados e/ou referidos, dos seus autores mais importantes

Literaturas Africanas em Língua Portuguesa III

FLUP0881 - ECTS Inteiramente dedicada à Literatura Moçambicana, pretende-se, com esta cadeira, transmitir aos estudantes um conhecimento geral do contexto particular desta literatura, desde os seus primórdios até à actualidade, através do contacto com alguns textos dos seus autores mais relevantes.

Literaturas Orais e Marginais I

FLUP0314 - ECTS Reflexão sobre o conceito de “literatura” e de “literatura marginal”; estudo de algumas “formas” de literatura oral e/ou marginal.

Metodologia do Ensino do Alemão I

FLUP0617 - ECTS Aquisição de conhecimentos,
acerca de formas elementares de ensinar e aprender e seu recíproco relacionamento;
acerca das actuais questões e vertentes da metodologia e didáctica das línguas estrangeiras;
acerca da contribuição das ciências auxiliares, nomeadamente a linguística, psicologia, sociologia, entre outras.

Iniciação à análise,
das condições e pressupostos do ensino do alemão nas escolas portuguesas,
dos actuais materiais de ensino;
das alterações actualmente existentes.

Desenvolvimento de capacidades
relacionadas com a planificação, sua execução e consequente reflexão;
relacionadas com a escolha, definição e adequação de conteúdos,

objectivos e concepções metodológicas;
relacionadas com a elaboração escrita de planos concretos de aula.

Metodologia do Ensino do Português I

FLUP0575 - ECTS 1. Problematizar o valor formativo-cognitivo e sócio-afectivo do ensino da Língua Materna;
2. Compreender a relação do ensino da Língua Materna com o ensino-aprendizagem das outras áreas disciplinares, curriculares e não curriculares;
3. Aprofundar, seleccionar e adequar os conhecimentos científicos de referência às necessidades, etapas e ritmos de aprendizagem dos alunos;
4. Conhecer métodos e estratégias de ensino eficazes, diversificadas e ajustadas ao ensino da Língua Materna;
5. Conhecer meios pedagógioco-didácticos e recursos disponíveis para adoptá-los em circunstâncias concretas.
II. Específicos
1. Preparar a planificação de projectos, unidades didácticas e aulas de Língua Portuguesa e Literatura Portugesa, com vista a uma gestão competente dos Programas, nos vários níveis e anos de escolaridade;
2. Construir materiais adequados ao ensino da Língua Materna;
3. Construir instrumentos de avaliação nos vários domínios da disciplina.

Organização e Desenvolvimento Curricular

FLUP0815 - ECTS I. ENQUADRAMENTO
A disciplina de Organização e Desenvolvimento Curricular, ao perspectivar, de certa forma, todo o sistema educativo, proporciona um espaço de reflexão crítica do processo de ensino-aprendizagem, capacitando os novos docentes para a racionalização e sistematização científica e pedagógica da sua actividade.
Sem preterir a vertente pragmática, implícita no âmbito da teoria curricular, quer a nível da organização, quer do seu desenvolvimento, pareceu-nos conveniente reforçar a componente teórica. Tal orientação coloca-nos em sintonia com a linha do pensamento educativo segundo a qual o professor deve aliar a investigação e a reflexão à sua prática docente.
O professor carece de uma sólida base teórica que lhe permita investigar num campo — o da educação — onde permanecem black boxes plurais, cujo interior pode e deve ser pesquisado.
Esta orientação implica sólido investimento na formação dos professores no campo curricular habilitando-os como construtores críticos do currículo, relevando a natureza problemática, complexa e situacional das decisões e práticas educativas.


II. OBJECTIVOS
Desenvolver atitudes de reflexão e de investigação científica.
Promover a capacidade crítica e o espírito inovador em matérias educacionais e curriculares.
Identificar a organização político-administrativa, da educação escolar e da organização curricular do sistema educativo português.
Adquirir os conhecimentos fundamentais da teoria, organização e desenvolvimento do currículo.
Compreender a diversidade de orientações curriculares e sua incidência na prática educativa.
Analisar o processo de concepção e desenvolvimento curricular do sistema educativo português.
Avaliar o quadro jurídico-institucional do sistema educativo português e as suas implicações curriculares e pedagógicas.
Reflectir sobre modelos de educação e ensino.

Psicolinguística I

FLUP0883 - ECTS Sensibilizar os estudantes para aspectos importantes no âmbito de uma introdução à psicolinguística criando neles ao mesmo tempo um espírito crítico face a determinadas áreas que possam ter pontos em comum com os diferentes tópicos abordados

Semiótica Literária (1º Semestre)

FLUP0586 - ECTS

Teoria da Literatura I

FLUP0730 - ECTS Transmitir os conceitos fundamentais no plano da reflexão teórica sobre o fenómeno literário.
Desenvolvimento da capacidade de problematização e argumentação bem como do espírito crítico e de síntese.
Potencialização da competência de leitura

Tradução Alemão-Português I

FLUP0844 - ECTS O objectivo desta disciplina é desenvolver nos estudantes uma competência translatória, através da realização de exercícos práticos de tradução de textos oriundos das mais variadas áreas do conhecimento e com diferentes graus de especialidade

Tradução Português-Alemão I

FLUP0843 - ECTS Ziel dieses Seminars ist es die sprachliche und übersetzerische Kompetenz
(Grammatik, Vokabular, Ausdrucksfähigkeit, Fachsprache, etc.) der
StudentInnen auszubauen. Ein übersetzungsrelevantes Textanalysemodell soll
dazu beitragen, dass der Übersetzungsprozess als strategisches
Problemlösungsverfahren verstanden wird, das besonders bei der Übersetzung
von fachsprachlichen Texten zum Tragen kommt.

Análise das Organizações Escolares

FLUP0818 - ECTS I. ENQUADRAMENTO
A escola, enquanto organização, emerge, no presente período de transição entre milénios, como um locus estratégico para a gestão do sistema educativo e para a inovação curricular e pedagógica. Nesta linha, a escola tem concitado um elevado número de políticas e estudos que importa agora considerar de forma reflexiva e sistemática.
A disciplina de Análise das Organizações Escolares propõe-se, de forma programática e pragmática, integrar os estudantes num processus orientado para a reflexão, discussão e investigação sobre a organização escolar, em particular a nível das áreas administrativa, profissional, curricular e pedagógica, e o sistema educativo português.
Na escola projectam-se, de forma visível e tangível, os princípios de participação social na tomada de decisões educativas, de desconcentração e descentralização das estruturas educativas, dos curricula contextualizados – a nível escolar e de turma –, da autonomia pedagógica, cultural e administrativa e da construção de uma identidade organizacional diferenciada no quadro sistémico-educativo.
A presente disciplina tem por principal finalidade facultar ao futuro professor, antes do exercício da profissão docente, o conhecimento da gramática organizacional de estabelecimentos escolares, sob o prisma de um processo analítico-investigativo desenvolvido sobre práticas educativas, apoiado pelos necessários enquadramentos teórico, metodológico, normativo e funcional.
Estes rumos implicam sólido investimento na formação dos professores no campo da organização escolar, habilitando-os como construtores críticos de educação e currículo, relevando a natureza problemática, complexa e situacional das decisões e práticas educativas.


II. OBJECTIVOS
Desenvolver atitudes de reflexão e de investigação científica.
Promover a capacidade crítica e o espírito inovador em matéria de organização escolar.
Adquirir os conhecimentos fundamentais da organização, administração e avaliação do sistema educativo português.
Compreender a diversidade de variáveis organizacionais escolares e a sua incidência na qualidade da prática educativa.
Analisar a morfologia organizacional de um estabelecimento de ensino a partir dos seus órgãos de gestão e das estruturas de orientação educativa.
Avaliar o regime jurídico da autonomia das escolas à luz dos processos de tradição/inovação pedagógica, curricular e organizacional analisados.
Reflectir sobre o processo de construção da profissionalidade docente.

História da Língua Portuguesa II

FLUP0734 - ECTS O objectivo da disciplina é de facultar conhecimentos em três áreas: a análise de teorias e métodos de estudo da variação linguística; a sua aplicação ao domínio específico da história do Português; e uma integração numa perspectiva mais genérica, do âmbito da linguística românica

Informática Aplicada à Tradução II

FLUP0827 - ECTS Nowadays, a simple knowledge of word-processing, email and basic knowledge of the Internet is manifestly inadequate for university studies today. Therefore, the student needs to become familiar with the hardware and software that are essential for the language services provider.
This includes the need to be aware of the needs of desktop publishing, including multimedia. It is also essential that the students should learn how to use the immense amount of information available on the Internet and via other electronic sources of information. This course aims to offer a comprehensive introduction to the state-of-the-art in these areas.
The course will also include an introduction to sub-titling and to the translation software programme SDLX, and it is hope that these programmes will be used in other translation disciplines.

Introdução aos Estudos de Tradução (Alemão)

FLUP0546 - ECTS 1. Apresentar uma panorâmica sobre os mais significativos modelos teóricos da tradução.
2. Sensibilizar os estudantes para o facto de o processo de tradução ser um acto de solução de problemas que necessita um tradutor, especialista em produção textual.
3. Reflectir sobre o perfil profissional necessário para o tradutor poder responder às exigências da sua actividade.
4. Contribuir para a formação de uma atitude crítica perante tais modelos.

Língua e Cultura Neerlandesa II

FLUP0551 - ECTS Visa-se em fundamentalmente um domínio prático da língua neerlandesa, falada por 21 milhões de holandeses e flamengos. Grande importância será dada à capacidade comunicativa. Pretende-se, igualmente, dar uma panorâmica histórica e actual da cultura holandesa e flamenga.

Língua e Cultura Neerlandesa IV

FLUP0840 - ECTS Visa-se em fundamentalmente um domínio prático da língua neerlandesa, falada por 21 milhões de holandeses e flamengos. Grande importância será dada à capacidade comunicativa. Pretende-se, igualmente, dar uma panorâmica histórica e actual da cultura holandesa e flamenga.

Linguística Alemã II

FLUP0553 - ECTS Das Ziel dieses Faches ist, den Studenten die Mittel zu geben, die ihnen helfen, mit wichtigen Aspekten des deutschen Satzbaus und Textbaus besser umzugehen, und zwar nicht nur als Lernenden, sondern auch als zukünftigen Lehrenden oder Übersetzern.

In diesem Sinne werden sie mit einem Grammatikmodell (der Dependenz-Verb-Grammatik) und mit der Textlinguistik vertraut gemacht. Diese theoretischen Kenntnisse sollen durch eine Reihe von Übungen konsolidiert werden. Diese Übungen bestehen einerseits aus der Identifikation von Ergänzungen und Angaben in Texten oder komplexen Sätzen, aus der Produktion von Sätzen anhand vorgegebener Verben und aus der Korrektur fehlerhafter Valenzen in eigenen Texten; andererseits aus textlinguistischen Kommentaren zu den Kohäsionsmitteln und der Kohärenz in Texten unterschiedlicher Textsorten.


O objectivo desta cadeira é fornecer aos estudantes os meios necessários para lidarem com aspectos de construção frásica e textual do alemão, não só como aprendentes, mas também como futuros docentes e tradutores. Nesse sentido deverão aprender um modelo gramatical (Gramática de Dependências) e princípios e categorias de análise da Linguística de Texto. Estes conhecimentos teóricos deverão ser consolidados por um lado, através da resolução de exercícios de identificação de actantes e de circunstantes a partir de textos ou de frases complexas e da produção textual; por outro lado, de comentários linguístico-textuais sobre os meios de coesão e de coerência em textos de diferentes tipos.

Literatura Brasileira II

FLUP0390 - ECTS Estudo de alguns dos textos, autores e momentos mais importantes da literatura brasileira.

Literatura Brasileira IV

FLUP0886 - ECTS Estudo de temas, textos e autores da literatura brasileira do século XX

Literatura de Expressão Alemã V

FLUP0848 - ECTS Pretende-se analisar, numa perspectiva literário-cultural, alguns textos significativos dos países de expressão alemãodo início do século até à Segunda Guerra Mundial. Deste modo, além da análise textual, estudar-se-ão os contextos políticos, ideológicos e culturais, para uma melhor compreensão do fenómeno literário.

Literatura Italiana II

FLUP0666 - ECTS Continuando a apresentação de grandes vultos da litaratura italiana, neste
segundo semestre apresentam-se dois poetas: Dante com a sua Divina Comédia e
Giacomo Leopardi com os seus Cantos (sec. XIV e séc. XVIII).

Literaturas Africanas em Língua Portuguesa II

FLUP0669 - ECTS Na continuidade da cadeira do 1.º semestre, pretende-se:
- concluir a apresentação panorâmica da Literatura Angolana, até ao presente
- contextualizar e apreciar, através de autores e textos fundamentais, o desenvolvimento da Literatura Santomense

Literaturas Africanas em Língua Portuguesa IV

FLUP0882 - ECTS Nesta cadeira, pretende-se transmitir aos estudantes um conhecimento global da Literatura Caboverdiana, desde os seus primórdios até à actualidade, através do contacto com alguns textos dos seus autores mais relevantes. Acresce ainda que esta Literatura é propositadamente contemplada no último semestre, para que dela se salientem - por contraste com as outras literaturas estudadas nos 3 semestres anteriores - os aspectos que obrigam a particularizá-la, no contexto geral das “Literaturas Africanas em Língua Portuguesa”.

Literaturas Orais e Marginais II

FLUP0315 - ECTS Estudo de algumas “formas” de literatura oral e/ou marginal.

Metodologia do Ensino do Alemão II

FLUP0618 - ECTS Aquisição de conhecimentos,
acerca de formas elementares de ensinar e aprender e seu recíproco relacionamento;
acerca das actuais questões e vertentes da metodologia e didáctica das línguas estrangeiras;
acerca da contribuição das ciências auxiliares, nomeadamente a linguística, psicologia, sociologia, entre outras.

Iniciação à análise,
das condições e pressupostos do ensino do alemão nas escolas portuguesas,
dos actuais materiais de ensino;
das alterações actualmente existentes.
Desenvolvimento de capacidades
relacionadas com a planificação, sua execução e consequente reflexão;
relacionadas com a escolha, definição e adequação de conteúdos, objectivos e concepções metodológicas;
relacionadas com a elaboração escrita de planos concretos de aula.

Metodologia do Ensino do Português II

FLUP0576 - ECTS I. Gerais:
1. Problematizar o valor formativo-cognitivo e sócio-afectivo do ensino da Língua Materna;
2. Compreender a relação do ensino da Língua Materna com o ensino-aprendizagem das outras áreas disciplinares, curriculares e não curriculares;
3. Aprofundar, seleccionar e adequar os conhecimentos científicos de referência às necessidades, etapas e ritmos de aprendizagem dos alunos;
4. Conhecer métodos e estratégias de ensino eficazes, diversificadas e ajustadas ao ensino da Língua Materna;
5. Conhecer meios pedagógioco-didácticos e recursos disponíveis para adoptá-los em circunstâncias concretas.
II. Específicos
1. Preparar a planificação de projectos, unidades didácticas e aulas de Língua Portuguesa e Literatura Portugesa, com vista a uma gestão competente dos Programas, nos vários níveis e anos de escolaridade;
2. Construir materiais adequados ao ensino da Língua Materna;
3. Construir instrumentos de avaliação nos vários domínios da disciplina.

Perspetivas de Sistemas Educativos

FLUP0817 - ECTS I. ENQUADRAMENTO
A disciplina de Perspectivas de Sistemas Educativos proporciona um espaço e tempo formativo aberto à reflexão sobre a organização sistémica da educação em Portugal e a pertinência da metodologia sistémica aplicada ao contexto escolar.
As perspectivas aqui consideradas serão predominantemente as intra-sistema educativo português. Não se descurará a perspectiva inter-nacional dos sistemas educativos com vista a encontrar modelos explicativos do devir e estruturação desses mesmos sistemas educativos.
Serão analisados os fundamentos conceptuais da abordagem sistémica, enquanto processus de conhecimento, concepção, intervenção e avaliação da relação pedagógica e do desenvolvimento curricular. Nesta perspectiva, a abordagem sistémica da educação será igualmente orientada pela sua componente mais tecnológica num sentido duplo: como ferramentas ao serviço dos curricula existentes; como propostas de alteração das racionalidades e conteúdos desses mesmos curricula.
As capacidades e competências dos professores, no que à gestão das situações de aprendizagem e da sala de aula concerne, são recorrentemente postas à prova. Com a presente disciplina procura-se contribuir para a construção de ambientes de trabalho educativo activos, inovadores e regulados.


II. OBJECTIVOS
Promover a capacidade crítica e o espírito inovador em matérias educacionais.
Adquirir os conhecimentos fundamentais sobre a abordagem sistémica da educação.
Avaliar os modelos de educação e de ensino segundo uma perspectiva sistémica.
Analisar a identidade diferenciada do sistema educativo português no contexto inter-nacional.
Identificar a pertinência e os limites dos recursos sistémico-tecnológicos no contexto da prática educativa.
Utilizar as tecnologias de informação e comunicação para conceber e trabalhar materiais didácticos e educativos.
Dominar a linguagem e as operações intrínsecas a diferentes equipamentos multimédia e informáticos.

Psicolinguística II

FLUP0884 - ECTS Sensibilizar os estudantes para aspectos importantes no âmbito de uma introdução à psicolinguística criando neles ao mesmo tempo um espírito crítico face a determinadas áreas que possam ter pontos em comum com os diferentes tópicos abordados

Semiótica Literária (2º Semestre)

FLUP0587 - ECTS

Teoria da Literatura II

FLUP0739 - ECTS Transmitir os conceitos fundamentais no plano da reflexão teórica sobre o fenómeno literário.
Desenvolvimento da capacidade de problematização e argumentação bem como do espírito crítico e de síntese.
Potencialização da competência de leitura.

Tradução Alemão-Português II

FLUP0847 - ECTS O objectivo desta disciplina é desenvolver nos estudantes uma competência translatória, através da realização de exercícios práticos de tradução de textos oriundos das mais variadas áreas do conhecimento e com diferentes graus de especialidade.

Tradução Português-Alemão II

FLUP0846 - ECTS Ziel dieses Seminars ist es die sprachliche und übersetzerische Kompetenz
(Grammatik, Vokabular, Ausdrucksfähigkeit, Fachsprache, etc.) der
StudentInnen auszubauen. Ein übersetzungsrelevantes Textanalysemodell soll
dazu beitragen, dass der Übersetzungsprozess als strategisches
Problemlösungsverfahren verstanden wird, das besonders bei der Übersetzung
von fachsprachlichen Texten zum Tragen kommt.

Estágio Pedagógico (Alemão)


FLUP0373 - ECTS
Integrar, de forma progressiva, orientada e apoiada, o aluno no exercício da docência;
estruturar o processo ensino/aprendizagem;
integrar a função docente numa perspectiva interdisciplinar;
desenvolver a capacidade de direcção e orientação educativa da turma;
desenvolver competências nos domínios da observação e da avaliação, reconhecendo esta como um processo contínuo;
desenvolver a capacidade de relacionamento com todos os elementos que integram a comunidade escolar;
contribuir para que a acção educativa desenvolva a interacção escola/comunidade.


Estágio Pedagógico (Português)


FLUP0371 - ECTS
O aluno em estágio pedagógico de Português: - mobiliza saberes científicos para o ensino-aprendizagem dos seus educandos; - organiza o ensino-aprendizagem tendo por referência paradigmas pedagógico-didácticos actuais; - promove uma gestão da sala de aula em ordem à aquisição e aprofundamento de aprendizagens significativas e ao desenvolvimento das competências com elas relacionadas; - promove um envolvimento activo dos alunos no processo de ensino-aprendizagem; - utiliza diversas modalidades e diferentes instrumentos de avaliação como elemento regulador e promotor da qualidade do ensino e da aprendizagem dos alunos; - intervém no desenvolvimento e na construção do Projecto Educativo da escola e respectivos projectos curriculares; - reflecte sobre as suas práticas, apoiando-se na experiência e na investigação; - age deontologicamente no âmbito da sua acção profissional e avalia os efeitos das decisões tomadas.

Seminário (Alemão)


FLUP0375 - ECTS
Articulação de conhecimentos teóricos, adquiridos no curso universitário, com a própria prática lectiva de forma activa, interactiva e reflexiva.
Desenvolver atitudes e métodos de investigação do professor em formação. Desenvolver critérios e métodos de avaliação.
Desenvolver no estagiário / na estagiária consciência crítica e reconhecimento metacognitivo dos progressos individuais.
Aprender e desenvolver atitudes profissionais de forma colaborativa e dialógica.

Seminário (Português)


FLUP0374 - ECTS
O aluno deverá ser capaz de:
- aprofundar as suas competências científicas e pedagógicas;
- desenvolver atitudes investigativas em ordem a uma problematização e reformulação contínua das práticas lestivas e dos suportes teóricos que lhes subjazem;
- repensar, de modo sistematizado e contínuo, o fenómeno educativo em geral.

Estágio + Prova de Avaliação Global (Alemão)


FLUP0917 - ECTS
O Estágio deve garantir aos estudantes a possibilidade de adquirirem experiência profissional de tradução em empresas privadas ou instituições públicas. O objectivo do Seminário de Estágio é proporcionar um enquadramento teórico-prático do trabalho de estágio e permitir o acompanhamento dos estudantes nesta fase decisiva da sua inserção profissional.

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