Saltar para:
Logótipo
Comuta visibilidade da coluna esquerda
Você está em: Início > FLUP0084

Introdução aos Estudos Linguísticos I

Código: FLUP0084     Sigla: IELIG1

Ocorrência: 2004/2005 - 1S

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de Estudos Portugueses e Estudos Românicos
Instituição Responsável: Faculdade de Letras

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
EA 6 Plano Oficial - LEA 1 2,5 5 -
EFA 2 Plano Oficial - LEFA 2003/2004 1 2,5 5 -
Plano Oficial - LEFA 1 2,5 5 -
Plano oficial - 4º ao 5º ano 1 2,5 5 -
Plano oficial - 1º ao 3º ano 1 2,5 5 -
Plano oficial a partir de 2002 1 2,5 5 -
EFI 17 Plano Oficial - LEFI 1 2,5 5 -
EIA 29 Plano Oficial - LEIA 1 2,5 5 -
EPA 7 Plano Oficial - LEPA 2003/2004 1 2,5 5 -
Plano Oficial - LEPA 1 2,5 5 -
Plano oficial a partir de 2002 1 2,5 5 -
Plano oficial - 4º ao 5º ano 1 2,5 5 -
Plano oficial - 1º ao 3º ano 1 2,5 5 -
Plano oficial a partir de 2002 1 2,5 5 -
EPE 8 Plano Oficial - LEPE 1 2,5 5 -
Plano oficial - 1º ao 3º ano 1 2,5 5 -
EPF 25 Plano Oficial - LEPF 1 2,5 5 -
Plano oficial a partir de 2002 1 2,5 5 -
EPI 50 Plano Oficial - LEPI 2003/2004 1 2,5 5 -
Plano Oficial - LEPI 1 2,5 5 -
Plano oficial - 4º ao 5º ano 1 2,5 5 -
Plano oficial - 1º ao 3º ano 1 2,5 5 -
Plano oficial a partir de 2002 1 2,5 5 -
EPO 0 Plano oficial - 1º ao 3º ano 1 2,5 5 -
Plano Oficial - LEPO 1 2,5 5 -
Plano oficial - 1º ao 3º ano 1 2,5 5 -
Plano oficial a partir de 2002 1 2,5 5 -

Objetivos

Pretende-se que os estudantes adquiram os principais conceitos operatórios da Linguística nos seus níveis mais importantes de análise e descrição, relativos à estrutura e ao uso dos sistemas linguísticos em geral e do português em particular, ultrapassando assim quer o plano meramente intuitivo de conhecimento linguístico que, enquanto falantes do português, possuem à partida, quer o normativo obtido pela formação escolar anterior.
Após um breve exame crítico de algumas perspectivas, clássicas e recentes, sobre a linguagem verbal, serão definidos os contornos gerais da Linguística enquanto ciência. Iniciar-se-á neste semestre um percurso descritivo das unidades básicas da análise linguística, começando pela palavra, quer no seu plano formal quer semântico, a que se seguirá a frase, abordada, segundo uma perspectiva estrutural, nas suas dimensões categorial e funcional.

Programa

I. Linguagem e Linguística
1. Algumas especificidades da linguagem verbal
2. Distinções clássicas em Linguística

II. Aspectos gramaticais das línguas
1. O estudo da palavra:
1.1 Estrutura
1.2 Processos de formação
1.3 Significado
2. O estudo da frase:
2.1 Estrutura de Constituintes
2.2 Organização funcional

Bibliografia Principal

I. Obras de Introdução à Linguística
AKMAJIAN, A. e outros – Linguistics: an Introduction to Language and Communication, 3ª edição, Cambridge, Mass, The MIT Press, 1995.
CARVALHO, J. C. H. de – Teoria da Linguagem, vols. I e II, Coimbra, Atlântida, 1983/84.
FARIA, I. H.; PEDRO, E. R.; DUARTE, I.; GOUVEIA, C. – Introdução à Linguística Geral e Portuguesa, Lisboa, Caminho, 1996.
FROMKIN, V. e R. RODMAN – An Introduction to Language, 6ª edição, Nova Iorque, Holt, Rinehart and Winston, Inc., 1998; trad. Portuguesa da 4ª edição: Introdução à Linguagem, Coimbra, Almedina, 1994.
FUCHS, C. e P. Le GOFFIC – Initiation aux problèmes des linguistiques contemporaines, Paris, Hachette Université, 1975.
LYONS, J. – Introduction to Theoretical Linguistics, Cambridge, Cambridge University Press, 1968; trad. francesa: Linguistique Générale, Paris, Larousse, 1970.
FINCH, G. – How to study Linguistics, Londres, Macmillan, 1998.

II. Gramáticas do Português
CUNHA, C. e L. F. LINDLEY CINTRA – Nova gramática do Português Contemporâneo, Lisboa, Ed. João Sá da Costa, 1984.
MATEUS, M. H.; BRITO, A. M.; DUARTE, I.; FARIA, I. H. – Gramática da Língua Portuguesa, 5ª edição revista e aumentada, Lisboa, Caminho, Série Linguística, 2003.
VILELA, M. – Gramática da Língua Portuguesa, 2ª edição, Almedina, 1999.

NOTA: Para cada ponto do Programa são elaborados Cadernos de Apoio constituídos por: programa pormenorizado, textos de leitura obrigatória, exercícios de aplicação e bibliografia suplementar, com indicações de capítulos ou páginas a consultar.

Bibliografia Complementar

Não se aplica

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Aulas teóricas e práticas

Software

Não se aplica

Tipo de avaliação

Avaliação por exame final

Obtenção de frequência

Não final

Fórmula de cálculo da classificação final

Exame final

Provas e trabalhos especiais

Não se aplica

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Não se aplina

Melhoria de classificação

De acordo com as normas em vigor

Observações

Língua de ensino: Português
Recomendar Página Voltar ao Topo