Introdução aos Estudos Linguísticos I
Ocorrência: 2004/2005 - 1S
Ciclos de Estudo/Cursos
Sigla |
Nº de Estudantes |
Plano de Estudos |
Anos Curriculares |
Créditos UCN |
Créditos ECTS |
Horas de Contacto |
Horas Totais |
EA |
6 |
Plano Oficial - LEA |
1 |
2,5 |
5 |
- |
|
EFA |
2 |
Plano Oficial - LEFA 2003/2004 |
1 |
2,5 |
5 |
- |
|
Plano Oficial - LEFA |
1 |
2,5 |
5 |
- |
|
Plano oficial - 4º ao 5º ano |
1 |
2,5 |
5 |
- |
|
Plano oficial - 1º ao 3º ano |
1 |
2,5 |
5 |
- |
|
Plano oficial a partir de 2002 |
1 |
2,5 |
5 |
- |
|
EFI |
17 |
Plano Oficial - LEFI |
1 |
2,5 |
5 |
- |
|
EIA |
29 |
Plano Oficial - LEIA |
1 |
2,5 |
5 |
- |
|
EPA |
7 |
Plano Oficial - LEPA 2003/2004 |
1 |
2,5 |
5 |
- |
|
Plano Oficial - LEPA |
1 |
2,5 |
5 |
- |
|
Plano oficial a partir de 2002 |
1 |
2,5 |
5 |
- |
|
Plano oficial - 4º ao 5º ano |
1 |
2,5 |
5 |
- |
|
Plano oficial - 1º ao 3º ano |
1 |
2,5 |
5 |
- |
|
Plano oficial a partir de 2002 |
1 |
2,5 |
5 |
- |
|
EPE |
8 |
Plano Oficial - LEPE |
1 |
2,5 |
5 |
- |
|
Plano oficial - 1º ao 3º ano |
1 |
2,5 |
5 |
- |
|
EPF |
25 |
Plano Oficial - LEPF |
1 |
2,5 |
5 |
- |
|
Plano oficial a partir de 2002 |
1 |
2,5 |
5 |
- |
|
EPI |
50 |
Plano Oficial - LEPI 2003/2004 |
1 |
2,5 |
5 |
- |
|
Plano Oficial - LEPI |
1 |
2,5 |
5 |
- |
|
Plano oficial - 4º ao 5º ano |
1 |
2,5 |
5 |
- |
|
Plano oficial - 1º ao 3º ano |
1 |
2,5 |
5 |
- |
|
Plano oficial a partir de 2002 |
1 |
2,5 |
5 |
- |
|
EPO |
0 |
Plano oficial - 1º ao 3º ano |
1 |
2,5 |
5 |
- |
|
Plano Oficial - LEPO |
1 |
2,5 |
5 |
- |
|
Plano oficial - 1º ao 3º ano |
1 |
2,5 |
5 |
- |
|
Plano oficial a partir de 2002 |
1 |
2,5 |
5 |
- |
|
Objetivos
Pretende-se que os estudantes adquiram os principais conceitos operatórios da Linguística nos seus níveis mais importantes de análise e descrição, relativos à estrutura e ao uso dos sistemas linguísticos em geral e do português em particular, ultrapassando assim quer o plano meramente intuitivo de conhecimento linguístico que, enquanto falantes do português, possuem à partida, quer o normativo obtido pela formação escolar anterior.
Após um breve exame crítico de algumas perspectivas, clássicas e recentes, sobre a linguagem verbal, serão definidos os contornos gerais da Linguística enquanto ciência. Iniciar-se-á neste semestre um percurso descritivo das unidades básicas da análise linguística, começando pela palavra, quer no seu plano formal quer semântico, a que se seguirá a frase, abordada, segundo uma perspectiva estrutural, nas suas dimensões categorial e funcional.
Programa
I. Linguagem e Linguística
1. Algumas especificidades da linguagem verbal
2. Distinções clássicas em Linguística
II. Aspectos gramaticais das línguas
1. O estudo da palavra:
1.1 Estrutura
1.2 Processos de formação
1.3 Significado
2. O estudo da frase:
2.1 Estrutura de Constituintes
2.2 Organização funcional
Bibliografia Principal
I. Obras de Introdução à Linguística
AKMAJIAN, A. e outros – Linguistics: an Introduction to Language and Communication, 3ª edição, Cambridge, Mass, The MIT Press, 1995.
CARVALHO, J. C. H. de – Teoria da Linguagem, vols. I e II, Coimbra, Atlântida, 1983/84.
FARIA, I. H.; PEDRO, E. R.; DUARTE, I.; GOUVEIA, C. – Introdução à Linguística Geral e Portuguesa, Lisboa, Caminho, 1996.
FROMKIN, V. e R. RODMAN – An Introduction to Language, 6ª edição, Nova Iorque, Holt, Rinehart and Winston, Inc., 1998; trad. Portuguesa da 4ª edição: Introdução à Linguagem, Coimbra, Almedina, 1994.
FUCHS, C. e P. Le GOFFIC – Initiation aux problèmes des linguistiques contemporaines, Paris, Hachette Université, 1975.
LYONS, J. – Introduction to Theoretical Linguistics, Cambridge, Cambridge University Press, 1968; trad. francesa: Linguistique Générale, Paris, Larousse, 1970.
FINCH, G. – How to study Linguistics, Londres, Macmillan, 1998.
II. Gramáticas do Português
CUNHA, C. e L. F. LINDLEY CINTRA – Nova gramática do Português Contemporâneo, Lisboa, Ed. João Sá da Costa, 1984.
MATEUS, M. H.; BRITO, A. M.; DUARTE, I.; FARIA, I. H. – Gramática da Língua Portuguesa, 5ª edição revista e aumentada, Lisboa, Caminho, Série Linguística, 2003.
VILELA, M. – Gramática da Língua Portuguesa, 2ª edição, Almedina, 1999.
NOTA: Para cada ponto do Programa são elaborados Cadernos de Apoio constituídos por: programa pormenorizado, textos de leitura obrigatória, exercícios de aplicação e bibliografia suplementar, com indicações de capítulos ou páginas a consultar.
Bibliografia Complementar
Não se aplica
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
Aulas teóricas e práticas
Software
Não se aplica
Tipo de avaliação
Avaliação por exame final
Obtenção de frequência
Não final
Fórmula de cálculo da classificação final
Exame final
Provas e trabalhos especiais
Não se aplica
Avaliação especial (TE, DA, ...)
Não se aplina
Melhoria de classificação
De acordo com as normas em vigor
Observações
Língua de ensino: Português