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Metodologia do Ensino do Português I

Código: FLUP0575     Sigla: MEPOR1

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Formação Educacional

Ocorrência: 2004/2005 - 1S

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de Estudos Portugueses e Estudos Românicos
Curso/CE Responsável: Línguas e Literaturas Modernas - Variante de Estudos Portugueses e Ingleses

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
EPA 13 Plano Oficial - LEPA 4 2,5 5 -
EPE 5 Plano Oficial - LEPE 3 2,5 5 -
4
Plano oficial - 1º ao 3º ano 3 2,5 5 -
EPF 23 Plano Oficial - LEPF 3 2,5 5 -
4
Plano oficial a partir de 2002 3 2,5 5 -
EPI 43 Plano Oficial - LEPI 2003/2004 3 2,5 5 -
Plano Oficial - LEPI 3 2,5 5 -
4
Plano oficial - 1º ao 3º ano 3 2,5 5 -
EPO 39 Plano Oficial - LEPO 3 2,5 5 -
4

Objetivos

1. Problematizar o valor formativo-cognitivo e sócio-afectivo do ensino da Língua Materna;
2. Compreender a relação do ensino da Língua Materna com o ensino-aprendizagem das outras áreas disciplinares, curriculares e não curriculares;
3. Aprofundar, seleccionar e adequar os conhecimentos científicos de referência às necessidades, etapas e ritmos de aprendizagem dos alunos;
4. Conhecer métodos e estratégias de ensino eficazes, diversificadas e ajustadas ao ensino da Língua Materna;
5. Conhecer meios pedagógioco-didácticos e recursos disponíveis para adoptá-los em circunstâncias concretas.
II. Específicos
1. Preparar a planificação de projectos, unidades didácticas e aulas de Língua Portuguesa e Literatura Portugesa, com vista a uma gestão competente dos Programas, nos vários níveis e anos de escolaridade;
2. Construir materiais adequados ao ensino da Língua Materna;
3. Construir instrumentos de avaliação nos vários domínios da disciplina.

Programa

1. Situação actual do ensino da Língua Portuguesa
1.1.1. Breve história do ensino da Língua Materna em Portugal, nos últimos 50 anos.
1.1.2. Ensino da Língua Materna: objecto e objectivos.
1.1.3. Análise crítica dos Programas de Língua Portuguesa e de Literatura Portuguesa.
2.Problemas teórico-metodológicos
2.1. Importância do conhecimento científico como condição de uma prática fundamentada.
2.2. Didáctica da Língua e didáctica da Literatura
2.2.1. Importância dos textos literários no desenvolvimento da competência linguística
2.2.2. Problemas específicos do 3º Ciclo do Ensino Básico:
2.2.2.1. pedagogia da leitura
2.2.2.2. formação da competência literária básica
2.2.2.3. pedagogia da oralidade (competências ouvir / falar)
3. Prática pedagógica
3.1. Planificação de unidades didácticas, aulas e tarefas nos vários níveis do ensino Básico e Secundário.
3.2. Construção de instrumentos de avaliação para os vários domínios do ensino da Língua Materna.
3.3. Construção de instrumentos e materiais didácticos do domínio da Língua Materna.
3.4. Apreciação crítica de manuais e outros materiais didácticos disponíveis.

Bibliografia Principal

ADAM, J.-M., (1992). Les textes: Types et prototypes - récit, description, argumentation, explication et dialogues. Paris: Nathan
ARENDS, R. (1995). Aprender a ensinar. Lisboa: Mcgraw
AZNAR, E. et al. (1991). Coherencia textual y lectura. Barcelona: I.C.E.
BENEITO, J. M. (2001). "La enseñanza y el apredinzaje de los usos orales formales: una visión de conjunto". in Textos, Dicdactica de la Lengua y de la Literatura. nº 26, Barcelona: Graó, pp. 97-109
CAÑAS, J. (2000, 2ª ed.). Hablamos Juntos, Guía didáctica para praticar la expresión oral en el aula. Barcelona: ediciones Octaedro
CROS, A e VILÀ, M. (1999). "Los usos formales de la lengua oral y su enseñanza", in Textos, Dicdactica de la Lengua y de la Literatura. nº 22, Barcelona: Graó, pp. 65-78
CROS, A. e VILÀ, M. (2002). "El oral formal. La discusión oral: argumentos y falacias", in Textos, Dicdactica de la Lengua y de la Literatura. nº 29, Barcelona: Graó, pp. 31-46
DUARTE, I. M., FIGUEIREDO, O. e VILELA, G. (1995). "Metodologia do ensino do Português", in Adalberto Dias de Carvalho (org.), Novas Metodologias em Educação. Porto: Porto Editora, pp. 227-261
DUARTE, I. M. (1998). "Os media na aula de Português. Alguns exemplos", in Vários, A Língua Mãe e a Paixão de Aprender. Actas do 2º Encontro de Professores de Português. Porto: Areal Editores, pp. 81-95
DUARTE, I. M. (2002). (Introdução e organização) Gavetas de leitura, Estratégias e materiais para uma pedagogia da leitura. Porto: Edições ASA
FIGUEIREDO, O. e BIZARRO, R. (1994, 2002). Gramática da língua portuguesa. Porto: Asa
FIGUEIREDO, O. e BARBIERI, E. (1998, 2001). Itinerário gramatical- Gramática da língua portuguesa. Porto: Porto Editora
FIGUEIREDO, O. e BARBIERI, E. (2003). Dicionário prático para o ensino do Português, Porto: Asa
FIGUEIREDO, O. (2003). A anáfora nominal em texto de alunos. Lisboa: FCG
FIGUEIREDO, O. (2001). "Como intratextualizam os alunos a denominação lexical genérica?", in FONSECA, F. I., DUARTE, I. M., e FIGUEIREDO, O. (Org.), A linguística na formação do professor de Português. Porto: CLUP
FIGUEIREDO, O. (2003). "Da língua ao discurso - O processamento lexical nominal", in AAVV, Como pôr os alunos a trabalhar? Experiências formativas na aula de Português. Lisboa: Lisboa Editora, pp. 229-239
FONSECA, F. I. (1986). "Competência Narrativa e Ensino da Língua Materna", in Palavras. nº9, Lisboa: APP
FONSECA, F. I. (1994). Gramática e Pragmática: Estudos de Linguística Geral e de Linguística Aplicada ao Ensino do Português. Porto: Porto Editora
FONSECA, F. I. (2002). "Da inseparabilidade entre o ensino da língua e o ensino da literatura", in Actas do V Congresso Internacional de Didáctica da Língua e da Literatura. Coimbra: Almedina
FONSECA, F. I. e FONSECA, J. (1977). Pragmática Linguística e Ensino do Português. Coimbra: Almedina
FONSECA, J. (2001). Língua e discurso. Porto: Porto Editora
GONZÁLEZ, A. R., GONZÁLEZ, M. T. R., GONZÁLEZ, G. Á. (1994). "El diálogo en la interacción comunicativa", in La Enseñanza de la lengua y el aprendizaje de la comunicación. Lomas, Carlos (ed.), Madrid: ediciones Trea, s.l., pp.57-79
LOMAS, C. (2003). (org.) O Valor das Palavras (I) Falar, ler e escerver nas aulas. Porto: Edições ASA (Prólogo: Rui Vieira de Castro)
MAURER, B. (2001). Une didactique de l'oral, Du primaire au lycée. Paris: Bertrand-Lacoste
MELLO, C. (1998). O Ensino da Literatura e a Problemática dos Géneros Literários. Coimbra: Almedina
WIRTHNER, M., MARTIN, D., PERRENOUD, Ph. (org.), (1991). Parole étouffée, parole libérée, Fondements et limites d'une pédagogie de l'oral. Paris, Neuchâtel: Delachaux et Niestlé
PINTO, M. da G. L. C. (1994). Desenvolvimento e distúrbios da linguagem. Porto: Porto Editora
PINTO, M. da G. L. C. (1998) Saber Viver a Linguagem, Um Desafio aos Problemas de Literacia. Porto: Porto Editora
SEQUEIRA, F. (1989)

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Aula teórica
Aula prática

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Obtenção de frequência

Nota positiva no exame final
Nota positiva na trabalho de investigação

Fórmula de cálculo da classificação final

Exame final - 20 valores (100%)
ou
Exame final - 10 valores (50%)
Trabalho de investigação escrito - (40%)
Apresentação do trabalho em aula - 10%)

Provas e trabalhos especiais

Não se aplica

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Não se aplica

Melhoria de classificação

De acordo com as regras em vogor na FLUP

Observações

Língua de ensino: Português
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