Saltar para:
Logótipo
Comuta visibilidade da coluna esquerda
Você está em: Início >

Acessibilidade

1) Web

As novas páginas da Universidade do Porto contemplam vários melhoramentos relativamente à versão anterior, incluindo os aspectos que se prendem com a Acessibilidade.

Deve entender-se "Acessibilidade" segundo o enquadramento da Resolução do Conselho de Ministros 96/99, de 26 de Agosto, a Iniciativa Nacional para os Cidadãos com Necessidades Especiais na Sociedade da Informação. Esta iniciativa teve como principal missão contribuir para a concretização dos objectivos estabelecidos no Livro Verde, definindo condições para que o desenvolvimento da Sociedade da Informação contribua, inequivocamente, para a melhoria das condições de vida e bem-estar dos Cidadãos com Necessidades Especiais. No seu documento de enquadramento, anexo à Resolução, foram expressas mais de 20 medidas das quais se destaca: "Garantir que os benefícios da Sociedade da Informação são para todos". Nomeadamente, na Prioridade 5 (Educação) pode ler-se: "...as instituições de Ensino Superior podem, também, desenvolver outras iniciativas, tais como a disponibilização em rede de materiais acessíveis a alunos com necessidades especiais, a acessibilidade dos seus sítios de Internet, bem como formação avançada e a Investigação e Desenvolvimento (I&D) neste campo."

A afixação do Símbolo de Acessibilidade não garante que este sítio seja 100% acessível. A utilização deste símbolo demonstra, unicamente, um esforço em aumentar a acessibilidade deste sítio em conformidade com a Resolução de Conselho de Ministros Nº 97/99 sobre acessibilidade dos sítios da administração pública na Internet pelos cidadãos com necessidades especiais.

Itens acessíveis implementados

  • Código HTML e CSS de acordo com as normas da W3C;
  • Escolha de cores distintas na composição das páginas, mesmo para os utilizadores daltónicos.
  • Possibilidade de visualizar a página sem formatação e com letra aumentada, mantendo a estrutura global intacta e respectivos níveis hierárquicos;
  • Optimização do conteúdo para programas de acesso à internet que suportem narrador de textos;
  • Descrição em todas as imagens e ligações;
  • Sumários nas tabelas.

Itens acessíveis a implementar

  • Construção da "versão texto" das páginas da FLUP para utilizadores com menor largura de banda no acesso à internet e/ou que não pretendam visualizar a "versão gráfica".



2) Mobilidade no edifício FLUP

Percursos eficientes com maior acessibilidade

As estruturas de acessibilidade disponíveis para pessoas com dificuldades de mobilidade, estão sinalizadas, permitindo assim fazer escolhas rápidas e informadas na utilização dos espaços.
Os percursos mais curtos e mais práticos para se movimentar pelos espaços da FLUP, são:

  • Elevadores

De acesso livre:

Dois elevadores junto à porta do piso 1 (em frente à Associação de Estudantes - AE). Estes elevadores permitem a deslocação pelo edifício principal e são os mais próximos das salas de aula. Um deles dá acesso ao 4.º piso.

Um elevador em cada uma das torres (A e B) que permite a circulação até ao 4º piso, podendo igualmente permitir o acesso ao edifício principal, pelos corredores exteriores e por piso.

De acesso condicionado:

Dois elevadores junto à entrada do piso 0 que permitem a deslocação pelo edifício principal. Ficam mais distantes das salas de aula, mas mais próximos dos serviços (Serviço de Gestão Académica no piso 1; Direção, Conselho Pedagógico, Científico e salas de reuniões e eventos no piso 2; Serviços Financeiros e Projetos no piso 3).

Seja para necessidades permanentes de utilização ou temporárias (doença, gravidez, etc.) é possível aceder ao elevador usando o seu cartão U.Porto. Para tal deve contactar, se for estudante, o NAI (Núcleo de Apoio à Inclusão – nai@reit.up.pt).  

Elevador Biblioteca: Permite a deslocação pela Biblioteca e funciona com chave. O público com mobilidade condicionada permanente pode solicitar uma chave junto do NAI (nai@reit.up.pt); para utilização pontual pode ser sempre solicitada chave de uso temporário no balcão da Biblioteca.

 
  • Percursos

- Salas de aulas:

O percurso mais curto (tempo/metros percorridos) é o acesso pela porta lateral junto à AE (ver imagem da planta). Para aceder aos diferentes andares, veja as indicações dadas neste guia quanto aos elevadores.

- Casas de banho:

Pode encontrar casas de banho, nas extremidades dos corredores das salas de aula em cada piso (exceto no quarto piso onde são a meio); junto à porta para os corredores exteriores das torres em cada piso; junto ao anfiteatro nobre; junto ao bar do piso 2; na biblioteca, nos pisos -1; -2 e -3.

Casas de banho com acessibilidade:

Situadas nos corredores de sala de aula do edifício principal sendo que as sanitas adaptadas são as dos wcs mais ao fundo em relação à porta de entrada e encontram-se em (ver planta):

Piso 0 junto à entrada desse piso do A1;

Piso 1 na extremidade próx. à sala 101;

Piso 2 na extremidade próx à sala 201;

Piso 4 sensivelmente a meio à direita do corredor.

A casa de banho com maior acessibilidade encontra-se no edifício da cantina no campus da FLUP, mas fora do edifício central desta Faculdade.

- Alimentação:

O bar dos estudantes no piso 0 é acessível, tendo mesas reservadas para pessoas com mobilidade condicionada. O acesso à esplanada pode ser feito igualmente através de uma rampa introduzida no corredor de acesso à Torre A.

A cantina é acessível pelo exterior, saindo pela porta lateral do edifício principal.


Eventos/salas de reuniões


- Anfiteatro Nobre:

Situado no piso 0, o seu acesso pode fazer-se por plataforma elevatória, a assistência para utilizadores de cadeira de rodas, está permitida.

- Salas de Reuniões

Situadas no piso 2. O acesso é sem barreiras e a mobilidade no seu interior também é sem barreiras.

Salas dos Departamentos situadas nos pisos 1, 2, 3 e 4 das Torres A e B. O acesso é sem barreiras, uma vez utilizando os elevadores das torres.  

- Espaços Exteriores:

Pátio externo entre as duas torres. O acesso é feito pelo piso 1, nomeadamente pelo o hall prévio ao início do corredor das salas de aulas, pela porta para o corredor externo de ligação com a Torre A.

Jardim externo entre as duas torres. O acesso é feito pelo corredor interior no piso 0 que liga a Torre A à B. NOTA: Apesar desta ser a via mais acessível, há um pequeno degrau a vencer, pelo que para algumas pessoas pode ser impossível o acesso.

 

  • Emergência – MEETING POINTS

Em caso emergência, deverá deslocar-se para um dos Meeting Points definidos, estando estes localizados nos seguintes locais:

. portão de entrada na FLUP, junto à Via Panorâmica;

. jardim da FLUP, junto às 2 torres;

. contentores do lixo, junto ao parque de estacionamento exterior.

Para informações adicionais poderão ser consultadas as plantas de emergência afixadas por todo o edifício.

 

Recomendar Página Voltar ao Topo