Saltar para:
Logótipo
Comuta visibilidade da coluna esquerda
Você está em: Início > FLUP0584

Psicologia da Educação

Código: FLUP0584     Sigla: PSIEDU

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Via Ensino - Psicologia
OFICIAL Formação Educacional

Ocorrência: 2004/2005 - 1S

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Secção Autónoma de Educação
Curso/CE Responsável: Geografia

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
EAA 0 Plano Oficial - LEAA 2 2,5 5 -
3
EFA 0 Plano Oficial - LEFA 2003/2004 3 2,5 5 -
Plano Oficial - LEFA 3 2,5 5 -
Plano oficial - 4º ao 5º ano 3 2,5 5 -
Plano oficial - 1º ao 3º ano 3 2,5 5 -
EFI 2 Plano Oficial - LEFI 2003/2004 3 2,5 5 -
Plano Oficial - LEFI 3 2,5 5 -
EIA 13 Plano Oficial - LEIA 3 2,5 5 -
Plano oficial - 1º ao 3º ano 3 2,5 5 -
EPA 9 Plano Oficial - LEPA 2003/2004 3 2,5 5 -
Plano Oficial - LEPA 3 2,5 5 -
Plano oficial - 4º ao 5º ano 3 2,5 5 -
Plano oficial - 1º ao 3º ano 3 2,5 5 -
EPE 2 Plano Oficial - LEPE 3 2,5 5 -
Plano oficial - 1º ao 3º ano 3 2,5 5 -
EPF 13 Plano Oficial - LEPF 3 2,5 5 -
Plano oficial a partir de 2002 3 2,5 5 -
EPI 16 Plano Oficial - LEPI 2003/2004 3 2,5 5 -
Plano Oficial - LEPI 3 2,5 5 -
Plano oficial - 1º ao 3º ano 3 2,5 5 -
EPO 11 Plano oficial - 1º ao 3º ano 3 2,5 5 -
Plano Oficial - LEPO 3 2,5 5 -
FIL 23 Plano Oficial - LFIL 3 2,5 5 -
Plano oficial 2003 - 1º ao 3º ano 3 2,5 5 -
GEO 14 Plano Oficial - LGEO 3 2,5 5 -
4
Plano oficial 2003 - 1º ao 3º ano 3 2,5 5 -
HIS 69 Plano Oficial - LHIS 1 2,5 5 -
2
3
4
Plano oficial - 4º ao 5º ano 1 2,5 5 -
2

Objetivos

Introdução:

Nesta disciplina desenvolver-se-ão temáticas relacionadas com as grandes teorias do desenvolvimento psicológico do adolescente (ao nível cognitivo, sócio-moral e da identidade). Abordar-se-á, também, o desenvolvimento pessoal e profissional do professor e o seu papel actual na educação. Analisar-se-ão as implicações educativas dos processos de desenvolvimento tanto do aluno como do professor assim como a valor do contexto escolar. Salientar-se-á a importância destes três aspectos para uma concepção actual da Psicologia da Educação.
Objectivos gerais

1. Apresentar a Psicologia da Educação como uma área de saber a integrar a formação de professores;
2. Identificar os conceitos básicos nela integrados;
3. Analisar as implicações destes conhecimentos para a prática educativa;
4. Relacionar estes saberes com os processos, os intervenientes e os contextos de ensino-aprendizagem;
5. Aplicar estes conhecimentos a situações do contexto escolar onde se pretenda a promoção do desenvolvimento psicológico dos alunos.

Programa

Conteúdo Programático

1. Introdução à Psicologia da Educação
1.1. A emergência e a evolução da Psicologia da Educação;
1.2. A concepção contemporânea da Psicologia da educação;
1.3. Psicologia da Educação e formação de professores;
1.4. Modelos de ensino-aprendizagem.

2. Desenvolvimento psicológico e educação

2.1. O desenvolvimento psicológico como objectivo da educação;
2.2. O desenvolvimento cognitivo
2.3.1. A abordagem estrutural cognitiva, a abordagem do ciclo de vida, a abordagem contextualista e a abordagem psicométrica;
2.3.2. A teoria construtivista de Jean Piaget;
2.3.3. Implicações educativas da teoria de Jean Piaget: os métodos activos e construtivistas;
2.3.4. A teoria sócio-cultural de Lev Vygotsky;
2.3.5. Implicações educativas da teoria de Lev Vygotsky.
2.3. Implicações educativas do desenvolvimento cognitivo.
2.4. O desenvolvimento moral
2.4.1. A abordagem psicanalítica, a abordagem sócio-cognitiva e a abordagem estrutural cognitiva;
2.4.2. O desenvolvimento moral segundo Jean Piaget;
2.4.3. O desenvolvimento moral segundo Lawrence Kohlberg;
2.5. Implicações educativas da teoria do desenvolvimento moral: estratégias de promoção do desenvolvimento moral;
2.6. O desenvolvimento da identidade
2.6.1. A teoria psicossocial de Erik Erikson;
2.6.2. A teoria dos estatutos da identidade de James Marcia.
2.7. Contextos educativos e desenvolvimento da identidade.
2.8. Necessidades educativas especiais
2.8.1. Caracterização;
2.8.2. Implicações educativas.
2.9. Escola e desenvolvimento
2.9.1. Currículo e promoção do desenvolvimento psicológico: problemáticas e estratégias de intervenção;
2.9.2. Desenvolvimento de competências versus aquisição de saberes nos sistemas educativos e formativos.

3. O professor
3.1. Desenvolvimento pessoal e profissional dos professores: desenvolvimento do auto-conhecimento e concepções de ensino;
3.2. Atitudes, representações e expectativas dos professores face à educação: implicações para a prática pedagógica;
3.3. Estilos de ensino e práticas educativas;
3.4. A reconfiguração do papel do professor na educação contemporânea.

4. A escola e outros contextos
4.1. A escola como espaço organizacional;
4.2. O conflito escolar;
4.3. Clima escolar, sócio-comunitário e familiar

Bibliografia Principal

Azevedo, J. (2001). Avenidas da liberdade: Reflexões de política educativa (3ª Ed.). Porto: Asa.
Campos, B. P. (2002). Políticas de formação de profissionais de ensino em escolas autónomas. Porto: Afrontamento.
Campos, B. P. (1990) (Coordenador), Psicologia do desenvolvimento e educação de jovens (Vols.I e II). Lisboa: Universidade Aberta.
Coll, C., Martín, E., Mauri, T., Miras, M., Onrubia, J., Solé, I., & Zabala, A. (2001). O construtivismo na sala de aula. Porto: Asa.
Coll, C., Palacios, J., & Marchesi, A. (1995) (Coord.). Desenvolvimento psicológico e educação (Vol. 1 e 2). Porto Alegre: Artes Médicas.
Fosnot, C. T. (1999). Construtivismo e educação: Teoria, perspectivas e prática. Lisboa: Instituto Piaget.
Gilligan, C. (1997). Teoria psicológica e desenvolvimento da mulher. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian.
Hartley, J. (1998). Learning and studying: a research perspective. London: Routledge.
Lourenço, O. (2002). Psicologia do desenvolvimento cognitivo: Teoria, dados e implicações (2ª Ed.). Coimbra: Almedina.
Lourenço, O. (1998). Psicologia do desenvolvimento moral: Teoria, dados e implicações (2ª Ed.). Coimbra: Almedina.
Marlowe, B. A. (1998). Creating and sustaining the constructivist classroom. Thousand Oaks: Corwin Press.
Menezes, I. (1999). Desenvolvimento psicológico na formação pessoal e social. Porto: Asa.
Miller, P. H. (1993). Theories of developmental psychology (3ª Ed.). New York: W. H. Freeman.
Moll, L.C. (Ed.) (1990). Vygotsky and education: Instructional implications and applications of sociohistorical psychology. Cambridge: Cambridge University Press.
Nóvoa, A. (1992). As organizações escolares em análise. Lisboa. Publicações D. Quixote.
Pacheco, J. A., & Flores, M. A. (1999). Formação e avaliação de professores. Porto: Porto Editora.
Perrenoud, P. (2001). Porquê construir competências a partir da escola? Porto: Asa.
Piaget, J. (1999). Pedagogia. Lisboa: Instituto Piaget.
Piaget, J. (1969). Psychologie et pédagogie. Paris: Denoël/Gonthier.
Pinto, C. A. (1995). Sociologia da escola. Lisboa: McGraw-Hill.
Sprinthall, N. A., & Sprinthall, R. C. (1993). Psicologia educacional. Lisboa: McGraw-Hill.
Vygotsky, L. S. (2001). Pensamento e linguagem (Vol. I). V. N. de Gaia: Estratégias Criativas.
Watkins, C. & Wagner, P. (2000). Improving scholl behaviour. London: Paul Chapman Publishing Ltd.

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Aulas teóricas expositivas.
Aulas práticas em que os alunos realizarão variadas actividades correspondentes às temáticas das aulas teóricas.

Software

Não se aplica.

Tipo de avaliação

Obtenção de frequência

Não se aplica

Fórmula de cálculo da classificação final

Os alunos que frequentam as aulas práticas podem optar por realizar um dossier de relatórios das respectivas aulas que corresponderá a 25% da avaliação. Realizarão ainda um exame final que corresponderá a 75% da avaliação.
Poderão optar, tal como os restantes alunos, apenas pelo exame final que será mais extenso neste caso e corresponderá a 100% da avaliação.

Provas e trabalhos especiais

Não se aplica

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Não se aplica.

Melhoria de classificação

De acordo com as normas da FLUP.

Observações

Língua de ensino: Português
Recomendar Página Voltar ao Topo