Linguística Alemã I
Ocorrência: 2004/2005 - 1S
Ciclos de Estudo/Cursos
Sigla |
Nº de Estudantes |
Plano de Estudos |
Anos Curriculares |
Créditos UCN |
Créditos ECTS |
Horas de Contacto |
Horas Totais |
EA |
0 |
Plano Oficial - LEA |
2 |
2,5 |
5 |
- |
|
EFA |
4 |
Plano Oficial - LEFA 2003/2004 |
3 |
2,5 |
5 |
- |
|
Plano Oficial - LEFA |
2 |
2,5 |
5 |
- |
|
3 |
4 |
Plano oficial - 4º ao 5º ano |
3 |
2,5 |
5 |
- |
|
Plano oficial - 1º ao 3º ano |
3 |
2,5 |
5 |
- |
|
EIA |
51 |
Plano Oficial - LEIA |
3 |
2,5 |
5 |
- |
|
Plano Oficial - LEIA 2003/2004 |
3 |
2,5 |
5 |
- |
|
EPA |
1 |
Plano Oficial - LEPA 2003/2004 |
2 |
2,5 |
5 |
- |
|
3 |
Plano Oficial - LEPA |
2 |
2,5 |
5 |
- |
|
3 |
4 |
Plano oficial - 4º ao 5º ano |
2 |
2,5 |
5 |
- |
|
3 |
Plano oficial - 1º ao 3º ano |
2 |
2,5 |
5 |
- |
|
3 |
Plano oficial a partir de 2002 |
2 |
2,5 |
5 |
- |
|
Objetivos
Com esta cadeira espera-se que os alunos adquiram uma maior sensibilidade para percepção de diferentes sons do alemão e aperfeiçoem a sua pronúncia. O conhecimento das propriedades dos diferentes fonemas do alemão representa um instrumental importante para o ensino de línguas.
Programa
1. Grundlagen der Phonetik
1.1 Aufgaben der Phonetik
1.2 Lautproduktion
1.2.1 Die menschlichen Sprechorgane
1.2.2 Anregung des Sprachsignals
1.2.3 Signalformung – Artikulation
1.2.4 Stimmhafte und stimmlose Laute
2 Deskriptive Phonetik
2.1 Klassifikation der Konsonanten
2.2 Klassifikation der Vokale
2.3 Das Internationale Phonetische Alphabet – IPA
3. Phonologie
3.1 Strukturalismus und Prager Schule
3.1.1 Das Phonem
3.1.2 Das Allophon
3.1.3 Das Phon
3.2 Laute der deutschen Sprache
3.2.1 Konsonanten
3.2.2 Vokale
3.2.3 Vergleich der phonetischen Systeme des Deutschen und des Portugiesischen
3.3 Aussprache und Transkriptionsübungen
4. Prosodie
4.1 Intonation verschiedener Satzarten
4.2 Akzentsetzung
4.3 Rtythmus
4.4 Prosodie und Emotionalität in der Interaktion
Anmerkung: Dieser Fach besteht aus theoretischen und praktischen Unterrichtseinheiten. Es wird einen grossen Wert darauf gelegt, dass die Studenten sich aktiv am Unterricht beteiligen.
Bibliografia Principal
Bibliographie:
GÖBEL, Heinz / GRAFFMANN, Heinrich / HEUMANN, Eckhard (1986) Ausspracheschulung Deutsch. Internationes.
STOCK, Eberhard / HIRSCHFELD, Ursula (1996) Phonothek. Deutsch als Fremdsprache. Leipzig: Langenscheidt.
Bibliografia Complementar
Não se aplica.
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
O conteúdo das aulas teóricas é apresentado em power-point. Os textos podem ser adquiridos na oficina gráfica ou através da internet. Nas aulas práticas, recorre-se a cassetes áudio com exercícios de percepção e de produção de palavras alemãs.
Software
Não se aplica.
Tipo de avaliação
Obtenção de frequência
75 % de presenças
classificação positiva nos testes
Fórmula de cálculo da classificação final
avaliação contínua: média da nota dos testes e das notas atribuídas a exercícios de articulação e de transcrição de sons do alemão.
Provas e trabalhos especiais
exercícios de articulação e de transcrição de sons do alemão.
Avaliação especial (TE, DA, ...)
de acordo com as normas em vigor
Melhoria de classificação
de acordo com as normas em vigor
Observações
língua de ensino: alemão