Literatura Portuguesa II
Ocorrência: 2004/2005 - 2S
Ciclos de Estudo/Cursos
Sigla |
Nº de Estudantes |
Plano de Estudos |
Anos Curriculares |
Créditos UCN |
Créditos ECTS |
Horas de Contacto |
Horas Totais |
EE |
1 |
Plano Oficial - LEE |
3 |
2,5 |
5 |
- |
|
4 |
Plano oficial a partir de 2002 |
3 |
2,5 |
5 |
- |
|
EEFA |
0 |
Plano Oficial - LEEFA |
3 |
2,5 |
5 |
- |
|
EEFI |
0 |
Plano Oficial - LEEFI |
3 |
2,5 |
5 |
- |
|
EEIA |
0 |
Plano Oficial - LEEIA |
3 |
2,5 |
5 |
- |
|
EELRI |
0 |
Plano Oficial - LEELRI |
3 |
2,5 |
5 |
- |
|
EPA |
12 |
Plano Oficial - LEPA 2003/2004 |
2 |
2,5 |
5 |
- |
|
Plano Oficial - LEPA |
2 |
2,5 |
5 |
- |
|
Plano oficial a partir de 2002 |
2 |
2,5 |
5 |
- |
|
Plano oficial - 4º ao 5º ano |
2 |
2,5 |
5 |
- |
|
Plano oficial - 1º ao 3º ano |
2 |
2,5 |
5 |
- |
|
Plano oficial a partir de 2002 |
2 |
2,5 |
5 |
- |
|
EPE |
18 |
Plano Oficial - LEPE |
2 |
2,5 |
5 |
- |
|
Plano oficial - 1º ao 3º ano |
2 |
2,5 |
5 |
- |
|
EPF |
33 |
Plano Oficial - LEPF |
2 |
2,5 |
5 |
- |
|
Plano oficial a partir de 2002 |
2 |
2,5 |
5 |
- |
|
EPI |
52 |
Plano Oficial - LEPI 2003/2004 |
2 |
2,5 |
5 |
- |
|
Plano Oficial - LEPI |
2 |
2,5 |
5 |
- |
|
Plano oficial - 4º ao 5º ano |
2 |
2,5 |
5 |
- |
|
Plano oficial - 1º ao 3º ano |
2 |
2,5 |
5 |
- |
|
Plano oficial a partir de 2002 |
2 |
2,5 |
5 |
- |
|
EPO |
21 |
Plano oficial - 1º ao 3º ano |
2 |
2,5 |
5 |
- |
|
Plano Oficial - LEPO |
2 |
2,5 |
5 |
- |
|
Plano oficial - 1º ao 3º ano |
2 |
2,5 |
5 |
- |
|
Plano oficial a partir de 2002 |
2 |
2,5 |
5 |
- |
|
FIL |
0 |
Plano Oficial - LFIL |
3 |
2,5 |
5 |
- |
|
4 |
Plano oficial 2003 - 1º ao 3º ano |
3 |
2,5 |
5 |
- |
|
Objetivos
P/F; P/E e P/A: Docentes - Rosa Maria Martelo e Américo Santos
Identificar e caracterizar diferentes modelos de construção da subjectividade na poesia portuguesa dos séculos XIX e XX; articular esses modelos com a emergência da Modernidade estética; distinguir a especificidade das poéticas românticas e reconhecer a sua importância para o desenvolvimento da poesia da Modernidade; adquirir noções de periodização literária e aplicá-las no conhecimento da poesia portuguesa dos séculos XIX e XX; reactivar, aprofundar e aplicar os instrumentos teóricos e críticos necessários à leitura crítica do texto poético.
EPO e P/I: Docentes: Maria João Reynaud e Pedro Eiras
Estudo da Literatura Portuguesa do século XX: do Modernismo ao Pós-Modernismo: tradição e ruptura(s). Estudo de movimentos e tendências estéticas. Os novos trilhos da ficção.
Programa
P/F; P/E e P/A: Docentes - Rosa Maria Martelo e Américo Santos
1. Dois percursos matriciais
1.1 Expressivismo e teatralização da sinceridade:
Almeida Garrett, Folhas Caídas
1.2 “Pensar em ritmo”:
Antero de Quental, Sonetos Completos
2. Transições e antecipações
2.1 “Observar em verso”:
Cesário Verde, Poesia Completa
2.2 “Sentir veladamente”:
Camilo Pessanha, Clepsidra
3. Poesia, abstracção e fingimento
Fernando Pessoa e o Sensacionismo
4. Dois percursos contemporâneos
4.1 Lirismo e depuração discursiva:
Eugénio de Andrade, Antologia Breve
4.2 O sujeito enquanto fluxo de energia:
Herberto Helder, Ou o Poema Contínuo
Campos de trabalho
Ponto 1: Individualismo e alteridade em contexto romântico; estética da autenticidade, subjectivismo e sinceridade (emocional e/ou estética); relação poesia/vida; naturalidade/artificialismo; paratexto e protocolos de leitura; vivência da contradição.
A Questão Coimbrã e o reposicionamento da poesia na tradição do humanitarismo romântico; a projecção de uma consciência simultaneamente emocional e reflexiva e a articulação do lirismo sentimental com a reflexão metafísica na tradição poética romântica; o conceito de «biografia de consciência»; poesia e ética; poesia e metafísica.
Ponto 2: Românticos e realistas ou uma falsa questão; a ficcionalização do sujeito ou o compromisso entre subjectivismo e objectivação do processo enunciativo; poesia, representação e transfiguração; concreção imagética, plasticidade da imagem, reconhecimento e transfiguração; metáfora e imagem perceptiva; Decadentismo e Simbolismo; poesia e conhecimento; alegoria e símbolo.
Ponto 3: Modernidade estética, Pós-simbolismo e Modernismo; Modernismo e vanguarda; a poética sensacionista pessoana; poesia e abstracção; subjectividade e «crise» do sujeito; fingimento e heteronímia; poesia e consciência crítica.
Ponto 4: Contenção lírica e tensão emocional; subjectividade e tematização do corpo; poesia e cosmogonia; a poesia como experiência, a experiência poética e o texto «sem autoria».
EPO e P/I: Docentes: Maria João Reynaud e Pedro Eiras
I. Genealogia e direcções do Modernismo: Tradição e Vanguarda
1. Do Saudosismo de Teixeira de Pascoaes à eclosão do Modernismo
2. Fernando Pessoa e «A Nova Poesia Portuguesa»
3. Um olhar actual sobre o Primeiro Modernismo: Orpheu e Portugal Futurista
4. A Geração da Presença. José Régio e a teoria da expressão artística
5. As encruzilhadas da poesia nos anos cinquenta: poesia e humanismo
II. Do Modernismo ao Pós Modernismo: os novos trilhos da ficção
1. Sob o signo da ruptura: Húmus, de Raul Brandão
1.1. A subversão dos géneros e o discurso ficcional
1.2. Do Simbolismo ao Expressionismo
2. A ficção portuguesa do século XX e o legado de Raul Brandão
3. Convenções literárias pós modernistas
3.1 Um olhar feminino sobre a nossa história recente: A Costa dos Murmúrios, de Lídia Jorge
3.2. O neo-expressionismo de Rui Nunes
III. A poesia portuguesa no fim do século XX: tendências dominantes.
Bibliografia Principal
P/F; P/E e P/A: Docentes - Rosa Maria Martelo e Américo Santos
BIBLIOGRAFIA ACTIVA
(Dadas as limitações de caracteres impostas pelo programa Sigarra, apenas é apresentada a bibliografia activa. As restantes bibliografias serão fornecidas aos alunos no início do ano lectivo)
PONTO 1.1
* ALMEIDA GARRETT, Folhas Caídas, Lisboa, Ulisseia, 1998.
PONTO 1.2
* QUENTAL, Antero de, “Nota sobre a missão revolucionária da poesia”, Odes Modernas, [3ª ed., Lisboa, Ulmeiro, 1989].
* Sonetos Completos, Lisboa, Ulisseia, 2002.
PONTO 2.1
* VERDE, Cesário, Poesia Completa, organização de Joel Serrão, Lisboa, Dom Quixote, 2001.
PONTO 2.2
* PESSANHA, Camilo – Clepsydra, edição crítica organizada por Barbara Spaggiari, Porto, Lello, 1997.
PONTO 3
* Antologia da responsabilidade dos docentes da disciplina.
PONTO 4.1
*ANDRADE, Eugénio de, Antologia Breve, 7ª ed. aum., Porto, Fundação Eugénio de Andrade, 1999.
*Rosto Precário, 6ª ed., Porto, Fundação Eugénio de Andrade, 1995 (excertos).
* “Camilo Pessanha, o mestre”, Persona, nº10, Julho de 1984.
* “Encontro com Fernando Pessoa”, Persona, nº 11-12, Dezembro de 1985.
PONTO 4.2
Helder, Herberto, Ou o Poema Contínuo, Lisboa, Assírio & Alvim, 2001.
Photomaton & Vox, 3ª ed., Lisboa, Assírio & Alvim, 1995 (excertos).
EPO e P/I: Docentes: Maria João Reynaud e Pedro Eiras
Nota prévia: por limitações de espaço, não é possível apresentar a Bibliografia completa. Esta será fornecida no início do ano lectivo.
Autores (algumas edições recomendadas)
BRANDÃO, Raul, Húmus, Edição crítica de Maria João Reynaud, 3 Vols., Obras Clássicas da Literatura Portuguesa, Porto, Campo das Letras, 2000.
PESSOA, Fernando, A Nova Poesia Portuguesa, Lisboa, Inquérito, s/d.
-- Páginas de Doutrina Estética, sel., prefácio e notas de J. de Sena, Lisboa, Inquérito, s/d.
-- Páginas de Estética e de Teoria e Crítica Literárias (2º ed.), Textos estabelecidos e prefaciados por Georg Rudolph Lind e Jacinto do Prado Coelho, Lisboa, Edições Ática, 1973.
-- Páginas Íntimas e de Auto Interpretação. Textos estabelecidos e prefaciados por Georg Rudolph Lind e Jacinto do Prado Coelho, Lisboa, Ática, s/d.
- Textos de Crítica e de Intervenção, Lisboa, Ática, 1980.
- Escritos Autobiográficos, automáticos e de reflexão pessoal, edição e posfácio: Richard Zenith, Lisboa, Assírio & Alvim, 2003
RÉGIO, José, Em Torno da Expressão Artística, Lisboa, Inquérito, s/d.
-Três Ensaios sobre Arte, in Obras Completas, Porto, Brasília Editora, 1980.
- Páginas de Doutrina e Crítica da «Presença», in Obras Completas, Porto, Brasília Editora, 1980.
Bibliografia Complementar
Não se aplica
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
Aulas teóricas e práticas
Software
Não se aplica
Tipo de avaliação
Avaliação por exame final
Obtenção de frequência
Nota positiva no exame final
Fórmula de cálculo da classificação final
Exame final: 100%
Provas e trabalhos especiais
Não se aplica
Avaliação especial (TE, DA, ...)
Não se aplica
Melhoria de classificação
De acordo com as normas da FLUP
Observações
A disciplina é leccionada em português.