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Psicologia da Adolescência, Contextos de Desenvolvimento

Código: FLUP0325     Sigla: PACDES

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Via Ensino - Psicologia
OFICIAL Formação Educacional

Ocorrência: 2004/2005 - 2S

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Secção Autónoma de Educação
Curso/CE Responsável: Geografia

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
EAA 0 Plano Oficial - LEAA 2 2,5 5 -
3
EFA 3 Plano Oficial - LEFA 2003/2004 3 2,5 5 -
Plano Oficial - LEFA 3 2,5 5 -
Plano oficial - 4º ao 5º ano 3 2,5 5 -
Plano oficial - 1º ao 3º ano 3 2,5 5 -
EFI 3 Plano Oficial - LEFI 2003/2004 3 2,5 5 -
Plano Oficial - LEFI 3 2,5 5 -
EIA 19 Plano Oficial - LEIA 4 2,5 5 -
EPA 2 Plano Oficial - LEPA 2003/2004 2 2,5 5 -
Plano Oficial - LEPA 2 2,5 5 -
Plano oficial a partir de 2002 2 2,5 5 -
Plano oficial - 4º ao 5º ano 2 2,5 5 -
Plano oficial - 1º ao 3º ano 2 2,5 5 -
Plano oficial a partir de 2002 2 2,5 5 -
EPE 0 Plano Oficial - LEPE 3 2,5 5 -
Plano Oficial - LEPE 2003/2004 3 2,5 5 -
Plano oficial - 1º ao 3º ano 3 2,5 5 -
Plano oficial - 4º ao 5º ano 3 2,5 5 -
EPF 15 Plano Oficial - LEPF 3 2,5 5 -
Plano oficial a partir de 2002 3 2,5 5 -
EPI 30 Plano Oficial - LEPI 2003/2004 2 2,5 5 -
Plano Oficial - LEPI 2 2,5 5 -
Plano oficial - 4º ao 5º ano 2 2,5 5 -
Plano oficial - 1º ao 3º ano 2 2,5 5 -
Plano oficial a partir de 2002 2 2,5 5 -
EPO 11 Plano oficial - 1º ao 3º ano 3 2,5 5 -
Plano Oficial - LEPO 3 2,5 5 -
FIL 18 Plano Oficial - LFIL 3 2,5 5 -
Plano oficial 2003 - 1º ao 3º ano 3 2,5 5 -
GEO 25 Plano Oficial - LGEO 3 2,5 5 -
4
Plano oficial 2003 - 1º ao 3º ano 3 2,5 5 -
HIS 38 Plano Oficial - LHIS 2003/2004 1 2,5 5 -
Plano Oficial - LHIS 1 2,5 5 -
2
3
4
Plano oficial - 4º ao 5º ano 1 2,5 5 -
2

Objetivos

Nesta disciplina procurar-se-á equacionar a análise dos processos psicológico--desenvolvimentais relacionados com o período da adolescência à luz do papel central que os contextos de desenvolvimento (familiares, comunitários, sociais, políticos, económicos, etc.) desempenham na evolução desses mesmos processos. Tendo por base um modelo ecológico-desenvolvimental do desenvolvimento humano e um quadro teórico que enfatiza as variáveis históricas e sociais que marcam a emergência e a evolução da adolescência, explorar-se-ão algumas das principais temáticas da psicologia da adolescência com maior relevância no quadro da formação inicial de professores. Entre estas poderemos destacar o desenvolvimento pubertário e suas implicações psicológicas, as relações do adolescente com a família, a escola e o grupo de pares, o desenvolvimento vocacional e a transição para o mundo do trabalho, a ocupação dos tempos livres e os processos de adaptação psicológica no quadro das transições que ocorrem na adolescência.

OBJECTIVOS

· Identificar as principais características da adolescência como período do desenvolvimento humano;

· Analisar o desenvolvimento adolescente à luz de condicionantes socio-
-históricas;

· Relacionar o impacto dos contextos de vida nos processos e desenvolvimento psicológicos na adolescência;

· Antecipar situações relacionadas com o comportamento dos adolescentes no contexto educativo.

Programa

1.1. Definição de adolescência enquanto estádio do desenvolvimento humano;
1.2. Condições socio-históricas da emergência da adolescência;
1.3. Adolescência enquanto fenómeno bio-psico-social;
1.4. Primeiras abordagens psicológicas sobre a adolescência: Stanley Hall e a Psicanálise;
1.5. Estudos antropológicos de Margaret Mead;
1.6. Psicologia da adolescência na actualidade.

2. Grandes transições da adolescência

2.1. Transições biológicas

2.1.1. Período pubertário e o seu impacto psicológico e social nos adolescentes.

2.2. Transições cognitivas

2.2.1. Mudanças cognitivas na adolescência: a perspectiva de Jean Piaget e a perspectiva socio-cognitiva.

2.3. Transições sociais

2.3.1. Mudanças de estatuto na adolescência;
2.3.2. Continuidade e descontinuidade na transição para a vida adulta.

3. Contextos sociais de desenvolvimento

3.1. Desenvolvimento adolescente e contextos de vida

3.1.1. Concepção ecológica e histórico-social do desenvolvimento humano;
3.1.2. Perspectiva ecológica do desenvolvimento humano de Urie Bronfenbrenner;
3.1.3. Contextualismo desenvolvimentista de Richard Lerner;
3.1.4. Interaccionismo simbólico: definição e contextos principais.

3.1. Família

3.1.1. Ciclo vital da família;
3.1.2. Família como sistema;
3.1.3. Tipos de famílias;
3.1.4. Estilos parentais e desenvolvimento psicológico na adolescência.

3.2. Escola e comunidade

3.2.1. Actividades curriculares como veículo de integração escolar;
3.2.2. Redes sociais de apoio e comunidades funcionais.

3.3. Grupo de pares

3.3.1. Evolução dos grupos de pares na adolescência;
3.3.2. Papel do grupo de pares no comportamento dos adolescentes;
3.3.3. Sub-cultura adolescente.

3.4. Trabalho e lazer

3.4.1. Desenvolvimento vocacional dos adolescentes e construção de projectos vocacionais como elementos estruturadores do desenvolvimento da identidade;
3.4.3. Construção de projectos vocacionais numa sociedade pós-
-industrial;
3.4.2. Lazer e adolescência: orientação para os tempos livres e desenvolvimento nos adolescentes.

4. Desenvolvimento psicossocial na adolescência

4.1. Identidade e auto-conceito

4.1.1. Teoria do desenvolvimento psicossocial de Erik Erikson;
4.1.2. Teoria dos estatutos da identidade de James Marcia;
4.1.3. Contextos de vida e desenvolvimento da identidade;
4.1.4. Auto-conceito e auto-estima na adolescência.

4.2. A construção da autonomia na adolescência

4.2.1. Separação psicológica das figuras parentais como processo de construção da autonomia na adolescência;
4.2.2. Autonomia e interdependência.

4.3. Intimidade e sexualidade na adolescência

4.3.1. Construção da intimidade na adolescência;
4.3.2. Sexualidade na adolescência;
4.3.3. Contextos de vida e comportamento sexual;
4.3.4. Gravidez na adolescência.



5. Problemas psicossociais na adolescência

5.1. Psicopatologia e adolescência: síndromes depressivos, suicídio e distúrbios alimentares;
5.2. Comportamentos desviantes e aditivos na adolescência.

Bibliografia Principal

BIBLIOGRAFIA


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adolescence. Thousand Oaks: Sage.

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desenvolvimentista. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian.

Steinberg, L. (1999). Adolescence (5ª ed.). Boston: McGraw-Hill.

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Aulas teóricas expositivas.
Aulas práticas em que os alunos realizarão variadas actividades correspondentes às temáticas das aulas teóricas.


Software

Não se aplica.

Tipo de avaliação

Obtenção de frequência

Não há obrigatoriedade de frequência.

Fórmula de cálculo da classificação final

Os alunos que frequentam as aulas práticas podem optar por realizar um dossier de relatórios das respectivas aulas que corresponderá a 25% da avaliação. Realizarão ainda um exame final que corresponderá a 75% da avaliação.
Poderão optar, tal como os restantes alunos, apenas pelo exame final que será mais extenso neste caso e corresponderá a 100% da avaliação.

Provas e trabalhos especiais

não se aplica

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Não se aplica.

Melhoria de classificação

De acordo com as normas da FLUP.

Observações

Língua de Ensino: Português
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