Antropologia Educacional
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
OFICIAL |
Via Ensino - Pedagogia e Filosofia da Educação |
OFICIAL |
Formação Educacional |
Ocorrência: 2004/2005 - 1S
Ciclos de Estudo/Cursos
Sigla |
Nº de Estudantes |
Plano de Estudos |
Anos Curriculares |
Créditos UCN |
Créditos ECTS |
Horas de Contacto |
Horas Totais |
EAA |
0 |
Plano Oficial - LEAA |
2 |
2,5 |
5 |
- |
|
3 |
EFA |
3 |
Plano Oficial - LEFA 2003/2004 |
2 |
2,5 |
5 |
- |
|
Plano Oficial - LEFA |
2 |
2,5 |
5 |
- |
|
Plano oficial - 4º ao 5º ano |
2 |
2,5 |
5 |
- |
|
Plano oficial - 1º ao 3º ano |
2 |
2,5 |
5 |
- |
|
Plano oficial a partir de 2002 |
2 |
2,5 |
5 |
- |
|
EFI |
8 |
Plano Oficial - LEFI 2003/2004 |
2 |
2,5 |
5 |
- |
|
Plano Oficial - LEFI |
2 |
2,5 |
5 |
- |
|
EIA |
27 |
Plano Oficial - LEIA |
2 |
2,5 |
5 |
- |
|
Plano oficial - 1º ao 3º ano |
2 |
2,5 |
5 |
- |
|
EPA |
5 |
Plano Oficial - LEPA 2003/2004 |
2 |
2,5 |
5 |
- |
|
Plano Oficial - LEPA |
2 |
2,5 |
5 |
- |
|
Plano oficial a partir de 2002 |
2 |
2,5 |
5 |
- |
|
Plano oficial - 4º ao 5º ano |
2 |
2,5 |
5 |
- |
|
Plano oficial - 1º ao 3º ano |
2 |
2,5 |
5 |
- |
|
Plano oficial a partir de 2002 |
2 |
2,5 |
5 |
- |
|
EPE |
9 |
Plano Oficial - LEPE |
2 |
2,5 |
5 |
- |
|
Plano oficial - 1º ao 3º ano |
2 |
2,5 |
5 |
- |
|
Plano oficial - 4º ao 5º ano |
2 |
2,5 |
5 |
- |
|
EPF |
17 |
Plano Oficial - LEPF |
2 |
2,5 |
5 |
- |
|
Plano oficial a partir de 2002 |
2 |
2,5 |
5 |
- |
|
EPI |
28 |
Plano Oficial - LEPI 2003/2004 |
2 |
2,5 |
5 |
- |
|
Plano Oficial - LEPI |
2 |
2,5 |
5 |
- |
|
Plano oficial - 4º ao 5º ano |
2 |
2,5 |
5 |
- |
|
Plano oficial - 1º ao 3º ano |
2 |
2,5 |
5 |
- |
|
Plano oficial a partir de 2002 |
2 |
2,5 |
5 |
- |
|
EPO |
11 |
Plano oficial - 1º ao 3º ano |
2 |
2,5 |
5 |
- |
|
Plano Oficial - LEPO |
2 |
2,5 |
5 |
- |
|
Plano oficial - 1º ao 3º ano |
2 |
2,5 |
5 |
- |
|
Plano oficial a partir de 2002 |
2 |
2,5 |
5 |
- |
|
FIL |
18 |
Plano Oficial - LFIL |
3 |
2,5 |
5 |
- |
|
Plano oficial 2003 - 1º ao 3º ano |
3 |
2,5 |
5 |
- |
|
GEO |
34 |
Plano Oficial - LGEO |
3 |
2,5 |
5 |
- |
|
4 |
Plano oficial 2003 - 1º ao 3º ano |
3 |
2,5 |
5 |
- |
|
HIS |
50 |
Plano Oficial - LHIS |
1 |
2,5 |
5 |
- |
|
2 |
3 |
4 |
Plano oficial - 4º ao 5º ano |
1 |
2,5 |
5 |
- |
|
2 |
Objetivos
Considerando a educação como projecto antropológico, esta disciplina procura analisar os processos de individuação e de subjectivação a partir dos contributos das várias perspectivas da antropologia – cultural, social, e filosófica. Assim, a partir da abordagem do pensamento de autores contemporâneos, procurar-se-á perspectivar diferentes concepções da Educação, a partir das quais se pretende repensar a figura do humano.
Programa
1. A educação como questão antropológica
1.1. A problemática da educabilidade: o homem como ser educável
1.1.1. Perfectibilidade, defectibilidade e plasticidade
1.2. Da possibilidade da educação: o optimismo, o pessimismo e o realismo pedagógicos
1.3. A educação como projecto antropológico
2. Dimensões antropológicas matriciais da educação contemporânea
2.1. Logos, Pólis e Paideia
2.2. Pessoa, Moral e Salvação
2.3. Razão, Progresso e Revolução
3. Sentidos da educação na configuração contemporânea do humano.
Alguns temas e problemas
3.1. Da educação e da utopia
3.1.1. Natureza antropológica da utopia
3.1.1.1. A função mobilizadora e crítica das utopias
3.1.2. Direitos Humanos e educação para a contemporaneidade
3.2. Da educação e da comunicação
3.2.1. A comunicação como problema: o assumir da tensão relacional
3.2.2. Comunicação, sentido e referência
3.2.3. Em busca de reconhecimento: consciência de si e abertura ao outro
3.3. Da educação e da arte
3.3.1. A experiência estética e a experiência educativa
3.3.2. Sensibilidade, sentimento e criatividade
3.3.3. Arte e vida: uma relação antropológica de sentido
Bibliografia Principal
A.A.V.V., O século da escola. Entre a utopia e a burocracia. Porto, Asa, 2001.
A.A.V.V., Filosofia da Educação: Temas e Problemas. Adalberto Dias de Carvalho (org .e coord.), Porto, Afrontamento, 2000.
A.A.V.V., A Educação e os limites dos direitos humanos. Adalberto Dias de Carvalho (org.), Porto, Porto Editora, 2000.
A.A.V.V., Diversidade e Identidade. Actas da 1ª Conferência Internacional de Filosofia da Educação. Adalberto Dias de Carvalho (coord.), Porto, Faculdade de Letras da Universidade do Porto, 1998.
BAPTISTA, Isabel, Ética e Educação. Estatuto ético da relação educativa. Porto, Universidade Portucalense, 1998.
BEST, David A racionalidade do sentimento. O papel das artes na educação. Porto, Asa, trad. M. Adosinda Cardoso Rocha, 1996.
BRUNER, Jerôme, Cultura da Educação, Lisboa, Edições 70, 2000.
Para uma Teoria da Educação, Relógio d’Água, 1999.
CARVALHO, A. D, A Educação como Projecto Antropológico. Porto, Afrontamento, 1993.
- Utopia e Educação, Porto, Porto Editora, 1994.
- A Contemporaneidade como Utopia. Porto, Afrontamento, 2000.
CLAUSSE, A., A Relatividade Educativa. Esboço de uma história e de uma filosofia da escola. Coimbra, Almedina, trad. Joaquim Ferreira Gomes, 1976.
COUTO, Maria João: Da Comunicação entre as diferenças. Reflexões em torno da educação social e do seu sentido contemporâneo. Porto, ed. fotocopiada, Gráfica da Faculdade de Letras da Universidade do Porto, 1996.
FULLAT, Octavi, Filosofias de la Educación. Paideia. Barcelona, Ediciones C.E.A.C., 1992.
- El pasmo de ser hombre. Barcelona, Editorial Ariel, 1995.
GARANDERIE, Antoine de La : Crítica da Razão Pedagógica. Lisboa, Instituto Piaget, trad. Joana Chaves, 2000.
HAMANN, Bruno, Antropología Pedagógica. Introducción a sus teorías, modelos y estruturas. Barcelona, Vicens Vives, versión castellana José M. Quintana, 1992 .
HAMELINE, Daniel, Courants et contre – courants dans la pédagogie contemporaine. E.S.F. Édition, 2000.
HOUSSAYE, Jean, (sous la dir.) Éducation et philosophie. Approches contemporaines. E.S.F. Éditeur.
JEAN, G., Cultura pessoal e acção pedagógica, Porto, Asa, 1990.
JOLIBERT, Bernard, Raison et Éducation. Paris, Éditions Klincksieck, 1987.
LAMIZET, Bernard, Les lieux de la communication, Liége, Mardaga, 1992.
LIPIANSKY, Edmond, M., Identité et Communication, Paris, PUF, 1992.
LYOTARD, Jean- François, Moralidades posmodernas. 2ª ed., Madrid, Editorial Tecnos, Trad. Augustin Izquierdo, 1998.
PEREIRA, Paula Cristina, Amor e Conhecimento. Reflexões em torno da razão pedagógica. Porto, Porto Editora, 2000.
SMART, Barry, A Pós-Modernidade. Mem Martins, Public. Europa – América, trad. Ana Paula Curado, 1993.
VILELA, Eugénia, Do Corpo Equívoco. Reflexões sobre a Verdade e a educação nas Narrativas Epistemológicas da Modernidade. Braga, Angelus Novus, 1998.
Bibliografia Complementar
a indicar pelo docente no decurso das aulas
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
aulas teórico/práticas e trabalhos de pesquisa
Software
não se exige nenhum em particular
Tipo de avaliação
Obtenção de frequência
conforme ponto 3 d)
Fórmula de cálculo da classificação final
- avaliação final
- avaliação final (75%) mais classificação obtida através da realização de trabalho(s) prático(s) (25%)
Provas e trabalhos especiais
- realização de trabalho(s) de pesquisa, individuais ou em grupo.
Avaliação especial (TE, DA, ...)
de acordo com as normas em vigor na FLUP
Melhoria de classificação
de acordo com as normas em vigor na FLUP
Observações
Língua de ensino: Português