Saltar para:
Logótipo
Comuta visibilidade da coluna esquerda
Você está em: Início > FLUP0322

Antropologia Educacional

Código: FLUP0322     Sigla: ANTEDU

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Via Ensino - Pedagogia e Filosofia da Educação
OFICIAL Formação Educacional

Ocorrência: 2004/2005 - 1S

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Secção Autónoma de Educação
Curso/CE Responsável: Filosofia

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
EAA 0 Plano Oficial - LEAA 2 2,5 5 -
3
EFA 3 Plano Oficial - LEFA 2003/2004 2 2,5 5 -
Plano Oficial - LEFA 2 2,5 5 -
Plano oficial - 4º ao 5º ano 2 2,5 5 -
Plano oficial - 1º ao 3º ano 2 2,5 5 -
Plano oficial a partir de 2002 2 2,5 5 -
EFI 8 Plano Oficial - LEFI 2003/2004 2 2,5 5 -
Plano Oficial - LEFI 2 2,5 5 -
EIA 27 Plano Oficial - LEIA 2 2,5 5 -
Plano oficial - 1º ao 3º ano 2 2,5 5 -
EPA 5 Plano Oficial - LEPA 2003/2004 2 2,5 5 -
Plano Oficial - LEPA 2 2,5 5 -
Plano oficial a partir de 2002 2 2,5 5 -
Plano oficial - 4º ao 5º ano 2 2,5 5 -
Plano oficial - 1º ao 3º ano 2 2,5 5 -
Plano oficial a partir de 2002 2 2,5 5 -
EPE 9 Plano Oficial - LEPE 2 2,5 5 -
Plano oficial - 1º ao 3º ano 2 2,5 5 -
Plano oficial - 4º ao 5º ano 2 2,5 5 -
EPF 17 Plano Oficial - LEPF 2 2,5 5 -
Plano oficial a partir de 2002 2 2,5 5 -
EPI 28 Plano Oficial - LEPI 2003/2004 2 2,5 5 -
Plano Oficial - LEPI 2 2,5 5 -
Plano oficial - 4º ao 5º ano 2 2,5 5 -
Plano oficial - 1º ao 3º ano 2 2,5 5 -
Plano oficial a partir de 2002 2 2,5 5 -
EPO 11 Plano oficial - 1º ao 3º ano 2 2,5 5 -
Plano Oficial - LEPO 2 2,5 5 -
Plano oficial - 1º ao 3º ano 2 2,5 5 -
Plano oficial a partir de 2002 2 2,5 5 -
FIL 18 Plano Oficial - LFIL 3 2,5 5 -
Plano oficial 2003 - 1º ao 3º ano 3 2,5 5 -
GEO 34 Plano Oficial - LGEO 3 2,5 5 -
4
Plano oficial 2003 - 1º ao 3º ano 3 2,5 5 -
HIS 50 Plano Oficial - LHIS 1 2,5 5 -
2
3
4
Plano oficial - 4º ao 5º ano 1 2,5 5 -
2

Objetivos

Considerando a educação como projecto antropológico, esta disciplina procura analisar os processos de individuação e de subjectivação a partir dos contributos das várias perspectivas da antropologia – cultural, social, e filosófica. Assim, a partir da abordagem do pensamento de autores contemporâneos, procurar-se-á perspectivar diferentes concepções da Educação, a partir das quais se pretende repensar a figura do humano.

Programa

1. A educação como questão antropológica
1.1. A problemática da educabilidade: o homem como ser educável
1.1.1. Perfectibilidade, defectibilidade e plasticidade
1.2. Da possibilidade da educação: o optimismo, o pessimismo e o realismo pedagógicos
1.3. A educação como projecto antropológico

2. Dimensões antropológicas matriciais da educação contemporânea
2.1. Logos, Pólis e Paideia
2.2. Pessoa, Moral e Salvação
2.3. Razão, Progresso e Revolução

3. Sentidos da educação na configuração contemporânea do humano.
Alguns temas e problemas
3.1. Da educação e da utopia
3.1.1. Natureza antropológica da utopia
3.1.1.1. A função mobilizadora e crítica das utopias
3.1.2. Direitos Humanos e educação para a contemporaneidade

3.2. Da educação e da comunicação
3.2.1. A comunicação como problema: o assumir da tensão relacional
3.2.2. Comunicação, sentido e referência
3.2.3. Em busca de reconhecimento: consciência de si e abertura ao outro

3.3. Da educação e da arte
3.3.1. A experiência estética e a experiência educativa
3.3.2. Sensibilidade, sentimento e criatividade
3.3.3. Arte e vida: uma relação antropológica de sentido

Bibliografia Principal

A.A.V.V., O século da escola. Entre a utopia e a burocracia. Porto, Asa, 2001.
A.A.V.V., Filosofia da Educação: Temas e Problemas. Adalberto Dias de Carvalho (org .e coord.), Porto, Afrontamento, 2000.
A.A.V.V., A Educação e os limites dos direitos humanos. Adalberto Dias de Carvalho (org.), Porto, Porto Editora, 2000.
A.A.V.V., Diversidade e Identidade. Actas da 1ª Conferência Internacional de Filosofia da Educação. Adalberto Dias de Carvalho (coord.), Porto, Faculdade de Letras da Universidade do Porto, 1998.
BAPTISTA, Isabel, Ética e Educação. Estatuto ético da relação educativa. Porto, Universidade Portucalense, 1998.
BEST, David A racionalidade do sentimento. O papel das artes na educação. Porto, Asa, trad. M. Adosinda Cardoso Rocha, 1996.
BRUNER, Jerôme, Cultura da Educação, Lisboa, Edições 70, 2000.
Para uma Teoria da Educação, Relógio d’Água, 1999.
CARVALHO, A. D, A Educação como Projecto Antropológico. Porto, Afrontamento, 1993.
- Utopia e Educação, Porto, Porto Editora, 1994.
- A Contemporaneidade como Utopia. Porto, Afrontamento, 2000.
CLAUSSE, A., A Relatividade Educativa. Esboço de uma história e de uma filosofia da escola. Coimbra, Almedina, trad. Joaquim Ferreira Gomes, 1976.
COUTO, Maria João: Da Comunicação entre as diferenças. Reflexões em torno da educação social e do seu sentido contemporâneo. Porto, ed. fotocopiada, Gráfica da Faculdade de Letras da Universidade do Porto, 1996.
FULLAT, Octavi, Filosofias de la Educación. Paideia. Barcelona, Ediciones C.E.A.C., 1992.
- El pasmo de ser hombre. Barcelona, Editorial Ariel, 1995.
GARANDERIE, Antoine de La : Crítica da Razão Pedagógica. Lisboa, Instituto Piaget, trad. Joana Chaves, 2000.

HAMANN, Bruno, Antropología Pedagógica. Introducción a sus teorías, modelos y estruturas. Barcelona, Vicens Vives, versión castellana José M. Quintana, 1992 .
HAMELINE, Daniel, Courants et contre – courants dans la pédagogie contemporaine. E.S.F. Édition, 2000.
HOUSSAYE, Jean, (sous la dir.) Éducation et philosophie. Approches contemporaines. E.S.F. Éditeur.
JEAN, G., Cultura pessoal e acção pedagógica, Porto, Asa, 1990.
JOLIBERT, Bernard, Raison et Éducation. Paris, Éditions Klincksieck, 1987.
LAMIZET, Bernard, Les lieux de la communication, Liége, Mardaga, 1992.
LIPIANSKY, Edmond, M., Identité et Communication, Paris, PUF, 1992.
LYOTARD, Jean- François, Moralidades posmodernas. 2ª ed., Madrid, Editorial Tecnos, Trad. Augustin Izquierdo, 1998.
PEREIRA, Paula Cristina, Amor e Conhecimento. Reflexões em torno da razão pedagógica. Porto, Porto Editora, 2000.
SMART, Barry, A Pós-Modernidade. Mem Martins, Public. Europa – América, trad. Ana Paula Curado, 1993.
VILELA, Eugénia, Do Corpo Equívoco. Reflexões sobre a Verdade e a educação nas Narrativas Epistemológicas da Modernidade. Braga, Angelus Novus, 1998.

Bibliografia Complementar

a indicar pelo docente no decurso das aulas

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

aulas teórico/práticas e trabalhos de pesquisa

Software

não se exige nenhum em particular

Tipo de avaliação

Obtenção de frequência

conforme ponto 3 d)

Fórmula de cálculo da classificação final

- avaliação final

- avaliação final (75%) mais classificação obtida através da realização de trabalho(s) prático(s) (25%)

Provas e trabalhos especiais

- realização de trabalho(s) de pesquisa, individuais ou em grupo.

Avaliação especial (TE, DA, ...)

de acordo com as normas em vigor na FLUP

Melhoria de classificação

de acordo com as normas em vigor na FLUP

Observações

Língua de ensino: Português
Recomendar Página Voltar ao Topo