Educação e Cidadania
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
OFICIAL |
Via Ensino - Pedagogia e Filosofia da Educação |
Ocorrência: 2004/2005 - 2S
Ciclos de Estudo/Cursos
Sigla |
Nº de Estudantes |
Plano de Estudos |
Anos Curriculares |
Créditos UCN |
Créditos ECTS |
Horas de Contacto |
Horas Totais |
EAA |
0 |
Plano Oficial - LEAA |
2 |
2,5 |
5 |
- |
|
3 |
EFA |
4 |
Plano Oficial - LEFA |
3 |
2,5 |
5 |
- |
|
Plano oficial - 4º ao 5º ano |
3 |
2,5 |
5 |
- |
|
Plano oficial - 1º ao 3º ano |
3 |
2,5 |
5 |
- |
|
EFI |
2 |
Plano Oficial - LEFI |
3 |
2,5 |
5 |
- |
|
EIA |
13 |
Plano Oficial - LEIA |
3 |
2,5 |
5 |
- |
|
Plano oficial - 1º ao 3º ano |
3 |
2,5 |
5 |
- |
|
EPA |
4 |
Plano Oficial - LEPA |
2 |
2,5 |
5 |
- |
|
EPE |
7 |
Plano Oficial - LEPE |
2 |
2,5 |
5 |
- |
|
EPF |
15 |
Plano Oficial - LEPF |
2 |
2,5 |
5 |
- |
|
EPI |
35 |
Plano Oficial - LEPI |
2 |
2,5 |
5 |
- |
|
EPO |
13 |
Plano Oficial - LEPO |
2 |
2,5 |
5 |
- |
|
FIL |
19 |
Plano Oficial - LFIL |
3 |
2,5 |
5 |
- |
|
GEO |
33 |
Plano Oficial - LGEO |
3 |
2,5 |
5 |
- |
|
4 |
HIS |
40 |
Plano Oficial - LHIS |
1 |
2,5 |
5 |
- |
|
2 |
3 |
4 |
Objetivos
(Carga horária: 4 horas semanais)
Nesta disciplina, perspectivar-se-á a articulação entre o direito à educação e os Direitos do Homem como núcleo fundamental da reflexão sobre a educação enquanto direito social e humano. Neste contexto, equacionando-se os desafios colocados à educação para o século XXI, sensibilizar-se-ão os alunos para as tensões existentes no mundo contemporâneo, problematizando, nomeadamente, a noção de sociedade educativa e a questão da construção da cidadania.
Programa
1. Matrizes culturais da educação contemporânea.
1.1. A matriz gregra
1.2. A matriz judaico-cristã
1.3. A matriz liberal
2. Educação, Sociedade e Valores
2.1. Educação e democracia: facticidade e idealidade da educação e da democracia.
2.1.1. A educação como universal antropológico
2.1.2. A democracia como valor
2.2. A dimensão ética da realidade socio-política: a referência crucial dos direitos humanos.
2.3. A educação enquanto direito social e humano
2.3.1. Educar para os direitos humanos.
2.4. A institucionalização da educação: a escola como lugar de formação humana
2.4.1. Emile Durkheim - a valorização da função da escola na sociedade e na formação do indivíduo.
2.4.2. Ivan Illich - o ideal de criação de uma sociedade desescolarizada.
2.4.3. Pierre Bourdieu e Jean-Claude Passeron - uma teoria geral das condições da dissimulação da acção de violência simbólica.
3. A construção da cidadania
3.1. Entre o universal e o particular: a contingência
3.2. Individualismo, autonomia e participação
3.3. Os desafios lançados à educação para o século XXI
3.3.1. As tensões económicas, políticas e sociais no mundo contemporâneo.
3.3.2. Da sociedade da informação à sociedade educativa.
3.3.3. Reconfiguração do papel do professor na sociedade contemporânea.
Bibliografia Principal
BIBLIOGRAFIA:
A.A V.V. , A Educação do Futuro, o Futuro da Educação, Porto, Ed. Asa, 1996.
A.A V.V. , Educação, um Tesouro a Descobrir, Porto Ed., Asa, 1996.
A.A. V.V, O século da Escola. Entre a Utopia e a burocracia, Porto, Ed.Asa, 2001.
AMILBURU, M. Garcia, Aprendiendo a ser humanos. Una Antropología de la Educación, Navarra, EUNSA, 1996.
ANDRADE, Julio Vaz, Os valores na formação pessoal e social, Lisboa,Texto Editora, 1992.
BOBBIO, Norberto, O Futuro da Democracia, Lisboa, Publicações D. Quixote, 1988.
BOURDIEU, P.; Passeron, J.C., A Reprodução. Lisboa, Ed. Veja, s/d.
BOURDIEU, P., “Reprodução cultural e Reprodução social”, in Sociologia da Educação, vol.I, (org. Sérgio Grácio), Lisboa, Ed. Livros Horizonte, 1982.
CAMPS, Victoria, : Los valores de la Educación. Madrid, Anaya, 3ªed., 1994.
CARVALHO, Adalberto Dias de, (org.) A Educação e os limites dos direitos humanos, Porto, Porto Editora, 2000.
CARVALHO, Adalberto Dias de, A Contemporaneidade como Utopia, Porto, Ed. Afrontamento, 2000.
CORTINA, Adela, La ética de la sociedad civil, Madrid, Anaya, 1994.
DELACAMPAGNE, Christian, De l’indifférence. Essai sur la Banalisation du Mal. Paris, Odile Jacob, 1998.
Bibliografia Complementar
a indicar pelo docente
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
aulas teórico/práticas mais trabalho de pesquisa
Software
não se exige nenhum em particular
Tipo de avaliação
Obtenção de frequência
conforme ponto 3 d)
Fórmula de cálculo da classificação final
- avaliação final
- avaliação final (75%) mais classificação obtida através de realização de trabalho(s) prático(s) (25%)
Provas e trabalhos especiais
realização de trabalhos de pesquisa, individuais ou em grupo.
Avaliação especial (TE, DA, ...)
de acordo com as normas de avaliação em vigor na FLUP
Melhoria de classificação
de acordo com as normas em vigor na FLUP
Observações
Língua de Ensino: Português