Latim II
Ocorrência: 2004/2005 - 2S
Ciclos de Estudo/Cursos
Sigla |
Nº de Estudantes |
Plano de Estudos |
Anos Curriculares |
Créditos UCN |
Créditos ECTS |
Horas de Contacto |
Horas Totais |
EPA |
23 |
Plano Oficial - LEPA 2003/2004 |
1 |
2,5 |
5 |
- |
|
Plano Oficial - LEPA |
1 |
2,5 |
5 |
- |
|
Plano oficial a partir de 2002 |
1 |
2,5 |
5 |
- |
|
Plano oficial - 4º ao 5º ano |
1 |
2,5 |
5 |
- |
|
Plano oficial - 1º ao 3º ano |
1 |
2,5 |
5 |
- |
|
Plano oficial a partir de 2002 |
1 |
2,5 |
5 |
- |
|
EPE |
13 |
Plano Oficial - LEPE |
1 |
2,5 |
5 |
- |
|
Plano oficial - 1º ao 3º ano |
1 |
2,5 |
5 |
- |
|
EPF |
50 |
Plano Oficial - LEPF |
1 |
2,5 |
5 |
- |
|
Plano oficial a partir de 2002 |
1 |
2,5 |
5 |
- |
|
EPI |
119 |
Plano Oficial - LEPI 2003/2004 |
1 |
2,5 |
5 |
- |
|
Plano Oficial - LEPI |
1 |
2,5 |
5 |
- |
|
Plano oficial - 4º ao 5º ano |
1 |
2,5 |
5 |
- |
|
Plano oficial - 1º ao 3º ano |
1 |
2,5 |
5 |
- |
|
Plano oficial a partir de 2002 |
1 |
2,5 |
5 |
- |
|
EPO |
20 |
Plano oficial - 1º ao 3º ano |
1 |
2,5 |
5 |
- |
|
Plano Oficial - LEPO |
1 |
2,5 |
5 |
- |
|
Plano oficial - 1º ao 3º ano |
1 |
2,5 |
5 |
- |
|
Plano oficial a partir de 2002 |
1 |
2,5 |
5 |
- |
|
Objetivos
- Conhecimento das estruturas gramaticais básicas da língua latina (morfológicas e sintácticas);
- Aplicação desse conhecimento à tradução de textos com um grau progressivo de dificuldade.
Programa
1. Morfologia
1.1 Flexão nominal
1.1.1Graus dos adjectivos.
1.2 Flexão verbal
1.2.1 Supino.
1.2.2 Outras formas nominais: particípios e infinitivos perfeito e futuro.
1.2.3 Perfectum (modo indicativo: voz activa e passiva).
1.2.4 Conjuntivo (infectum).
1.2.5 Verbos depoentes.
2. Sintaxe
2.1 Subordinação
2.1.1 orações completivas:
2.1.1.1 conjuncionais: ut e ne + conjuntivo.
2.1.1.2 não-conjuncionais: infinitivas e interrogativas indirectas.
2.1.2 orações circunstanciais: finais.
2.2 O conjuntivo em orações independentes.
2.3 O ablativo absoluto.
3. Tradução de textos de autores latinos (textos originais e versões adaptadas).
Bibliografia Principal
LÍNGUA
ERNOUT, A. – MEILLET, A., Dictionnaire Etymologique de la Langue Latine, Paris, Klincksieck, 1932.
ERNOUT, A. – THOMAS, F., Syntaxe Latine, Paris, Klincksieck, 1972- 3ª ed.
FERREIRA, A.G., Dicionário de Latim-Português, Porto, Porto Editora, s.d.
Dicionário de Português- Latim, Porto, Porto Editora, 1976.
FIGUEIREDO, J.N., - ALMENDRA, M.A., Compêndio de Gramática Latina, Porto, Porto Ed., 1977.
FONSECA, C.A., Sic itur in Vrbem. Iniciação ao Latim, Coimbra, IEC, 1992-6ª ed.
GAFFIOT, F., Dictionnaire Illustré Latin-Français, Paris, Hachette, 1978.
HAMMOND, N.G.L. – SCULLARD, H.H., Oxford Latin Dictionary, Oxford, Clarendon Press, 1968-1982.
TORRINHA, F., Dicionário Latino-Português, Porto, Porto Ed., 1942-2ªed.
Dicionário Português- Latino, Porto, Ed. Domingos Barreira, 1939-2ªed.
LITERATURA E CULTURA
BAYET, J., Littérature Latine, avec col. de NOUGARET, L. et BORIAUD, J.Y., Paris, Armand Colin, 1965.
HAMMOND, N.G.L. – SCULLARD, H.H., Oxford Classical Dictionary, Oxford, OUP, 1987.
KENNEY, E.J. & CLAUSEN, W.V. (ed.), The Cambridge History of Classical Literature II – Latin Literature, Cambridge Univ. Press, 1982.
PARATORE, E., História da Literatura Latina, Lisboa, F.C.G. 1987.
ROCHA PEREIRA, M.H., Estudos de História da Cultura Clássica, vol. II: Cultura Romana, Lisboa, F.C.G., 2002-3ª ed..
TAPLIN, O., Literature in the Roman World, Oxford Univ. Press, 2001.
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
Aulas teorico-práticas.
Tipo de avaliação
Obtenção de frequência
Média positiva nos dois testes escritos
ou
positiva no exame final.
Fórmula de cálculo da classificação final
Dois testes escritos - 50% cada.
Exame final - 100%.
Provas e trabalhos especiais
Não se aplica.
Avaliação especial (TE, DA, ...)
Não se aplica.
Melhoria de classificação
De acordo com as regras em vigor na FLUP.
Observações
Língua de ensino - Português.