Saltar para:
Logótipo
Comuta visibilidade da coluna esquerda
Você está em: Início > FLUP0106

Literatura de Expressão Alemã II

Código: FLUP0106     Sigla: LEXAL2

Ocorrência: 2004/2005 - 2S

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de Estudos Germanísticos
Instituição Responsável: Faculdade de Letras

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
EA 0 Plano Oficial - LEA 2 2,5 5 -
EE 2 Plano Oficial - LEE 3 2,5 5 -
4
Plano oficial a partir de 2002 3 2,5 5 -
EEFA 0 Plano Oficial - LEEFA 3 2,5 5 -
EEFI 0 Plano Oficial - LEEFI 3 2,5 5 -
EEIA 0 Plano Oficial - LEEIA 3 2,5 5 -
EFA 4 Plano Oficial - LEFA 2003/2004 2 2,5 5 -
Plano Oficial - LEFA 2 2,5 5 -
Plano oficial - 4º ao 5º ano 2 2,5 5 -
Plano oficial - 1º ao 3º ano 2 2,5 5 -
Plano oficial a partir de 2002 2 2,5 5 -
EIA 35 Plano Oficial - LEIA 2 2,5 5 -
EPA 8 Plano Oficial - LEPA 2003/2004 2 2,5 5 -
Plano Oficial - LEPA 2 2,5 5 -
Plano oficial a partir de 2002 2 2,5 5 -
Plano oficial - 4º ao 5º ano 2 2,5 5 -
Plano oficial - 1º ao 3º ano 2 2,5 5 -
Plano oficial a partir de 2002 2 2,5 5 -

Objetivos

Apuramento das competências crítico-literárias e histórico-culturais dos estudantes.

Programa

“A literatura de expressão alemã: 1933-1980”


0. Objectivos gerais e específicos da disciplina.
1. O horizonte literário em 1933.
2. A literatura do período de 1933 a 1945.
2.1. A literatura no exílio.
2.1.1. Klaus Mann, Letztes Gespräch
2.1.2. O teatro épico-dialéctico: Bertolt Brecht, Mutter Courage und ihre Kinder
2.1.3. Lírica de Bertolt Brecht
2.2. A literatura no “Terceiro Reich”.
2.2.1. A lírica nacional-socialista: Gerhard Schumann.
2.2.2. A “Innere Emigration”.
3. Do Após-Guerra a 1980.
3.1. A literatura da experiência da Guerra:
3.1.1. O conto: Wolfgang Borchert.
3.1.2. A lírica: Paul Celan.
3.2. Três décadas de literatura alemã.
3.2.1. Os anos cinquenta e a reconstrução social: Heinrich Böll, An der Brücke.
3.2.2. Os anos sessenta e a divisão alemã: Christa Wolf, Der geteilte Himmel
3.2.3. Os anos setenta e a redescoberta do indivíduo: Peter Handke, Wunschloses Unglück

Bibliografia Principal

a) Textos literários:
Brecht, Bertolt, Mutter Courage und ihre Kinder, Frankfurt: Suhrkamp (edition suhrkamp 49).
Handke, Peter, Wunschloses Unglück, Frankfurt: Suhrkamp (suhrkamp taschenbuch 146).
Wolf, Christa, Der geteilte Himmel, München: Deutscher Taschenbuchverlag (dtv 581).

Os restantes textos a analisar serão policopiados.

b) Textos críticos:
Baumann, Barbara e Brigitta Oberle: Deutsche Literatur in Epochen, München, Hueber, 1985.
Best, Otto e A. Schmidt, Deutsche Literatur in Text und Darstellung, Stuttgart, Reclam, 1979.
Beutin, Wolfgang et alii, Deutsche Literaturgeschichte. Von den Anfängen bis zur Gegenwart, Stuttgart, Metzler, 1979.
Boor, Helmut de e Richard Newald (Begr.), Geschichte der deutschen Literatur von den Anfängen bis zur Gegenwart, München, Beck.
Grabert, W., Geschichte der deutschen Literatur, München, Bayerischer Schulbuch, 1971.
Rothmann, Kurt, Kleine Geschichte der deutschen Literatur, Stuttgart, Reclam, 1985.
Valentin, Gerold, Deutsche Dichtung. Kleine Geschichte unserer Literatur, München, Schoningh, 1971.
Zmegac, Viktor (Hrsg.), Geschichte der deutschen Literatur vom 18. Jahrhundert bis zur Gegenwart, Königstein / Ts., Athenäeum, 1979.


A bibliografia crítica específica de cada ponto do programa será indicada no decurso do semestre.

Bibliografia Complementar

Os textos de leitura complementar serão indicados no decurso do semestre.

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Apresentação preliminar dos contextos de produção e dos autores em estudo. Análise e interpretação subsequentes das obras seleccionadas. Privilégio da componente teórico-prática, pelo fomento da participação activa dos estudantes

Software

Utilização pontual de documentos referentes aos pontos do programa em cassete de vídeo e cassete de audio.

Tipo de avaliação

Avaliação por exame final

Obtenção de frequência

Não se aplica.

Fórmula de cálculo da classificação final

A classificação final constitui a soma das classificações obtidas nas questões do teste.

Provas e trabalhos especiais

Nãon se aplica

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Não se aplica

Melhoria de classificação

De acordo com as normas do Conselho Pedagógico.

Observações

Não se aplica
Recomendar Página Voltar ao Topo