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Cursos

Licenciatura em Ciências da Educação

Dados Gerais

Código Oficial: 9026
Sigla: LCED

Diplomas

  • Licenciatura em Ciências da Educação (180 Créditos ECTS)

Concursos Nacionais

Média de acesso do último colocado nos últimos 5 anos

2010 2011 2012 2013 2014
- - - 135,5 139

Nº Clausus / Vagas

Regime Fase Nº Clausus / Vagas
Regime Geral 1 54
As candidaturas e os prazos são da responsabilidade da Direcção-Geral do Ensino Superior.

Concursos Locais

Prazos de Candidaturas e Vagas

Edição Concursos por Regime Regime Vagas Prazos
Concurso especial - estudante internacional Concurso especial - estudante internacional 10 2015-07-20 a 2015-08-07

Unidades Curriculares

Introdução às Ciências da Educação

E100 - ECTS

Os objetivos nesta unidade curricular são os seguintes:

a) Refletir sobre o contributo da educação na construção e afirmação dos seres humanos; b) relacionar a afirmação da emergência da escola de massas com as transformações históricas e civilizacionais subsequentes à Modernidade; c) relacionar os vínculos epistemológicos entre o positivismo e a emergência da área das Ciências da Educação; d) refletir sobre o desenvolvimento das Ciências da Educação como uma área abrangente e multirreferencial.

Introdução às Ciências Sociais

E101 - ECTS

Esta unidade curricular constitui-se como um momento de iniciação ao conhecimento nas Ciências Sociais, esboçando, ao mesmo tempo, linhas de complementaridade com as disciplinas deste primeiro semestre e de continuidade com as demais do plano de estudos subsequente.

Deste modo, definem-se os seguintes objectivos para a UC:

a) comunicar perspetivas teoricas e conceitos essenciais ao entendimento do ser humano como um ser bio-socio-cultural;

b) comunicar perspetivas teóricas e conceitos essenciais ao entendimento da ciência como uma forma particular de conhecimento e como prática científica

c) chamar à atenção para os procedimentos específicos de carácter epistemológico, teórico, metodológico e ético

d) situar socio-historicamente a construção das Ciências Naturais e a emergência das Ciências Sociais, e alguns dos debates mais persistentes  

e) contribuir para a construção de uma mentalidade que percepcione os fenómenos educativos como fenómenos sociais e como expressões particulares de processos sociais mais gerais, usando a História, Antropologia e Sociologia

f) mobilizar temáticas emergentes da realidade social que permitam reflectir sobre a especificidade da realidade humana enquanto realidade social, ensaiando a ruptura epistemológica com explicações de tipo naturalista, idealista e etnocentrist

g) estimular o desenvolvimento da imaginação sociológica

h) adoptar metodologias de trabalho com responsabilidade, autonomia, cooperação;

i) iniciar o contacto com procedimentos académicos formais 

Laboratório Multimédia e Educação

E108 - ECTS

1. Aprofundar a fulcralidade do multimédia na educação
2. Desenvolver algumas competências de domínio informático.
3. Melhorar a capacidade de comunicar com recurso ao multimédia.
4. Manejar, planear e utilizar recursos digitais e outras ferramentas educativas para o ensino.
5. Promover competências gerais de natureza cognitiva, prática, de decisão, de comunicação e de desenvolvimento profissional e intelectual autónomo.
6. Ampliar o leque de valências de colaboratividade.
7. Melhorar e adquirir novas competências de manuseamento de plataformas digitais de aprendizagem e de ferramentas “web 2.0”.
8. Promover, de uma forma geral, o uso de tecnologias de informação e comunicação para fins educativos.

Psicologia do Desenvolvimento

E106 - ECTS
  1. Dispor de conhecimentos básicos acerca da organização dos sistemas de regulação que influenciam os processos do desenvolvimento psicológico e determinam a emergência das diferenças interpessoais nas trajetórias de vida dos indivíduos.
  2. Compreender os padrões de mudança do funcionamento psicológico ao longo das várias fases do desenvolvimento com ênfase particular nos domínios cognitivo, social e emocional.
  3. Identificar comportamentos e habilidades que assinalam os grandes marcos do desenvolvimento humano ao longo de todo o ciclo vital.
  4. Desenvolver competências para aplicar o conhecimento sobre os processos desenvolvimentais na análise do funcionamento humano nos contextos reais de atividade e participação.
  5. Adquirir competências de procura, seleção e organização da informação que permita aprofundar, de forma autodirigida ou autónoma, conteúdos específicos de conhecimento relacionados com o desenvolvimento psicológico humano.

SIMF: Contextos de Trabalho em Educação e Mediação

E107 - ECTS Com esta uc procura-se dar a conhecer campos e experiências profissionais dos graduados em Ciências da Educação segundo as diferentes áreas de pré-especialização profissional previstas no programa. Pretende-se, por este intermédio, efetuar uma primeira abordagem ao campo de trabalho, suscetível de clarificar para os estudantes aquilo que são contextos e situações de trabalho no âmbito das Ciências da Educação.

Comunicação e Relação Humana

E204 - ECTS

A unidade curricular focaliza a Comunicação Interpessoal, referindo-se a pessoas envolvidas em processos de comunicação, iniciando, mantendo e terminando relações. O seu desenvolvimento é informado pela Psicologia, pela Psicologia Social, pela Psicossociologia e pela Sociologia do actor. Visa-se promover a compreensão do papel da comunicação interpessoal na acção social e na investigação e desenvolver capacidades de análise de situações de comunicação interpessoal; visa-se, ainda, o desenvolvimento de competências de comunicação relevantes na mediação e a promoção do desenvolvimento pessoal e social.

 

Expressões e Dinâmica de Grupos

E207 - ECTS

O programa assegura a compreensão do papel e importância das Expressões, Educação pela Arte, Aspetos Relacionais e DG, em processos Educacionais e numa Cidadania participada.

Apresenta condições pedagógicas para o perfil de competências em torno do desenvolvimento pessoal e social dos estudantes, futuros promotores de maturação e mudança.

Os conteúdos são veículos que visam alcançar os obj através de vivências, da reflexão e do debate.

Os estudantes são continuamente expostos à experiência de integrarem um Grupo em Desenvolvimento (turma/pequeno grupo/díade/grupo singular), associando noções práticas e teóricas, promovendo o desenvolvimento de competências e obj da UC e da LCE:

a)     capacidades de leitura de distintas realidades, aplicação de conhecimentos adquiridos, intervenção adequada

b)     saber recolher, analisar e interpretar informação pertinente tendo em conta aspetos sociais, científicos e éticos relevantes

competências de aprendizagem, comunicação e animação face a diversos públicos

História da Educação Contemporânea

E200 - ECTS

A unidade curricular introduz as/os estudantes na problemática teórica e prática da História da Educação, como domínio científico integrante das Ciências da Educação. Numa perspectiva sócio-cultural, analisa a passagem da educação do espaço doméstico para o público, os interesses que se moveram a favor e contra a escola pública, a circulação e a apropriação de discursos pedagógicos, o modo como se concretizaram no contexto português. É enfatizada a cultura material escolar como parte da herança cultural.

 

Oficina de Escrita

E208 - ECTS

A UC de Oficina de Escrita, procurando dar resposta a diferentes objectivos de formação dos/estudantes, representa uma unidade privilegiada para o contacto e o trabalho autónomo dos/as estudantes em torno de preocupações de natureza narrativa, projectiva e argumentativa das práticas de escrita. À luz deste princípio, a presente UC procura constituir-se num espaço alargado de formação, cujas dinâmicas favoreçam a emergência de uma relação com a escrita subjectivamente situada, mas construída à luz das suas potencialidades de aprendizagem para o campo da produção textual de tipo argumentativo e crítico. Após um primeiro bloco de aulas que tem em vista abrir e diversificar o universo das práticas de escrita, dar-se-á atenção, posteriormente, à produção escrita orientada para um exercício académico, cujo ensaio tem por objectivo desenvolver o conjunto de capacidades argumentativas que se implicam na escrita de contexto académico.
Objectivos:
- Reflectir sobre a diversidade de operações que se implicam nos processos de escrita;
- Realizar e partilhar diferentes actividades de escrita, atendendo à sua importância sob o ponto de vista pessoal, crítico e académico;
- Investir em modos pessoais de escrita, com especial tónica nas suas dimensões narrativas, autobiográficas, projectivas, criativas, argumentativas e críticas;
- Escrever textos através do recurso a exercícios individuais e de grupo;
- Contactar com as especificidades/tipologias de textos académicos e suas ordens produtivas.

Psicologia da Educação

E206 - ECTS
  1. Ler e analisar textos de referência, no domínio da Psicologia da Educação, relacionados com as temáticas do programa da unidade curricular;

  2. Refletir, individualmente e em grupo, sobre textos, narrativas e casos relacionados com o domínio da relação entre educação e aprendizagem;

  3. Animar e participar em fóruns, presenciais e virtuais, que permitam promover momentos de partilha e de reflexão sobre questões entendidas como pertinentes no domínio da relação entre educação e aprendizagem;

  4. Refletir, individualmente e em grupo, sobre narrativas e casos relacionados com a problemática da relação pedagógica;

  5. Animar e participar em fóruns, presenciais e virtuais, que permitam promover momentos de partilha e de reflexão sobre questões entendidas como pertinentes no domínio da relação pedagógica;

  6. Produzir trabalhos escritos, individualmente e em grupo, que tanto constituam a memória dos processos de aprendizagem, como o repositório dos projetos de reflexão dos estudantes.

Mediação Social e Trabalho Educativo

E310 - ECTS A unidade curricular visa proporcionar a aquisição de conhecimentos, o desenvolvimento de competências e a análise e reflexão sobre contextos profissionais e situações no domínio da mediação socieducativa e da formação, contribuindo para a configuração do perfil do Licenciado em Ciências da Educação. Privilegia-se uma abordagem multireferencial da formação, a partir de contributos concetuais, sobretudo da sociologia e da psicossociologia, estabelecendo-se interfaces com as problemáticas da cognição, da comunicação e da relação humana e das políticas organizacionais e educativas.




Metodologias de Investigação: Laboratório de Metodologias Qualitativas

E309 - ECTS

 

Esta unidade curricular pretende dotar os/as estudantes de conhecimentos que lhes permitam investigar os fenómenos sociais e educativos, construindo coerências e pertinências epistemológicas, teóricas, metodológicas e analíticas no processo de investigação. Pretende-se debater a natureza do conhecimento científico e da verdade na sua articulação com o processo de investigação científica.  Entende-se que este é um espaço onde podem refletir sobre os processos de produção de conhecimento científico e da investigação enquanto prática social.

 

Para tal, esta unidade curricular constitui-se como um espaço que articula a discussão de propostas paradigmáticas (e políticas) de produção de conhecimento científico, e o exercício de aplicação de conhecimentos teórico metodológicos. Pretende-se que, a partir das experiências e situações vividas pelos/as estudantes em contexto de investigação, se discutam os dilemas éticos e técnicos que surgem da pesquisa sobre realidades socioeducativas contemporâneas.



 
 

Psicossociologia da Formação de Adultos

E302 - ECTS

Assumindo a formação de adultos como um campo importante de intervenção e investigação no domínio das CE e de trabalho dos licenciados em CE, a UC Psicossociologia da Formação de Adultos propõe-se:
- promover o conhecimento e reflexão sobre os contributos teóricos e práticos da psicossociologia no campo da educação e formação de adultos;
- problematizar, construir e desenvolver grelhas de leitura críticas e abrangentes em educação e formação de adultos,  discutindo a sua relação com diferentes contextos sócio-políticos e institucionais;
- equacionar a conceção, implementação e desenvolvimento de projetos de formação, o exercício profissional em educação e formação de adultos, os contextos de formação e os adultos em formação.

 






 

Sociologia da Educação

E307 - ECTS

O programa centra a sua atenção na problematização da relação entre juventude, igualdade de oportunidades/igualdade de condições e cidadania, à luz de várias contribuições teóricas, como os processos de reprodução social e cultural, de produção cultural, das teorias de género, diversidade e relações étnicas, de exclusão social e escolar. Pretende-se compreender as diversas maneiras como as instituições educativas formais e não-formais contribuem para construir identidades particulares e legitimar formas dominantes de conhecimento. Igualmente se focará a forma como agentes educativos manipulam, negoceiam ou resistem a essas mesmas identidades, pondo em questão as formas dominantes do saber. Uma reflexão sobre formas alargadas de cidadania procura ser um eixo estruturante do programa.
O processo de construção de uma pequena narrativa biográfica, em permanente diálogo com as discussões teóricas e concetuais, constitui a oportunidade de articulação crítica e sustentada com conceitos, obras, filme e autores/as trabalhados e discutidos nas aulas. Deste modo, obras de referência da realidade social e educativa, que possam constituir um campo para o exercício do olhar e de modos de trabalho de pesquisa sociológica são mobilizadas.


Objectivos de aprendizagem
- identificar problemáticas sócio-educativas, sobretudo relativas a igualdade de Oportunidades, juventude e cidadanias, para a produção de políticas e práticas de inclusão;
- identificar perspectivas sociológicas de educação relevantes a partir de contribuição de autores/as seminais nesta área;
- analisar situações e acções educativas formais (e não formais), mobilizando capacidades de leitura das realidades sociais e educativas na sua complexidade.
- elaborar uma pequena narrativa biográfica (método biográfico) procurando dar corpo a problemáticas trabalhadas na UC
- construir uma postura interpretativa da produção narrativa sobre a realidade social e educativa e processos de mudança social

Teoria e Desenvolvimento do Currículo

E308 - ECTS

 

A UC, “Teoria e Desenvolvimento do Currículo”, estrutura-se em torno de duas dimensões: uma, que se prende com a aquisição de um conhecimento nesta área do saber; outra, que diz respeito aos processos de formação e ao desenvolvimento de competências de análise e de intervenção crítica. Neste sentido, os objetivos da UC são:

Adquirir conceitos, teorias e paradigmas que integram a área da educação e do currículo;

- Construir um pensamento crítico, e teoricamente fundamentado, sobre o currículo no Sistema Educativo Português

- Problematizar o papel do mediador socioeducativo em contextos de educação formal e não formal

-Produzir análises sustentadas sobre a organização do sistema Educativo Português

-Analisar temas/textos e organizar a sua apresentação à turma

- Dinamizar debates temáticos com a turma

 

 

Avaliação em Educação e Formação

E414 - ECTS

-Compreender conceitos fundamentais da avaliação.

-Problematizar a avaliação nas suas múltiplas funções e finalidades.

-Conhecer modalidades e perspectivas de avaliação.

-Analisar a pertinência de diferentes modelos de avaliação face ao objecto que se avalia.

-Discutir implicações e consequências da mobilização de processos de avaliação de natureza diversa.

Conceção e Gestão de Projetos

E416 - ECTS A unidade curricular (UC) “Conceção e Gestão de Projetos, inserida no 1º ciclo em Ciências da Educação orientado para a formação de licenciados/as com um perfil profissional de Mediadores/as Socioeducativos/as e da Formação, organiza-se de modo a propiciar condições e situações de aquisição de conhecimentos sobre a conceção de projetos e modos de os gerir. A par da obtenção destes conhecimentos, a UC recorre a processos metodológicos que favoreçam o desenvolvimento de competências de intervenção neste domínio e nos diversos campos que traduzem a ação da mediação socioeducativa.
A UC tem assim os seguintes OBJETIVOS de aprendizagem:
- adquirir saberes no domínio de conceitos, teorias e modelos de conceção e gestão de projetos;
- equacionar diferentes contextos e modelos de mediação socioeducativa e de formação;
- compreender a importância de projetos que adequadamente articulem os seus diversos elementos (objetivos, problemas, situações, ações, estratégias, recursos, modos de avaliação, calendarização, …);
- conhecer projetos de intervenção socioeducativa relevantes para o desenvolvimento profissional nesta área educacional;
- mobilizar conhecimentos em desenhos de projetos de mediação adequados à diversidade de situações e dos contextos socioeducativos e de formação;
- avaliar projetos relativos a diferentes contextos socioeducativos e de formação.

A UC pretende contribuir para o desenvolvimento das seguintes COMPETÊNCIAS:
- tomar posição, sustentada, democrática e ética, face a projetos educacionais e de formação instituídos;
- intervir tendo em conta interesses e necessidades dos contextos, das organizações, das comunidades e das pessoas que as constituem.

Metodologias de Investigação: Laboratório de Metodologias Quantitativas

E415 - ECTS

Este laboratório visa complementar a formação dos alunos no domínio das metodologias de investigação, na continuidade das disciplinas de Epistemologia e Metodologia de Investigação em Educação, propiciando o conhecimento e domínio de metodologias quantitativas de investigação através do envolvimento dos estudantes na realização de pequenos estudos de investigação sobre questões educativas relevantes.

Oficina de Mediação de Conflitos

E417 - ECTS

Objectivos: esta UC visa proporcionar às/aos estudantes uma compreensão alargada do conflito e da sua gestão, com uma ênfase nos processos de mediação. Pretende igualmente identificar e discutir potencialidades e limitações da mediação enquanto mecanismo de gestão da mudança e da conflitualidade sociais, em particular naquilo que se refere aos contextos formativos. Para além da área específica da gestão de conflitos, são mobilizados saberes da filosofia, psicologia, sociologia e história.
Esta unidade curricular, como se depreende da sua designação, comporta uma dimensão bastante prática, orientada para o treino de competências de negociação e mediação (sendo que se entende a mediação como uma negociação assistida/apoiada por um terceiro independente, ie, o mediador). Os seus conteúdos programáticos procuram dar conta desta dimensão. Assim, as primeiras aulas (onde se explanam os 3 primeiros pontos do programa), lidam com questões histórico-filosóficas e problemas conceptuais relacionados com as transformações nas definições de conflito e justiça. De seguida, progressivamente, os conteúdos programáticos vão assumindo um carácter mais operacional. São estes conteúdos programáticos que ocupam a maioria das aulas previstas (cerca de 75% delas), o que procura ser coerente com os objectivos, muito operacionais, que estão definidos para esta unidade curricular.

Organizações e Administração Educacional

E401 - ECTS

Nesta UC espera-se que o estudante seja capaz de demonstrar capacidades de:

Domínio do conhecimento sobre Organizações e Administração Educacional;

Mediar processos de intervenção social e educativa nas organizações construindo as sinergias necessárias ao seu desenvolvimento e impacto;

Acompanhar e executar tarefas de formação tendo em conta a mudança organizacional no impacto da formação;
Acompanhar e executar tarefas de investigação tendo em conta o contexto organizacional promovendo a mudança e a mediação social e educativa;
Analisar fenómenos e ideologias organizacionais e administrativas da Educação em Portugal (em contextos não escolares e escolares);

Identificar e aplicar diferentes modelos e imagens organizacionais na análise e compreensão das organizações educativas;

 Problematizar a Gestão Democrática das Organizações e especificamente da Escola;

Analisar criticamente Processos Democráticos, a Autonomia, as Lideranças e a tomada de decisão dos jovens em contextos organizacionais.

Análise de Políticas Sociais e Educativas

E500 - ECTS

A Unidade Curricular de Análise de Políticas Sociais e Educativas visa proporcionar uma abordagem destas políticas centrada, sobretudo, na sua análise e na sua desconstrução, de modo a permitir a compreensão do “ciclo político”, desde o nível da elaboração ao da implementação. Estes níveis políticos (a ideologia, a agenda, o processo de decisão, a elaboração e a implementação) são, ao mesmo tempo, referências para o desenvolvimento do programa da unidade curricular e seu objecto.

Objectivos:

- Apresentar e discutir as perspectivas teóricas principais sobre a elaboração e implementação das políticas sociais e educativas;
- identificar as metodologias, e respectivas características, utilizadas para o estudo das políticas sociais e educativas;
- identificar e iniciar o desenvolvimento de uma abordagem sociológica das políticas sociais e educativas.
- Conceptualizar as políticas educativas e sociais enquanto projectos de mudança social e gestão dessa mesma mudança;
- introduzir e reforçar procedimentos de análise sociológica de políticas educativas e sociais que permitam uma reflexão crítica sobre as concepções e a gestão da mudança social que lhes estão subjacentes.

Experiências e Percursos dos Adultos no Ensino Superior

E519 - ECTS

1. Domínio de referenciais teóricos que possibilitem a compreensão das muito diversas experiências e percursos que os adultos realizam no ensino superior.

2. Problematização de discursos, políticas e práticas de acolhimento e de educação dos estudantes adultos no ensino superior.

3. Desenvolvimento de conhecimentos, aptidões e competências de investigação e de estudo desta temática.

4. Planificação, implementação ou análise de projetos de ação neste campo específico.

Filosofia e Ética Profissional em Educação

E520 - ECTS

 

1.Reconhecer o contexto cultural, social, político que formam um estética onde a reflexão Ética acontece; 2. Relacionar diferentes tempos e abordagens Ètica/estética na história da cultura ocidental; 3. Distinguir o papel social e cultural da escola e do teatro, como lugares da expressão e da representação coletiva, de representação e de divulgação de velhos e novos valores; 4. Analisar as relações que conjugam a ética e estética como conceitos muitos próximos no ensinar e aprender, no problematizar o processo de ensino aprendizagem, no compreender o contexto de atuação profissional;

5. construir novas formas de expressão para atuar junto a contexto complexos e difíceis que envolvem uma concepção de educação e valores correlatos;

6. no diálogo entre as escola e o teatro traçar possibilidades criativas de abordar temas desconfortáveis, difíceis, absurdos para no trabalho de educar, novas modos de operar e sensibilizar sobre valores, no campo profissional .

Intervenção Comunitária e Desenvolvimento Local

E503 - ECTS
Apresentação e objetivos da UC
A uc tem como principal finalidade constituir-se num espaço de exploração da intervenção comunitária e do desenvolvimento local enquanto dinâmicas de carácter educativo e problemáticas teóricas complexificadoras do pensamento sobre os processos educativos e sobre as modalidades praxeológicas de inscrição da intervenção socioeducativa na realidade social.

Considerando os objectivos de adquirir conhecimentos sobre opções teóricas e metodológicas envolvidas nos processos de intervenção comunitária, de modo a compreender as implicações sócio-educativas da intervenção comunitária para o desenvolvimento local, e de poder vir a utilizá-los para fundamentar projetos de intervenção educativa numa lógica de animação comunitária, a metodologia de ensino nesta uc privilegia: i) a reflexão sobre as opções teóricas e metodológicas da intervenção comunitária e do desenvolvimento local e seus diversos sentidos educativos de modo a realçar a natureza complexa do seu objecto, designadamente a partir da apresentação e análise, individualmente e em grupo, de projectos de intervenção comunitária e/ou de desenvolvimento local e ii) a problematização dos modos de acção profissional dos licenciados em Ciências da Educação neste domínio, particularmente a partir da exposição e discussão dos processos implicados nas diferentes etapas da concepção, implementação e avaliação de processos de intervenção comunitária, por referência às funções, papéis e saberes que os especialistas em educação e formação aí podem desempenhar.

Deste modo, a UC remete para o confronto entre diversas fontes e processos de legitimação da intervenção comunitária, formas de acção social e projectos societários/comunitários que configuram sentidos de desenvolvimento social e têm em si inscritas distintas concepções de trabalho educativo, pretendendo afirmar-se como um contributo no plano curricular da LCE para a discussão das tensões entre educação conservadora e educação crítica e transformadora.

No seu contributo para o perfil de competências dos especialistas em educação e formação, e em coerência com a natureza praxeológica entre conhecimento e acção no campo da intervenção comunitária, a UC coloca a tónica no desenvolvimento de disposições que, em situações de intervenção sempre singulares, permitam aos licenciados accionar procedimentos de definição/diagnóstico de problemas, a partir de processos fundamentados de recolha e análise de informação, promover processos de comunicação sensíveis   às subjectividades e culturas presentes em diferentes contextos de intervenção e no interior de possíveis equipas multidisciplinares de trabalho e construir dispositivos de intervenção comunitária e para o desenvolvimento local que relevem de uma aplicação negociada contextualmente dos saberes técnico-científicos adquiridos.

O caráter dinâmico dos processos de  intervenção comunitária e a sua natureza praxeológica supõem igualmente que as disposições a promover no âmbito da UC se constituam em disposições formativas, ou seja, que permitam, em futuros contextos de intervenção profissional, fazer emergir dinâmicas de auto e co-formação a partir da reflexão sobre a experiência e/ou da aquisição e apropriação de novos saberes teórico-metodológicos.


Oficina de Teatro e Educação

E612 - ECTS
Os objectivos desta UC passam pelo conhecimento e reconhecimento das potencialidades da actividade artística teatral nos vários contextos onde decorrem os processos educativos, nomeadamente:  

- o aprofundamento de conhecimentos e competências sobre metodologias de intervenção educativa através do Teatro,

- a experiência prática de métodos de expressão e sublimação no contexto teatral,

- a reflexão sobre a utilidade destes métodos em contextos de educação formal, não-formal e informal.

SIMF: Iniciação às áreas de profissionalização em Educação/Formação

E512 - ECTS

OBJETIVOS

Accionar quadros de leitura das Ciências da Educação, nas áreas de exercício profissional (Educação/Formação de Adultos e Desenvolvimento Local; Educação, Cidadanias e Proteção Social; Escola e Gestão Educacional; Educação e Contextos de Cultura e Lazer) e relativos a públicos diversos

Saber contactar contextos e instituições de natureza formal, não formal e informal, recolhendo, selecionando, analisando e interpretando informação de natureza vária

Produzir uma reflexão estruturada relativa a: contextos, projectos e programas no âmbito da educação escolar e ao longo da vida, formação de profissionais do desenvolvimento humano, do desenvolvimento pessoal e social, animação e da intervenção comunitária e do desenvolvimento local, cultura, herança cultural, ambiente e lazer

Produzir e comunicar informação argumentada que considere os aspectos científicos, éticos e sociais relevantes para o campo educativo,  sob a forma oral e escrita, através de comunicações e da elaboração de relatórios

Sociologia da Família e da Educação Familiar

E511 - ECTS

A família enquanto instituição educativa constitui o objecto central desta unidade curricular. Tomando como enquadramento disciplinar a sociologia da família, constituem dimensões estruturantes das temáticas e dos conteúdos programáticos a abordagem das transformações da família numa perspectiva sociológica e sócio histórica, as  estruturas e relações familiares nas sociedades contemporâneas, a emergência e centralidade da criança e da escola na vida familiar e na educação familiar, a parentalidade considerada como domínio de investigação e como campo de intervenção social

Esta unidade curricular tem como finalidades da formação proporcionar aos estudante contributos intelectuais capazes de contribuir para: i) o conhecimento da família numa perspectiva sociológica, nomeadamente os que concernem  à transformação da morfologia familiar na contemporaneidade (constituição, dimensão e estrutura das famílias); ii) o conhecimento da família enquanto instancia educativa nomeadamente no que se refere á relação com a escola; iii) a educação familiar  como objecto de investigação e como objecto de intervenção.

Associativismo e Animação Sóciocultural

E409 - ECTS Conhecimento, problematização e análise do movimento associativo português e de diferentes conceções teóricas e práticas sobre Animação Sociocultural e suas implicações, visando 
o aprofundamento de uma reflexão crítica sobre experiências diversificadas de ação e intervenção no campo associativo e o equacionar de estratégias de animação sociocultural, assentes em lógicas emancipatórias e participativas.

Investigação-Ação em Educação

E603 - ECTS

Objectivos (expressos em learning outcomes ? aprendizagem):

Parece, então, desejável que, ao longo deste curso, os alunos sejam capazes de:
-Tomar consciência do carácter convencional e de juízo de valor envolvidos na demarcação da ciência de outros géneros de conhecimento;
-Compreender a natureza socialmente construída dos sujeitos;
-Analisar os espaços possíveis e os limites de intervenção em problemas educativos/sociais;
-Analisar filosofias que informam diferentes tipos de investigação
-Compreender que a investigação-acção, mais do que uma metodologia , é uma alternativa epistemológica;
-Tomar consciência epistemológica da importância das questões da comunicação e da linguagem na emergência de um espaço dialógico transformativo e inovante em Investigação-Acção;
-Implicar diferentes actores sociais num mesmo esforço de pesquisa e de solução de problemas, numa dinâmica de auto-formação cooperada.
-Compreender a formação como um ponto crítico de um projecto inovador;
- Promover a consciencialização sobre o sentido da mudança, tendo como horizonte a emancipação humana

Competências:

-Identificar recursos que os alunos podem oferecer
-Analisar criticamente paradigmas orientadores da investigação
-Compreender os contextos e teorias em que se desenvolve a investigação-acção
-Desenvolver competências que favoreçam a horizontalização da comunicação em investigação-acção, no quadro de uma hermenêutica diatópica
- Analisar experiências de investigação-acção; conceber projectos de investigação-acção
- Analisar possibilidades da ocorrência de mudança e de inovação em educação
- Identificar diferentes tipos de inovação
- Analisar o conflito entre funções de reprodução e mudança que se confrontam na formação, no âmbito de diferentes Modos de Trabalho Pedagógico
-Analisar possíveis relações entre mudanças sociais e educativas

Justiça Social e Políticas de Avaliação de Escolas

E614 - ECTS • Construir um pensamento crítico, e teoricamente fundamentado, sobre a justiça social e as políticas de avaliação de escolas;

• Promover a compreensão da relação entre os diversos conceitos trabalhados na UC;

• Analisar criticamente o modelo de avaliação de escolas em Portugal tendo como referente o ideal da justiça social;

• Analisar situações educacionais à luz dos referenciais teóricos abordados.

Práticas de Educação para a Saúde

E613 - ECTS

Esta unidade curricular visa:

- a aquisição e o desenvolvimento de  conhecimentos e de competências em torno de metodologias de educação para a saúde;

- a exploração de instrumentos e estratégias de promoção e educação para a saúde;

- promover condições para refletir criticamente sobre potencialidades e riscos inerentes à promoção da saúde em contextos de educação formal, não-formal e informal.

SIMF: Unidade de Contacto com o exterior

E608 - ECTS

- Mobilizar articuladamente conhecimentos adquiridos ao longo do 1º ciclo em Ciências da Educação; - Contactar continuadamente com instituições de diferentes áreas de profissionalização nos campos da educação (formal, não formal e informal), relativas a públicos diversos (crianças, jovens, adultos e séniores); - Observar e problematizar contextos, projectos, programas e práticas de educação formal, não formal e informal; - Integrar equipas e colaborar com profissionais em processos de intervenção sócio-educativa. Antecipar estratégias e espaços de intervenção educativa de acordo com instrumentos e metodologias adequados

Socio antropologia do Desenvolvimento e da Cultura

E606 - ECTS

1. A Socio antropologia do Desenvolvimento e Cultura é uma unidade curricular semestral, de tipo teórico-prático, com 6 ECTS, a desenvolver no sexto semestre do 1º ciclo em Ciências da Educação.

2. Esta unidade curricular, situada na área científica das ciências sociais, aborda teorias antropológicas e sociológicas do desenvolvimento e da cultura, sendo o seu objectivo mais geral mobilizar, aprofundar e articular conhecimentos desenvolvidos sobretudo nas unidades curriculares da área.

3. A unidade curricular pretende contribuir para a compreensão dos impactos da globalização sobre os actuais contextos sociais, sobretudo no que se refere à educação. A unidade curricular aborda os três conceitos centrais de tradição, modernidade e pós-modernidade através de teorias e trabalhos empíricos realizados nos domínios, principalmente, da Sociologia e da Antropologia da Educação. Desenvolve-se um enquadramento de reflexão sobre os efeitos do fenómeno da globalização, ao nível das políticas sociais e educativas, com ênfase nos seus possíveis contributos sobre as práticas profissionais nesses âmbitos.

Objetivos:

• Contribuir para a conceptualização reflexiva das práticas sociais, nomeadamente no campo da educação, como processos de gestão de mudança social.

• Contextualizar o tratamento das problemáticas da gestão da mudança social no âmbito dos processos de globalização na sociedade portuguesa.

• Identificar os impactos da globalização ao nível das sociabilidades existentes e das emergentes.

• Contribuir para a reflexividade profissional e política daqueles que desenham projetos para os ‘outros’ (definidos a partir da etnia, da classe, género, estilo de vida, etc.).

• Identificar as ‘diferenças’ individuais e grupais como sujeitos da sua própria ação social e individual.

Trabalho, Economia e Justiça Social

E607 - ECTS

- Explicitar a evolução e transformação das relações entre contextos de formação e trabalho na génese dos modelos sociais e económicos; - Compreender a noção de justiça social decorrente da evolução das relações entre o económico e o social; - Aprofundar a pertinência da unidade curricular para a formação de um Mediador Socioeducativo e da Formação, particularmente no campo da educação e do trabalho.

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