Código Oficial: | 9026 |
Sigla: | LCED |
2010 | 2011 | 2012 | 2013 | 2014 |
---|---|---|---|---|
- | - | - | 135,5 | 139 |
Regime | Fase | Nº Clausus / Vagas |
---|---|---|
Regime Geral | 1 | 54 |
Edição | Concursos por Regime | Regime | Vagas | Prazos |
---|---|---|---|---|
Concurso especial - estudante internacional | Concurso especial - estudante internacional | 10 | 2015-07-20 a 2015-08-07 |
Os objetivos nesta unidade curricular são os seguintes:
a) Refletir sobre o contributo da educação na construção e afirmação dos seres humanos; b) relacionar a afirmação da emergência da escola de massas com as transformações históricas e civilizacionais subsequentes à Modernidade; c) relacionar os vínculos epistemológicos entre o positivismo e a emergência da área das Ciências da Educação; d) refletir sobre o desenvolvimento das Ciências da Educação como uma área abrangente e multirreferencial.
Esta unidade curricular constitui-se como um momento de iniciação ao conhecimento nas Ciências Sociais, esboçando, ao mesmo tempo, linhas de complementaridade com as disciplinas deste primeiro semestre e de continuidade com as demais do plano de estudos subsequente.
Deste modo, definem-se os seguintes objectivos para a UC:
a) comunicar perspetivas teoricas e conceitos essenciais ao entendimento do ser humano como um ser bio-socio-cultural;
b) comunicar perspetivas teóricas e conceitos essenciais ao entendimento da ciência como uma forma particular de conhecimento e como prática científica
c) chamar à atenção para os procedimentos específicos de carácter epistemológico, teórico, metodológico e ético
d) situar socio-historicamente a construção das Ciências Naturais e a emergência das Ciências Sociais, e alguns dos debates mais persistentes
e) contribuir para a construção de uma mentalidade que percepcione os fenómenos educativos como fenómenos sociais e como expressões particulares de processos sociais mais gerais, usando a História, Antropologia e Sociologia
f) mobilizar temáticas emergentes da realidade social que permitam reflectir sobre a especificidade da realidade humana enquanto realidade social, ensaiando a ruptura epistemológica com explicações de tipo naturalista, idealista e etnocentrist
g) estimular o desenvolvimento da imaginação sociológica
h) adoptar metodologias de trabalho com responsabilidade, autonomia, cooperação;
i) iniciar o contacto com procedimentos académicos formais
1. Aprofundar a fulcralidade do multimédia na educação
2. Desenvolver algumas competências de domínio informático.
3. Melhorar a capacidade de comunicar com recurso ao multimédia.
4. Manejar, planear e utilizar recursos digitais e outras ferramentas educativas para o ensino.
5. Promover competências gerais de natureza cognitiva, prática, de decisão, de comunicação e de desenvolvimento profissional e intelectual autónomo.
6. Ampliar o leque de valências de colaboratividade.
7. Melhorar e adquirir novas competências de manuseamento de plataformas digitais de aprendizagem e de ferramentas “web 2.0”.
8. Promover, de uma forma geral, o uso de tecnologias de informação e comunicação para fins educativos.
A unidade curricular focaliza a Comunicação Interpessoal, referindo-se a pessoas envolvidas em processos de comunicação, iniciando, mantendo e terminando relações. O seu desenvolvimento é informado pela Psicologia, pela Psicologia Social, pela Psicossociologia e pela Sociologia do actor. Visa-se promover a compreensão do papel da comunicação interpessoal na acção social e na investigação e desenvolver capacidades de análise de situações de comunicação interpessoal; visa-se, ainda, o desenvolvimento de competências de comunicação relevantes na mediação e a promoção do desenvolvimento pessoal e social.
O programa assegura a compreensão do papel e importância das Expressões, Educação pela Arte, Aspetos Relacionais e DG, em processos Educacionais e numa Cidadania participada.
Apresenta condições pedagógicas para o perfil de competências em torno do desenvolvimento pessoal e social dos estudantes, futuros promotores de maturação e mudança.
Os conteúdos são veículos que visam alcançar os obj através de vivências, da reflexão e do debate.
Os estudantes são continuamente expostos à experiência de integrarem um Grupo em Desenvolvimento (turma/pequeno grupo/díade/grupo singular), associando noções práticas e teóricas, promovendo o desenvolvimento de competências e obj da UC e da LCE:
a) capacidades de leitura de distintas realidades, aplicação de conhecimentos adquiridos, intervenção adequada
b) saber recolher, analisar e interpretar informação pertinente tendo em conta aspetos sociais, científicos e éticos relevantes
competências de aprendizagem, comunicação e animação face a diversos públicos
A unidade curricular introduz as/os estudantes na problemática teórica e prática da História da Educação, como domínio científico integrante das Ciências da Educação. Numa perspectiva sócio-cultural, analisa a passagem da educação do espaço doméstico para o público, os interesses que se moveram a favor e contra a escola pública, a circulação e a apropriação de discursos pedagógicos, o modo como se concretizaram no contexto português. É enfatizada a cultura material escolar como parte da herança cultural.
A UC de Oficina de Escrita, procurando dar resposta a diferentes objectivos de formação dos/estudantes, representa uma unidade privilegiada para o contacto e o trabalho autónomo dos/as estudantes em torno de preocupações de natureza narrativa, projectiva e argumentativa das práticas de escrita. À luz deste princípio, a presente UC procura constituir-se num espaço alargado de formação, cujas dinâmicas favoreçam a emergência de uma relação com a escrita subjectivamente situada, mas construída à luz das suas potencialidades de aprendizagem para o campo da produção textual de tipo argumentativo e crítico. Após um primeiro bloco de aulas que tem em vista abrir e diversificar o universo das práticas de escrita, dar-se-á atenção, posteriormente, à produção escrita orientada para um exercício académico, cujo ensaio tem por objectivo desenvolver o conjunto de capacidades argumentativas que se implicam na escrita de contexto académico.
Objectivos:
- Reflectir sobre a diversidade de operações que se implicam nos processos de escrita;
- Realizar e partilhar diferentes actividades de escrita, atendendo à sua importância sob o ponto de vista pessoal, crítico e académico;
- Investir em modos pessoais de escrita, com especial tónica nas suas dimensões narrativas, autobiográficas, projectivas, criativas, argumentativas e críticas;
- Escrever textos através do recurso a exercícios individuais e de grupo;
- Contactar com as especificidades/tipologias de textos académicos e suas ordens produtivas.
Ler e analisar textos de referência, no domínio da Psicologia da Educação, relacionados com as temáticas do programa da unidade curricular;
Refletir, individualmente e em grupo, sobre textos, narrativas e casos relacionados com o domínio da relação entre educação e aprendizagem;
Animar e participar em fóruns, presenciais e virtuais, que permitam promover momentos de partilha e de reflexão sobre questões entendidas como pertinentes no domínio da relação entre educação e aprendizagem;
Refletir, individualmente e em grupo, sobre narrativas e casos relacionados com a problemática da relação pedagógica;
Animar e participar em fóruns, presenciais e virtuais, que permitam promover momentos de partilha e de reflexão sobre questões entendidas como pertinentes no domínio da relação pedagógica;
Produzir trabalhos escritos, individualmente e em grupo, que tanto constituam a memória dos processos de aprendizagem, como o repositório dos projetos de reflexão dos estudantes.
Esta unidade curricular pretende dotar os/as estudantes de conhecimentos que lhes permitam investigar os fenómenos sociais e educativos, construindo coerências e pertinências epistemológicas, teóricas, metodológicas e analíticas no processo de investigação. Pretende-se debater a natureza do conhecimento científico e da verdade na sua articulação com o processo de investigação científica. Entende-se que este é um espaço onde podem refletir sobre os processos de produção de conhecimento científico e da investigação enquanto prática social.
Para tal, esta unidade curricular constitui-se como um espaço que articula a discussão de propostas paradigmáticas (e políticas) de produção de conhecimento científico, e o exercício de aplicação de conhecimentos teórico metodológicos. Pretende-se que, a partir das experiências e situações vividas pelos/as estudantes em contexto de investigação, se discutam os dilemas éticos e técnicos que surgem da pesquisa sobre realidades socioeducativas contemporâneas.
Assumindo a formação de adultos como um campo importante de intervenção e investigação no domínio das CE e de trabalho dos licenciados em CE, a UC Psicossociologia da Formação de Adultos propõe-se:
- promover o conhecimento e reflexão sobre os contributos teóricos e práticos da psicossociologia no campo da educação e formação de adultos;
- problematizar, construir e desenvolver grelhas de leitura críticas e abrangentes em educação e formação de adultos, discutindo a sua relação com diferentes contextos sócio-políticos e institucionais;
- equacionar a conceção, implementação e desenvolvimento de projetos de formação, o exercício profissional em educação e formação de adultos, os contextos de formação e os adultos em formação.
O programa centra a sua atenção na problematização da relação entre juventude, igualdade de oportunidades/igualdade de condições e cidadania, à luz de várias contribuições teóricas, como os processos de reprodução social e cultural, de produção cultural, das teorias de género, diversidade e relações étnicas, de exclusão social e escolar. Pretende-se compreender as diversas maneiras como as instituições educativas formais e não-formais contribuem para construir identidades particulares e legitimar formas dominantes de conhecimento. Igualmente se focará a forma como agentes educativos manipulam, negoceiam ou resistem a essas mesmas identidades, pondo em questão as formas dominantes do saber. Uma reflexão sobre formas alargadas de cidadania procura ser um eixo estruturante do programa.
O processo de construção de uma pequena narrativa biográfica, em permanente diálogo com as discussões teóricas e concetuais, constitui a oportunidade de articulação crítica e sustentada com conceitos, obras, filme e autores/as trabalhados e discutidos nas aulas. Deste modo, obras de referência da realidade social e educativa, que possam constituir um campo para o exercício do olhar e de modos de trabalho de pesquisa sociológica são mobilizadas.
Objectivos de aprendizagem
- identificar problemáticas sócio-educativas, sobretudo relativas a igualdade de Oportunidades, juventude e cidadanias, para a produção de políticas e práticas de inclusão;
- identificar perspectivas sociológicas de educação relevantes a partir de contribuição de autores/as seminais nesta área;
- analisar situações e acções educativas formais (e não formais), mobilizando capacidades de leitura das realidades sociais e educativas na sua complexidade.
- elaborar uma pequena narrativa biográfica (método biográfico) procurando dar corpo a problemáticas trabalhadas na UC
- construir uma postura interpretativa da produção narrativa sobre a realidade social e educativa e processos de mudança social
A UC, “Teoria e Desenvolvimento do Currículo”, estrutura-se em torno de duas dimensões: uma, que se prende com a aquisição de um conhecimento nesta área do saber; outra, que diz respeito aos processos de formação e ao desenvolvimento de competências de análise e de intervenção crítica. Neste sentido, os objetivos da UC são:
Adquirir conceitos, teorias e paradigmas que integram a área da educação e do currículo;
- Construir um pensamento crítico, e teoricamente fundamentado, sobre o currículo no Sistema Educativo Português
- Problematizar o papel do mediador socioeducativo em contextos de educação formal e não formal
-Produzir análises sustentadas sobre a organização do sistema Educativo Português
-Analisar temas/textos e organizar a sua apresentação à turma
- Dinamizar debates temáticos com a turma
-Compreender conceitos fundamentais da avaliação.
-Problematizar a avaliação nas suas múltiplas funções e finalidades.
-Conhecer modalidades e perspectivas de avaliação.
-Analisar a pertinência de diferentes modelos de avaliação face ao objecto que se avalia.
-Discutir implicações e consequências da mobilização de processos de avaliação de natureza diversa.
Este laboratório visa complementar a formação dos alunos no domínio das metodologias de investigação, na continuidade das disciplinas de Epistemologia e Metodologia de Investigação em Educação, propiciando o conhecimento e domínio de metodologias quantitativas de investigação através do envolvimento dos estudantes na realização de pequenos estudos de investigação sobre questões educativas relevantes.
Objectivos: esta UC visa proporcionar às/aos estudantes uma compreensão alargada do conflito e da sua gestão, com uma ênfase nos processos de mediação. Pretende igualmente identificar e discutir potencialidades e limitações da mediação enquanto mecanismo de gestão da mudança e da conflitualidade sociais, em particular naquilo que se refere aos contextos formativos. Para além da área específica da gestão de conflitos, são mobilizados saberes da filosofia, psicologia, sociologia e história.
Esta unidade curricular, como se depreende da sua designação, comporta uma dimensão bastante prática, orientada para o treino de competências de negociação e mediação (sendo que se entende a mediação como uma negociação assistida/apoiada por um terceiro independente, ie, o mediador). Os seus conteúdos programáticos procuram dar conta desta dimensão. Assim, as primeiras aulas (onde se explanam os 3 primeiros pontos do programa), lidam com questões histórico-filosóficas e problemas conceptuais relacionados com as transformações nas definições de conflito e justiça. De seguida, progressivamente, os conteúdos programáticos vão assumindo um carácter mais operacional. São estes conteúdos programáticos que ocupam a maioria das aulas previstas (cerca de 75% delas), o que procura ser coerente com os objectivos, muito operacionais, que estão definidos para esta unidade curricular.
Nesta UC espera-se que o estudante seja capaz de demonstrar capacidades de:
Domínio do conhecimento sobre Organizações e Administração Educacional;
Mediar processos de intervenção social e educativa nas organizações construindo as sinergias necessárias ao seu desenvolvimento e impacto;
Acompanhar e executar tarefas de formação tendo em conta a mudança organizacional no impacto da formação;
Acompanhar e executar tarefas de investigação tendo em conta o contexto organizacional promovendo a mudança e a mediação social e educativa;
Analisar fenómenos e ideologias organizacionais e administrativas da Educação em Portugal (em contextos não escolares e escolares);
Identificar e aplicar diferentes modelos e imagens organizacionais na análise e compreensão das organizações educativas;
Problematizar a Gestão Democrática das Organizações e especificamente da Escola;
Analisar criticamente Processos Democráticos, a Autonomia, as Lideranças e a tomada de decisão dos jovens em contextos organizacionais.
A Unidade Curricular de Análise de Políticas Sociais e Educativas visa proporcionar uma abordagem destas políticas centrada, sobretudo, na sua análise e na sua desconstrução, de modo a permitir a compreensão do “ciclo político”, desde o nível da elaboração ao da implementação. Estes níveis políticos (a ideologia, a agenda, o processo de decisão, a elaboração e a implementação) são, ao mesmo tempo, referências para o desenvolvimento do programa da unidade curricular e seu objecto.
Objectivos:
- Apresentar e discutir as perspectivas teóricas principais sobre a elaboração e implementação das políticas sociais e educativas;
- identificar as metodologias, e respectivas características, utilizadas para o estudo das políticas sociais e educativas;
- identificar e iniciar o desenvolvimento de uma abordagem sociológica das políticas sociais e educativas.
- Conceptualizar as políticas educativas e sociais enquanto projectos de mudança social e gestão dessa mesma mudança;
- introduzir e reforçar procedimentos de análise sociológica de políticas educativas e sociais que permitam uma reflexão crítica sobre as concepções e a gestão da mudança social que lhes estão subjacentes.
1. Domínio de referenciais teóricos que possibilitem a compreensão das muito diversas experiências e percursos que os adultos realizam no ensino superior.
2. Problematização de discursos, políticas e práticas de acolhimento e de educação dos estudantes adultos no ensino superior.
3. Desenvolvimento de conhecimentos, aptidões e competências de investigação e de estudo desta temática.
4. Planificação, implementação ou análise de projetos de ação neste campo específico.
1.Reconhecer o contexto cultural, social, político que formam um estética onde a reflexão Ética acontece; 2. Relacionar diferentes tempos e abordagens Ètica/estética na história da cultura ocidental; 3. Distinguir o papel social e cultural da escola e do teatro, como lugares da expressão e da representação coletiva, de representação e de divulgação de velhos e novos valores; 4. Analisar as relações que conjugam a ética e estética como conceitos muitos próximos no ensinar e aprender, no problematizar o processo de ensino aprendizagem, no compreender o contexto de atuação profissional;
5. construir novas formas de expressão para atuar junto a contexto complexos e difíceis que envolvem uma concepção de educação e valores correlatos;
6. no diálogo entre as escola e o teatro traçar possibilidades criativas de abordar temas desconfortáveis, difíceis, absurdos para no trabalho de educar, novas modos de operar e sensibilizar sobre valores, no campo profissional .OBJETIVOS
Accionar quadros de leitura das Ciências da Educação, nas áreas de exercício profissional (Educação/Formação de Adultos e Desenvolvimento Local; Educação, Cidadanias e Proteção Social; Escola e Gestão Educacional; Educação e Contextos de Cultura e Lazer) e relativos a públicos diversos
Saber contactar contextos e instituições de natureza formal, não formal e informal, recolhendo, selecionando, analisando e interpretando informação de natureza vária
Produzir uma reflexão estruturada relativa a: contextos, projectos e programas no âmbito da educação escolar e ao longo da vida, formação de profissionais do desenvolvimento humano, do desenvolvimento pessoal e social, animação e da intervenção comunitária e do desenvolvimento local, cultura, herança cultural, ambiente e lazer
Produzir e comunicar informação argumentada que considere os aspectos científicos, éticos e sociais relevantes para o campo educativo, sob a forma oral e escrita, através de comunicações e da elaboração de relatórios
A família enquanto instituição educativa constitui o objecto central desta unidade curricular. Tomando como enquadramento disciplinar a sociologia da família, constituem dimensões estruturantes das temáticas e dos conteúdos programáticos a abordagem das transformações da família numa perspectiva sociológica e sócio histórica, as estruturas e relações familiares nas sociedades contemporâneas, a emergência e centralidade da criança e da escola na vida familiar e na educação familiar, a parentalidade considerada como domínio de investigação e como campo de intervenção social
Esta unidade curricular tem como finalidades da formação proporcionar aos estudante contributos intelectuais capazes de contribuir para: i) o conhecimento da família numa perspectiva sociológica, nomeadamente os que concernem à transformação da morfologia familiar na contemporaneidade (constituição, dimensão e estrutura das famílias); ii) o conhecimento da família enquanto instancia educativa nomeadamente no que se refere á relação com a escola; iii) a educação familiar como objecto de investigação e como objecto de intervenção.
Objectivos (expressos em learning outcomes ? aprendizagem):
Parece, então, desejável que, ao longo deste curso, os alunos sejam capazes de:
-Tomar consciência do carácter convencional e de juízo de valor envolvidos na demarcação da ciência de outros géneros de conhecimento;
-Compreender a natureza socialmente construída dos sujeitos;
-Analisar os espaços possíveis e os limites de intervenção em problemas educativos/sociais;
-Analisar filosofias que informam diferentes tipos de investigação
-Compreender que a investigação-acção, mais do que uma metodologia , é uma alternativa epistemológica;
-Tomar consciência epistemológica da importância das questões da comunicação e da linguagem na emergência de um espaço dialógico transformativo e inovante em Investigação-Acção;
-Implicar diferentes actores sociais num mesmo esforço de pesquisa e de solução de problemas, numa dinâmica de auto-formação cooperada.
-Compreender a formação como um ponto crítico de um projecto inovador;
- Promover a consciencialização sobre o sentido da mudança, tendo como horizonte a emancipação humana
Competências:
-Identificar recursos que os alunos podem oferecer
-Analisar criticamente paradigmas orientadores da investigação
-Compreender os contextos e teorias em que se desenvolve a investigação-acção
-Desenvolver competências que favoreçam a horizontalização da comunicação em investigação-acção, no quadro de uma hermenêutica diatópica
- Analisar experiências de investigação-acção; conceber projectos de investigação-acção
- Analisar possibilidades da ocorrência de mudança e de inovação em educação
- Identificar diferentes tipos de inovação
- Analisar o conflito entre funções de reprodução e mudança que se confrontam na formação, no âmbito de diferentes Modos de Trabalho Pedagógico
-Analisar possíveis relações entre mudanças sociais e educativas
Esta unidade curricular visa:
- a aquisição e o desenvolvimento de conhecimentos e de competências em torno de metodologias de educação para a saúde;
- a exploração de instrumentos e estratégias de promoção e educação para a saúde;
- promover condições para refletir criticamente sobre potencialidades e riscos inerentes à promoção da saúde em contextos de educação formal, não-formal e informal.- Mobilizar articuladamente conhecimentos adquiridos ao longo do 1º ciclo em Ciências da Educação; - Contactar continuadamente com instituições de diferentes áreas de profissionalização nos campos da educação (formal, não formal e informal), relativas a públicos diversos (crianças, jovens, adultos e séniores); - Observar e problematizar contextos, projectos, programas e práticas de educação formal, não formal e informal; - Integrar equipas e colaborar com profissionais em processos de intervenção sócio-educativa. Antecipar estratégias e espaços de intervenção educativa de acordo com instrumentos e metodologias adequados
1. A Socio antropologia do Desenvolvimento e Cultura é uma unidade curricular semestral, de tipo teórico-prático, com 6 ECTS, a desenvolver no sexto semestre do 1º ciclo em Ciências da Educação.
2. Esta unidade curricular, situada na área científica das ciências sociais, aborda teorias antropológicas e sociológicas do desenvolvimento e da cultura, sendo o seu objectivo mais geral mobilizar, aprofundar e articular conhecimentos desenvolvidos sobretudo nas unidades curriculares da área.
3. A unidade curricular pretende contribuir para a compreensão dos impactos da globalização sobre os actuais contextos sociais, sobretudo no que se refere à educação. A unidade curricular aborda os três conceitos centrais de tradição, modernidade e pós-modernidade através de teorias e trabalhos empíricos realizados nos domínios, principalmente, da Sociologia e da Antropologia da Educação. Desenvolve-se um enquadramento de reflexão sobre os efeitos do fenómeno da globalização, ao nível das políticas sociais e educativas, com ênfase nos seus possíveis contributos sobre as práticas profissionais nesses âmbitos.
Objetivos:
• Contribuir para a conceptualização reflexiva das práticas sociais, nomeadamente no campo da educação, como processos de gestão de mudança social.
• Contextualizar o tratamento das problemáticas da gestão da mudança social no âmbito dos processos de globalização na sociedade portuguesa.
• Identificar os impactos da globalização ao nível das sociabilidades existentes e das emergentes.
• Contribuir para a reflexividade profissional e política daqueles que desenham projetos para os ‘outros’ (definidos a partir da etnia, da classe, género, estilo de vida, etc.).
• Identificar as ‘diferenças’ individuais e grupais como sujeitos da sua própria ação social e individual.
- Explicitar a evolução e transformação das relações entre contextos de formação e trabalho na génese dos modelos sociais e económicos; - Compreender a noção de justiça social decorrente da evolução das relações entre o económico e o social; - Aprofundar a pertinência da unidade curricular para a formação de um Mediador Socioeducativo e da Formação, particularmente no campo da educação e do trabalho.