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Conceção e Gestão de Projetos

Código: E416     Sigla: CGP

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Pedagogia Social

Ocorrência: 2015/2016 - 2S

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Ciências da Educação
Curso/CE Responsável: Licenciatura em Ciências da Educação

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
LCED 58 Plano Oficial 2 - 6 57 162

Língua de trabalho

Português

Objetivos

A unidade curricular (UC) “Conceção e Gestão de Projetos, inserida no 1º ciclo em Ciências da Educação orientado para a formação de licenciados/as com um perfil profissional de Mediadores/as Socioeducativos/as e da Formação, organiza-se de modo a propiciar condições e situações de aquisição de conhecimentos sobre a conceção de projetos e modos de os gerir. A par da obtenção destes conhecimentos, a UC recorre a processos metodológicos que favoreçam o desenvolvimento de competências de intervenção neste domínio e nos diversos campos que traduzem a ação da mediação socioeducativa.
A UC tem assim os seguintes OBJETIVOS de aprendizagem:
- adquirir saberes no domínio de conceitos, teorias e modelos de conceção e gestão de projetos;
- equacionar diferentes contextos e modelos de mediação socioeducativa e de formação;
- compreender a importância de projetos que adequadamente articulem os seus diversos elementos (objetivos, problemas, situações, ações, estratégias, recursos, modos de avaliação, calendarização, …);
- conhecer projetos de intervenção socioeducativa relevantes para o desenvolvimento profissional nesta área educacional;
- mobilizar conhecimentos em desenhos de projetos de mediação adequados à diversidade de situações e dos contextos socioeducativos e de formação;
- avaliar projetos relativos a diferentes contextos socioeducativos e de formação.

A UC pretende contribuir para o desenvolvimento das seguintes COMPETÊNCIAS:
- tomar posição, sustentada, democrática e ética, face a projetos educacionais e de formação instituídos;
- intervir tendo em conta interesses e necessidades dos contextos, das organizações, das comunidades e das pessoas que as constituem.

Resultados de aprendizagem e competências

Já expressos no campo anterior

Modo de trabalho

Presencial

Programa

Conhecimentos básicos para a conceção de projetos:
- Razões e sentidos dos projetos
- Os projetos e a fundamentação da ação: tipos e características de projetos
- Elementos configuradores de um projeto
- O projeto enquanto meio organizador de ações/intervenções
- Modelos e processos de conceção de projetos
- Fases do desenho de um projeto
- A escolha do tema/problema e o diagnóstico enquanto pontos de partida para a conceção de um projeto
- Campos e características de projetos de mediação socioeducativa e de formação
- Os projetos enquanto dispositivos de desenvolvimento local
- A exigência metodológica do diagnóstico social e do contexto como base para o desenho e a gestão de projetos
- Os projetos configuradores da intervenção socioeducativa em rede

Conhecimentos básicos para a gestão de projetos:
- A gestão e o acompanhamento de projetos – modelos de ação
- Que lugar para um/a mediador/a socioeducativo/a e da formação?
- Modelos de avaliação de projeto
* do controlo e da regulação à intenção da melhoria;
* questões teóricas, epistemológicas e éticas em torno da avaliação de projetos;
* dimensões e etapas de avaliação de projetos

Conteúdos de ação/intervenção:
- Contato com projetos relevantes em campos de intervenção socioeducativa e da formação
- Análise de desenhos de projetos e dos modos de gestão
- Avaliação de projetos instituídos
- Contatos com instituições/situações para recolha de dados a mobilizar na conceção de projetos
- Desenho de projetos de intervenção

Bibliografia Obrigatória

Leite Carlinda; El^currículum escolar y el ejercicio docente ante los desafíos de la multiculturalidad en Portugal
Leite Carlinda 557; Debater o currículo e seus campos. ISBN: 978-972-8746-90-2

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Para a aquisição de conhecimentos:
- Exposição de conceções, teorias e modelos apoiada em recursos didáticos que permitam a análise e tomada de posição
- Debate de ideias e de posições
- Leitura, análise e apresentação de textos sobre os conteúdos da UC
- Trabalho de grupo para partilha de ideias, confronto de posições e planificação de tarefas de avaliação e desenho de projetos
- Trabalho de campo orientado para recolha de dados
- Apresentação de trabalhos realizados por grupos de estudantes
- Orientação tutorial pata confronto de ideias e organização dos percursos de formação

Para o desenvolvimento de competências de intervenção:
- Preparação da aproximação aos vários contextos de intervenção
- •Contacto com contextos onde se desenvolvem projetos (Porto Futuro; Porto Slidário; EPIS; TEIPS; Avaliação Externa das Escolas; Projeto Raiz/Escolhas; Educação Sexual; Educação para a Saúde;
- Análise de instrumentos de caraterização e de diagnóstico das situações, de monitorização e de avaliação de projetos
- Mobilização de um Diário de Bordo
- Construção de um Relatório reflexivo

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Exame 100,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 35,00
Frequência das aulas 65,00
Total: 100,00

Obtenção de frequência

- Obtenção de frequência com classificação mínima de 8 valores exigida pelo regulamento
(cf. art.º 9) nos vários momentos de avaliação
No caso de algum/a estudante não obter frequência, poderá, desde que atempadamente tenha negociado com a professora:
- realizar os trabalhos previstos para avaliação, com as devidas ponderações e adequações nas formas de os apresentar;
- realizar um exame final escrito com ponderação final de 100%.

Fórmula de cálculo da classificação final

- Análise de um texto (trabalho de grupo) e sua apresentação com dinâmica de envolvimento da turma (25% - trabalho de grupo)
- Relatório avaliativo de um projeto nos seus diferentes elementos (30% - trabalho de grupo)
- Plano de um Projeto devidamente fundamentado (30% - trabalho de grupo)
- Reflexão crítica individual sobre o processo formativo vivido (15%)
Nota: todos os 4 elementos são considerados tarefas de exame. No entanto, poderão ser substituídos por um único exame a realizar no final do semestre

Provas e trabalhos especiais

Em casos específicos, devidamente comprovados e acordados na coordenação de curso, as provas escritas podem ser substituídas por provas orais;

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Os estudantes que por lei estão dispensados da verificação das condições de assiduidade
às aulas, poderão, se assim o desejarem, optar pelo exame final (100%) ou por realizar as componentes de avaliação definidas anteriormente

Melhoria de classificação

A melhoria da classificação final é possível mediante a realização de um exame
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