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Experiências e Percursos dos Adultos no Ensino Superior

Código: E519     Sigla: EPAES

Ocorrência: 2015/2016 - 1S

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Ciências da Educação
Curso/CE Responsável: Licenciatura em Ciências da Educação

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
LCED 16 Plano Oficial 3 - 3 - 162

Língua de trabalho

Português - Suitable for English-speaking students

Objetivos

1. Domínio de referenciais teóricos que possibilitem a compreensão das muito diversas experiências e percursos que os adultos realizam no ensino superior.

2. Problematização de discursos, políticas e práticas de acolhimento e de educação dos estudantes adultos no ensino superior.

3. Desenvolvimento de conhecimentos, aptidões e competências de investigação e de estudo desta temática.

4. Planificação, implementação ou análise de projetos de ação neste campo específico.

Resultados de aprendizagem e competências

Embora todos os pontos dos conteúdos programáticos tenham uma correspondência direta com todos e cada um dos objetivos de aprendizagem identificados, há uma relação privilegiada entre os seguintes conteúdos e objetivos:

 

O primeiro objetivo de aprendizagem procura cumprir-se através da introdução aos campos e aos conceitos propostos no ponto 1. dos conteúdos programáticos;

O segundo objetivo conduz à abordagem dos conteúdos 2., 3. e 4., uma vez que um aprofundamento destes temas torna possível a emergência de uma perspetiva crítica e fundamentada sobre a problemática;

O terceiro e o quarto objetivos dizem respeito à ação presente no conteúdo 5., na forma de investigação e/ou de intervenção.

Modo de trabalho

Presencial

Programa

1. Os conceitos e os campos

1.1. Os estudantes adultos no ensino superior, os “novos públicos” e as definições pela negativa (e.g., “estudantes adultos não tradicionais”)

1.2. Educação de adultos e ensino superior

1.3. Identidade e experiência

 

2. Os estudantes

2.1. Motivações e expectativas, emoções e sentimentos

2.2. Estudo e capacidades cognitivas

2.3. Gestão de tempo e multiplicidade de papéis e tarefas

 

3. As relações

3.1. Os colegas, as famílias, os amigos

3.2. A relação pedagógica, os professores e as aulas

3.3. A avaliação, as múltiplas relações com o saber e o reconhecimento de aprendizagens prévias

 

4. As instituições de ensino superior e os “novos públicos”

4.1. Os percursos dos estudantes: acesso, (in)sucesso, interrupção, abandono, inflexões

4.2. Culturas, funcionamento e organização institucionais

4.3. A identidade do formador de adultos vs. a identidade do docente universitário

 

5. Horizontes da temática: práticas e investigação em perspetiva

Bibliografia Obrigatória

Alheit, P.; The Unwanted Student: Closure tendencies in European universities. The case of Germany., [Consultado em www.ranlhe.dsw.edu.pl/files/Alheit.pdf, em 12.4.2011.], 2011
Amorim, J. P.; Da “abertura” das instituições de ensino superior a “novos públicos”. Tese apresentada à UCP para obtenção do grau de Doutor em Ciências da Educação. Sob orientação do Professor Doutor J. Azevedo e do Professor Doutor J. L. Coimbra, Porto: Universidade Católica Portuguesa., 2013
Andersson, P. & Harris, J.; Re-theorising the Recognition of Prior Learning., Leicester: National Institute of Adult Continuing Education, NIACE., 2010
Finger Matthias; A^educação de adultos numa encruzilhada. ISBN: 972-0-34169-6
Kasworm, C.; Adult meaning making in the undergraduate classroom., Adult Education Quarterly, 53, 2, 81-98., 2003
Richardson, J. T. & King, E.; Adult students in higher education: burden or boon?, Journal of Higher Education, 69, 1, 65-88., 1998
Santos, B. S.; Da Ideia de Universidade à Universidade de Ideias., Revista Crítica de Ciências Sociais, 27/28, 11-62., 1989
Steiner, G.; As lições dos mestres., Lisboa: Gradiva., 2005

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

A aprendizagem dos alunos será promovida com recurso a diversos métodos:

1. Reconhecimento: desde o início, procurar-se-á promover a construção e a consolidação das novas aprendizagens sobre aquilo que os estudantes já sabem, reconhecendo também as suas experiências e os percursos que eles próprios vêm fazendo no ensino superior.

2. Exposição dialogada: apresentar-se-ão os quadros teóricos e os resultados da investigação produzida sobre o tema, quer em Portugal quer noutros países. Esta exposição não será neutra, mas sim crítica e orientada pelo docente.

3. Trabalho autónomo: uma vez que a qualidade das aprendizagens realizadas pelos estudantes depende amplamente do investimento que eles fazem, reforçar-se-ão os convites à leitura e análise das principais referências bibliográficas, por forma a conferir maior densidade epistemológica ao fórum.

4. Fórum: sempre que possível, privilegiar-se-á o debate, a participação ativa dos estudantes, o questionamento e a aprendizagem com os pares, mediante a realização de trabalhos em grupo.

5. Trabalho de campo: ao longo da unidade curricular, os alunos deverão gizar e desenvolver um projeto de investigação e/ou de ação, que apresentarão ao grupo no final da unidade.


Ainda que os objetivos de aprendizagem e as metodologias de ensino se interrelacionem, orientados que estão para o reforço da vontade de saber, há uma relação muito estreita entre a exposição dialogada (2., em 6.2.1.7.) e o domínio de referenciais teóricos (1., em 6.2.1.4.).

O trabalho autónomo e o trabalho de campo (3. e 5., respetivamente, em 6.2.1.7.) ligam-se sobretudo aos objetivos de ação definidos em 3. e 4. (cf. 6.2.1.4.).

O fórum (4., em 6.2.1.7.) visa fundamentalmente a problematização e a reflexão (2., em 6.2.1.4.).

Finalmente, o reconhecimento é transversal a toda a unidade curricular. Trata-se de um pressuposto epistemológico, sobre o qual se baseia a promoção de novas aprendizagens mas também a produção de conhecimento pelos alunos e a sua participação no processo de construção deste campo do saber.

Palavras Chave

Ciências Sociais > Ciências da educação > Educação > Educação contínua
Ciências Sociais > Ciências da educação > Educação > Educação de adultos

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Participação presencial 30,00
Trabalho de campo 70,00
Total: 100,00

Fórmula de cálculo da classificação final

A avaliação, numa escala de 0 a 20 valores, compreenderá a qualidade da participação do estudante (30%), bem como a classificação do trabalho de campo descrito no ponto 5 (70%).
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