Código: | E519 | Sigla: | EPAES |
Ativa? | Sim |
Unidade Responsável: | Ciências da Educação |
Curso/CE Responsável: | Licenciatura em Ciências da Educação |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
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LCED | 16 | Plano Oficial | 3 | - | 3 | - | 162 |
1. Domínio de referenciais teóricos que possibilitem a compreensão das muito diversas experiências e percursos que os adultos realizam no ensino superior.
2. Problematização de discursos, políticas e práticas de acolhimento e de educação dos estudantes adultos no ensino superior.
3. Desenvolvimento de conhecimentos, aptidões e competências de investigação e de estudo desta temática.
4. Planificação, implementação ou análise de projetos de ação neste campo específico.Embora todos os pontos dos conteúdos programáticos tenham uma correspondência direta com todos e cada um dos objetivos de aprendizagem identificados, há uma relação privilegiada entre os seguintes conteúdos e objetivos:
O primeiro objetivo de aprendizagem procura cumprir-se através da introdução aos campos e aos conceitos propostos no ponto 1. dos conteúdos programáticos;
O segundo objetivo conduz à abordagem dos conteúdos 2., 3. e 4., uma vez que um aprofundamento destes temas torna possível a emergência de uma perspetiva crítica e fundamentada sobre a problemática;
O terceiro e o quarto objetivos dizem respeito à ação presente no conteúdo 5., na forma de investigação e/ou de intervenção.1. Os conceitos e os campos
1.1. Os estudantes adultos no ensino superior, os “novos públicos” e as definições pela negativa (e.g., “estudantes adultos não tradicionais”)
1.2. Educação de adultos e ensino superior
1.3. Identidade e experiência
2. Os estudantes
2.1. Motivações e expectativas, emoções e sentimentos
2.2. Estudo e capacidades cognitivas
2.3. Gestão de tempo e multiplicidade de papéis e tarefas
3. As relações
3.1. Os colegas, as famílias, os amigos
3.2. A relação pedagógica, os professores e as aulas
3.3. A avaliação, as múltiplas relações com o saber e o reconhecimento de aprendizagens prévias
4. As instituições de ensino superior e os “novos públicos”
4.1. Os percursos dos estudantes: acesso, (in)sucesso, interrupção, abandono, inflexões
4.2. Culturas, funcionamento e organização institucionais
4.3. A identidade do formador de adultos vs. a identidade do docente universitário
5. Horizontes da temática: práticas e investigação em perspetiva
A aprendizagem dos alunos será promovida com recurso a diversos métodos:
1. Reconhecimento: desde o início, procurar-se-á promover a construção e a consolidação das novas aprendizagens sobre aquilo que os estudantes já sabem, reconhecendo também as suas experiências e os percursos que eles próprios vêm fazendo no ensino superior.
2. Exposição dialogada: apresentar-se-ão os quadros teóricos e os resultados da investigação produzida sobre o tema, quer em Portugal quer noutros países. Esta exposição não será neutra, mas sim crítica e orientada pelo docente.
3. Trabalho autónomo: uma vez que a qualidade das aprendizagens realizadas pelos estudantes depende amplamente do investimento que eles fazem, reforçar-se-ão os convites à leitura e análise das principais referências bibliográficas, por forma a conferir maior densidade epistemológica ao fórum.
4. Fórum: sempre que possível, privilegiar-se-á o debate, a participação ativa dos estudantes, o questionamento e a aprendizagem com os pares, mediante a realização de trabalhos em grupo.
5. Trabalho de campo: ao longo da unidade curricular, os alunos deverão gizar e desenvolver um projeto de investigação e/ou de ação, que apresentarão ao grupo no final da unidade.
Ainda que os objetivos de aprendizagem e as metodologias de ensino se interrelacionem, orientados que estão para o reforço da vontade de saber, há uma relação muito estreita entre a exposição dialogada (2., em 6.2.1.7.) e o domínio de referenciais teóricos (1., em 6.2.1.4.).
O trabalho autónomo e o trabalho de campo (3. e 5., respetivamente, em 6.2.1.7.) ligam-se sobretudo aos objetivos de ação definidos em 3. e 4. (cf. 6.2.1.4.).
O fórum (4., em 6.2.1.7.) visa fundamentalmente a problematização e a reflexão (2., em 6.2.1.4.).
Finalmente, o reconhecimento é transversal a toda a unidade curricular. Trata-se de um pressuposto epistemológico, sobre o qual se baseia a promoção de novas aprendizagens mas também a produção de conhecimento pelos alunos e a sua participação no processo de construção deste campo do saber.Designação | Peso (%) |
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Participação presencial | 30,00 |
Trabalho de campo | 70,00 |
Total: | 100,00 |