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Expressões e Dinâmica de Grupos

Código: E207     Sigla: EDG

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Psicologia da Educação

Ocorrência: 2015/2016 - 2S

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Ciências da Educação
Curso/CE Responsável: Licenciatura em Ciências da Educação

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
LCED 71 Plano Oficial 1 - 6 57 162

Língua de trabalho

Português

Objetivos

O programa assegura a compreensão do papel e importância das Expressões, Educação pela Arte, Aspetos Relacionais e DG, em processos Educacionais e numa Cidadania participada.

Apresenta condições pedagógicas para o perfil de competências em torno do desenvolvimento pessoal e social dos estudantes, futuros promotores de maturação e mudança.

Os conteúdos são veículos que visam alcançar os obj através de vivências, da reflexão e do debate.

Os estudantes são continuamente expostos à experiência de integrarem um Grupo em Desenvolvimento (turma/pequeno grupo/díade/grupo singular), associando noções práticas e teóricas, promovendo o desenvolvimento de competências e obj da UC e da LCE:

a)     capacidades de leitura de distintas realidades, aplicação de conhecimentos adquiridos, intervenção adequada

b)     saber recolher, analisar e interpretar informação pertinente tendo em conta aspetos sociais, científicos e éticos relevantes

competências de aprendizagem, comunicação e animação face a diversos públicos

Resultados de aprendizagem e competências

Espera-se que o estudante demonstre capacidades de:

a)      mobilização adequada e intencional de processos de expressão e comunicação em diferentes contextos educacionais e formativos

b)      aplicação fundamentada de técnicas de Dinâmica de Grupos em contextos educacionais e formativos formais, informais e não formais

c)      adoção de comunicação interpessoal eficaz na condução e liderança de grupos, de acordo com fases de desenvolvimento desses grupos e objetivos específicos da intervenção

d)      aquisição e domínio dos conceitos teóricos abordados, mobilização destes para a conceção e produção de intervenções socioeducativas e contribuição para uma cidadania participada

e)      identificação, reconhecimento e valorização do papel das Expressões, Educação pela Arte, Aspetos Relacionais e Dinâmicas de Grupos nos processos educacionais e formativos e nas práticas de cidadania

f)       maturação pessoal e competências no âmbito do Jogo Dramático, com base nos conhecimentos adquiridos e nas práticas vivenciadas na UC

Modo de trabalho

Presencial

Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)


Não aplicável.


Programa

1 Abordagem Centrada na Pessoa (Rogers) e Escuta Ativa

2 Atitudes de interação comunicacional e efeitos no interlocutor (Porter)

3 Relações interpessoais e conceitos-chave de Goleman: Autoconfiança, Curiosidade, Intencionalidade, Autocontrolo, Relação, Capacidade de comunicar e Cooperação

4 Relações interpessoais e componentes emocionais (Saturnino de la Torre)

5 Educação pela Arte (de Herbert Read a Ana Mae Barbosa). Educação para a Paz e para uma Cidadania participada

6 Jogo Dramático enquanto abordagem pedagógica:

-       instrumento de conhecimento de nós mesmos e dos outros, capaz de conduzir da participação à animação, à composição, à criatividade e à exteriorização de sentimentos

-       instrumento de comunicação que transporta desde o corpo à personagem

7 Potencialidades da intervenção em grupo. Diferentes tipos de grupos. A importância do feedback na mudança pessoal e social. Evolução, liderança e especificidades na utilização de técnicas de dinamização grupal. Técnicas de Dinâmicas de Grupos.

Bibliografia Obrigatória

Andreola, Balduíno ; Dinâmica de Grupo. Jogo da Vida e Didática do Futuro, Petrópolis: Editora Vozes., 2008
Barbosa Ana Mae 570; Arte/educação contemporânea. ISBN: 85-249-1109-3
Ferreira, Sueki ; O Ensino das Artes. , Papirus Editora, 2004
Fritzen, Silvino ; Exercícios de Dinâmica de Grupo, 1º vol. , Petrópolis: Editora Vozes, 1981
Laborinho Lúcio, Álvaro ; Educação, Arte e Cidadania, Paredes: Temas & Lemas, 2008
López-Yarto Luis Elizalde; Dinámica de grupos cincuenta anos después. ISBN: 84-330-1254-1
Maisonneuve Jean; A^dinâmica dos grupos
Read Herbert; A^educação pela arte
Rogers Carl R.; Tornar-se pessoa
Torre, Saturnino de la ; Educação Emocional, Cadernos de Criatividade, nº 4, 73-80, 2002

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Prática Laboratorial recorrendo a diversos modos de trabalho: análise de casos, simulações, clarificação, abordagem teórica para enquadramento da prática, debate, DG e J.D. É privilegiada metodologia de participação ativa, cuja estratégia fundamental consiste em  proporcionar momentos diversificados de vivências de práticas significativas, estimulantes e interativas. Parte-se do pressuposto que os estudantes integram um Grupo em Desenvolvimento. Estas vivências experienciais, relacionadas e adequadas aos distintos pontos do programa constituem o ponto de partida para a aquisição de conhecimentos e demais competências, contextualizados teoricamente. Esta metodologia promove o desenvolvimento dos estudantes e o treino de competências para as atividades profissionais futuras em CE, de acordo com o que foi referido.

Classificação final resulta da nota das 3 componentes:

1) assiduidade e atitude participativa nas atividades (40%)

2) dinamização de sessão de DG (30%)

3) relatório escrito (30%)

Palavras Chave

Ciências Sociais > Ciências da educação > Educação > Pedagogia social

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Participação presencial 40,00
Trabalho escrito 30,00
Trabalho laboratorial 30,00
Total: 100,00

Obtenção de frequência

As aulas são de frequência obrigatória. Obrigatória a presença em 75% das aulas lecionadas e o respeito pelas normas previstas quanto à assiduidade discente.

Fórmula de cálculo da classificação final

A classificação final resulta da nota obtida nas seguintes componentes:_1) assiduidade e postura participativa nas aulas e nas atividades propostas (40%)_2) dinamização de uma sessão de Dinâmica de Grupos (30%)_3) realização de um relatório escrito no qual conste a descrição da técnica dinamizada e uma reflexão acerca da realização da mesma, a qual deve mobilizar outros pontos desenvolvidos ao longo das aulas e que os estudantes considerem pertinentes para os assuntos em apreço (30%). É necessária a realização de todas as componentes para obter aprovação na UC, bem como a classificação mínima de 8 valores em cada uma das componentes consideradas.

Provas e trabalhos especiais

Não aplicável.

Trabalho de estágio/projeto


Não aplicável.


Avaliação especial (TE, DA, ...)

Estudantes que por lei estão dispensados da presença nas aulas deverão realizar um trabalho prático e uma prova destinados a demonstrar que possuem os conhecimentos e as competências exigidos e definidos na ficha de Unidade Curricular. O trabalho prático tem a ponderação de 25%, e o exame de 75%, na nota final. A admissão ao exame requer a realização e a aprovação da componente prática, ou seja, uma classificação mínima de 10 valores no trabalho prático. Estudantes que se encontrem nesta situação devem contactar a docente da unidade curricular durante as primeiras 4 semanas do semestre para que seja definida a forma de realização dessa prova e a sua calendarização.

Melhoria de classificação

Para efeitos da melhoria da classificação, os estudantes dispõem da oportunidade de realizar uma prova escrita sem consulta incidindo sobre a globalidade dos conteúdos da Unidade Curricular, com a ponderação de 100% na nota final. Não é possível repetir os trabalhos práticos.

Observações

Esta UC encontra-se desenhada partindo do princípio que cada turma consiste num Grupo em Desenvolvimento. Nesse sentido, as aprendizagens, os conhecimentos e as competências irão ser trabalhadas numa perspectiva relacional, interativa e significativa. Deste modo, e ainda se tivermos em conta que esta UC funciona em regime de Prática Laboratorial, as metodologias participativas adotadas afiguram-se como as que melhor possibilitam alcançar o desenvolvimento, as habilidades e as competências preconizados nos objetivos e as que são inerentes às especificidades de formação da UC.

A exposição de conteúdos e o debate de ideias, a participação ativa nas atividades propostas relacionam-se com todos os objetivos da UC e em especial com a compreensão por parte dos/as estudantes do papel e da importância das Expressões, da Educação pela Arte, dos Aspetos Relacionais, das Dinâmicas de Grupo e do Jogo Dramático, nos processos Educacionais/de Formação. Por seu turno, ao abordarmos “A Educação pela Arte”, cruzamo-nos, inevitavelmente, com os conceitos e as práticas de uma “Educação para a Paz” e de uma “Cidadania Participada”.

As análises de casos, os exercícios de simulação e o Jogo Dramático relacionam-se também com todos os objetivos, com particular incidência no desenvolvimento, “grouth” e maturação dos/as estudantes enquanto membros de um Grupo em Desenvolvimento e enquanto futuros agentes promotores da maturação pessoal e da mudança social, ativos e proativos, tal como se pretende induzir com as metodologias adotadas.

Deste modo, aplicando estas metodologias de trabalho pedagógico, estaremos a possibilitar que as noções teóricas sejam associadas à prática, promovendo o desenvolvimento de competências que induzam os/as estudantes a progredirem, a tornarem-se intencionais, autónomos/as e a serem capazes de transferir esses conhecimentos para novos contextos, cumprindo assim os objetivos de aprendizagem curricularmente previstos na UC e contribuindo para a sua formação, concretamente para os objetivos do Curso de 1º Ciclo em Ciências da Educação, bem como para o perfil do Licenciado em Ciências da Educação, tal como mencionámos acima.
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