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Mediação Social e Trabalho Educativo

Código: E310     Sigla: MSTE

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Educação

Ocorrência: 2015/2016 - 1S Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Ciências da Educação
Curso/CE Responsável: Licenciatura em Ciências da Educação

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
LCED 63 Plano Oficial 2 - 6 57 162
Mais informaçõesA ficha foi alterada no dia 2015-09-19.

Campos alterados: Fórmula de cálculo da classificação final, Componentes de Avaliação e Ocupação, Programa

Língua de trabalho

Português

Objetivos

A unidade curricular visa proporcionar a aquisição de conhecimentos, o desenvolvimento de competências e a análise e reflexão sobre contextos profissionais e situações no domínio da mediação socieducativa e da formação, contribuindo para a configuração do perfil do Licenciado em Ciências da Educação. Privilegia-se uma abordagem multireferencial da formação, a partir de contributos concetuais, sobretudo da sociologia e da psicossociologia, estabelecendo-se interfaces com as problemáticas da cognição, da comunicação e da relação humana e das políticas organizacionais e educativas.




Resultados de aprendizagem e competências

Espera-se que o/a estudante demonstre capacidades e competências de:
a) domínio de diferentes paradigmas concetuais e metodológicos da mediação socioeducativa;
b) aprendizagem de conceções teóricas relativas a diferentes campos da mediação;
c) problematização do trabalho educativo a partir da perspetiva concetual e metodológica da mediação;
d) análise crítica de problemas socioeducativos a partir de referenciais teórico-empíricos do domínio da mediação;
e) conceção de dispositivos de intervenção em educação, com recurso a referenciais da mediação;
f) construção de quadros cognitivos sobre diferentes realidades profissionais do/a mediador/a socioeducativo/a e da formação;
g) participação na implementação de medidas de inovação educativa, mobilizando conhecimentos e metodologias de mediação;
h) dinamização de processos de mediação socioeducativa e da formação.

Modo de trabalho

Presencial

Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)

Psicossociologia de grupos e de organizações
Pragmática da comunicação humana
Epistemologia das Ciências da Educação
Introdução às Ciências da Educação

Programa


1. Introdução à mediação
-Transformação social, produção do conceito de mediação e institucionalização das práticas de mediação
-Para uma epistemologia das práticas de mediação: multirreferencialidade e epistemologia da escuta.

2. Sentidos, campos e tipologias de mediação
-Sentidos: modo de regulação social; processo político; dimensão ética; e dimensão filosófica.
-Campos: educação, cultura, família e justiça.
- Modalidades: mediação cultural; mediação escolar; mediação social; mediação comunitária; e mediação institucional.

3. Paradigmas e modelos de mediação
- Mediação centrada nos participantes; orientada para a resolução de problemas; orientada para a transformação; narrativa; e como processo integrado humanista.
Modelos: tradicional linear; transformativo; e circular narrativo

4. Mediação e trabalho educativo
-Mediação e ética socioeducativa
-Mediação e relação educativa
-Mediação e cognição
-Mediação e comunicação
-Mediação e formação

5.Perspetivas metodológicas de mediação social: a especificidade do trabalho educativo
-Abordagem transformacional nas práticas de mediação
-Investigação e reflexão nas práticas de mediação
-Mediação entre pares
-Mediação de conflitos

Bibliografia Obrigatória

Schnitman Dora Fried 570; Novos paradigmas em mediação. ISBN: 85-7307-478-7
Boqué Torremorell Maria Carme; Cultura de mediação e mudança social. ISBN: 978-972-0-34174-7
Correia José Alberto 570; Mediação. ISBN: 978-972-36-1083-3
Cardinet Annie; École et médiations. ISBN: 2-86586-781-1

Bibliografia Complementar

Moore Christopher W.; O^processo de mediação. ISBN: 85-7307-474-4
Torrego Juan Carlos coord.; Mediação de conflitos em instituições educativas. ISBN: ISBN 972-41-3405-9
Cohen Richard; Students resolving conflict. ISBN: 1-59647-052-6
Mrad Fathi Ben; Sociologie des pratiques de médiation. ISBN: 2-7475-2968-1

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Considera-se no tempo de contacto (TP), a exposição teórica dialogada, a análise e discussão de textos, a análise e discussão de testemunhos de mediadores socioeducativos e da formação, a apresentação e debate de trabalhos de grupo e a avaliação; no tempo de trabalho autónomo, considera-se a pesquisa e análise crítica, em pequeno grupo, de casos educacionais e projetos de intervenção em mediação socioeducativa, um trabalho individual escrito e a avaliação da aprendizagem.

Palavras Chave

Ciências Sociais

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Exame 40,00
Participação presencial 30,00
Trabalho de campo 30,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 47,00
Frequência das aulas 45,00
Trabalho de campo 30,00
Trabalho de investigação 40,00
Total: 162,00

Obtenção de frequência

O modelo de avaliação adotado pressupõe o cumprimento da assiduidade de acordo com o previsto na lei para os restantes cursos da faculdade e sem prejuízo do disposto no ponto 4 do artigo 9º do regulamento de avaliação. A obrigatoriedade de presenças é de 3/4 do número de aulas efetivamente realizadas.

Fórmula de cálculo da classificação final

A avaliação da aprendizagem é expressa numa escala de 0 a 20 valores e de tipo distribuída com exame final. A dimensão distribuída, que será contabilizada como 50% da avaliação final, diz respeito ao trabalho em pequeno grupo, com as seguintes dimensões: síntese escrita sobre a pesquisa e análise realizadas (3 páginas)(50%) a entregar na aula seguinte à apresentação,  e a apresentação (25%) e discussão na turma (25%). O exame final diz respeito a um trabalho individual (50%) de síntese reflexiva, com base na coletânea de textos da uc, a entregar na data que vier a ficar definida para exame (50%).

Provas e trabalhos especiais

Não se aplica

Trabalho de estágio/projeto

Não se aplica

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Os estudantes que por lei sejam dispensados das horas de contacto da UC serão chamados a realizar uma prova especial de caráter presencial destinada a avaliar o domínio de competências e de conteúdos programáticos da uc. Esta prova realizar-se-à sob a forma de uma defesa oral de uma síntese crítica sobre os conteúdos da uc, a entregar na última semana de aulas. Para o efeito, os/as estudantes nestas condições deverão contactar a docente na primeira semana de aulas, a fim de se acordar um plano de formação que possibilite a realização da prova referida.

Melhoria de classificação

Em consonância com o despacho nº GR.02105/2010 os/as estudantes poderão efetuar melhoria de classificação de exame realizada uma única vez numa das duas épocas de exame final imediatamente subsequentes àquela em que obtiverem aprovação. A melhoria realiza-se pela reformulação do trabalho individual.
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