Código: | E309 | Sigla: | MILMQ |
Áreas Científicas | |
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Classificação | Área Científica |
OFICIAL | Metodologias de Investigação |
Ativa? | Sim |
Unidade Responsável: | Ciências da Educação |
Curso/CE Responsável: | Licenciatura em Ciências da Educação |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
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LCED | 56 | Plano Oficial | 2 | - | 6 | 57 | 162 |
Esta unidade curricular pretende dotar os/as estudantes de conhecimentos que lhes permitam investigar os fenómenos sociais e educativos, construindo coerências e pertinências epistemológicas, teóricas, metodológicas e analíticas no processo de investigação. Pretende-se debater a natureza do conhecimento científico e da verdade na sua articulação com o processo de investigação científica. Entende-se que este é um espaço onde podem refletir sobre os processos de produção de conhecimento científico e da investigação enquanto prática social.
Para tal, esta unidade curricular constitui-se como um espaço que articula a discussão de propostas paradigmáticas (e políticas) de produção de conhecimento científico, e o exercício de aplicação de conhecimentos teórico metodológicos. Pretende-se que, a partir das experiências e situações vividas pelos/as estudantes em contexto de investigação, se discutam os dilemas éticos e técnicos que surgem da pesquisa sobre realidades socioeducativas contemporâneas.
Considera-se que no final da UC os/as estudantes devem saber:
-Identificar diferentes paradigmas que indiciam distintas démarches de investigação e que têm subjacentes diferentes considerações sobre os sujeitos, os objetos e as problemáticas;
- Caracterizar diferentes dispositivos teórico metodológicos de produção de práticas investigativas no campo da educação;
- Analisar diferentes instrumentos técnicos de recolha e tratamento da informação, inserindo-os em protocolos pertinentes com as restantes dimensões dos objetos de investigação;
- Reconhecer a produção de diferentes tipos de conhecimento sobre um mesmo fenómeno;
- Demonstrar capacidade crítica e leitura analítica em torno de diferentes racionalidades no quotidiano.
No final da unidade curricular, os estudantes deverão ter adquirido as seguintes competências:
- Identificação de diferentes perspetivas e opiniões sobre uma determinada realidade;
- Curiosidade intelectual pela diversidade cultural e intelectual de indivíduos, instituições e comunidades;
- Capacidade de observação e análise de problemas, situações e ações;
- Capacidade de aplicação de diferentes técnicas e métodos de investigação
- Capacidade de adaptação a situações e contextos diversificados;
- Capacidade para elaborar um pequeno projeto de investigação centrado sobre situações-problema em contextos e realidades diversas tendo como objetivo uma intervenção sócio-educativa.
Não se aplica
I - O que é investigar? Debates epistemológicos
1.1. O debate entre o paradigma dominante e o paradigma emergente; as propostas explicativas e compreensivas
1.2.Modelos de análise histórico e epistemológicos da ciência
II - O que é investigar? O planeamento de um projecto de investigação: considerações teóricas, metodológicas e práticas.
2.1. As várias etapas de um processo de investigação. A validação da investigação.
2.2. A construção do objecto de estudo e da problemática
2.3. Modos e instrumentos de recolha e tratamento da informação. Métodos e técnicas de investigação qualitativa: Etnografia; Entrevistas; Métodos biográficos; Focus groups; Análise de conteúdo.
2.4.Um modelo topológico da investigação científica: os 4 campos da prática de pesquisa (procura social, axiológico, doxológico e epistémico).
2.5. Modelo quadripolar da dinâmica da investigação e a sua tradução em educação: os métodos (fenomenologia, interaccionismo simbólico e grounded theory), os quadros de referência (compreensão), os modos de investigação (estudos de caso, estudos interpretativos e estudos comparativos) e os quadros de análise (tipos-ideais e tipologias).
III – O que é investigar?
A construção socio-histórica da cientificidade em educação: perspetivas em debate
A investigação em educação e desafios contemporâneos
Aulas expositivas, debate, trabalho de grupo e trabalho de campo
Designação | Peso (%) |
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Exame | 30,00 |
Trabalho escrito | 70,00 |
Total: | 100,00 |
Designação | Tempo (Horas) |
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Estudo autónomo | 50,00 |
Trabalho de campo | 20,00 |
Trabalho de investigação | 30,00 |
Total: | 100,00 |
Os/As estudantes obtêm frequência com nota igual ou superior a 10 valores nos momentos de avaliação:
a) exame presencial e sem consulta acerca da matéria leccionada e do trabalho empírico realizado no decurso da disciplina. Tempo de realização: 2 horas. Ponderação: 30%.
b) trabalho de terreno realizado em grupo ao longo do semestre, escrito. Ponderação: 70%. Destes 70%, 50% dizem respeito ao trabalho global (projeto turma) e 20% o contributo de cada grupo para o trabalho global.
A falta a qualquer momento da avaliação distribuída implica a reprovação na UC.
A detecção de situações de plágio, ou outras fraudes, em qualquer um dos momentos de avaliação tem como consequência imediata a anulação da prova (trabalho ou exame) e pode conduzir à abertura de um processo disciplinar.
De acordo com o Artigo 14.° - Fraudes - do Regulamento de Avaliação de estudantes:
A fraude cometida na realização de uma prova implica a anulação da mesma e a comunicação ao órgão estatutariamente competente para eventual processo disciplinar.
No quadro da FPCEUP, entende-se como fraude a cópia, o plágio ou qualquer outra prática de onde resulte um benefício ilícito para a classificação do aluno.
O Conselho Pedagógico assume-se na FPCEUP, até alteração dos estatutos em vigor, como órgão competente para a condução do processo disciplinar que eventualmente se siga a práticas fraudulentas, dele podendo resultar a reprovação do aluno à disciplina, a suspensão ou a expulsão do aluno, além da anulação da prova.
Os/As estudantes obtêm frequência com nota igual ou superior a 10 valores nos momentos de avaliação:
a) exame presencial e sem consulta acerca da matéria lecionada e do trabalho empírico realizado no decurso da disciplina. Tempo de realização: 2 horas. Ponderação: 30%.
b) trabalho final resultante da pesquisa realizado em grupo turma ao longo do semestre, escrito. Ponderação: 70%., sendo 50% respeitante ao trabalho global (projeto turma) e 20% respeitante ao contributo do grupo para o trabalho global.
100%= 70% (50%+20%) + 30%.
A falta a qualquer momento da avaliação implica a reprovação na UC.
Não existem
Os/As estudantes que por lei estão dispensados da verificação das condições de assiduidade às aulas, deverão realizar as duas componentes de avaliação definidas anteriormente: trabalho de terreno individual, caso não seja possível realizar em grupo, e exame final. Deverão contactar no início do semestre a docente responsável.
A classificação obtida no exame pode ser melhorada através da realização do exame de recurso na época prevista. Em cada caso a nova classificação obtida - se mais elevada do que a anterior - substituirá, na ponderação prevista, a classificação anteriormente obtida nessa componente da avaliação.
A classificação obtida na componente trabalho final não é passível de ser melhorada.