Código: | E208 | Sigla: | OE |
Áreas Científicas | |
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Classificação | Área Científica |
OFICIAL | Metodologias de Investigação |
Ativa? | Sim |
Unidade Responsável: | Ciências da Educação |
Curso/CE Responsável: | Licenciatura em Ciências da Educação |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
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LCED | 70 | Plano Oficial | 1 | - | 6 | 57 | 162 |
A UC de Oficina de Escrita, procurando dar resposta a diferentes objectivos de formação dos/estudantes, representa uma unidade privilegiada para o contacto e o trabalho autónomo dos/as estudantes em torno de preocupações de natureza narrativa, projectiva e argumentativa das práticas de escrita. À luz deste princípio, a presente UC procura constituir-se num espaço alargado de formação, cujas dinâmicas favoreçam a emergência de uma relação com a escrita subjectivamente situada, mas construída à luz das suas potencialidades de aprendizagem para o campo da produção textual de tipo argumentativo e crítico. Após um primeiro bloco de aulas que tem em vista abrir e diversificar o universo das práticas de escrita, dar-se-á atenção, posteriormente, à produção escrita orientada para um exercício académico, cujo ensaio tem por objectivo desenvolver o conjunto de capacidades argumentativas que se implicam na escrita de contexto académico.
Objectivos:
- Reflectir sobre a diversidade de operações que se implicam nos processos de escrita;
- Realizar e partilhar diferentes actividades de escrita, atendendo à sua importância sob o ponto de vista pessoal, crítico e académico;
- Investir em modos pessoais de escrita, com especial tónica nas suas dimensões narrativas, autobiográficas, projectivas, criativas, argumentativas e críticas;
- Escrever textos através do recurso a exercícios individuais e de grupo;
- Contactar com as especificidades/tipologias de textos académicos e suas ordens produtivas.
- Praticar a realidade do texto enquanto uma prática do desejo e do prazer;
- Relacionar-se com a escrita como uma prática social e discursiva;
- Olhar para a produção textual como uma produção subjectiva de si, do outro e da realidade;
- Saber produzir textos com diferentes objectivos e em contextos diversos;
- Produzir diversos textos escritos com qualidade linguística e semântica, tendo em conta as finalidades e os contextos da sua produção;
- Produzir e rever textos escritos com qualidade científica, de acordo com critérios formais de apresentação, organização, clareza, correcção e rigor terminológico;
- Saber construir um discurso e uma interpretação crítica de um problema, questão ou objecto de estudo;
- Saber usar, de um modo dinâmico, os elementos básicos do texto argumentativo (identificação e acordo de premissas; construção de argumentos; objecções; contra-argumentos; conclusão);
- Produzir textos académicos, atendendo à coerência e coesão textuais, ao uso correcto de locuções, nexos, expressões e fórmulas discursivas, e à unidade, encadeamento e coesão entre diferentes elementos de sentido do texto, tais como, parágrafos, ideias, conceitos, citações, paráfrases, etc.;
Não se aplicam
1. A escrita: a complexidade de um “fenómeno” e a especificidade de um objecto
1.1 Dimensões narrativas e (auto)biográficas da escrita:
1.1.1 A escrita de si e a escrita do outro
1.1.2 Narrativa e ficção
2. A escrita: entre o gesto e a visão
2.1 Dimensões projectivas/criativas da escrita:
2.1.1 Um exercício “visionário”
2.1.2 Experiências sensoriais e escrita
3. Deontologias da produção textual e escrita científica
3.1 Dimensões argumentativas e críticas da escrita:
3.1.1 Especificidades da produção escrita de tipo “académico”
3.1.2 Tipologias textuais académicas. Características e princípios
3.1.3 A dimensão argumentativa e crítica na escrita científica
Dada a natureza teórico-prática e oficinal desta UC privilegiam-se os seguintes métodos:
- Exposição, debate, trabalho individual, trabalho de grupo e orientação tutorial;
- Realização de actividades de escrita, de leitura, de análise e de reflexão (textos escritos);
- Trabalhos de pesquisa, individuais e em grupo;
- Trabalho de escrita individual;
- Realização de exercícios/reflexões em grupo.
Designação | Peso (%) |
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Trabalho escrito | 100,00 |
Total: | 100,00 |
A avaliação distribuída sem exame final, regime de avaliação da aprendizagem, definido para esta disciplina, prevê a “avaliação ao longo do ano/semestre, segundo as formas definidas no art.º 9, sem que exista exame final,” (cf artº 7). Em termos de princípios gerais, a avaliação articula-se com o estatuto teórico-prático da disciplina, pelo que a obtenção de frequência exige que o/a estudante não esteja ausente em mais de 25% das aulas previstas. Daqui decorre como orientação geral para a avaliação e classificação a valorização da presença e participação activa e regular dos estudantes nas sessões, o que se relaciona com a necessária assiduidade.
A avaliação estrutura-se à volta de um dispositivo de trabalho escrito, construído pelos estudantes ao longo do semestre, e segundo modalidades individuais e colectivas de escrita. Tal dispositivo constitui-se num Diário Gráfico cujo objetivo consiste em explorar e reviver as experiências de escrita vividas pelos estudantes durante as aulas, à luz da reflexão gerada em torno das diferentes modalidades de escrita ensaiadas na UC. Para o efeito, a assiduidade e a participação dos estudantes na Oficina de Escrita são elementos indispensáveis ao dispositivo de avaliação proposto.
O Diário Gráfico organiza-se segundo componentes individuais e colectivas de escrita (comentários e produtos escritos realizados por referência aos exercícios realizados), integrando, entre outros, os seguintes elementos ponderados:
a) textos escritos e reescritos;
b) textos revistos a pares;
c) leituras e reflexões problematizadoras;
d) memória e discussão crítica em torno dos processos e produtos escritos;
e) organização individual e colectiva do produto escrito final;
O Diário Gráfico é classificado numa escala de 0 a 20 valores, tendo uma ponderação de 100% na obtenção da CF.
A não obtenção de 10 valores na classificação de qualquer um dos elementos de avaliação implica, como mecanismo de recurso na própria avaliação distribuída, a realização de um trabalho individual escrito sobre os conteúdos e a temática da UC, de acordo com o presente programa.
Não se aplica
De acordo com o ponto 4 do artº 9 do Regulamento de Avaliação, “os alunos que por lei estão dispensados da presença nas aulas podem ser chamados a realizar uma prova ou trabalho especiais, destinados a demonstrar que possuem os conhecimentos e as competências exigidos e previamente definidos na respectiva ficha de disciplina.” A opção escolhida neste âmbito é a realização de um trabalho escrito individual que, sempre que possível e preferencialmente, deverá ser elaborado e acompanhado no decurso do semestre e entregue na época prevista para frequências e exames no final do semestre.
Para efeitos de melhoria de nota, os/as estudantes dispõem de uma oportunidade para reformular o trabalho escrito final.
Não se aplica