Código: | E101 | Sigla: | ICS |
Áreas Científicas | |
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Classificação | Área Científica |
OFICIAL | Sociologia da Educação |
Ativa? | Sim |
Unidade Responsável: | Ciências da Educação |
Curso/CE Responsável: | Licenciatura em Ciências da Educação |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
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LCED | 74 | Plano Oficial | 1 | - | 6 | 57 | 162 |
Esta unidade curricular constitui-se como um momento de iniciação ao conhecimento nas Ciências Sociais, esboçando, ao mesmo tempo, linhas de complementaridade com as disciplinas deste primeiro semestre e de continuidade com as demais do plano de estudos subsequente.
Deste modo, definem-se os seguintes objectivos para a UC:
a) comunicar perspetivas teoricas e conceitos essenciais ao entendimento do ser humano como um ser bio-socio-cultural;
b) comunicar perspetivas teóricas e conceitos essenciais ao entendimento da ciência como uma forma particular de conhecimento e como prática científica
c) chamar à atenção para os procedimentos específicos de carácter epistemológico, teórico, metodológico e ético
d) situar socio-historicamente a construção das Ciências Naturais e a emergência das Ciências Sociais, e alguns dos debates mais persistentes
e) contribuir para a construção de uma mentalidade que percepcione os fenómenos educativos como fenómenos sociais e como expressões particulares de processos sociais mais gerais, usando a História, Antropologia e Sociologia
f) mobilizar temáticas emergentes da realidade social que permitam reflectir sobre a especificidade da realidade humana enquanto realidade social, ensaiando a ruptura epistemológica com explicações de tipo naturalista, idealista e etnocentrist
g) estimular o desenvolvimento da imaginação sociológica
h) adoptar metodologias de trabalho com responsabilidade, autonomia, cooperação;
i) iniciar o contacto com procedimentos académicos formais
Na UC espera-se que os estudantes sejam capazes de:
2.1. Explicar o social pelo social: das resistências e dos obstáculos ao conhecimento nas Ciências Sociais aos processos e instrumentos disponíveis para a ruptura com as evidências do senso comum
4.1. Desconstruir dicotomias natureza/cultura, individuo/sociedade a partir de pesquisa empírica em Ciências Sociais
As aulas são teórico-práticas incluindo a exposição de conteúdos e a participação dos estudantes nas questões abordadas.
A leitura, interpretação e análise de textos é usada no tempo de contato como estratégia de explicitação e integração fundamentada das aprendizagens, sendo estimulado o seu aprofundamento no trabalho autónomo.
Os debates nas aulas, via fontes audiovisuais, documentais ou experienciais, são entendidos como propícios ao desenvolvimento de reflexões para reforçar a articulação teórico-prática, o rigor analítico, a compreensão da complexidade e a diversidade de pontos de vista e sentido crítico.
Nesta UC pratica-se avaliação distribuída com exame final.
A escrita, enquanto modo de explicitar a integração das aprendizagens dos estudantes, converge para a realização de trabalhos em grupo (30%), de articulação e reflexão dos conteúdos no final de cada tópico programático, e de um exame final, individual (70%), acerca do programa dado, ambos com objetivos de classificação.
Designação | Peso (%) |
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Exame | 70,00 |
Trabalho escrito | 30,00 |
Total: | 100,00 |
Designação | Tempo (Horas) |
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Estudo autónomo | 102,00 |
Frequência das aulas | 45,00 |
Trabalho de campo | 15,00 |
Total: | 162,00 |
A possibilidade de usufruir da modalidade de avaliação distribuída supõe a presença em pelo menos 75% das horas de contacto lectivo.
Estão dispensados da verificação das condições de assiduidade referidas anteriormente, os casos previstos na lei, nomeadamente os/as trabalhadores estudantes, devendo estes contactar a docente 20 dias após o início do semestre.
A classificação do exame final individual realiza-se numa escala 0-20 e terá uma ponderação de 70% no cálculo da nota final da UC.
Os/As estudantes sem frequência às aulas e que por lei podem ser delas dispensados deverão apresentar-se ao exame final para realizarem a prova escrita destinada a demonstrar que possuem os conhecimentos e as competências exigidos e definidos na ficha da unidade curricular.
A realização desta prova decorrerá no período de avaliação previsto.
Os/As estudantes nestas circunstâncias devem contactar a docente para esclarecimento e definição da sua avaliação
Os/As estudantes sem frequência às aulas e que por lei podem ser delas dispensados deverão apresentar-se ao exame final para realizarem a prova escrita destinada a demonstrar que possuem os conhecimentos e as competências exigidos e definidos na ficha da unidade curricular.
A realização desta prova decorrerá no período de avaliação previsto.
Os/As estudantes nestas circunstâncias devem contactar a docente para esclarecimento e definição da sua avaliação
Os/as estudantes podem efectuar melhoria de classificação final desta unidade curricular apenas uma vez, na época de recurso e de acordo com modalidade a acordar com a docente.
A classificação final na unidade curricular é a mais elevada, entre aquela que havia sido obtida inicialmente e a que resultar da melhoria de classificação efectuada.