Código: | E512 | Sigla: | SIMF2 |
Áreas Científicas | |
---|---|
Classificação | Área Científica |
OFICIAL | Pedagogia Social |
Ativa? | Sim |
Unidade Responsável: | Ciências da Educação |
Curso/CE Responsável: | Licenciatura em Ciências da Educação |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
---|---|---|---|---|---|---|---|
LCED | 64 | Plano Oficial | 3 | - | 9 | 85 | 243 |
OBJETIVOS
Accionar quadros de leitura das Ciências da Educação, nas áreas de exercício profissional (Educação/Formação de Adultos e Desenvolvimento Local; Educação, Cidadanias e Proteção Social; Escola e Gestão Educacional; Educação e Contextos de Cultura e Lazer) e relativos a públicos diversos
Saber contactar contextos e instituições de natureza formal, não formal e informal, recolhendo, selecionando, analisando e interpretando informação de natureza vária
Produzir uma reflexão estruturada relativa a: contextos, projectos e programas no âmbito da educação escolar e ao longo da vida, formação de profissionais do desenvolvimento humano, do desenvolvimento pessoal e social, animação e da intervenção comunitária e do desenvolvimento local, cultura, herança cultural, ambiente e lazer
Produzir e comunicar informação argumentada que considere os aspectos científicos, éticos e sociais relevantes para o campo educativo, sob a forma oral e escrita, através de comunicações e da elaboração de relatórios
COMPETÊNCIAS
- Problematizar e produzir uma reflexão estruturada acerca de informação relativa a contextos, projectos e programas no âmbito da Educação ao Longo da Vida, da formação de profissionais do desenvolvimento humano, do desenvolvimento pessoal e social, da animação e da intervenção comunitária e do desenvolvimento local (em contextos de educação formal, não formal e informal);
- Recolher, selecionar, analisar e interpretar informação pertinente
RESULTADOS DE APRENDIZAGEM
- Produzir e comunicar informação relativa a contextos, projectos e programas de educação formal, não formal e informal
- Construir uma argumentação fundamentada que considere os aspectos científicos, éticos e sociais relevantes para o campo educativo.
Os conteúdos programáticos refletem as dimensões teórico-concetuais e metodológicas das diferentes áreas.
I. Apresentação das áreas de profissionalização em educação/formação: campos e problemáticas
1.1. Educação/Formação de Adultos e Desenvolvimento Local: referenciais teóricos, metodologias privilegiadas e instituições de referência
1.2. Educação, Cidadania e Proteção Social: referenciais teóricos, metodologias privilegiadas e instituições de referência
1.3. Educação e Gestão Educacional: referenciais teóricos, metodologias privilegiadas e instituições de referência
1.4. Educação e Contextos de Cultura e Lazer: referenciais teóricos, metodologias privilegiadas e instituições de referência
II. Trabalho de Campo com Seminário de acompanhamento.
A metodologia de ensino compreende um tempo de contacto de natureza teórica, destinado à exposição dos conteúdos programáticos de cada área, e um tempo de contacto de seminário tutorial destinado: à supervisão do trabalho de campo, à reflexão sobre a informação recolhida e produzida e à orientação do relatório a produzir para a avaliação.
A modalidade de avaliação é a distribuída sem exame final, pressupondo o cumprimento da assiduidade.
São elementos da avaliação distribuída:
1. Elementos requeridos e produzidos individualmente para as sessões de seminário tutorial;
2. Relatório final.
Designação | Peso (%) |
---|---|
Trabalho de campo | 40,00 |
Trabalho escrito | 60,00 |
Total: | 100,00 |
Designação | Tempo (Horas) |
---|---|
Elaboração de relatório/dissertação/tese | 50,00 |
Estudo autónomo | 105,00 |
Frequência das aulas | 45,00 |
Trabalho de campo | 18,00 |
Trabalho de investigação | 25,00 |
Total: | 243,00 |
O regime de avaliação adoptado pressupõe obrigatoriamente o cumprimento da assiduidade, sem prejuízo do disposto no ponto 4 do artigo 9º do regulamento de avaliação.
Sendo necessário, a definição das modalidades de concretização do trabalho de campo, para o caso dos TE, será imperativamente objeto de contratualização na sessão de apresentação do Seminário.
Elementos da avaliação distribuída:
1. Elementos requeridos e produzidos individualmente para as sessões de seminário de acompanhamento ou de tutoria;
2. Relatório de grupo. Este relatório deve identificar problemáticas específicas das áreas de profissionalização, sustentadas no trabalho de campo desenvolvido (contacto exploratório com instituições, profissionais, programas, projectos...)
Cada um destes elementos da avaliação distribuída será classificado numa escala de zero a vinte valores, com uma ponderação relativa de 60% para o relatório final, 40% para os elementos requeridos e produzidos para as sessões de seminário de acompanhamento e de tutoria.
Em caso de insucesso no relatório final, o mesmo pode ser objecto de reformulação e de posterior entrega na época de de recurso.
Não se aplica.
Sendo necessário, a definição das modalidades de concretização do trabalho de campo, para o caso dos TE, será imperativamente objeto de contratualização na sessão de apresentação do Seminário.
A melhoria da classificação final terá lugar segundo os termos previstos na Lei e realizar-se-á através da reformulação do relatório na sua versão final.
1. Esta uc é assegurada por 5 docentes, distribuídos por áreas de profissionalização;
2.O Seminário organiza-se internamente de acordo com dois tipos de trabalho pedagógico por área:
- num primeiro momento, de caráter expositivo, proceder-se-á à apresentação de cada uma das áreas de profissionalização em Ciências da Educação (temas, problemas e contextos) (1 aula por área para a totalidade dos estudantes).
- num segundo momento, de trabalho de campo com seminário de acompanhamento e/ou orientação tutorial, os estudantes estarão alocados às diferentes áreas.
3. Após as aulas de apresentação das 4 áreas de profissionalização, os estudantes serão distribuídos equitativamente pelas áreas para o desenvolvimento do trabalho de campo. Sendo necessário, a distribuição de estudantes pelas áreas de profissionalização obedece às normas estabelecidas pelo Conselho Pedagógico da FPCEUP;
4. Esta uc tem precedência relativamente ao SIMF do 6º semestre.
5. Considerando a articulação desejada entre o Seminário do 5º e 6º semestres, espera-se que no final desta unidade curricular, esteja realizada a identificação da instituição onde se realizará a Unidade de Contacto com o Exterior (SIMF do 6º semestre).