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SIMF: Iniciação às áreas de profissionalização em Educação/Formação

Código: E512     Sigla: SIMF2

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Pedagogia Social

Ocorrência: 2015/2016 - 1S

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Ciências da Educação
Curso/CE Responsável: Licenciatura em Ciências da Educação

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
LCED 64 Plano Oficial 3 - 9 85 243

Língua de trabalho

Português

Objetivos

OBJETIVOS

Accionar quadros de leitura das Ciências da Educação, nas áreas de exercício profissional (Educação/Formação de Adultos e Desenvolvimento Local; Educação, Cidadanias e Proteção Social; Escola e Gestão Educacional; Educação e Contextos de Cultura e Lazer) e relativos a públicos diversos

Saber contactar contextos e instituições de natureza formal, não formal e informal, recolhendo, selecionando, analisando e interpretando informação de natureza vária

Produzir uma reflexão estruturada relativa a: contextos, projectos e programas no âmbito da educação escolar e ao longo da vida, formação de profissionais do desenvolvimento humano, do desenvolvimento pessoal e social, animação e da intervenção comunitária e do desenvolvimento local, cultura, herança cultural, ambiente e lazer

Produzir e comunicar informação argumentada que considere os aspectos científicos, éticos e sociais relevantes para o campo educativo,  sob a forma oral e escrita, através de comunicações e da elaboração de relatórios

Resultados de aprendizagem e competências

COMPETÊNCIAS

- Problematizar e produzir uma reflexão estruturada acerca de informação relativa a contextos, projectos e programas no âmbito da Educação ao Longo da Vida, da formação de profissionais do desenvolvimento humano, do desenvolvimento pessoal e social, da animação e da intervenção comunitária e do desenvolvimento local (em contextos de educação formal, não formal e informal);
- Recolher, selecionar, analisar e interpretar informação pertinente

RESULTADOS DE APRENDIZAGEM
- Produzir e comunicar informação relativa a contextos, projectos e programas de educação formal, não formal e informal
- Construir uma argumentação fundamentada que considere os aspectos científicos, éticos e sociais relevantes para o campo educativo.

 

Modo de trabalho

Presencial

Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)

N/A

Programa

Os conteúdos programáticos refletem as dimensões teórico-concetuais e metodológicas das diferentes áreas.

I. Apresentação das áreas de profissionalização em educação/formação: campos e problemáticas
1.1. Educação/Formação de Adultos e Desenvolvimento Local: referenciais teóricos, metodologias privilegiadas e instituições de referência 
1.2. Educação, Cidadania e Proteção Social: referenciais teóricos, metodologias privilegiadas e instituições de referência
1.3. Educação e Gestão Educacional: referenciais teóricos, metodologias privilegiadas e instituições de referência
1.4. Educação e Contextos de Cultura e Lazer: referenciais teóricos, metodologias privilegiadas e instituições de referência
II. Trabalho de Campo com Seminário de acompanhamento.

Bibliografia Obrigatória

BARROSO, João (org.); A regulação das políticas públicas de educação: espaços, dinâmicas e actoresA regulação das políticas públicas de educação: espaços, dinâmicas e actores, Lisboa: EDUCA, 2006
BRUTO DA COSTA, Alfredo; Exclusões, Lisboa: Gradiva, 1998
CANÁRIO, Rui; Educação de adultos: um campo e uma problemática, Lisboa, Educa, 1999
Capul Maurice; Da educação à intervenção social. ISBN: 972-0-34852-6
CERTEAU, Michel de; A Cultura no Plural, Campinas, SP: Papyrus, (5.ª ed) [ em particular Cap.9, A Cultura na Sociedade], 1995
Correia José Alberto 570; Mediação. ISBN: 978-972-36-1083-3
CORREIA, José Alberto & Ana Maria, SILVA ; Mediação: (D)os Contextos e (D)os actores., CIIE e Edições Afrontamento, 2010
FERREIRA, Fernando Ilídio; O local em educação: Animação, gestão e parceria, Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 2005
FINGER, Matthias & José Manuel ASÚN; A educação de adultos numa encruzilhada: aprender a nossa saída, Porto, Porto Editora, 2003
Stoer Stephen; Os^lugares da exclusão social. ISBN: 85-249-1061-5
YOUNG, Iris; Inclusion and Democracy, Oxford: Oxford University Press, 2000

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

 A metodologia de ensino compreende um tempo de contacto de natureza teórica, destinado à exposição dos conteúdos programáticos de cada área, e um tempo de contacto de seminário tutorial destinado: à supervisão do trabalho de campo, à reflexão sobre a informação recolhida e produzida e à orientação do relatório a produzir para a avaliação.

A modalidade de avaliação é a distribuída sem exame final, pressupondo o cumprimento da assiduidade.
São elementos da avaliação distribuída:
1. Elementos requeridos e produzidos individualmente para as sessões de seminário tutorial;
2. Relatório final.

Palavras Chave

Ciências Sociais > Ciências da educação > Educação > Pedagogia social

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Trabalho de campo 40,00
Trabalho escrito 60,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Elaboração de relatório/dissertação/tese 50,00
Estudo autónomo 105,00
Frequência das aulas 45,00
Trabalho de campo 18,00
Trabalho de investigação 25,00
Total: 243,00

Obtenção de frequência

O regime de avaliação adoptado pressupõe obrigatoriamente o cumprimento da assiduidade, sem prejuízo do disposto no ponto 4 do artigo 9º do regulamento de avaliação.
Sendo necessário, a definição das modalidades de concretização do trabalho de campo, para o caso dos TE, será imperativamente objeto de contratualização na sessão de apresentação do Seminário.

 

Fórmula de cálculo da classificação final

Elementos da avaliação distribuída:

1. Elementos requeridos e produzidos individualmente para as sessões de seminário de acompanhamento ou de tutoria;
2. Relatório de grupo. Este relatório deve identificar problemáticas específicas das áreas de profissionalização, sustentadas no trabalho de campo desenvolvido (contacto exploratório com instituições, profissionais, programas, projectos...)

Cada um destes elementos da avaliação distribuída será classificado numa escala de zero a vinte valores, com uma ponderação relativa de 60% para o relatório final, 40% para os elementos requeridos e produzidos para as sessões de seminário de acompanhamento e de tutoria.

Em caso de insucesso no relatório final, o mesmo pode ser objecto de reformulação e de posterior entrega na época de de recurso.

 

Provas e trabalhos especiais

Não se aplica.

 

Trabalho de estágio/projeto

N/A

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Sendo necessário, a definição das modalidades de concretização do trabalho de campo, para o caso dos TE, será imperativamente objeto de contratualização na sessão de apresentação do Seminário.

Melhoria de classificação

A melhoria da classificação final terá lugar segundo os termos previstos na Lei e realizar-se-á através da reformulação do relatório na sua versão final.

 

Observações

1. Esta uc é assegurada por 5 docentes, distribuídos por áreas de profissionalização;
2.O Seminário organiza-se internamente de acordo com dois tipos de trabalho pedagógico por área:
- num primeiro momento, de caráter expositivo, proceder-se-á à apresentação de cada uma das áreas de profissionalização em Ciências da Educação (temas, problemas e contextos) (1 aula por área para a totalidade dos estudantes).
- num segundo momento, de trabalho de campo com seminário de acompanhamento e/ou orientação tutorial, os estudantes estarão alocados às diferentes áreas.
3. Após as aulas de apresentação das 4 áreas de profissionalização, os estudantes serão distribuídos equitativamente pelas áreas para o desenvolvimento do trabalho de campo. Sendo necessário, a distribuição de estudantes pelas áreas de profissionalização obedece às normas estabelecidas pelo Conselho Pedagógico da FPCEUP;
4. Esta uc tem precedência relativamente ao SIMF do 6º semestre.
5. Considerando a articulação desejada entre o Seminário do 5º e 6º semestres, espera-se que no final desta unidade curricular, esteja realizada a identificação da instituição onde se realizará a Unidade de Contacto com o Exterior (SIMF do 6º semestre).

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