Saltar para:
Logótipo
Comuta visibilidade da coluna esquerda
Logótipo
Você está em: Início > E108

Laboratório Multimédia e Educação

Código: E108     Sigla: LME

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Pedagogia Social

Ocorrência: 2015/2016 - 1S Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Ciências da Educação
Curso/CE Responsável: Licenciatura em Ciências da Educação

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
LCED 76 Plano Oficial 1 - 6 57 162

Língua de trabalho

Português

Objetivos

1. Aprofundar a fulcralidade do multimédia na educação
2. Desenvolver algumas competências de domínio informático.
3. Melhorar a capacidade de comunicar com recurso ao multimédia.
4. Manejar, planear e utilizar recursos digitais e outras ferramentas educativas para o ensino.
5. Promover competências gerais de natureza cognitiva, prática, de decisão, de comunicação e de desenvolvimento profissional e intelectual autónomo.
6. Ampliar o leque de valências de colaboratividade.
7. Melhorar e adquirir novas competências de manuseamento de plataformas digitais de aprendizagem e de ferramentas “web 2.0”.
8. Promover, de uma forma geral, o uso de tecnologias de informação e comunicação para fins educativos.

Resultados de aprendizagem e competências

1.Compreensão interdisciplinar dos debates teóricos relevantes para o desenvolvimento do conceito de multimédia aplicado à educação.
2.Autonomia e iniciativa na aquisição e integração de conhecimentos na área das tecnologias multimédia aplicadas à educação.
3.Capacidade de trabalhar em equipas multidisciplinares no desenvolvimento e aplicação de projetos multimédia no ensino.
4.Avaliar de forma crítica a prática ao nível do multimédia na educação.
5.Capacidade de utilização de meios de comunicação para a dinamização de comunidades de aprendizagem.
6.Desenvolvimento de aptidões transferíveis importantes para a vida profissional dos alunos.

Modo de trabalho

B-learning

Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)

N/A

Programa

1 – MULTIMÉDIA EDUCATIVO E OS DESAFIOS PARA A ESCOLA NO SÉCULO XXI

1.1. As tecnologias, a escola, o presente e o futuro da educação.
1.2. O triângulo Escola-Aluno-Professor e os contextos de utilização das TIC.
1.3. A matriz multimédia, os tipos e as finalidades do uso de software educativo.
1.4. Bons usos, maus usos e “ab-usos” das TIC no ensino. Considerações sobre avaliação on-line.
1.5. Instrumentos de potenciação pedagógica de recursos educativos digitais: roteiros de exploração e WebQuests.

2 – INTEGRAÇÃO EDUCATIVA DE PLATAFORMAS, DINÂMICAS DE E-LEARNING E FERRAMENTAS DA WEB 2.0

2.1. Uma rede recetora: desafios da Web 2.0 (fóruns, blogs, wikis, podcasts, portfólios, etc.)
2.2. Algumas notas sobre e-learning: generalidades, componentes e características. 2.3. Moodle e outras plataformas de e-learning.
2.4. Aprofundamentos de e-learning: construção e avaliação de cursos on-line.
2.5. Experiências de e-learning e o futuro das comunidades virtuais.

3. GENERALIDADES SOBRE INFORMÁTICA E TECNOLOGIAS EDUCATIVAS

3.1 - Do computador e da Internet: histórias e funcionalidades
3.2 - Algumas notas sobre processamento de texto e folha de cálculo.
3.3- Backups e segurança informática
3.4 - Apresentações multimédia: algumas dicas








Bibliografia Obrigatória

Jonassen, D. H.; Computadores, Ferramentas Cognitivas: desenvolver o pensamento crítico nas escolas., Porto Editora, 2007
Mayer, R.; Multimedia Learning, New York, NY: Cambridge University Press., 2001

Bibliografia Complementar

Banerji, A., & Ghosh, A.; Multimedia Technologies, New Delhi: Tata McGraw Hill, 2010

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

- Exposição teórica.
- Desenvolvimento de trabalho individual e em grupo.
- Apresentação oral de trabalhos.
- Participação em fóruns virtuais.
- Palestras / comentários.
- B-learning.

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Exame 15,00
Participação presencial 5,00
Trabalho de campo 30,00
Trabalho escrito 50,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Frequência das aulas 39,00
Total: 39,00

Obtenção de frequência

¾ de presenças. Algumas ausências presenciais podem ser compensadas com participações virtuais.

Fórmula de cálculo da classificação final

A avaliação terá componentes formativas e contínuas, conjugando parâmetros flexíveis com outros mais “convencionais”, como um teste. Haverá momentos de auto e hetero-avaliação nas apresentações das tarefas desenvolvidas. As avaliações das tarefas práticas de aula dependem do trabalho em si e da apresentação. As tarefas de participação em fóruns serão alvo de avaliação crítica do docente, com um olhar estatístico da frequência de posts (fornecido pelos bastidores da plataforma) e com uma avaliação da qualidade de todos os inputs. Em todos os casos, as atividades dos alunos são tipicamente balizadas por quatro critérios:

a) Rigor científico.

b) Criatividade/originalidade.

c) Clareza.

d) Empenho/apresentação.

 

Além das tarefas nas aulas TP e participação nos fóruns, haverá um teste teórico relativamente curto, com um grupo de questões abertas.

Numa escala de 0 a 20, a nota final terá o seguinte perfil:

A- Avaliação formativa continuada: assiduidade, pontualidade, empenho ao longo do semestre.

B- Avaliação da execução e apresentação das tarefas realizadas.

C- Participação e dinamização dos fóruns, interações em ambiente de chat, etc.

D – Teste escrito final.

Ponderação:

A- 5%

B - 50%

C- 30%

D- 15%

A nota final de cada aluno será: 0,05 X A + 0,5 X (Σ das médias das notas das tarefas) +0,3 X C +0,15 X D

Provas e trabalhos especiais

Não estão previstos.

Trabalho de estágio/projeto

Não se aplica

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Os descritos na FPCEUP. Exceções a ponderar em cada caso.

Melhoria de classificação

A melhoria da classificação final é uma prerrogativa de qualquer estudante que frequente esta u.c., a qual será realizada através de um plano de trabalho a negociar entre os docentes e os /as estudantes, dada a diversidade de trabalhos acima enunciada.

 

Observações

A descrição da bibliografia recomendada poderá encontrar-se na página Moodle da disciplina.

Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2024 © Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Página gerada em: 2024-10-18 às 17:02:46 | Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais | Denúncias