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Sociologia da Família e da Educação Familiar

Código: E511     Sigla: SFEF

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Sociologia da Educação

Ocorrência: 2015/2016 - 1S

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Ciências da Educação
Curso/CE Responsável: Licenciatura em Ciências da Educação

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
LCED 62 Plano Oficial 3 - 6 57 162

Língua de trabalho

Português

Objetivos

A família enquanto instituição educativa constitui o objecto central desta unidade curricular. Tomando como enquadramento disciplinar a sociologia da família, constituem dimensões estruturantes das temáticas e dos conteúdos programáticos a abordagem das transformações da família numa perspectiva sociológica e sócio histórica, as  estruturas e relações familiares nas sociedades contemporâneas, a emergência e centralidade da criança e da escola na vida familiar e na educação familiar, a parentalidade considerada como domínio de investigação e como campo de intervenção social

Esta unidade curricular tem como finalidades da formação proporcionar aos estudante contributos intelectuais capazes de contribuir para: i) o conhecimento da família numa perspectiva sociológica, nomeadamente os que concernem  à transformação da morfologia familiar na contemporaneidade (constituição, dimensão e estrutura das famílias); ii) o conhecimento da família enquanto instancia educativa nomeadamente no que se refere á relação com a escola; iii) a educação familiar  como objecto de investigação e como objecto de intervenção.

Resultados de aprendizagem e competências

 

1. Domínio de conhecimentos teóricos acerca da família articulando a perspectiva sociológica com a educativa, segundo os tópicos i) transformações da família na contemporaneidade, mudanças nas relações familiares; ii) a família numa perspectiva educacional, estilos educativos, relação com a escola e intervenção educativa com famílias;

2. Formulação temas de investigação acerca da família numa perspectiva socioeducativa a partir do programa e ser capaz de produzir um documento escrito teórica e metodologicamente fundamentado: i) revelando competência para identificar, recolher, seleccionar e interpretar informação relevante nacional, europeia, internacional (estatística, legal, de investigação, de intervenção; ii) reflectindo criticamente numa perspectiva de intervenção socioeducativa;

3. Demonstração do conhecimento acerca dos autores e das fontes em educação familiar como objeto de investigação e como objecto de intervenção.

Modo de trabalho

Presencial

Programa

 

I - A sociologia e a família 1. A família como instituição social, como grupo social e como grupo social primário. II - Transformação da morfologia familiar na contemporaneidade. 1.Dimensão, estrutura e dinâmica dos grupos domésticos. 2 Constituição, dimensão e estrutura das famílias contemporâneas. III - Modernidade e Família 1.A família como unidade afectiva: dinâmicas, problemas, tensões. 2.Transformação das funções e estatuto da criança na família. IV - Família e Educação Familiar 1.Funções, estratégias e estilos educativos familiares 2.As relações da família com a escola: continuidades, descontinuidades e tensões . V- Família e intervenção social. 1. Emergência e desenvolvimento da Educação/Formação Parental 2. Problemas, Contextos e práticas e privilegiados de intervenção sócio educativa com as famílias.

Bibliografia Obrigatória

Ariès Philippe; História social da criança e da família
Delgado Paulo; Acolhimento familiar. ISBN: 978-972-8562-39-7
Montandon Cléopâtre; Entre parents et enseignants. ISBN: 3-261-03697-4
Segalen Martine; Sociologia da família. ISBN: 972-710-234-4
Saraceno Chiara; Sociologia da família. ISBN: 972-33-1235-2
Wall Karin 570; Famílias em Portugal. ISBN: 972-671-161-4
Cunha Vanessa; O^lugar dos filhos. ISBN: 978-972-671-202-2
Stoer Stephen R. 570; Escola-família. ISBN: 972-0-34171-8
Leandro Maria Engrácia; Sociologia da família nas sociedades contemporâneas. ISBN: 978-972-674-323-1
Silva Pedro de Carvalho da; Interface escola-familia, um olhar sociológico
Singly François de; Sociologia da família contemprânea. ISBN: 978-989-8285-50-8
Silva Luísa Ferreira da 570; Acção social na área da família. ISBN: 978-972-674-348-4
Rocha Cristina; As^mulheres e a cidadania. ISBN: 972-24-1437-2
Durning, Paul ; Éducation Familiale. Acteurs, processos et enjeux. L’Harmattan, L’Harmattan, 2006
Durning, Paul & Pourtois, J.-P.; Éducation et Famille. , DeBoeck-Wesmael, 1994
Sampaio, Daniel, et all; Crianças e Jovens em risco. A família no centro da intervenção. , F.C. Gulbenkian, 2001

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

No tempo de contacto, distribuído pelas temáticas do programa (duas aulas por temática) e pelas sessões tutoriais para orientação dos trabalhos, iniciam-se os estudantes no conhecimento desta disciplina, para que se tornem competentes no seu uso, operacionalizando-o na produção de um documento de cariz investigativo articulado com a intervenção educativa.

O tempo de contacto teórico-prático inclui: exposição pela docente; análise de documentos de natureza vária - teóricos, estatísticos, noticiosos, literários, artes plásticas (pintura); debate; orientação tutorial para a elaboração dos trabalhos relativos à avaliação. No tempo autónomo há lugar à leitura e análise de textos; escolha de um tema no programa para o trabalho, formação de grupo (2 estudantes) ou trabalho individual, pesquisa bibliográfica de fontes diversas; redação do trabalho escrito.

Nesta UC, pratica-se a avaliação com entrega de trabalho escrito final (100%).

Palavras Chave

Ciências Sociais > Ciências da educação
Ciências Sociais > Sociologia

Tipo de avaliação

Avaliação por exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Participação presencial 35,00
Trabalho escrito 65,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 105,00
Total: 105,00

Obtenção de frequência

Nesta unidade curricular pratica-se a verificação da assiduidade. Os/as estudantes devem estar pesentes em 75% das aulas leccionadas.

Fórmula de cálculo da classificação final

 

Componentes de avaliação Para a avaliação da uc propôe-se a) a realização de um trabalho de pesquisa, realizado individualmente ou em grupo ao longo do semestre, sob temática a escolher/indicar, orientado nas sessões tutoriais calendarizadas para o efeito; O grupo terá no máximo de 2 elementos. O trabalho será entregue na época normal de exames com possibilidade de reformulação/melhoria na época de recurso. O trabalho será classificado numa escala de 0 a 20 e apresenta uma cotação de 100% na nota final.
A não realização do trabalho proposto implica a reprovação da uc. .

Provas e trabalhos especiais

Não se aplica

Trabalho de estágio/projeto

Não se aplica

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Os trabalhadores estudantes que não reunam condições para a obtenção de frequencia devem, imperativamente, dar conhecimento à docente, na primeira aula, para que, no âmbito do artigo 8º do Estatuto do TE da UP, se possam encontrar modalidades alternativas de avaliação

Melhoria de classificação

Em consonância com o Regulamento dos princípios a observar na avaliação dos discentes da Universidade do Porto e normas específicas a aplicar nos cursos de Ciências de Educação e de Psicologia da FPCE, os/as estudantes poderão requerer uma prova de melhoria de classificação uma única vez por disciplina, numa das duas épocas, normal ou de recurso, imediatamente subsequentes àquela em que obtiveram aprovação e em que a disciplina tenha prova de avaliação prevista.

Observações


O tempo de contacto da uc distribui-se em tempo lectivo e tempo tutorial. O tempo tutorial (7 a 9 horas) será utilizado para orientação dos trabalhos escritos. A sua apreciação e a publicação das classificações terá lugar no período não lectivo.

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