Saltar para:
Logótipo
Comuta visibilidade da coluna esquerda
Logótipo
Você está em: Início > E106

Psicologia do Desenvolvimento

Código: E106     Sigla: PDES

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Psicologia da Educação

Ocorrência: 2015/2016 - 1S

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Ciências da Educação
Curso/CE Responsável: Licenciatura em Ciências da Educação

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
LCED 77 Plano Oficial 1 - 6 57 162

Língua de trabalho

Português - Suitable for English-speaking students

Objetivos


  1. Dispor de conhecimentos básicos acerca da organização dos sistemas de regulação que influenciam os processos do desenvolvimento psicológico e determinam a emergência das diferenças interpessoais nas trajetórias de vida dos indivíduos.

  2. Compreender os padrões de mudança do funcionamento psicológico ao longo das várias fases do desenvolvimento com ênfase particular nos domínios cognitivo, social e emocional.

  3. Identificar comportamentos e habilidades que assinalam os grandes marcos do desenvolvimento humano ao longo de todo o ciclo vital.

  4. Desenvolver competências para aplicar o conhecimento sobre os processos desenvolvimentais na análise do funcionamento humano nos contextos reais de atividade e participação.

  5. Adquirir competências de procura, seleção e organização da informação que permita aprofundar, de forma autodirigida ou autónoma, conteúdos específicos de conhecimento relacionados com o desenvolvimento psicológico humano.

Resultados de aprendizagem e competências



  1. Conhecer os fatores essenciais que regulam os processos do desenvolvimento psicológico humano.



  2. Utilizar conhecimentos acerca do desenvolvimento psicológico como uma das bases fundamentais para a compreensão do comportamento humano.



  3. Conhecer os aspetos essenciais que caracterizam os padrões do funcionamento psicológico ao longo das várias etapas do desenvolvimento humano.



  4. Adquirir competências heurísticas e hermenêuticas para análise dos fenómenos do comportamento humano.


Modo de trabalho

Presencial

Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)

Não aplicável

Programa

Enquanto domínio de inquirição científica, a Psicologia do desenvolvimento abarca uma grande variedade de temas e teorias que não conseguem ser abordadas de modo abrangente no espaço de um único curso semestral. Por isso, o programa desta UC está organizado de acordo com uma estrutura modular que contempla questões centrais da psicologia do desenvolvimento.

  1. Conceito de desenvolvimento; desenvolvimento normativo e pessoal. Principais modelos de abordagem dos processos de desenvolvimento. Visão geral dos contextos de desenvolvimento: O contexto biológico; o contexto ambiental imediato; o contexto cultural e histórico; o desenvolvimento enquanto contexto.
  2. Primeiras adaptações: A organização comportamental do recém-nascido.
  3. Desenvolvimento cognitivo: Perspetiva geral dos modelos conceptuais acerca dos processos de desenvolvimento cognitivo. Marcos do desenvolvimento cognitivo na criança e no adolescente. Processos do funcionamento cognitivo no adulto e no idoso.
  4. A vinculação como organizador do desenvolvimento social e emocional. Processos de desenvolvimento relacionados com a vinculação ao longo do ciclo vital.

Bibliografia Obrigatória

Feldman, R. S.; Development across the life span (7th Ed.), Pearson Education Limited, 2014
Flavell John H.; Cognitive development. ISBN: 0-13-139783-4
Papalia Diane E.; Desenvolvimento humano. ISBN: 978-85-7726-024-9

Bibliografia Complementar

DeHart, G. B., Sroufe, L. A., & Cooper, R. B.; Child development: Its nature and course (5th Ed.), McGraw-Hill, 2008

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

As horas de contacto definidas para esta UC inscrevem-se na modalidade teórico-prática. As sessões letivas incluem, assim, um segmento de exposição de conteúdos de conhecimento (uma a duas horas de duração) seguido de um outro no qual os estudantes se envolvem na realização de tarefas que convocam a aplicação dos conceitos inicialmente apresentados. Estas tarefas podem implicar exercícios de resolução de problemas bem como a análise de situações, casos e experiências patenteadas sob a forma de vinhetas ou projeção de vídeos.

Ao longo do semestre e fora das horas de contacto, os estudantes deverão elaborar um portefólio individual que inclui produções textuais propostas no âmbito da UC. Essas produções requerem, entre outras, atividades de procura e seleção de documentos na base de dados bibliográficos da FPCEUP. A constituição do portefólio é acompanhada por atividades de tipo tutorial (2 sessões letivas).

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Participação presencial 15,00
Trabalho escrito 85,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Elaboração de relatório/dissertação/tese 30,00
Frequência das aulas 50,00
Trabalho de investigação 30,00
Total: 110,00

Obtenção de frequência

Presença em, pelo menos, 75% do total das aulas dadas.

Fórmula de cálculo da classificação final

A avaliação incide predominantemente sobre os produtos do trabalho relativo à elaboração do portefólio. A classificação no portefólio corresponde a 85% da nota final, sendo os outros 15% atribuídos à participação nas atividades da sala de aula.

Provas e trabalhos especiais

Não aplicável

Trabalho de estágio/projeto

Não aplicável

Avaliação especial (TE, DA, ...)

De acordo com os normativos estipulados pelo Conselho Pedagógico.

Melhoria de classificação

Exame final
Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2024 © Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Página gerada em: 2024-07-16 às 18:02:14 | Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais | Denúncias