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Avaliação em Educação e Formação

Código: E414     Sigla: AEF

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Educação de Adultos

Ocorrência: 2015/2016 - 2S

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Ciências da Educação
Curso/CE Responsável: Licenciatura em Ciências da Educação

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
LCED 61 Plano Oficial 2 - 6 57 162

Língua de trabalho

Português

Objetivos

-Compreender conceitos fundamentais da avaliação.

-Problematizar a avaliação nas suas múltiplas funções e finalidades.

-Conhecer modalidades e perspectivas de avaliação.

-Analisar a pertinência de diferentes modelos de avaliação face ao objecto que se avalia.

-Discutir implicações e consequências da mobilização de processos de avaliação de natureza diversa.

Resultados de aprendizagem e competências

-Ser capaz de identificar e confrontar a complexidade inerente aos conceitos fundamentais da avaliação.

-Produzir textos que manifestem uma reflexão crítica face a conceitos e perspetivas sobre avaliação.

-Participar em debates, sobre avaliação, mobilizando argumentos pertinentes e cientificamente fundamentados.

-Estar disponível para aprender de forma contínua e aplicar estratégias de autoavaliação, de aperfeiçoamento e de desenvolvimento.

Modo de trabalho

Presencial

Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)

n/a

Programa

Conceitos fundamentais da avaliação:

  • avaliar; classificar; regular; controlar…
  • referido, referente
  • dupla e tripla articulação da avaliação

Finalidades e funções da avaliação.

Modalidades e perspetivas de avaliação:

  • diagnóstica, formativa, sumativa;
  • interna, externa, auto-avaliação.

Evolução dos modelos de avaliação:

  • factores internos e externos;
  • as 4 gerações da avaliação.

Implicações e consequências das avaliações.

Bibliografia Obrigatória

Afonso Almerindo Janela; Políticas educativas e avaliação educacional. ISBN: 972-8098-27-8
Ardoino Jacques; D.une évaluation en miettes a une évaluation en actes. ISBN: 2-905642-12-2
Ardoino Jacques; L.évaluation comme interprétation
Berger Guy; Políticas e práticas de avaliação
Terrasêca Maria Manuela Martins Alves; Avaliação de sistemas de formação
Barbier Jean-Marie; A^avaliação em formação. ISBN: 972-36-0233-4
Bonniol Jean-Jacques; Modelos de avaliação. ISBN: 85-7307-768-9
Hadji Charles; A^avaliação regras de jogo. ISBN: 972-0-34115-7

Bibliografia Complementar

Fernandes Domingos; Avaliação das aprendizagens. ISBN: 972-47-2470-0
Hadji Charles; L.evaluation dees actions éducatives. ISBN: 2-13-044831-3

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Nas actividades de contacto



    • Exposição

 

    • Debate

 

    • Trabalho de grupo

 

    • Apresentação de trabalhos pelos estudantes

 

    • Orientação tutorial

 

    • Avaliação da aprendizagem



Nas actividades de trabalho autónomo



    • Pesquisa bibliográfica

 

    • Leitura e análise de textos

 

    • Elaboração de trabalhos

 

    • Organização de apresentações de trabalhos

 

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Participação presencial 20,00
Trabalho escrito 80,00
Total: 100,00

Obtenção de frequência

Presença em, pelo menos, 75% das aulas previstas calculadas na primeira semana de aulas por docente e estudantes (cf. Regulamento de Avaliação dos Discentes). A aprovação na UC implica, ainda, a obtenção de uma classificação final de, pelo menos, 10 valores.

Fórmula de cálculo da classificação final

A participação presencial vale 20 pts e tem duas componentes: a participação, propriamente dita e a apresentação oral de trabalhos (10+10). Critérios para a atribuição da pontuação: pertinência da intervenção(2); qualidade da reflexão(4); originalidade do questionamento(4).

O trabalho escrito é individual e  tem uma pontuação máxima de 80 pts.

Critérios genéricos para a atribuição da pontuação:

Rigor formal - (10)
Apresentação/organização (título, identificação, índice, bibliografia; …); correção na identificação das referências bibliográficas e das citações efetuadas; correção linguística; …

Coerência interna da estrutura do trabalho - (20)
Clareza na apresentação da intenção do trabalho, bem como da forma como ele se desenvolve em função dessa intenção.

Originalidade da abordagem/reflexão individual - (30) 
A
rticulação dos contributos teóricos; construção de uma visão particular sobre a temática abordada.

Correcção e pertinência dos contributos teóricos mobilizados - (20)
 
Rigor científico na mobilização de contributos teóricos, e sua adequação enquanto argumentos face à posição que se pretende defender.

Provas e trabalhos especiais

n/a

Trabalho de estágio/projeto

n/a

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Os estudantes que, por lei, estão dispensados da presença nas aulas podem ser chamados a realizar uma prova ou trabalho especiais, destinados a demonstrar que possuem os conhecimentos e as competências exigidos e previamente definidos nesta Ficha de Unidade Curricular.

A realização desta prova ocorrerá no decurso da época prevista para frequências e exames no final do semestre e assumirá a forma de prova escrita sem consulta, sendo que os estudantes que necessitem de a realizar terão que previamente proceder à sua inscrição nos serviços académicos.

Melhoria de classificação

Realização de uma prova escrita, sem consulta, que incidirá sobre o conjunto dos conteúdos da Unidade Curricular.

Observações

n/a

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