Oficina de Teatro e Educação
Ocorrência: 2015/2016 - 1S ![Requerida a integração com o Moodle Ícone do Moodle](/fpceup/pt/imagens/MoodleIcon)
Ciclos de Estudo/Cursos
Sigla |
Nº de Estudantes |
Plano de Estudos |
Anos Curriculares |
Créditos UCN |
Créditos ECTS |
Horas de Contacto |
Horas Totais |
LCED |
25 |
Plano Oficial |
3 |
- |
3 |
- |
|
Língua de trabalho
Português - Suitable for English-speaking students
Objetivos
Os objectivos desta UC passam pelo conhecimento e reconhecimento das potencialidades da actividade artística teatral nos vários contextos onde decorrem os processos educativos, nomeadamente:
- o aprofundamento de conhecimentos e competências sobre metodologias de intervenção educativa através do Teatro,
- a experiência prática de métodos de expressão e sublimação no contexto teatral,
- a reflexão sobre a utilidade destes métodos em contextos de educação formal, não-formal e informal.
Resultados de aprendizagem e competências
Sendo o teatro uma arte que tem como base o corpo, um processo de aprendizagem que tenha em vista o entendimento das suas condições e potencialidades não poderia partir senão de uma forte base experiencial, à qual se acrescentarão as componentes reflexivas e críticas, promovendo e articulando dimensões intra e intersubjectivas no processo de construção de conhecimento.
Para além da expectativa do desenvolvimento do auto e hetero conhecimento, auto-estima, competências de comunicação interpessoal e criatividade, passíveis de aplicação em contextos educacionais; o resultado esperado mais importante em termos das competências gerais adquiridas é a capacidade de cada aluno se saber reconhecer enquanto gerador de conteúdos da sua própria aprendizagem.
Modo de trabalho
Presencial
Programa
Os conteúdos programáticos propõem uma investigação abrangente do tema teatral nas suas várias vertentes, aprofundada por uma forte componente experiencial e reflexiva:
- A arte enquanto contexto de construção de significados pessoais e sociais.
- O teatro enquanto linguagem e seu potencial na intervenção educativa, social e comunitária. Formas de expressão teatral em contextos educativos e comunitários.
- A exploração do corpo enquanto lugar de transformação expressiva.
Bibliografia Obrigatória
Brook, Peter. (1968/1996); The empty space. New York: Touchstone.
Boal Augusto;
Teatro do oprimido. ISBN: 85-200-0265-X
Grotowski, J. (1968/1975); Para um Teatro Pobre. Lisboa: Forja.
Silva, José Eduardo; (2013). Entre o Teatro e a Psicologia: Processos e vivências da mudança psicológica em contexto teatral. Tese de doutoramento. FPCEUP. (Tese de doutoramento. FPCEUP.)
Ramos, R. & Sanz, S. (2010). ; El Teatro comunitário como estratégia de desarollo social: El caso de Patricios Buenos Aires. Miriada, 4, 141-157.
Conrad, D. (2004); Exploring risky youth experiences: Popular theatre as a participatory, performative research method. International Journal of Qualitative Methods, 3(1). Article 2. Retrieved [INSERT DATE] from http://www.ualberta.ca/~iiqm/backissues/3_1/html/conrad.html
Bibliografia Complementar
Freire Paulo;
Pedagogia do oprimido. ISBN: 85-219-0005-8
Plastow, J. (2009).; Practising for the revolution? The influence of Augusto Boal in Brazil and Africa. Journal of Transatlantic Studies Vol. 7, No. 3, 294-303.
Malafaia, C., & Cruz, H. (in press); Peregrinações: O teatro e a comunidade. In Hugo Cruz et al. (Eds.), A arte e comunidade em Portugal: Registos e trajectórias. Lisboa: DGartes.
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
A metodologia adoptada dividir-se-á entre:
- Horas de contacto: Exposição, Debate, Dinâmica de grupo e Orientação tutorial.
- Trabalho autónomo: Pesquisa bibliográfica, Escrita e Trabalho de terreno.
As metodologias de ensino assentam no equilíbrio entre a pesquisa bibliográfica sobre uma metodologia de intervenção teatral; a apresentação e debate dos conceitos; e a vivência de um processo de criação teatral a partir das experiências e vivências enquanto estudante da LCE.
Ao longo do semestre os estudantes são convidados a registar as suas reflexões num diário de bordo que deverá ser acompanhado por um trabalho final de integração teórica sobre o processo vivido que deverá incluir os resultados da pesquisa bibliográfica. O resultado do processo de criação teatral será apresentado pelo grupo-turma no final do semestre.
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída com exame final
Componentes de Avaliação
Designação |
Peso (%) |
Defesa pública de dissertação, de relatório de projeto ou estágio, ou de tese |
15,00 |
Participação presencial |
35,00 |
Trabalho escrito |
50,00 |
Total: |
100,00 |
Fórmula de cálculo da classificação final
As componentes de avaliação incluem:
- qualidade da componente presencial (35%);
- diário de bordo e relatório de integração (50%);
- envolvimento na criação teatral (15%).