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Cursos

Mestrado Integrado em Arquitetura

Dados Gerais

Código Oficial: 9257
Sigla: MIARQ
Descrição: Estruturado em dois ciclos de estudos, o Mestrado Integrado em Arquitectura visa assegurar uma formação qualificada em arquitectura, que assenta na construção de um saber específico que se funda na articulação de diferentes áreas disciplinares que convergem para a compreensão e construção de um entendimento sobre o espaço ― os seus fundamentos, propósito, relações e configurações. Para a construção do referido saber e compreensão e entendimento sobre o espaço são convocados e desenvolvidos no estudante o pensamento teórico e o exercício da crítica, salientando-se, ainda, o desenvolvimento e afirmação de uma cultura de desenho entendida como instrumento de pensamento e de representação, que se consideram estruturantes na formação do arquitecto. Raquel Paulino

Diplomas

  • Mestrado em Arquitetura (300 Créditos ECTS)
  • Licenciatura em Estudos de Arquitectura (180 Créditos ECTS)

Unidades Curriculares

Desenho 1

100103 - ECTS

A Disciplina de Desenho ao promover a representação e o conhecimento do mundo visível e das imagens mentais através do registo gráfico manual, tem os seguintes objectivos:
- Desenvolver no estudante a capacidade de observação, a habilidade e o conhecimento do acto do desenho e a sensibilidade aos valores plásticos e estéticos;
- Criar condições para que o estudante enfrente o acto de projectar com agilidade espontaneidade e consciência;
- Estimular a presença no acto projectual de componentes não sistemáticas, simbólicas e poéticas.
- Promover a satisfação e o conhecimento da necessidade e do prazer da representação; da expressão do número e da medida; da memória visual da realidade exterior e interior.
- Reconhecer que o desenho é a expressão gráfica de uma intencionalidade que deve procurar a sua matriz na realidade exterior e no património do Desenho e da Arquitectura;
- Entender que se aprende a desenhar desenhando e desenhando-se, isto é, a intencionalidade do desenho está, também, na matriz que é o autor.

Geometria e Arquitectura

100106 - ECTS

Conhecer os diferentes sistemas de representação, as suas propriedades e especificidades, como meio de leitura, construção e representação do espaço, do território ao objecto arquitectónico.

Saber utilizar ferramentas de modelação tridimensional para o mesmo fim.

História da Arquitectura Antiga e Medieval

200202 - ECTS A Unidade Curricular [UC] apresenta uma visão global sobre a produção arquitectónica que ocorreu no intervalo cronológico entre os anos 1400 AEC e 1400 EC.
A UC está estruturada em duas componentes, a teórica e a prática. Ambas apresentam uma perspectiva da história dos espaços relevantes para a prática da arquitectura.
Na componente teórica será abordado o contexto histórico da produção de edifícios ou conjuntos arquitectónicos paradigmáticos. Para além dos exemplos produzidos no contexto da chamada ‘cultura ocidental ́ serão também tratados outros paradigmas à escala global das culturas da Mesoamérica, China, Japão e Andes que são relevantes para a análise da produção arquitectónica moderna e contemporânea.
Na componente prática serão realizados três exercícios base de análise histórica e formal de alguns dos paradigmas abordados nas sessões teóricas. Os exercícios práticos focar-se-ão no estudo da escala, proporção e composição dos edifícios, elementos ou conjuntos edificados em questão.

Projecto 1

100101 - ECTS

A presente Unidade Curricular, inserida num primeiro ano entendido como propedêutico, visa:

-a abordagem genérica da problemática da Arquitectura;
-o domínio dos instrumentos básicos da projectação;
-a iniciação à metodologia da composição espacial.

Teoria Geral da Organização do Espaço

100102 - ECTS

Familiarizar os alunos com o maior número de especificidades espaciais bem como com os diversos conceitos concorrentes para a sua caracterização: do "espaço natural" ao "espaço humanizado", do espaço urbano ao espaço arquitectónico.




Construção 1

200204 - ECTS

Estudar o espaço arquitectónico na sua dimensão construtiva, através da sensibilização e aquisição de conhecimentos científicos basilares sobre os materiais e as técnicas intervenientes nos processos construtivos.
Assegurar que esta aprendizagem, feita com base no estudo genérico do edifício, se torne suporte da instrumentação necessária à acção arquitectural prática e teórica, permanentemente referenciada ao contexto do lugar e ao sistema produtivo.

Desenho 2

200206 - ECTS

Desenvolver a prática do desenho - a singularidade da sua expressão e adequação individual (modos, técnicas, códigos e sistemas de representação) - no sentido de favorecer uma livre e eficaz construção de imagens na relação estreita com a concepção figural do projecto de arquitectura.

História da Arquitectura Moderna

300302 - ECTS

A História da Arquitectura tem de ser entendida enquanto arte que vai serenamente assumindo corpo científico, e não como um mero relato de edifícios, cidades, humanização da paisagem natural ou um relato de tudo quanto o Homem foi construindo com a necessidade básica de se proteger, de criar o seu HABITAT.
A História da Arquitectura Moderna tem por alvo o estudo da arquitectura que é genericamente abrangida pela arquitectura clássica. Dos fins da Idade Média até ao Neo-classicismo é o período visado por esta unidade curricular.

Os documentos da História da Arquitectura Moderna são privilegiadamente os testemunhos feitos de “pedra e cal”. A montante dos artefactos, reside uma das especificidades disciplinares da História da Arquitectura: perceber como o arquitecto/construtor, correspondendo às ideologias de cada época e utilizando os meios materiais de momento, soube lidar com o confronto entre o problema e a sua resolução.

Para o conhecimento da Arquitectura concorrem também os documentos escritos e desenhados dos quais, por vezes, se relevam dados susceptíveis de levantamento de outras hipóteses interpretativas, que não as convencionadas.


Projecto 2

200201 - ECTS

A estrutura vertical do Curso, na área de Projecto, propõe, para o 2º ano, a introdução às questões de metodologia de projecto e a continuação do processo de aprendizagem iniciado no 1º ano, desenvolvendo-se e consolidando-se as capacidades instrumentais e conceptuais para o exercício da projectação. Esta prática pressupõe a capacidade de experimentação e de síntese de diversos saberes convergentes no domínio da Arquitectura, a qual estará sempre subjacente em toda a proposta de forma arquitectónica.

O processo de projecto, no 2º ano, deverá incidir sobre a requalificação de uma área da cidade consolidada, facilmente identificável, com proposta de edifícios de dimensão e complexidade variáveis e com programa de equipamentos e restauração. Deverá ser privilegiada a análise do conjunto edificado, do espaço público e da cidade, recorrendo ao apoio da história da arquitectura e da cidade e às metodologias de análise arquitectónica, com o objectivo de que cada aluno construa e fundamente a sua leitura do lugar. Neste contexto, a relação arquitectónica entre novo e antigo, entre proposto e pré-existente, bem como a relação entre linguagem arquitectónica e sistemas construtivos serão objecto de reflexão durante as diversas fases de desenvolvimento do trabalho prático. O processo de observação do contexto da intervenção deverá conduzir à identificação e caracterização dos diversos elementos e formas arquitectónicas que constituem o lugar do projecto e o seu significado na história da cidade visando a fundamentação objectiva de cada proposta de transformação. Esta deverá resultar de um processo em que o conhecimento do lugar e a capacidade crítica e criativa do aluno revelem um progressivo enriquecimento na fundamentação da proposta e no seu desenho.

Será, ainda objectivo desta disciplina aprofundar a caracterização global do campo em que o arquitecto exerce a sua actividade profissional.

Teoria 1

200203 - ECTS

Os objectivos e competências/aptidões resultantes da U.C. de “Teoria 1” compreendem o seguinte:

1 - Familiarizar o aluno com a área da Teoria de Arquitectura, entendendo tanto a sua especificidade como as interacções que estabelece com as outras áreas disciplinares (i.e. Projecto, História, Construção, Urbanismo).

2 - Familiarizar os alunos com uma sequência de movimentos teóricos, linguagens arquitectónicas e pensadores-arquitectos, que marcaram o desenvolvimento da disciplina em geral e da área da Teoria em particular.

3 - Desenvolver conhecimentos gerais, capacidade crítica e interesses pessoais, que apoiem o aluno nas suas práticas arquitectónicas e experiências projectuais.

 

 

 

Economia Urbana

50123C5 - ECTS

A unidade curricular de Economia Urbana procura fornecer um quadro de leitura da cidade do ponto de vista da ciência económica. A cidade é entendida não apenas como consequência espacial do funcionamento da economia, mas como lugar de múltiplas sinergias e tensões entre economia, sociedade e ambiente construído. A disciplina assume uma abordagem eclética, introduzindo princípios e fundamentos da análise económica, bem como leituras contemporâneas sobre a cidade enquanto centro de produção, consumo e ancoragem de fluxos transnacionais. É discutida a gestão estratégica da economia urbana, nomeadamente na sua relação com o planeamento do espaço físico e face a projetos mobilizadores de reabilitação urbana, atração de talento, inovação e sustentabilidade.

Geografia

20203A2 - ECTS Espera-se que no final desta UC, os estudantes sejam capazes de:
(1) conhecer e aplicar corretamente terminologia, princípios e teorias no domínio da geografia.
(2) compreender as problemáticas ambientais urbanas na interdependência entre diferentes escalas de análise e entre os ambientes natural e social.
(3) Manifestar sensibilidade relativamente às questões do ambiente nas cidades, envolvendo-se na identificação e resolução de problemas.
(4) selecionar, tratar, interpretar e produzir informação geográfica adequada e à avaliação de problemas e de desenho de propostas no âmbito da sustentabilidade urbana.

Introdução ao Paisagismo

20202A2 - ECTS Familiarizar os alunos com a profissão e disciplina de arquitectura paisagista.

Clarificação dos domínios do vocabulário corrente da disciplina assim como os princípios orientadores das intervenções.

Conhecimento de metodologias base e das diversas escalas de trabalho - do ordenamento da paisagem ao projecto de pequenas dimensões.

Conhecimento de algumas das principais obras e Arquitetos Paisagistas de referência.

Opção U.Porto (Urbanistica)

2UP2 - ECTS

Antropologia do Espaço

10125C1 - ECTS

Conhecimento dos principais paradigmas sócio-antropológicos de análise das questões espaciais e do território; identificação e conhecimento dos quadros de relação estrutural entre morfologia espacial e morfologia sócio-cultural; mobilização das implicações teórico-práticas mais relevantes das relações entre morfologia espacial e sócio-cultural tendo presente a realidade social portuguesa.

Geografia

20203A2 - ECTS Espera-se que no final desta UC, os estudantes sejam capazes de:
(1) conhecer e aplicar corretamente terminologia, princípios e teorias no domínio da geografia.
(2) compreender as problemáticas ambientais urbanas na interdependência entre diferentes escalas de análise e entre os ambientes natural e social.
(3) Manifestar sensibilidade relativamente às questões do ambiente nas cidades, envolvendo-se na identificação e resolução de problemas.
(4) selecionar, tratar, interpretar e produzir informação geográfica adequada e à avaliação de problemas e de desenho de propostas no âmbito da sustentabilidade urbana.

Opção U.Porto (Urbanistica)

2UP2 - ECTS

Construção 2

300304 - ECTS

É objetivo desta disciplina a introdução à temática da construção de edifícios, principalmente a compreensão da física das construções que fundamenta o exercício do projeto na sua passagem de projeto a obra.
Pretende-se que o aluno tome conhecimento sobre os seguintes temas: Projeto e inovação; sistemas e elementos de construção; elementos que compõem o edifício, funções e exigências; tipos de materiais, sua aplicação e comportamento; os intervenientes na construção, função e responsabilidade; a obra e a construção de um edifício, faseamento e gestão de uma obra; o quadro legal que regula a construção de edifícios.

História da Arquitectura Contemporânea

500502 - ECTS

A Unidade Curricular História da Arquitectura Contemporânea tem como objectivo o conhecimento crítico da arquitectura da Idade Contemporânea, considerada como aquela que se inscreve no período que tem início no fim da arquitectura barroca e se prolonga até à actualidade. A data de 1750, um início possível, é a da publicação por Denis Diderot do "Prospecto" da Enciclopédia, obra que seria publicada a partir do ano seguinte.

Projecto 3

300301 - ECTS

A Unidade Curricular de Projeto 3 assume como adquirida uma relativa segurança das competências metodológicas e do manuseamento das técnicas de projeto, necessariamente adquiridas nos anos anteriores, competindo-lhe testá-las e desenvolvê-las de forma a colocar os conhecimentos e a experiência dos estudantes num patamar superior de capacidades e exigências.

Sob o tema genérico da habitação plurifamiliar e com a cidade como enquadramento e referente, serão propostos e efetuados um conjunto de exercícios potenciadores de experimentação, de reflexão e de incremento da capacidade de materialização projetual, alargando conhecimentos sobre Projecto e sobre Arquitectura.

Trata-se, primeiro que tudo, de fazer a abordagem geral dos temas e problemas da habitação plurifamiliar, entendidos como reflexão sobre os modos de habitar, como ensaio de definição de programas e elaboração de espaços-células que os reflitam, assim como o estudo dos modos e estratégias da associação destas células mediante sistemas e disposições que constituam uma articulação eficaz e potenciadora, susceptível de aportar claras mais-valias relativamente à residência individual. Procura-se ainda, mediante o estudo dos apartamentos, dos sistemas de distribuição, das associações em módulos e da conformação do edifício, tornar esclarecidas e consistentes as opções tipológicas possíveis. Trata-se também de o fazer num contexto urbano, obrigando a estudar e a compreender os processos e elementos de formação dos tecidos urbanos e da definição das suas morfologias, explorando as vias pelas quais a realização de um programa habitacional define, constitui, altera ou reconstrói novos tecidos urbanos. Deste modo, a integração das duas vertentes permite refletir e compreender a interdependência e a relação dialética entre a morfologia urbana e a tipologia edificatória habitacional.

Os exercícios previstos visam igualmente fazer avançar a experiência e as competências de projeto dos estudantes em três linhas fundamentais: em primeiro lugar na vastidão e complexidade dos problemas, com a introdução progressiva de condicionantes programáticas, urbanísticas e legais que interferem com os processos de definição da forma exercitados nos anos anteriores. Em segundo, nas dificuldades específicas e no potencial que o trabalho de articulação simultânea de escalas proporciona, desde a 1/1000 à 1/10, isto é, verificando as interdependências e recíprocos estímulos entre a dimensão urbana e o desenho global, ou mesmo de pormenor, dos edifícios. Em terceiro, não menos importante, ao tratar intensamente os aspetos construtivos, quer na sua lógica geral quer na sabedoria do detalhe, os estudantes têm oportunidade de perceber que estes terão de materializar de modo rigoroso a forma-construção pretendida, constituindo, mais que um mero acrescento de informação, parte essencial do trabalho da definição da forma-expressão da arquitetura, constituindo uma oportunidade de síntese entre linguagem e construção, com implicações e com repercussão nas escalas maiores e em todo o resultado final.

O quadro geral destes exercícios é deliberadamente conservador. Entende-se que a abordagem do tema da habitação plurifamiliar e a fase da aprendizagem da disciplina em que se encontram os estudantes, justifica mais uma experiência de 'qualificação-do-corrente', do que a experimentação da excecionalidade ou o exercício da especulação programática, funcional ou formal —sem com isto as desdenhar—, antes com a consciência de que neste quadro todos os estudantes podem, sem limitações de grau de qualidade ou profundidade, ganhar forças para outras exigências.


Teoria 2

300303 - ECTS

A unidade curricular de Teoria 2 tem como principal objectivo desenvolver a compreensão da relação entre teoria e pensamento crítico e prática do projecto, visando, em particular:

  1. Promover uma progressiva tomada de consciência das lógicas inerentes à operação projectual, sensibilizando o estudante para a possibilidade da teoria e do pensamento crítico serem auxiliares potenciadores do desenho e da composição, influindo na sua capacidade propositiva;
  2. Ensaiar um espaço próprio de reflexão para pensar-aprender o processo da arquitectura (entre a experiência artística e a prática disciplinar) com recurso a referências que desvelem como ‘criação, pensamento e conhecimento’ se reinventam através do desenho, no curso do projecto;
  3. Desenvolver no estudante a prática da investigação em arquitectura, induzindo a recolha de materiais que permitem averiguar e informar, e também validar e argumentar o pensamento, com recurso à tematização de conteúdos.

Urbanística 1

300305 - ECTS

A disciplina de Urbanística 1 propõe uma reflexão acerca dos significados inerentes aos contextos e processos de conformação e evolução da cidade e dos territórios da urbanização, observando os resultados dos diversos modelos, formas e escalas de actuação, no quadro dos respectivos agentes e pressupostos técnicos e operativos.
A compreensão da (intervenção na) cidade e território pressupõe naturalmente uma abordagem interdisciplinar e a correcta interpretação das relações entre as práticas urbanísticas e as estruturas físicas, sociais, económicas e políticas, as suas regras e características intrínsecas, identificando os factores de permanência e as dinâmicas de modificação inerentes aos próprios factos e processos a reconhecer.
Procura-se uma percepção objectivada e coerente dos fenómenos urbanos como resultantes e/ou determinantes da interacção entre programas, planos e projectos (de espaços públicos, de infra-estruturas e de arquitectura), das suas formas de concreção, articulação e gestão, sobretudo com a generalização das acções de planeamento urbano e territorial agregadores de diversas áreas de conhecimento científico.

Arquitetura e Desenho 1

30318B3 - ECTS

De modo a complementar a percepção fugaz potenciada pela celeridade dos meios de difusão de imagens arquitectónicas correntes na internet, perdendo-se o processo lento de apreensão e o hábito de “estudo de projecto”, interessa, enquanto objectivo pedagógico, fomentar a capacidade de concentrar o olhar sobre os factos relevantes de uma imagem, de um desenho ou de um comentário, com acuidade e eficácia.

Pretendendo ultrapassar dificuldades em identificar, observar, anotar e reter, com rapidez e eficiência, muitos dos factos e formas estruturantes na composição de uma obra arquitectónica, o objectivo da UC é ajudar a criar e desenvolver a capacidade de observar, destacar e compreender (e representar, pelo desenho rápido), os significantes arquitectónicos essenciais à análise de projecto.

CAAD 1

30306B3 - ECTS O objectivo de CAAD I no 1º Semestre (1º Ciclo) é o de desenvolver bases teórico-práticas, no universo das estratégias de comunicação de projecto de arquitectura numa fase inicial do seu desenvolvimento (análise do território de intervenção, comunicação, conceitos, modelos, organogramas, representações esquemáticas, implantação e volumetria), com enfoque nos programas informáticos de síntese de Imagem, Fotografia e Design Gráfico aplicados à Comunicação e Representação de Projecto de Arquitectura (PA), com especial incidência para os momentos de síntese e apresentação de com especial incidência para os momentos de síntese e apresentação das fases iniciais do processo de PA.

Figura Humana e Representação do Espaço 1

30314B3 - ECTS

Pretende-se que o aluno adquira competências técnicas e expressivas nos domínios do desenho da figura humana e da representação do espaço. 

Pretende-se promover percursos de pesquisa pessoais que assegurem a prática do desenho enquanto relação dialógica e estruturante da imaginação e do pensamento.

Geometria Construtiva 1

30312B3 - ECTS

O objectivo das disciplinas de Geometria Construtiva consiste na investigação do papel da geometria nos processos generativos e construtivos em arquitectura, explorando a sua relação com as tecnologias digitais emergentes. Complementando os conhecimentos adquiridos em Geometria do 1º ano, a unidade curricular do primeiro semestre de Geometria Construtiva 1 (GC-1) introduz a investigação de novos temas com forte implicação no desenho e na caracterização do espaço arquitectónico.

O desenvolvimento do programa de GC-1 é realizado através da exploração prática do uso do computador, entendido simultaneamente enquanto meio de:
- representação geométrica (desenho e modelação);
- cálculo e computação geométrica (desenho paramétrico e algorítmico);
- materialização física (fabrico digital).


Opção U.Porto (Desenho)

3UP3 - ECTS

Arquitetura e Desenho 2

30319B3 - ECTS

De modo a complementar a percepção fugaz potenciada pela celeridade dos meios de difusão de imagens arquitectónicas correntes na internet, perdendo-se o processo lento de apreensão e o hábito de “estudo de projecto”, interessa, enquanto objectivo pedagógico, fomentar a capacidade de concentrar o olhar sobre os factos relevantes de uma imagem, de um desenho ou de um comentário, com acuidade e eficácia.

Pretendendo ultrapassar dificuldades em identificar, observar, anotar e reter, com rapidez e eficiência, muitos dos factos e formas estruturantes na composição de uma obra arquitectónica, o objectivo da UC é ajudar a criar e desenvolver a capacidade de observar, destacar e compreender (e representar, pelo desenho rápido), os significantes arquitectónicos essenciais à análise de projecto.

CAAD 2

30307B3 - ECTS

O objectivo da unidade curricular de CAAD II no 2º Semestre (1ºCiclo) é o de aprofundar o desenvolvimento de bases teórico-práticas no universo dos programas informáticos de síntese de Imagem, Fotografia e Design Gráfico aplicados à Comunicação e Representação de Projecto de Arquitectura (PA), iniciada em CAAD I.  É introduzida uma componente de fotografia, articulada com a componente de fotomontagem e concepção produção de um fotolivro.

 

 

Figura Humana e Representação do Espaço 2

30315B3 - ECTS Adquirir competências técnicas e expressivas nos domínios do desenho da figura humana e da representação do espaço. Desenvolver a prática do desenho de figura humana na sua relação com o espaço. Aprofundar, através das imagens do desenho, o entendimento das relações existentes entre corpo e espaço
Em suma, trata-se de promover percursos de pesquisa pessoais que assegurem a prática do desenho enquanto relação dialógica e estruturante da imaginação e do pensamento.

Geometria Construtiva 2

30313B3 - ECTS O objectivo das disciplinas de Geometria Construtiva consiste na investigação do papel da geometria na arquitectura, explorando a sua relação com as tecnologias digitais emergentes. A unidade curricular do segundo semestre de Geometria Construtiva 2 (GC-2) amplia os conhecimentos adquiridos na disciplina homóloga precedente, investigando temas geométricos de maior complexidade com forte implicação nos processos generativos e construtivos em arquitectura.

O desenvolvimento do programa de GC-2 é realizado através da exploração prática do uso do computador, entendido simultaneamente enquanto meio de:
- representação geométrica: desenho e modelação;
- cálculo e computação geométrica: desenho paramétrico e algorítmico;
- materialização física: fabrico digital.

Opção U.Porto (Desenho)

3UP3 - ECTS

Construção 3

400405 - ECTS a) Promover a compreensão do objecto como corpo físico edificado na perspectiva de transformar o discurso sobre os materiais e os sistemas construtivos numa componente essencial do processo de Projecto.
b) Desenvolver a capacidade de entendimento da aproximação entre as ideias de Arquitectura e Construção.
c) Aprofundar os conhecimentos adquiridos nos anos anteriores relativos a materiais e sistemas construtivos, desenvolvendo a qualificação técnica do desenho.
d) Valorizar os meios de comunicação à Obra, na perspectiva da integração operativa dos conhecimentos adquiridos na prática do Projecto.
e) Identificar a disciplina com a prática do Projecto Integrado, cruzando as informações dos projectos de especialidades complementares, na óptica da interdisciplinaridade que informa o acto criativo como processo de síntese.

História da Arquitectura Portuguesa

400402 - ECTS Dando continuidade ao programa, conteúdos e metodologia de ensino subjacentes à unidade curricular desenvolvida pela Professora Marta Oliveira, é objectivo a aquisição de conhecimentos no âmbito da Arquitectura Portugesa no tempo longo, seja no que reporta à compreensão da acção edificatórica e da organização do territórico enquanto expressão material resultante de um dado contexto geográfico e histórico, seja no sentido diacrónico de temas de projecto e da colaboração vertical nos processos de transformação, entre tempos, como expressado pelo arquitecto Fernando Távora.
Pretende-se ainda, na "consideração de arquitecturas de outros espaços ibérico, europeu e do Mediterrâneo (e de outras partes do mundo), [... habilitar] a compreender o encontro de culturas e a interpretar sinais de especificidade e identidade da arquitectura portuguesa." (Marta Oliveira, 2022)

Projecto 4

400401 - ECTS

Sistemas Estruturais

400404 - ECTS A compreensão clara dos princípios e métodos que presidem à definição da solução estrutural, no âmbito do projecto arquitectónico de edifícios, constitui o objectivo primordial da unidade curricular de SISTEMAS ESTRUTURAIS. Pretende-se, assim, a partir de um conhecimento relativamente aprofundado do comportamento mecânico dos principais tipos de elementos estruturais, dotar o aluno de um conjunto de princípios orientadores da concepção estrutural, bem como fornecer-lhe métodos simplificados de análise estrutural e regras simples de pré-dimensionamento que possibilitem uma verificação expedita e fiável da solução adoptada.

Teoria 3

400403 - ECTS
  1. Apresentar a Teoria da Arquitectura como o saber transmissível e partilhável, relativo às várias escalas da organização do espaço, desde a paisagem às formas urbanas que constroem a Casa Comum. Difere da história porque visa projeto, transformação do espaço e empoderamento dos cidadãos, para a produção e inovação responsável da arquitectura, integrada nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável universais.
  2. Relacionar obra e pensamento de autores de referência na atualidade, através da seleção e verificação da informação cada vez mais mediada pela internet, no sentido da apreensão do confronto sempre em aberto aberto entre valores universais e fatores circunstanciais, que mostra a incansável vontade de expressão em Formas Espaciais, das necessidades, aspirações e possibilidades da sociedade humana.
  3. Promover a elaboração própria de teoria, a partir de informação recebida e pesquisa experimental (nesta se situando evidência e originalidade), através de (1) escolha e identificação de objeto (2) delimitação e adequação das escalas para a sua abordagem (3) recolha e sistematização da informação pertinente no campo da arquitetura (4) raciocínio crítico (5) argumentação referenciada e pessoal.
  4. Situar, especificamente e através do estudo de casos reais – a teoria do espaço público no campo da arquitetura e do urbanismo, como conjunto de estruturas formais (desenho e construção) com significado próprio distintivo do carácter das cidades dependente de factores que as determinaram.

A Casa - laboratório de pensamento arquitectónico

50157C5 - 3 ECTS

No livro “A Boa Vida”, Iñaki Ábalos propõe uma visita guiada a oito diversas propostas de habitar, corporizadas pela Habitação Unifamiliar. Entre a Casa com três Pátios, habitada pelo “herói solitário” de Mies Van der Rohe; a Casa Existencialista e sua estabilidade (proveniente da activação da memória); a Casa Positivista e a sua fé no progresso e na ordem; a Casa Fenomenológica e a intensidade da experiência sensorial; até à Casa do Pragmatismo, que fecha  o livro (pensada para o aqui e o agora, a facilidade do habitar e o equilíbrio entre a natureza e o artificio), é formado um fio condutor através do qual se pretende demonstrar que as formas da arquitectura não são neutras. Pelo contrário, as mesmas condicionam a apropriação do espaço e, ao reflectir os desejos, as necessidades e os sonhos que lhes estão subjacentes, expressam a vida de quem as habita ou irá habitar.

Partindo da hipótese enunciada no livro, embora superando o enquadramento ali proposto, a Unidade Curricular (UC) terá a habitação unifamiliar da contemporaneidade como seu objecto de estudo, reconhecendo-a como laboratório experimental por excelência do pensamento arquitectónico. A íntima, irrepetível e– nessa condição– singular relação entre o espaço arquitectónico e a natureza de quem habita a “Casa” será a matéria operativa da UC, sendo mobilizados exemplos que tenham subjacente um elevado grau de experimentação, espelhando programas pouco convencionais: Casa Butantã, Paulo Mendes da Rocha, 1964-1967; Juliaan Lampens, Casa Van Wassenhove, 1972-1974; Casa Neuendorf, John Pawson, 1987-1989; Casa em Bordéus, OMA/Rem Koolhaas, 1996-1998; Casa na Estrela, Aires Mateus; 2017, Casa em Arruda dos Vinhos, João Mendes Ribeiro, 2017-2021, entre outros exemplos significativos.

 

Como objectivos da UC, pretende-se que o estudante aprofunde a consciência das dimensões intangíveis e não quantificáveis subjacentes à Arquitectura, entendidas como matérias insubstituíveis para a definição e a caracterização da forma espacial, em sentido lato (com expressão na complexa relação entre a definição programática, a forma do espaço e a natureza do habitante). A UC focar-se-á nas circunstâncias de partida de obras pouco convencionais destinadas a habitantes singulares (como referido acima), para, ao entender o acto projectual dos arquitectos, se explicar o resultado construído e a sua adequação a um contexto de vida único. Em suma, a contribuição para o desenvolvimento de um discurso crítico mais consciente e articulado sobre a obra de Arquitectura será o fim último da Unidade Curricular. Pretende-se que o estudante desenvolva uma mais informada capacidade de interpretar e compreender um programa e a sua tradução material concreta, em ambientes, formas e modos de usar o espaço específicos. O projecto da “Casa” será, no contexto da UC, entendido como amplo laboratório para a invenção, considerando as circunstâncias a que os arquitectos têm de responder. Nesse sentido, A UC pretende fornecer meios para que o estudante enfrente o acto de projectar de modo mais consciente das possibilidades deste (do projecto) e do alcance das opções que lhe estão subjacentes. Trata-se, em suma, de estimular a actividade projectual com maior consciência disciplinar.

A Urbanização da Pobreza

50135C5 - ECTS

Neste momento, mais de metade da população mundial habita em áreas urbanas, sendo que cerca de um quarto desse número reside em condições de precariedade extrema e uma porção adicional enfrenta lacunas relevantes no seu habitat. As estimativas parecem apontar para que essa percentagem tenha diminuído, mas os números terão aumentado, sendo que a iniquidade de rendimentos económicos também se terá acentuado, em especial nas economias tidas como mais desenvolvidas.

Desta forma, o debate em torno da equidade constitui uma questão de escala global, dos países do Norte aos do Sul, sendo que a actuação no ambiente construído em prol de espaços mais equitativos e do acesso democrático aos recursos urbanos constitui, cada vez mais, um desafio para arquitectos e urbanistas.

Perante as mais recentes e contrastantes dinâmicas globais de urbanização, e os actuais desafios profissionais colocados a nível internacional, pretende-se com esta unidade curricular criar um campo de discussão teórica e prática em torno da espacialização da pobreza e das disparidades nesse processo de urbanização, das preocupações sociais no campo disciplinar da arquitectura e do urbanismo, assim como das limitações e potencialidades das políticas redistributivas, de interesse social e de gestão equitativa do ambiente construído.

Assim, propõe-se aqui o estudo das disparidades nos processos de produção e gestão do ambiente construído, nomeadamente discutindo a visibilidade e o papel das faixas populacionais de menores rendimentos económicos, tanto focando nos contextos não-ocidentais (nas experiências da América Latina, Ásia e África) como nas áreas críticas dos contextos ocidentais (na evolução das políticas de interesse social e na sua situação actual).

Pretende-se portanto estabelecer um entendimento alargado das questões relacionadas com o processo de urbanização, através não só da discussão de condições extremas de disparidades e/ou limitação de recursos, mas também de enquadramento em mecanismos de gestão de múltiplos actores. Nestes contextos, o exercício profissional do arquitecto/urbanista raramente é colocado apenas numa relação cliente – prestador de serviços, mas multiplicam-se antes os intervenientes no processo de decisão, englobando recorrentemente entidades tais como estruturas públicas de regulação do território e de interesse social (a nível central, municipal e/ou local), financiadores externos, agências internacionais, organizações não-governamentais, associações locais e/ou habitantes, colocando o arquitecto/urbanista no papel de mediador e facilitador.

Propõe-se assim a construção de um olhar informado sobre realidades paradoxais, discutindo metodologias e instrumentos de intervenção, constrangimentos e potencialidades, experiências e orientações estratégicas de trabalho em equipas alargadas.

Adicionalmente, nesta edição de 2023-24, esta unidade curricular irá enquadrar-se também no programa “Mais do que Casas” (https://maisdoquecasas.arq.up.pt/) “que se iniciou em abril de 2023, integra seminários, mostra, publicações e oficina, para instigar, informar e comunicar a investigação produzida pelos estudantes nas instituições universitárias no ano letivo 2023/2024. Tendo como referência a memória da experiência dos programas de habitação que ocorreram imediatamente após o 25 de Abril de 1974, nomeadamente o Serviço de Apoio Ambulatório Local (SAAL), pretende-se perspetivar um contributo para o futuro que pretendemos para 2074, 100 anos depois do 25 de Abril.”

Assim, tendo como base os temas abordados nas aulas da unidade curricular, assim como o enquadramento neste programa, esta unidade curricular irá também promover novos olhares sobre o tema da habitação.

Architectural Toys - A Construção Lúdica da Arquitetura

50145C5 - ECTS O principal objectivo da unidade curricular Architectural toys - Processos complementares de reprodução disciplinar em Arquitectura é desenvolver junto dos alunos competências de compreensão e de concepção no âmbito da reprodução disciplinar da Arquitectura. Desde os processos educativos genéricos, até aos métodos de ensino universitários é pedido aos alunos que formulem uma abordagem histórica e crítica para compreender as diferentes formas que a disciplina encontrou, ao longo dos tempos, para permear a educação do sujeito, desde a infância até à vida adulta.
Mapear um território de compreensão e de discussão é uma operação necessária à sucessiva articulação deste território, considerado como corpus da investigação, com o conjunto de outros âmbitos que lhe são adjacentes e, por vezes, sobrepostos. Esta operação baseia-se no pressuposto de que os brinquedos de arquitectura são artefactos que estão na origem de uma vontade, por vezes explícita, por vezes implícita, de prossecução e reprodução do campo disciplinar da Arquitectura.
Além disso, ao se reconhecer a ligação que existe entre o objecto lúdico do universo infantil e o seu correspondente do universo adulto, reconhece-se uma recíproca dependência disciplinar. Este reconhecimento tem, como primeira consequência, uma responsabilização da disciplina diante dos seus processos de reprodução, com o objectivo de zelar por uma educação em Arquitectura tão atenta e rigorosa como se quer o ensino em Arquitectura.
Assim sendo, um dos principais objectivos da unidade curricular é, justamente, o de fechar aquele conjunto de ligações epistemológicas e disciplinares que unem o mundo da brincadeira com o mundo da Arquitectura e que unem, também, o universo infantil com o adulto, o do pequeno com o do grande, o da simulação com o da construção, o do sonho com o da realidade.

Arquitectura, teoria e crítica na Península Ibérica 1950-1980

50153C5 - ECTS

Esta Unidade Curricular, pensada como complemento da UC de História da Arquitectura Contemporânea mas com um programa mais delimitado a nível geográfico e temporal, permite focar e intensificar determinados aspectos da cultura arquitectónica do pós-guerra no contexto ibérico. A expectativa é que o programa possa funcionar também como sugestão e/ou motivação para temas a desenvolver em provas de dissertação do MIARQ.


Tem como primeiro objectivo aprofundar uma visão crítica da arquitectura ibérica contemporânea através de uma série de debates, de âmbito não só local, mas também internacional. Tem como segundo objectivo explorar a relação entre teoria, crítica e projecto, relação que as gerações nascidas nas décadas de 1920 e 1930 cultivaram de forma particularmente empenhada. Por fim, propõe reflectir sobre a forma como determinados debates são assimilados em contextos “periféricos” no que diz respeito à produção teórica. 

Arquitetura e Cinema

50137C5 - ECTS

A Unidade Curricular procurará sistematizar as afinidades em torno da arquitectura e do cinema. Será explorada a forma como o espaço arquitectónico e urbano, real ou encenado, é um elemento constituinte do cinema, assim como serão analisadas as múltiplas dimensões em que o cinema pode ser encarado como uma ferramenta no processo criativo, na percepção e na disseminação da arquitectura.

Será estudada a forma como as imagens em movimento têm a capacidade de criar um ‘sentido de lugar’, fenómeno relacionado não apenas com a realidade física dos espaços filmados, mas igualmente com a ligação vivencial que o espectador estabelece com as imagens, a luz, o som, a mise-en-scène ou estrutura narrativa. O cinema representa os espaços arquitectónicos como lugares ‘habitados’, estimulando, assim, um debate intenso em torno da arquitectura e da vida urbana.

Arquitetura, Energia e Clima. Fundamentos para o desenho da Casa Bem-temperada

50139C5 - ECTS

É objectivo geral desta unidade curricular aprofundar o conhecimento em Arquitectura na sua dimensão técnica e formal diretamente relacionada com as diferentes condições climáticas  e a proteção do espaço habitável, no âmbito dos atuais  critérios de eficiência energética e desenvolvimento sustentável. A partir de princípios teóricos elementares sobre clima, energia e conforto térmico – colocados em perspetiva histórica e contemporânea - procura-se a compreensão de soluções construtivas integradas e exemplares, dando abertura a uma reflexão crítica sobre a prática projetual na sua firme e profunda relação com o lugar.

Concepção e Experimentação Estrutural

50143C5 - ECTS

A unidade curricular pretende aproximar os alunos a três tipos de princípios estruturais - estática, materiais e construção - que estiveram na génese conceptual das obras de referência de engenheiros do passado.

Do ponto de vista da estática, o objectivo consiste em desenvolver uma compreensão intuitiva e holística da relação entre forma e estrutura a partir de métodos gráficos e modelos físicos, em que se calcula desenhando.

Os alunos (em grupos de 6 ou 7), deverão desenvolver o projecto de uma estrutura que será posteriormente construída durante o mês de Fevereiro. Esta estrutura, obrigatoriamente sem programa ou função, deverá ter a sua génese num princípio ou ideia estrutural, em torno dos três grandes temas da engenharia de estruturas: equilíbrio, superfícies, linhas.

Durante este processo, os alunos deverão questionar e explorar as restrições a que estão sujeitos, tanto técnicas como de processo construtivo, e para cada estrutura deverão produzir três tipos de desenho – concepção, execução e construção.

Construção Circular, Certificação e Design Consciente

50149C5 - ECTS

A UC tem como objectivo sensibilizar os alunos para o impacto dos edifícios nos ecossistemas ambientais e sociais, estudando e discutindo, ao longo das sessões, alguns temas que podem informar a construção de uma posição individual.

Construir no Construído

50151C5 - ECTS

- Aprofundar conhecimentos sobre metodologias, teorias e práticas de intervenção no construído.

- Explorar instrumentos e ferramentas metodológicas de suporte à caraterização, diagnóstico e intervenção no construído.

-Aprofundar conhecimentos sobre gestão, reabilitação, conservação, restauro e manutenção de património, considerando a sua evolução histórica e exemplos contemporâneos.

- Fomentar a análise crítica de projetos e obras de intervenção no construído.

- Proporcionar formação avançada e competências, aptidões e métodos de investigação na área da intervenção arquitetónica no construído.

-Potenciar a multiplicação de oportunidades no mercado de trabalho e para uma relação mais estreita entre a Universidade e os organismos nacionais e internacionais que têm por missão intervir na gestão e valorização do património construído.

Desenho como método e instrumento de investigação em Arquitetura

50144C5 - ECTS A unidade curricular tem por objectivo criar momentos de estudo propiciadores do desenvolvimento de uma prática de investigação e de pensamento crítico, por parte do estudante, em torno de projetos de equipamentos de particular complexidade designadamente ao nível do seu programa e, consequentemente, das soluções arquitectónicas, estruturais e construtivas que o determinam.
A unidade curricular alicerça-se na centralidade do Desenho enquanto ‘instrumento de pensamento’ e de construção de uma ‘memória inteligente’, que se consideram essenciais para o desenvolvimento e enriquecimento de uma ‘intuição inteligente e instintiva’ essencial ao exercício de projeto.
Sobre o exposto, convoca-se Alexandre Alves Costa, na medida em que a propósito da pedagogia na Escola do Porto, afirma que “ o desenho manifestou muito rapidamente a sua utilidade em vários campos da aprendizagem da arquitetura, antes de mais na pesquisa da sua essência, a da natureza do espaço, através de um processo analítico de observação de casos, visando a composição, a proporção, a escala, a volumetria, a estrutura, os valores texturais, as relações com o contexto e mesmo alguns factores imateriais, como a luz ou a cor.”

Fotografia de Arquitetura, Território e da Cidade

50148C5 - ECTS

O objectivo de FACT do 1º semestre é, por um lado, aprofundar o estudo e prática adquiridos em CAAD I e II sobre a utilizacção da fotografia e do seu potencial para questionar e problematizar o universo da Arquitectura, Cidade e Território. Por outro lado, levar os alunos a desenvolver uma narrativa visual fotográfica com maior maturidade, capaz de comunicar novas perspectivas sobre o espaço e a realidade urbana e que possa constituir uma base para a sua dissertacção final do MIARQ.

Pretende-se, assim, dar a conhecer aos alunos trabalhos de diversos autores que utilizam a fotografia documental artística para questionar e problematizar o espaço urbano e seus modos de apropriacção e despertar neles a consciência para a existência de diversas correntes de arte e estratégias visuais que podem ser convocadas aquando da utilizacção da fotografia como um instrumento de investigacção e comunicacção crítica no universo da Arquitectura, Cidade e Território.

História da Cidade do Porto

50131C5 - ECTS

Identificar e compreender o processo histórico de formação e consolidação física da cidade do Porto, entre tempos de fundação e de refundação urbana, integrados no contexto nacional e internacional.

Desenvolver uma metodologia de confronto histórico explicativo das diversas unidades urbanas que integram a cidade, entre o “saber ver” e o “saber compreender”, que se constitua como narrativa histórica e arquitectónica no confronto da cidade do Porto e de outras cidades europeias (explorando as origens dos alunos Erasmus).

Opção U.Porto (Qualquer Área)

4UP4 - ECTS

Paisagismo

50122C5 - ECTS

Aquisição de competências relacionadas com um número vasto de conceitos e fundamentos de trabalho relacionados com o projeto de arquitetura paisagista.

Aquisição de literacia em Arquitetura Paisagista através do conhecimento do trabalho de arquitetos paisagistas nacionais e internacionais.

Aquisição de literacia sobre as funções dos ecossistemas e espaços verdes.

Aquisição de competências no combate às alterações climáticas, na promoção da coesão social e do bem estar das populações, em contexto urbano.



Património e Paisagem. Gestão, Análise, Projeto

50147C5 - ECTS

-Sensibilizar para a importância do caráter multidisciplinar do estudo do património.
-Fomentar uma abordagem transversal aos conceitos de património e paisagem na sociedade contemporânea.
-Adquirir conhecimentos sobre metodologias, teorias e práticas de intervenção no construído e na paisagem;
-Analisar criticamente as cartas e convenções internacionais, a legislação portuguesa e suas aplicações.
-Aprofundar conhecimentos sobre gestão, reabilitação, conservação, restauro e manutenção de património, considerando a sua evolução histórica e exemplos contemporâneos.
-Desenvolver competências no domínio do projeto de arquitetura e da paisagem, envolvendo a relação entre investigação e sua fundamentação teórica com a conceção do projeto.
-Adquirir conhecimentos sobre a história do desenho das paisagens e sobre a gestão de paisagens culturais.
-Conhecer as metodologias e princípios de intervenção no património paisagístico. 
-Definir e interpretar os conceitos fundamentais da temática da análise e gestão de riscos.
-Desenvolver competências relacionadas com a identificação de áreas de risco.
- Organizar quadros de avaliação de risco em casos de estudo.

Porto. Territórios e redes da invisibilidade.

50142C5 - ECTS

Objecto:

Territórios e redes das invisibilidades, dialéticas entre a “cidade invisível” e a “cidade visível”, considerando processo, projecto e obra no espaço público (infraestruturação, sociabilização e urbanização) do território do Porto e do “Grande Porto” como laboratório para reflectir, questionar e compreender os processos de transformação contemporâneos da urbanidade e do “ser urbano”.

 

Enquadramento/Objectivos:

Esta unidade curricular do Mestrado Integrado em Arquitectura da FAUP (MIARQ/FAUP) visa contribuir para aprofundar um campo de reflexão teórica e prática sobre a relação, na sociedade em geral e nas comunidades em particular, de ideia/estratégia/processo/ projecto/obra na equação da urbanização e da urbanidade, considerando a área disciplinar da Arquitectura e as suas transversalidades com as Ciências Sociais e Humanas e as políticas públicas nos campos social, político, económico e cultural.

Conjugando território e paisagem, urbanização, urbanidade e ruralidade, memória e esquecimento, “ser humano” e “ser urbano”, pretende-se, através de uma prática lectiva alicerçada na ênfase do factor aprendizagem, no trinómio ensino-aprendizagem-investigação, abordar a urgência da reponderação das estratégias para o espaço da cidade, do seu território e das comunidades, numa lógica de “Service Learning” e “Engage Students”, no contexto da 3ª missão da Universidade.

Sublinha-se a importância do reforço da presença no ensino-aprendizagem, em Arquitectura, da reflexão académica sobre a equação das redes, dos territórios e das comunidades da invisibilidade, materiais e imateriais, dos fluxos e dinâmicas e das geometrias variáveis de mobilidade das populações urbanas e periurbanas na medida do seu potencial para criar condições reais para um desenvolvimento e ordenamento mais inclusivo, sustentado, de progresso, segundo as tendências mais actuais do urbanismo feminista e do urbanismo participativo. Nesse sentido é, desde o primeiro tempo de contacto, uma preocupação que obriga à reinvenção dos métodos/processos didácticos de forma a captar a atenção e desenvolver o perfil do estudante de conducente à formulação de pensamento crítico.

Esbater as fronteiras/barreiras do quotidiano da contemporaneidade, muito marcadas por lógicas de “zonamento” físico e intelectual, de fronteiras e territórios rígidos na sua espacialidade e conformação social, política e urbana, numa relação tensa entre acesso e exclusão, identidade e repulsa, pertença e abandono, podemos caracterizar a prática pedagógica associada a esta unidade curricular como potencialmente catalisadora e desbloqueadora da construção individual e colectiva de posicionamento crítico, numa dialética constante entre ensino e aprendizagem, ensino e investigação e investigação e sociedade, desenvolvendo a 3ª missão da Universidade.

Partindo do caso específico da cidade do Porto e do território denominado de “Grande Porto” como laboratório experimental, esta U.C., pelas evidências que pretende criar, pelo incentivo aos estudantes no prosseguimento dos seus estudos e dinâmicas de participação na sociedade (a função social do arquitecto), pelo desígnio de reflectir sobre as suas matérias de foco, julga poder enriquecer o campo da memória colectiva (material e imaterial), tanto pela informação e interpretação da realidade quotidiana, etnográfica, do ambiente urbano e das fontes primárias de património material e imaterial, como da investigação que possa resultar da componente curricular e das extensões extracurriculares e interacções com outras comunidades no contexto da Universidade e da sociedade civil em geral. 

Ancorando-se no objectivo de ampliar e difundir o conhecimento actual e, conjugando-o com as dinâmicas e práticas pedagógicas e didácticas próprias de um ciclo final de um mestrado integrado do campo artístico-científico, constituiu-se uma Comunidade de Inovação Pedagógica - inserida na Inovação Pedagógica/U.Porto (CIP-UP-PTRI)-, uma linha integrada de estudos trans e interdisciplinares e uma bolsa de projectos de investigação, convocando a FAUP e consolidando as práticas colaborativas com o CITCEM (na forma de comunidade de investigação do território e das comunidades), apostando em práticas de partilha nas esferas curricular e de investigação, disponibilizando, no sentido de criar plataformas de intersecção intelectual, um conjunto de aulas abertas à comunidade académica, espaços de partilha e discussão nas redes sociais, conversas e tertúlias colectivas e espaços de colóquio. Nestes momentos, que se esperam muito participados, contando com a presença de estudantes de frequência formal e informal, portugueses, Erasmus, de outros anos lectivos, de outras unidades orgânicas da UP e mesmo alguns que já completaram o curso de mestrado e que se encontram em estágio ou a iniciar a frequência de cursos do terceiro ciclo, possibilitam a criação de uma atmosfera pedagógica, de um enriquecimento da massa crítica em ambiente universitário e de afirmação de diversidade, inclusão e difusão como valores essenciais do espaço de aula.

Observando a actual oferta formativa e reflexiva no contexto da FAUP e da UP, considerando como valor acrescentado a construção de conhecimento específico num registo interdisciplinar, transdisciplinarmente enriquecendo os currículos dos estudantes, possibilitando-lhes, por opção, o desenvolvimento de estudos especializados no plano dos últimos dois anos do MIARQ, mostrando-lhes possíveis caminhos conducentes à elaboração dos seus processos de dissertação ou projecto final, com esta UC, espera-se abrir perspectivas na disciplina da Arquitectura e das transversalidades com áreas que lhe são afim. Numa prospectiva de estímulo à continuação dos estudos, e ao prosseguimento dos trabalhos de investigação.

Entre as múltiplas razões que nos poderiam motivar a desenvolver todo este processo pedagógico, destacam-se algumas julgadas como estruturantes:

  1. Recuperação do sentido social da educação em Arquitectura no sentido de contribuir para o desenvolvimento da sociedade;
  2. Potenciação de um conceito democrático e participativo de cidadania activa, fomentando a consideração na equação da urbanidade das redes físicas e sociais que caracterizam a vertente do urbanismo que considera os actores, as pessoas e as comunidades na sua equação;
  3. Sublinhar das relações urbanas de coesão e de incremento do capital social dos bairros e das comunidades, potenciando a cumplicidade dos processos de ensino/investigação, aprendendo a trabalhar as redes, a trabalhar em rede e a acompanhar o progresso e resultados desses mesmos projectos de intervenção nas lógicas da já referida aprendizagem em serviço;
  4. Melhorar a percepção social dos estudantes e investigadores e empoderando-os de meios, ferramentas e plataformas de compreensão e desenho dos territórios urbanos, em especial dos chamados territórios em perda em que essas redes da invisibilidade se expressa. Desde as condições de urbanidade básica até às redes de comunicação e informação digitais.

Por último, é objectivo desta U.C. ajudar à compreensão da contemporaneidade, a propósito do estudo, entendimento, problematização e interpretação das ideias, dos processos, projectos e obras em contexto de espaço público, a partir da informação e interpretação desses “territórios e redes da invisibilidade”, a partir do grande campo de trabalho e investigação que é o Porto.

Projecto BIM

50130C5 - ECTS

1. Promover, experimentar e desenvolver o conhecimento teórico-prático da metodologia BIM – building information modelling compreendendo os conceitos basilares da mesma, na realização do Projeto de Arquitectura entendida como um processo para a inovação, investigação, gestão e construção da Arquitectura.

2. Promover a investigação da Arquitectura através da elaboração e prática do projeto, simulando um contexto real de prática colaborativa e pluridisciplinar.

3. Reunir o conhecimento sobre a aplicação da metodologia BIM no contexto internacional nas diversas áreas da AEC (arquitectura, engenharia e construção) analisando experiências em contexto empresarial bem como casos práticos reais e avaliação das vantagens e desvantagens da aplicação da metodologia na produção de uma ideia de Arquitectura.

4. Nesta unidade curricular, o estudante deverá ser capaz de utilizar as ferramentas ao seu dispor (livre escolha de software e métodos de investigação) de modo a aplicar a metodologia BIM no desenvolvimento de um trabalho prático de projeto a realizar pelo aluno e/ou num estudo de caso aplicado a uma construção existente.

Reabilitação de Edifícios

50119C5 - ECTS

São objectivos da UC: sensibilização para a necessidade de preservar e reabilitar o património edificado, alertando para as causas mais correntes de patologias associadas à incorreta definição de Projecto e deficiências de execução/uso e, por último, auxiliar no desenvolvimento de capacidades análise, diagnóstico e estabelecimentos de soluções de reabilitação.

Sistemas Construtivos Tradicionais

50154C5 - ECTS

Portugal é um país pequeno de uma enorme riqueza cultural, a qual se expressa, entre outras manifestações, através das variadas formas da nossa arquitectura tradicional, de norte a sul do continente, aos arquipélagos da Madeira e dos Açores.

Os objectivos da unidade curricular Sistemas Construtivos Tradicionais são:

- Divulgar a riqueza do nosso património arquitectónico tradicional, rural e urbano, vernáculo e erudito, através do estudo interpretativo de tipos edificatórios e dos seus respectivos sistemas construtivos;

- Sensibilizar os estudantes para a arquitectura tradicional, um dos símbolos insubstituíveis da nossa identidade nacional, não somente como um legado patrimonial que importa preservar, mas também como recurso inestimável que deve ser incorporado numa verdadeira prática sustentável da arquitectura.

- Compreender os valores dos edifícios antigos, possibilitando o desenvolvimento de um sentido critico que permita aos estudantes adquirirem competências futuras, no âmbito da prática disciplinar da arquitectura, visando a salvaguarda e valorização deste património.

- Contribuir para o entendimento dos edifícios antigos como um legado significativo de ensinamentos à prática da arquitectura, bem como uma fonte inesgotável de inspiração.

Urbanística 2

400406 - ECTS

Dissertação

500504 - ECTS Nos termos do Regulamento Geral dos Ciclos de Estudos Integrados de Mestrado da Universidade do Porto, RG-CEIM-UP, (38/2022, 13 de janeiro de 2022),
artigo 7.º, "1 - O ciclo de estudos integrado de mestrado inclui: [...]; b) Uma dissertação de natureza científica ou um trabalho de projeto, originais e especialmente realizados para este fim, ou um estágio de natureza profissional objeto de um relatório final";
artigo 9.º, "1 - A elaboração da dissertação, do trabalho de projeto ou a realização do estágio devem ser orientadas por doutores na área científica da dissertação, projeto ou estágio, ou por detentores do título de especialista, de reconhecida experiência e competência profissional, ou por especialistas no domínio da dissertação, projeto ou estágio, considerados como tal pelo(s) órgão(s) científico(s) competente(s) da faculdade, ouvida a comissão científica do ciclo de estudos."

Atendendo ao Regulamento do Mestrado Integrado em Arquitectura, MIARQ, e Plano de Estudos (Estrutura Curricular) em vigor, tem sido prática regular na FAUP a opção pela modalidade de dissertação alternativamente dedicada ou a um tema-problema científico de especialidade, ou ao desenvolvimento de um trabalho de projeto, ou à reflexão a partir de um estágio ou outra experiência de natureza profissional.

A unidade curricular de Dissertação tem como objetivos:

1) promover a curiosidade científica, a integração de conhecimentos, a reflexão crítica de problemas identificados em contextos da formação académica, profissional e multidisciplinar relacionados com a área da Arquitetura e Urbanismo, com as implicações e responsabilidades éticas e sociais de um mestre em arquitetura;

2) corresponder à procura crescente desta unidade curricular do MIARQ por antigos estudantes e diplomados, nacionais e internacionais cujos percursos pessoais motivaram interesses de investigação e renovada qualificação académica nesta Unidade Orgânica da Universidade do Porto;

3) promover a autonomia do estudante no sentido da definição de interesses pessoais de investigação e focalização de tema, problema, natureza e âmbito ajustados ao tempo e recursos materiais para a sua concretização;

4) assegurar um espaço e tempo letivo próprio favorável ao enquadramento e prossecução do trabalho individual em contexto de grupo alargado e crítico de discussão, desde as fases de delimitação do problema e sua exploração, passando pela disciplina de recolha, organização e referenciação de dados, bem como pelo estímulo à comunicação de resultados provisórios e estratégias de apresentação;

5) apoiar as iniciativas do estudante no sentido de escolha de um orientador interno ou externo à FAUP, com perfil académico e científico ajustado à(s) área(s) científica, técnica ou artística, ao tema e aos métodos de investigação que se propõe desenvolver, e promover a elaboração tempestiva de plano de dissertação a submeter a aprovação da comissão científica do curso.

Projecto 5

500501 - ECTS

Dando continuidade ao programa, conteúdos e metodologia de ensino subjacentes à unidade curricular desenvolvida pelo Professor Manuel Fernandes de Sá, pretende-se promover um processo pedagógico que origine uma reflexão profunda sobre o território, a cidade, o objecto ou o conjunto arquitectónico considerando as respectivas interacções, de forma a proporcionar ao futuro arquitecto a capacidade de intervir num ambiente em transformação, pleno de diferenças e incertezas.

A unidade curricular Projecto 5 procura “proporcionar as condições que permitem o desenvolvimento de uma reflexão aprofundada sobre as questões da cidade e do território, discutindo métodos de abordagem e instrumentos de ordenamento; divulgando um raciocínio estratégico de intervenção; propondo formas de gestão da incerteza subjacente à intervenção na cidade; introduzindo a questão da pluridisciplinaridade e praticando o desenho da cidade e o controle da escala urbana” (Manuel Fernandes de Sá, 2003).

A Casa - laboratório de pensamento arquitectónico

50157C5 - 3 ECTS

No livro “A Boa Vida”, Iñaki Ábalos propõe uma visita guiada a oito diversas propostas de habitar, corporizadas pela Habitação Unifamiliar. Entre a Casa com três Pátios, habitada pelo “herói solitário” de Mies Van der Rohe; a Casa Existencialista e sua estabilidade (proveniente da activação da memória); a Casa Positivista e a sua fé no progresso e na ordem; a Casa Fenomenológica e a intensidade da experiência sensorial; até à Casa do Pragmatismo, que fecha  o livro (pensada para o aqui e o agora, a facilidade do habitar e o equilíbrio entre a natureza e o artificio), é formado um fio condutor através do qual se pretende demonstrar que as formas da arquitectura não são neutras. Pelo contrário, as mesmas condicionam a apropriação do espaço e, ao reflectir os desejos, as necessidades e os sonhos que lhes estão subjacentes, expressam a vida de quem as habita ou irá habitar.

Partindo da hipótese enunciada no livro, embora superando o enquadramento ali proposto, a Unidade Curricular (UC) terá a habitação unifamiliar da contemporaneidade como seu objecto de estudo, reconhecendo-a como laboratório experimental por excelência do pensamento arquitectónico. A íntima, irrepetível e– nessa condição– singular relação entre o espaço arquitectónico e a natureza de quem habita a “Casa” será a matéria operativa da UC, sendo mobilizados exemplos que tenham subjacente um elevado grau de experimentação, espelhando programas pouco convencionais: Casa Butantã, Paulo Mendes da Rocha, 1964-1967; Juliaan Lampens, Casa Van Wassenhove, 1972-1974; Casa Neuendorf, John Pawson, 1987-1989; Casa em Bordéus, OMA/Rem Koolhaas, 1996-1998; Casa na Estrela, Aires Mateus; 2017, Casa em Arruda dos Vinhos, João Mendes Ribeiro, 2017-2021, entre outros exemplos significativos.

 

Como objectivos da UC, pretende-se que o estudante aprofunde a consciência das dimensões intangíveis e não quantificáveis subjacentes à Arquitectura, entendidas como matérias insubstituíveis para a definição e a caracterização da forma espacial, em sentido lato (com expressão na complexa relação entre a definição programática, a forma do espaço e a natureza do habitante). A UC focar-se-á nas circunstâncias de partida de obras pouco convencionais destinadas a habitantes singulares (como referido acima), para, ao entender o acto projectual dos arquitectos, se explicar o resultado construído e a sua adequação a um contexto de vida único. Em suma, a contribuição para o desenvolvimento de um discurso crítico mais consciente e articulado sobre a obra de Arquitectura será o fim último da Unidade Curricular. Pretende-se que o estudante desenvolva uma mais informada capacidade de interpretar e compreender um programa e a sua tradução material concreta, em ambientes, formas e modos de usar o espaço específicos. O projecto da “Casa” será, no contexto da UC, entendido como amplo laboratório para a invenção, considerando as circunstâncias a que os arquitectos têm de responder. Nesse sentido, A UC pretende fornecer meios para que o estudante enfrente o acto de projectar de modo mais consciente das possibilidades deste (do projecto) e do alcance das opções que lhe estão subjacentes. Trata-se, em suma, de estimular a actividade projectual com maior consciência disciplinar.

A Urbanização da Pobreza

50135C5 - ECTS

Neste momento, mais de metade da população mundial habita em áreas urbanas, sendo que cerca de um quarto desse número reside em condições de precariedade extrema e uma porção adicional enfrenta lacunas relevantes no seu habitat. As estimativas parecem apontar para que essa percentagem tenha diminuído, mas os números terão aumentado, sendo que a iniquidade de rendimentos económicos também se terá acentuado, em especial nas economias tidas como mais desenvolvidas.

Desta forma, o debate em torno da equidade constitui uma questão de escala global, dos países do Norte aos do Sul, sendo que a actuação no ambiente construído em prol de espaços mais equitativos e do acesso democrático aos recursos urbanos constitui, cada vez mais, um desafio para arquitectos e urbanistas.

Perante as mais recentes e contrastantes dinâmicas globais de urbanização, e os actuais desafios profissionais colocados a nível internacional, pretende-se com esta unidade curricular criar um campo de discussão teórica e prática em torno da espacialização da pobreza e das disparidades nesse processo de urbanização, das preocupações sociais no campo disciplinar da arquitectura e do urbanismo, assim como das limitações e potencialidades das políticas redistributivas, de interesse social e de gestão equitativa do ambiente construído.

Assim, propõe-se aqui o estudo das disparidades nos processos de produção e gestão do ambiente construído, nomeadamente discutindo a visibilidade e o papel das faixas populacionais de menores rendimentos económicos, tanto focando nos contextos não-ocidentais (nas experiências da América Latina, Ásia e África) como nas áreas críticas dos contextos ocidentais (na evolução das políticas de interesse social e na sua situação actual).

Pretende-se portanto estabelecer um entendimento alargado das questões relacionadas com o processo de urbanização, através não só da discussão de condições extremas de disparidades e/ou limitação de recursos, mas também de enquadramento em mecanismos de gestão de múltiplos actores. Nestes contextos, o exercício profissional do arquitecto/urbanista raramente é colocado apenas numa relação cliente – prestador de serviços, mas multiplicam-se antes os intervenientes no processo de decisão, englobando recorrentemente entidades tais como estruturas públicas de regulação do território e de interesse social (a nível central, municipal e/ou local), financiadores externos, agências internacionais, organizações não-governamentais, associações locais e/ou habitantes, colocando o arquitecto/urbanista no papel de mediador e facilitador.

Propõe-se assim a construção de um olhar informado sobre realidades paradoxais, discutindo metodologias e instrumentos de intervenção, constrangimentos e potencialidades, experiências e orientações estratégicas de trabalho em equipas alargadas.

Adicionalmente, nesta edição de 2023-24, esta unidade curricular irá enquadrar-se também no programa “Mais do que Casas” (https://maisdoquecasas.arq.up.pt/) “que se iniciou em abril de 2023, integra seminários, mostra, publicações e oficina, para instigar, informar e comunicar a investigação produzida pelos estudantes nas instituições universitárias no ano letivo 2023/2024. Tendo como referência a memória da experiência dos programas de habitação que ocorreram imediatamente após o 25 de Abril de 1974, nomeadamente o Serviço de Apoio Ambulatório Local (SAAL), pretende-se perspetivar um contributo para o futuro que pretendemos para 2074, 100 anos depois do 25 de Abril.”

Assim, tendo como base os temas abordados nas aulas da unidade curricular, assim como o enquadramento neste programa, esta unidade curricular irá também promover novos olhares sobre o tema da habitação.

Architectural Toys - A Construção Lúdica da Arquitetura

50145C5 - ECTS O principal objectivo da unidade curricular Architectural toys - Processos complementares de reprodução disciplinar em Arquitectura é desenvolver junto dos alunos competências de compreensão e de concepção no âmbito da reprodução disciplinar da Arquitectura. Desde os processos educativos genéricos, até aos métodos de ensino universitários é pedido aos alunos que formulem uma abordagem histórica e crítica para compreender as diferentes formas que a disciplina encontrou, ao longo dos tempos, para permear a educação do sujeito, desde a infância até à vida adulta.
Mapear um território de compreensão e de discussão é uma operação necessária à sucessiva articulação deste território, considerado como corpus da investigação, com o conjunto de outros âmbitos que lhe são adjacentes e, por vezes, sobrepostos. Esta operação baseia-se no pressuposto de que os brinquedos de arquitectura são artefactos que estão na origem de uma vontade, por vezes explícita, por vezes implícita, de prossecução e reprodução do campo disciplinar da Arquitectura.
Além disso, ao se reconhecer a ligação que existe entre o objecto lúdico do universo infantil e o seu correspondente do universo adulto, reconhece-se uma recíproca dependência disciplinar. Este reconhecimento tem, como primeira consequência, uma responsabilização da disciplina diante dos seus processos de reprodução, com o objectivo de zelar por uma educação em Arquitectura tão atenta e rigorosa como se quer o ensino em Arquitectura.
Assim sendo, um dos principais objectivos da unidade curricular é, justamente, o de fechar aquele conjunto de ligações epistemológicas e disciplinares que unem o mundo da brincadeira com o mundo da Arquitectura e que unem, também, o universo infantil com o adulto, o do pequeno com o do grande, o da simulação com o da construção, o do sonho com o da realidade.

Arquitectura, teoria e crítica na Península Ibérica 1950-1980

50153C5 - ECTS

Esta Unidade Curricular, pensada como complemento da UC de História da Arquitectura Contemporânea mas com um programa mais delimitado a nível geográfico e temporal, permite focar e intensificar determinados aspectos da cultura arquitectónica do pós-guerra no contexto ibérico. A expectativa é que o programa possa funcionar também como sugestão e/ou motivação para temas a desenvolver em provas de dissertação do MIARQ.


Tem como primeiro objectivo aprofundar uma visão crítica da arquitectura ibérica contemporânea através de uma série de debates, de âmbito não só local, mas também internacional. Tem como segundo objectivo explorar a relação entre teoria, crítica e projecto, relação que as gerações nascidas nas décadas de 1920 e 1930 cultivaram de forma particularmente empenhada. Por fim, propõe reflectir sobre a forma como determinados debates são assimilados em contextos “periféricos” no que diz respeito à produção teórica. 

Arquitetura e Cinema

50137C5 - ECTS

A Unidade Curricular procurará sistematizar as afinidades em torno da arquitectura e do cinema. Será explorada a forma como o espaço arquitectónico e urbano, real ou encenado, é um elemento constituinte do cinema, assim como serão analisadas as múltiplas dimensões em que o cinema pode ser encarado como uma ferramenta no processo criativo, na percepção e na disseminação da arquitectura.

Será estudada a forma como as imagens em movimento têm a capacidade de criar um ‘sentido de lugar’, fenómeno relacionado não apenas com a realidade física dos espaços filmados, mas igualmente com a ligação vivencial que o espectador estabelece com as imagens, a luz, o som, a mise-en-scène ou estrutura narrativa. O cinema representa os espaços arquitectónicos como lugares ‘habitados’, estimulando, assim, um debate intenso em torno da arquitectura e da vida urbana.

Arquitetura, Energia e Clima. Fundamentos para o desenho da Casa Bem-temperada

50139C5 - ECTS

É objectivo geral desta unidade curricular aprofundar o conhecimento em Arquitectura na sua dimensão técnica e formal diretamente relacionada com as diferentes condições climáticas  e a proteção do espaço habitável, no âmbito dos atuais  critérios de eficiência energética e desenvolvimento sustentável. A partir de princípios teóricos elementares sobre clima, energia e conforto térmico – colocados em perspetiva histórica e contemporânea - procura-se a compreensão de soluções construtivas integradas e exemplares, dando abertura a uma reflexão crítica sobre a prática projetual na sua firme e profunda relação com o lugar.

Concepção e Experimentação Estrutural

50143C5 - ECTS

A unidade curricular pretende aproximar os alunos a três tipos de princípios estruturais - estática, materiais e construção - que estiveram na génese conceptual das obras de referência de engenheiros do passado.

Do ponto de vista da estática, o objectivo consiste em desenvolver uma compreensão intuitiva e holística da relação entre forma e estrutura a partir de métodos gráficos e modelos físicos, em que se calcula desenhando.

Os alunos (em grupos de 6 ou 7), deverão desenvolver o projecto de uma estrutura que será posteriormente construída durante o mês de Fevereiro. Esta estrutura, obrigatoriamente sem programa ou função, deverá ter a sua génese num princípio ou ideia estrutural, em torno dos três grandes temas da engenharia de estruturas: equilíbrio, superfícies, linhas.

Durante este processo, os alunos deverão questionar e explorar as restrições a que estão sujeitos, tanto técnicas como de processo construtivo, e para cada estrutura deverão produzir três tipos de desenho – concepção, execução e construção.

Construção Circular, Certificação e Design Consciente

50149C5 - ECTS

A UC tem como objectivo sensibilizar os alunos para o impacto dos edifícios nos ecossistemas ambientais e sociais, estudando e discutindo, ao longo das sessões, alguns temas que podem informar a construção de uma posição individual.

Construir no Construído

50151C5 - ECTS

- Aprofundar conhecimentos sobre metodologias, teorias e práticas de intervenção no construído.

- Explorar instrumentos e ferramentas metodológicas de suporte à caraterização, diagnóstico e intervenção no construído.

-Aprofundar conhecimentos sobre gestão, reabilitação, conservação, restauro e manutenção de património, considerando a sua evolução histórica e exemplos contemporâneos.

- Fomentar a análise crítica de projetos e obras de intervenção no construído.

- Proporcionar formação avançada e competências, aptidões e métodos de investigação na área da intervenção arquitetónica no construído.

-Potenciar a multiplicação de oportunidades no mercado de trabalho e para uma relação mais estreita entre a Universidade e os organismos nacionais e internacionais que têm por missão intervir na gestão e valorização do património construído.

Desenho como método e instrumento de investigação em Arquitetura

50144C5 - ECTS A unidade curricular tem por objectivo criar momentos de estudo propiciadores do desenvolvimento de uma prática de investigação e de pensamento crítico, por parte do estudante, em torno de projetos de equipamentos de particular complexidade designadamente ao nível do seu programa e, consequentemente, das soluções arquitectónicas, estruturais e construtivas que o determinam.
A unidade curricular alicerça-se na centralidade do Desenho enquanto ‘instrumento de pensamento’ e de construção de uma ‘memória inteligente’, que se consideram essenciais para o desenvolvimento e enriquecimento de uma ‘intuição inteligente e instintiva’ essencial ao exercício de projeto.
Sobre o exposto, convoca-se Alexandre Alves Costa, na medida em que a propósito da pedagogia na Escola do Porto, afirma que “ o desenho manifestou muito rapidamente a sua utilidade em vários campos da aprendizagem da arquitetura, antes de mais na pesquisa da sua essência, a da natureza do espaço, através de um processo analítico de observação de casos, visando a composição, a proporção, a escala, a volumetria, a estrutura, os valores texturais, as relações com o contexto e mesmo alguns factores imateriais, como a luz ou a cor.”

Fotografia de Arquitetura, Território e da Cidade

50148C5 - ECTS

O objectivo de FACT do 1º semestre é, por um lado, aprofundar o estudo e prática adquiridos em CAAD I e II sobre a utilizacção da fotografia e do seu potencial para questionar e problematizar o universo da Arquitectura, Cidade e Território. Por outro lado, levar os alunos a desenvolver uma narrativa visual fotográfica com maior maturidade, capaz de comunicar novas perspectivas sobre o espaço e a realidade urbana e que possa constituir uma base para a sua dissertacção final do MIARQ.

Pretende-se, assim, dar a conhecer aos alunos trabalhos de diversos autores que utilizam a fotografia documental artística para questionar e problematizar o espaço urbano e seus modos de apropriacção e despertar neles a consciência para a existência de diversas correntes de arte e estratégias visuais que podem ser convocadas aquando da utilizacção da fotografia como um instrumento de investigacção e comunicacção crítica no universo da Arquitectura, Cidade e Território.

História da Cidade do Porto

50131C5 - ECTS

Identificar e compreender o processo histórico de formação e consolidação física da cidade do Porto, entre tempos de fundação e de refundação urbana, integrados no contexto nacional e internacional.

Desenvolver uma metodologia de confronto histórico explicativo das diversas unidades urbanas que integram a cidade, entre o “saber ver” e o “saber compreender”, que se constitua como narrativa histórica e arquitectónica no confronto da cidade do Porto e de outras cidades europeias (explorando as origens dos alunos Erasmus).

Opção U.Porto (Qualquer Área)

5UP5 - ECTS

Paisagismo

50122C5 - ECTS

Aquisição de competências relacionadas com um número vasto de conceitos e fundamentos de trabalho relacionados com o projeto de arquitetura paisagista.

Aquisição de literacia em Arquitetura Paisagista através do conhecimento do trabalho de arquitetos paisagistas nacionais e internacionais.

Aquisição de literacia sobre as funções dos ecossistemas e espaços verdes.

Aquisição de competências no combate às alterações climáticas, na promoção da coesão social e do bem estar das populações, em contexto urbano.



Património e Paisagem. Gestão, Análise, Projeto

50147C5 - ECTS

-Sensibilizar para a importância do caráter multidisciplinar do estudo do património.
-Fomentar uma abordagem transversal aos conceitos de património e paisagem na sociedade contemporânea.
-Adquirir conhecimentos sobre metodologias, teorias e práticas de intervenção no construído e na paisagem;
-Analisar criticamente as cartas e convenções internacionais, a legislação portuguesa e suas aplicações.
-Aprofundar conhecimentos sobre gestão, reabilitação, conservação, restauro e manutenção de património, considerando a sua evolução histórica e exemplos contemporâneos.
-Desenvolver competências no domínio do projeto de arquitetura e da paisagem, envolvendo a relação entre investigação e sua fundamentação teórica com a conceção do projeto.
-Adquirir conhecimentos sobre a história do desenho das paisagens e sobre a gestão de paisagens culturais.
-Conhecer as metodologias e princípios de intervenção no património paisagístico. 
-Definir e interpretar os conceitos fundamentais da temática da análise e gestão de riscos.
-Desenvolver competências relacionadas com a identificação de áreas de risco.
- Organizar quadros de avaliação de risco em casos de estudo.

Porto. Territórios e redes da invisibilidade.

50142C5 - ECTS

Objecto:

Territórios e redes das invisibilidades, dialéticas entre a “cidade invisível” e a “cidade visível”, considerando processo, projecto e obra no espaço público (infraestruturação, sociabilização e urbanização) do território do Porto e do “Grande Porto” como laboratório para reflectir, questionar e compreender os processos de transformação contemporâneos da urbanidade e do “ser urbano”.

 

Enquadramento/Objectivos:

Esta unidade curricular do Mestrado Integrado em Arquitectura da FAUP (MIARQ/FAUP) visa contribuir para aprofundar um campo de reflexão teórica e prática sobre a relação, na sociedade em geral e nas comunidades em particular, de ideia/estratégia/processo/ projecto/obra na equação da urbanização e da urbanidade, considerando a área disciplinar da Arquitectura e as suas transversalidades com as Ciências Sociais e Humanas e as políticas públicas nos campos social, político, económico e cultural.

Conjugando território e paisagem, urbanização, urbanidade e ruralidade, memória e esquecimento, “ser humano” e “ser urbano”, pretende-se, através de uma prática lectiva alicerçada na ênfase do factor aprendizagem, no trinómio ensino-aprendizagem-investigação, abordar a urgência da reponderação das estratégias para o espaço da cidade, do seu território e das comunidades, numa lógica de “Service Learning” e “Engage Students”, no contexto da 3ª missão da Universidade.

Sublinha-se a importância do reforço da presença no ensino-aprendizagem, em Arquitectura, da reflexão académica sobre a equação das redes, dos territórios e das comunidades da invisibilidade, materiais e imateriais, dos fluxos e dinâmicas e das geometrias variáveis de mobilidade das populações urbanas e periurbanas na medida do seu potencial para criar condições reais para um desenvolvimento e ordenamento mais inclusivo, sustentado, de progresso, segundo as tendências mais actuais do urbanismo feminista e do urbanismo participativo. Nesse sentido é, desde o primeiro tempo de contacto, uma preocupação que obriga à reinvenção dos métodos/processos didácticos de forma a captar a atenção e desenvolver o perfil do estudante de conducente à formulação de pensamento crítico.

Esbater as fronteiras/barreiras do quotidiano da contemporaneidade, muito marcadas por lógicas de “zonamento” físico e intelectual, de fronteiras e territórios rígidos na sua espacialidade e conformação social, política e urbana, numa relação tensa entre acesso e exclusão, identidade e repulsa, pertença e abandono, podemos caracterizar a prática pedagógica associada a esta unidade curricular como potencialmente catalisadora e desbloqueadora da construção individual e colectiva de posicionamento crítico, numa dialética constante entre ensino e aprendizagem, ensino e investigação e investigação e sociedade, desenvolvendo a 3ª missão da Universidade.

Partindo do caso específico da cidade do Porto e do território denominado de “Grande Porto” como laboratório experimental, esta U.C., pelas evidências que pretende criar, pelo incentivo aos estudantes no prosseguimento dos seus estudos e dinâmicas de participação na sociedade (a função social do arquitecto), pelo desígnio de reflectir sobre as suas matérias de foco, julga poder enriquecer o campo da memória colectiva (material e imaterial), tanto pela informação e interpretação da realidade quotidiana, etnográfica, do ambiente urbano e das fontes primárias de património material e imaterial, como da investigação que possa resultar da componente curricular e das extensões extracurriculares e interacções com outras comunidades no contexto da Universidade e da sociedade civil em geral. 

Ancorando-se no objectivo de ampliar e difundir o conhecimento actual e, conjugando-o com as dinâmicas e práticas pedagógicas e didácticas próprias de um ciclo final de um mestrado integrado do campo artístico-científico, constituiu-se uma Comunidade de Inovação Pedagógica - inserida na Inovação Pedagógica/U.Porto (CIP-UP-PTRI)-, uma linha integrada de estudos trans e interdisciplinares e uma bolsa de projectos de investigação, convocando a FAUP e consolidando as práticas colaborativas com o CITCEM (na forma de comunidade de investigação do território e das comunidades), apostando em práticas de partilha nas esferas curricular e de investigação, disponibilizando, no sentido de criar plataformas de intersecção intelectual, um conjunto de aulas abertas à comunidade académica, espaços de partilha e discussão nas redes sociais, conversas e tertúlias colectivas e espaços de colóquio. Nestes momentos, que se esperam muito participados, contando com a presença de estudantes de frequência formal e informal, portugueses, Erasmus, de outros anos lectivos, de outras unidades orgânicas da UP e mesmo alguns que já completaram o curso de mestrado e que se encontram em estágio ou a iniciar a frequência de cursos do terceiro ciclo, possibilitam a criação de uma atmosfera pedagógica, de um enriquecimento da massa crítica em ambiente universitário e de afirmação de diversidade, inclusão e difusão como valores essenciais do espaço de aula.

Observando a actual oferta formativa e reflexiva no contexto da FAUP e da UP, considerando como valor acrescentado a construção de conhecimento específico num registo interdisciplinar, transdisciplinarmente enriquecendo os currículos dos estudantes, possibilitando-lhes, por opção, o desenvolvimento de estudos especializados no plano dos últimos dois anos do MIARQ, mostrando-lhes possíveis caminhos conducentes à elaboração dos seus processos de dissertação ou projecto final, com esta UC, espera-se abrir perspectivas na disciplina da Arquitectura e das transversalidades com áreas que lhe são afim. Numa prospectiva de estímulo à continuação dos estudos, e ao prosseguimento dos trabalhos de investigação.

Entre as múltiplas razões que nos poderiam motivar a desenvolver todo este processo pedagógico, destacam-se algumas julgadas como estruturantes:

  1. Recuperação do sentido social da educação em Arquitectura no sentido de contribuir para o desenvolvimento da sociedade;
  2. Potenciação de um conceito democrático e participativo de cidadania activa, fomentando a consideração na equação da urbanidade das redes físicas e sociais que caracterizam a vertente do urbanismo que considera os actores, as pessoas e as comunidades na sua equação;
  3. Sublinhar das relações urbanas de coesão e de incremento do capital social dos bairros e das comunidades, potenciando a cumplicidade dos processos de ensino/investigação, aprendendo a trabalhar as redes, a trabalhar em rede e a acompanhar o progresso e resultados desses mesmos projectos de intervenção nas lógicas da já referida aprendizagem em serviço;
  4. Melhorar a percepção social dos estudantes e investigadores e empoderando-os de meios, ferramentas e plataformas de compreensão e desenho dos territórios urbanos, em especial dos chamados territórios em perda em que essas redes da invisibilidade se expressa. Desde as condições de urbanidade básica até às redes de comunicação e informação digitais.

Por último, é objectivo desta U.C. ajudar à compreensão da contemporaneidade, a propósito do estudo, entendimento, problematização e interpretação das ideias, dos processos, projectos e obras em contexto de espaço público, a partir da informação e interpretação desses “territórios e redes da invisibilidade”, a partir do grande campo de trabalho e investigação que é o Porto.

Projecto BIM

50130C5 - ECTS

1. Promover, experimentar e desenvolver o conhecimento teórico-prático da metodologia BIM – building information modelling compreendendo os conceitos basilares da mesma, na realização do Projeto de Arquitectura entendida como um processo para a inovação, investigação, gestão e construção da Arquitectura.

2. Promover a investigação da Arquitectura através da elaboração e prática do projeto, simulando um contexto real de prática colaborativa e pluridisciplinar.

3. Reunir o conhecimento sobre a aplicação da metodologia BIM no contexto internacional nas diversas áreas da AEC (arquitectura, engenharia e construção) analisando experiências em contexto empresarial bem como casos práticos reais e avaliação das vantagens e desvantagens da aplicação da metodologia na produção de uma ideia de Arquitectura.

4. Nesta unidade curricular, o estudante deverá ser capaz de utilizar as ferramentas ao seu dispor (livre escolha de software e métodos de investigação) de modo a aplicar a metodologia BIM no desenvolvimento de um trabalho prático de projeto a realizar pelo aluno e/ou num estudo de caso aplicado a uma construção existente.

Reabilitação de Edifícios

50119C5 - ECTS

São objectivos da UC: sensibilização para a necessidade de preservar e reabilitar o património edificado, alertando para as causas mais correntes de patologias associadas à incorreta definição de Projecto e deficiências de execução/uso e, por último, auxiliar no desenvolvimento de capacidades análise, diagnóstico e estabelecimentos de soluções de reabilitação.

Sistemas Construtivos Tradicionais

50154C5 - ECTS

Portugal é um país pequeno de uma enorme riqueza cultural, a qual se expressa, entre outras manifestações, através das variadas formas da nossa arquitectura tradicional, de norte a sul do continente, aos arquipélagos da Madeira e dos Açores.

Os objectivos da unidade curricular Sistemas Construtivos Tradicionais são:

- Divulgar a riqueza do nosso património arquitectónico tradicional, rural e urbano, vernáculo e erudito, através do estudo interpretativo de tipos edificatórios e dos seus respectivos sistemas construtivos;

- Sensibilizar os estudantes para a arquitectura tradicional, um dos símbolos insubstituíveis da nossa identidade nacional, não somente como um legado patrimonial que importa preservar, mas também como recurso inestimável que deve ser incorporado numa verdadeira prática sustentável da arquitectura.

- Compreender os valores dos edifícios antigos, possibilitando o desenvolvimento de um sentido critico que permita aos estudantes adquirirem competências futuras, no âmbito da prática disciplinar da arquitectura, visando a salvaguarda e valorização deste património.

- Contribuir para o entendimento dos edifícios antigos como um legado significativo de ensinamentos à prática da arquitectura, bem como uma fonte inesgotável de inspiração.

Teoria 4

500505 - ECTS

O principal objetivo é perceber o contexto que rodeia a produção do espaço urbano, povoado por uma diversidade de intervenientes, recursos e motivações que importa compreender. Assume-se que o arquiteto deve participar neste debate compreendendo os mecanismos de articulação entre atores, motivações e recursos, mas sem abdicar dos contributos específicos da sua formação.

Mais especificamente, visa-se perceber que: (1) as mudanças na forma física da cidade produzem mudanças nos rendimentos e nas relações sociais; (2) a forma destas mudanças decorre da interação entre os vários grupos sociais; (3) o Estado tem um papel importante no equilíbrio dos interesses e necessidades; (4) os vários intervenientes podem forçar uma partilha de poder diferente.

 

História da Cidade do Porto

50131C5 - ECTS

Identificar e compreender o processo histórico de formação e consolidação física da cidade do Porto, entre tempos de fundação e de refundação urbana, integrados no contexto nacional e internacional.

Desenvolver uma metodologia de estudo e análise, "in locco", que permita a compreensão de diferentes espaços urbanos na actualidade, reconhecendo a importância do enquadramento histórico que está na origem dos processos de transformação.

Promover o debate em torno dos problemas contemporâneos da cidade do Porto, problematizando o valor da herança urbanística e arquitectónica da cidade. 

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