Saltar para:
Logótipo
Você está em: Início > 50151C5

Construir no Construído

Código: 50151C5     Sigla: 50151C5

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
CNAEF Arquitetura e construção sem definição precisa

Ocorrência: 2023/2024 - 1S Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Tecnologia da Construção (TC)
Curso/CE Responsável: Mestrado Integrado em Arquitetura

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MIARQ 24 MIARQ 4 - 3 21 81
5

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Rui Humberto Costa de Fernandes Póvoas Regente

Docência - Horas

Teórica: 1,50
Tipo Docente Turmas Horas
Teórica Totais 1 1,50
Teresa Sofia Barbot Faria Cunha Ferreira 1,50
Rui Humberto Costa de Fernandes Póvoas 0,00

Língua de trabalho

Português

Objetivos

- Aprofundar conhecimentos sobre metodologias, teorias e práticas de intervenção no construído.

- Explorar instrumentos e ferramentas metodológicas de suporte à caraterização, diagnóstico e intervenção no construído.

-Aprofundar conhecimentos sobre gestão, reabilitação, conservação, restauro e manutenção de património, considerando a sua evolução histórica e exemplos contemporâneos.

- Fomentar a análise crítica de projetos e obras de intervenção no construído.

- Proporcionar formação avançada e competências, aptidões e métodos de investigação na área da intervenção arquitetónica no construído.

-Potenciar a multiplicação de oportunidades no mercado de trabalho e para uma relação mais estreita entre a Universidade e os organismos nacionais e internacionais que têm por missão intervir na gestão e valorização do património construído.

Resultados de aprendizagem e competências

- Aquisição de conhecimentos sobre metodologias, teorias e práticas de intervenção no construído considerando a sua evolução histórica e exemplos contemporâneos.

- Capacitação para a análise e interpretação de práticas arquitetónicas de intervenção no construído.

- Criação de competências para a experimentação de metodologias de levantamento, caracterização e diagnóstico de preexistências.

-Construção, através de ensaio escrito ou exposição oral, de um pensamento crítico sobre as temáticas abordadas.

-Desenvolvimento de competências de comunicação para difundir e fomentar o conhecimento sobre a intervenção no construído em âmbito educativo, profissional e social.

-Desenvolvimento de capacidades teóricas e práticas para a prossecução dos estudos a nível pós-graduado e futura integração profissional.

Modo de trabalho

Presencial

Programa

A unidade curricular propõe uma abordagem crítica à temática da intervenção no construído a vários níveis – teorias, metodologias e práticas (em contexto nacional e internacional) – com a finalidade de instruir e fundamentar o projeto arquitetónico contemporâneo.

i) No campo das teorias, pretende-se fomentar a discussão sobre a evolução dos conceitos de ‘monumento’ e ‘património’ e seus significados contemporâneos, assim como aprofundar o conhecimento sobre a história e teorias de intervenção no construído com suporte em textos e obras de autores de referência (Alberti, Stern/Valadier, Viollet-le-Duc, Ruskin, Boito, Andrade, Riegl, Giovannoni, Brandi, Rogers, Scarpa, Távora, Siza, Souto Moura, Grassi, Moneo, Chipperfield, Koolhas, entre outros).

ii) No campo das metodologias, propõe-se informar, aprofundar e ilustrar o estudo sobre edifícios preexistentes com suporte no desenho e na história da arquitetura (através de exemplos) apresentando, complementarmente, as potencialidades de algumas fontes e ferramentas de levantamento, caracterização e diagnóstico (‘fotogrametria digital’, ‘arqueologia da arquitetura’, ‘história da construção’, entre outros).

iii) No campo das práticas, em estreita relação com os pontos anteriores, pretende-se examinar e discutir intervenções de referência em contexto nacional e internacional, evidenciando diferentes abordagens (reabilitação, restauro, conservação, manutenção) e opções conceptuais (mimesis, analogia, contraste), considerando os seguintes aspetos: adequação do programa, princípios de relação novo-antigo, opções tectónicas e técnico-construtivas, receção crítica da obra, entre outras. Prevê-se, neste âmbito, a apresentação pontual de práticas qualificadas por convidados de reconhecido mérito, proporcionando aos estudantes o contacto com problemáticas reais e externas à Universidade.

É, assim, objetivo desta unidade curricular agregar diferentes saberes que se relacionam com a prática da intervenção no construído (em sentido lato e não especializado) através de uma perspetiva de abordagem preferencial e convergente: a cultura arquitetónica.

Bibliografia Obrigatória

AA. VV.; JA- Jornal Arquitectos, A la recherche du temps perdu, nº213, Ordem dos Arquitectos, 2003
AA. VV.; 100 anos de património : memória e identidade : Portugal 1910-2010, IGESPAR, 2011
AA. VV.; Renovacion Restauro y Recuperacion arquitectonica y urbana en Portugal, Universidad de Granada, 2003
BORIANI, M. ; Progettare per il costruito. Dibattito teorico e progetti in Italia nella seconda metà del XX secolo, Città Studi - De Agostini, 2008
CHOAY, Françoise; A alegoria do património, Edições 70, 2000
CHOAY, Françoise; Património e Mundialização, CHAIA, 2005
CHIPPERFIELD, David; Neues Museum, Berlin: David Chipperfield Architects in Collaboration with Julian Harrap, Paperback, 2010
COSTA, Alexandre Alves; Textos Datados , eDARQ, 2007
CAPITEL, Anton; Metamorfosis de monumentos y teorias de la restauración, Alianza Forma, 1992
DAL CO, Francesco, MAZZARIOL, Giuseppe ; Carlo Scarpa, 1906-1978, Electa, 1997
DI BIASE, Carolina ; Il restauro e i monumenti, CLUP, 2003
DI GRACIA, Francisco; Construir en lo construido, Nerea, 1992
FERNANDES, Francisco Barata ; Transformação e Permanência na Habitação Portuense – as formas da casa na forma da cidade, FAUP Publicações, 1999
FERNANDES, Francisco Barata ; O Património constrói o lugar. Sumário pormenorizado da lição. Provas de Agregação, FAUP, 2016
FERREIRA, Teresa Cunha, PÓVOAS, Rui Fernandes e FERNANDES, Francisco Barata ; Fórum do Porto: Património, Cidade, Arquitectura, CEAU, 2018
JOKILEHTO, Jukka; A History of Architectural Conservation, Butterworth Heinemann, 1996
MONEO, Rafael; Costruire nel Costruito, Allemandi, 2007
RIEGL, Alois; O culto Moderno dos Monumentos (Ed, Original 1903), Edições 70, 2019
ROGERS, Ernesto Nathan; Il senso della storia, Milano, Unicopli, 1999
RUSKIN, John, ; The Lamp of memory, in The Seven Lamps of Architecture, 1849
MARTI ARIS, Carlos; Las variaciones de la identidad. Ensayo sobre el tipo en arquitectura. (Prefacio de Giorgio Grassi), Ediciones del Serbal, 1993
SOLÀ-MORALES, Ignasi; Intervenciones, Gustavo Gilli, 2006
SOLÀ-MORALES, Ignasi; Património arquitectónico ou parque temático, in Territórios, Gustavo Gilli, 2002
SIZA, Álvaro; Conferencia para el CAH20. in Intervention Approaches in the 20th-Century Architectural Heritage. International Conference CAH20th, ETSAM/ISC20C, 2011
SOUTO MOURA, Eduardo; Santa Maria do Bouro, Construir uma Pousada com as pedras dum Mosteiro, White & Blue, 2001
TÁVORA, Fernando; "Nulla dies sine linea, Fragmentos de una conversación con Fernando Távora" (entrevista por Carlos Martí Arís), 1998
VIOLLET-LE-DUC, E.E.,; Restauration, in Dictionnaire raisonne de I 'architecture française du Xl au XVI siècle (1854-1868), tome huitieme., A. Morel, 1866

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

A exposição de conteúdos programáticos nas aulas apoia-se na apresentação de material audiovisual, na análise de fontes e casos de estudo em contexto de sala de aula, abordagens que pretendem consolidar o conhecimento adquirido e fomentar o exercício crítico. As sessões de orientação tutorial destinam-se ao acompanhamento de trabalhos e ao aprofundamento dos conteúdos programáticos.

A unidade curricular desenvolve-se também com a participação pontual de convidados, de exercícios práticos, do confronto com exemplos ou do debate, fomentando a interação com os trabalhos desenvolvidos. Estas iniciativas visam proporcionar aos estudantes o contacto com problemáticas reais e externas à Universidade, reunindo diversos campos disciplinares, instituições e atores.

 

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Participação presencial 35,00
Trabalho prático ou de projeto 65,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Apresentação/discussão de um trabalho científico 36,00
Frequência das aulas 27,00
Trabalho de investigação 18,00
Total: 81,00

Obtenção de frequência

Presença em 75% das aulas. Apresentação e entrega dos trabalhos nas datas definidas.

Fórmula de cálculo da classificação final

A avaliação assenta na média ponderada entre a assiduidade e participação nas aulas (mínimo de 75% das aulas), a capacidade de aquisição e relacionamento de conhecimentos, a resposta aos trabalhos teórico-práticos (exercícios, exposições orais, ensaios escrits).
Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2024 © Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Página gerada em: 2024-07-28 às 12:19:25 | Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais | Denúncias