Código: | 50151C5 | Sigla: | 50151C5 |
Áreas Científicas | |
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Classificação | Área Científica |
CNAEF | Arquitetura e construção sem definição precisa |
Ativa? | Sim |
Unidade Responsável: | Tecnologia da Construção (TC) |
Curso/CE Responsável: | Mestrado Integrado em Arquitetura |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
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MIARQ | 24 | MIARQ | 4 | - | 3 | 21 | 81 |
5 |
Docente | Responsabilidade |
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Rui Humberto Costa de Fernandes Póvoas | Regente |
Teórica: | 1,50 |
Tipo | Docente | Turmas | Horas |
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Teórica | Totais | 1 | 1,50 |
Teresa Sofia Barbot Faria Cunha Ferreira | 1,50 | ||
Rui Humberto Costa de Fernandes Póvoas | 0,00 |
- Aprofundar conhecimentos sobre metodologias, teorias e práticas de intervenção no construído.
- Explorar instrumentos e ferramentas metodológicas de suporte à caraterização, diagnóstico e intervenção no construído.
-Aprofundar conhecimentos sobre gestão, reabilitação, conservação, restauro e manutenção de património, considerando a sua evolução histórica e exemplos contemporâneos.
- Fomentar a análise crítica de projetos e obras de intervenção no construído.
- Proporcionar formação avançada e competências, aptidões e métodos de investigação na área da intervenção arquitetónica no construído.
-Potenciar a multiplicação de oportunidades no mercado de trabalho e para uma relação mais estreita entre a Universidade e os organismos nacionais e internacionais que têm por missão intervir na gestão e valorização do património construído.
- Aquisição de conhecimentos sobre metodologias, teorias e práticas de intervenção no construído considerando a sua evolução histórica e exemplos contemporâneos.
- Capacitação para a análise e interpretação de práticas arquitetónicas de intervenção no construído.
- Criação de competências para a experimentação de metodologias de levantamento, caracterização e diagnóstico de preexistências.
-Construção, através de ensaio escrito ou exposição oral, de um pensamento crítico sobre as temáticas abordadas.
-Desenvolvimento de competências de comunicação para difundir e fomentar o conhecimento sobre a intervenção no construído em âmbito educativo, profissional e social.
-Desenvolvimento de capacidades teóricas e práticas para a prossecução dos estudos a nível pós-graduado e futura integração profissional.
A unidade curricular propõe uma abordagem crítica à temática da intervenção no construído a vários níveis – teorias, metodologias e práticas (em contexto nacional e internacional) – com a finalidade de instruir e fundamentar o projeto arquitetónico contemporâneo.
i) No campo das teorias, pretende-se fomentar a discussão sobre a evolução dos conceitos de ‘monumento’ e ‘património’ e seus significados contemporâneos, assim como aprofundar o conhecimento sobre a história e teorias de intervenção no construído com suporte em textos e obras de autores de referência (Alberti, Stern/Valadier, Viollet-le-Duc, Ruskin, Boito, Andrade, Riegl, Giovannoni, Brandi, Rogers, Scarpa, Távora, Siza, Souto Moura, Grassi, Moneo, Chipperfield, Koolhas, entre outros).
ii) No campo das metodologias, propõe-se informar, aprofundar e ilustrar o estudo sobre edifícios preexistentes com suporte no desenho e na história da arquitetura (através de exemplos) apresentando, complementarmente, as potencialidades de algumas fontes e ferramentas de levantamento, caracterização e diagnóstico (‘fotogrametria digital’, ‘arqueologia da arquitetura’, ‘história da construção’, entre outros).
iii) No campo das práticas, em estreita relação com os pontos anteriores, pretende-se examinar e discutir intervenções de referência em contexto nacional e internacional, evidenciando diferentes abordagens (reabilitação, restauro, conservação, manutenção) e opções conceptuais (mimesis, analogia, contraste), considerando os seguintes aspetos: adequação do programa, princípios de relação novo-antigo, opções tectónicas e técnico-construtivas, receção crítica da obra, entre outras. Prevê-se, neste âmbito, a apresentação pontual de práticas qualificadas por convidados de reconhecido mérito, proporcionando aos estudantes o contacto com problemáticas reais e externas à Universidade.
É, assim, objetivo desta unidade curricular agregar diferentes saberes que se relacionam com a prática da intervenção no construído (em sentido lato e não especializado) através de uma perspetiva de abordagem preferencial e convergente: a cultura arquitetónica.
A exposição de conteúdos programáticos nas aulas apoia-se na apresentação de material audiovisual, na análise de fontes e casos de estudo em contexto de sala de aula, abordagens que pretendem consolidar o conhecimento adquirido e fomentar o exercício crítico. As sessões de orientação tutorial destinam-se ao acompanhamento de trabalhos e ao aprofundamento dos conteúdos programáticos.
A unidade curricular desenvolve-se também com a participação pontual de convidados, de exercícios práticos, do confronto com exemplos ou do debate, fomentando a interação com os trabalhos desenvolvidos. Estas iniciativas visam proporcionar aos estudantes o contacto com problemáticas reais e externas à Universidade, reunindo diversos campos disciplinares, instituições e atores.
Designação | Peso (%) |
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Participação presencial | 35,00 |
Trabalho prático ou de projeto | 65,00 |
Total: | 100,00 |
Designação | Tempo (Horas) |
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Apresentação/discussão de um trabalho científico | 36,00 |
Frequência das aulas | 27,00 |
Trabalho de investigação | 18,00 |
Total: | 81,00 |