A UNESCO atribuiu à Universidade do Porto, através da Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto (FAUP), a Cátedra "Património, Cidades e Paisagens. Gestão Sustentável, Conservação, Planeamento e Projeto", coordenada pela professora Teresa Cunha Ferreira, em colaboração com o professor Rui Fernandes Póvoas.

A nova Cátedra, a primeira da Universidade do Porto na área do Património Cultural da UNESCO, resulta de uma exigente avaliação por uma equipa de peritos internacionais, após candidatura submetida pela FAUP, e terá como vertentes prioritárias de actuação o ensino e formação avançada, a investigação, a transferência de conhecimento e a cooperação internacional.

No âmbito da Cátedra, está a ser desenvolvido o plano para a gestão e conservação da Piscina de Marés, em Leça da Palmeira, projetada por Álvaro Siza entre 1960 e 1973, financiado com 100 mil euros pela Fundação Getty, ao abrigo do prestigiado programa ‘Keeping It Modern’. O estudo tem o apoio da Câmara Municipal de Matosinhos.

Contactos

Tel.: +351 226 057 100
E-mail: catedraunesco.patrimonio@arq.up.pt

Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto
Via Panorâmica S/N | 4150-564 Porto, Portugal