Saltar para:
Logótipo
Você está em: Início > Investigação

Investigação

Investigação

Na vertente de investigação, serão desenvolvidos projetos e atividades de disseminação enquadrados no Centro de Estudos de Arquitectura e Urbanismo (CEAU) da FAUP e/ou em parceria com outras unidades de I&D, instituições de ensino superior, instituições públicas e privadas, ONGs, rede de Cátedras UNESCO, entre outras.

A Cátedra pretende constituir-se como uma plataforma colaborativa e dinamizadora de redes de cooperação em contexto nacional e internacional, dando também continuidade à colaboração e fomentando parcerias com entidades públicas e privadas como a Direção Geral do Património Cultural, o ICOMOS-Portugal, a Comissão Nacional UNESCO, a Câmara Municipal do Porto,  entre outras. A Cátedra estará a aberta à participação de estudantes, investigadores, gestores, técnicos e outros potenciais interessados.

Serão ainda desenvolvidas teses de doutoramento e dissertações de mestrado enquadradas nas temáticas da Cátedra.

Projecto Financiado pela Fundação Getty | Piscina de Marés de Álvaro Siza

Getty

O projeto da Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto (FAUP), coordenado por Teresa Cunha Ferreira, para o estudo da gestão e conservação da Piscina de Marés, em Leça da Palmeira, projetada por Álvaro Siza entre 1960 e 1973, foi financiado com 100 mil euros pela Fundação Getty.

Trata-se da primeira vez que é distinguida uma obra localizada em Portugal desde a criação, em 2014, do prestigiado programa ‘Keeping It Modern’ da Fundação com sede em Los Angeles, EUA, dedicado à salvaguarda e preservação da arquitetura moderna a nível global e que este ano tem a sua última edição. O estudo conta com o apoio da Câmara Municipal de Matosinhos.

Com a dotação global de 1,9 milhões ¤ (2.2 milhões $), a Fundação Getty distinguiu apenas treze projetos em 90 candidaturas recebidas, distribuídos por Portugal (Piscina de Marés), Alemanha, Bulgária, E.U.A., Países Baixos, Reino Unido, Rússia, Chile, Índia, Kuwait, Nigéria e Senegal.

O projeto dedicado ao estudo da Piscina de Marés, com a duração de 3 anos, tem como principal objetivo o desenvolvimento de um plano de gestão e conservação, assente na documentação da história, da construção e dos valores patrimoniais do edifício, na implementação de ferramentas digitais de levantamento, inspeção e monitorização, na investigação sobre o diagnóstico e reparação do betão armado, assim como na elaboração de manuais de manutenção e de utilização com vista à sua gestão e preservação futura.

Propõe-se, também, a criação de uma metodologia que possa ser potencialmente adaptada a outras obras de Álvaro Siza incluídas na lista indicativa do Património Mundial, proposta em 2016 pelo Governo Português à UNESCO, assim como a outras obras de arquitetura do século XX em Portugal.

O estudo será desenvolvido por uma equipa multidisciplinar nas áreas da arquitetura e engenharia, coordenada por Teresa Cunha Ferreira (FAUP) e composta por Rui Fernandes Póvoas (FAUP), Paulo B. Lourenço (Universidade do Minho) e Ana Tostões (IST-Universidade de Lisboa, Presidente do DOCOMOMO Internacional).

O projecto contará com a participação ativa do arquiteto Álvaro Siza e do ICOMOS-Portugal, assim como com o apoio da Câmara Municipal de Matosinhos e o apoio institucional da Casa da Arquitectura. O projeto poderá beneficiar também da colaboração de outros docentes e investigadores da FAUP, e do envolvimento de especialistas nacionais e internacionais com experiência na temática da conservação da arquitetura moderna (ICOMOS, DOCOMOMO, Getty Conservation Institute, entre outros).

Mais informações em noticias.up.pt.


Projectos de I&D (FCT - financiados)

ATLAS de Siza: Colmatar lacunas no Património Mundial

No âmbito do concurso de Projetos de Investigação Científica e Desenvolvimento Tecnológico no âmbito da Arquitetura de Álvaro Siza

Resumo | Siza ATLAS propõe a criação e implementação de uma plataforma colaborativa e inventário georreferenciado das obras de Álvaro Siza, bem como a documentação aprofundada de obras selecionadas, com o objetivo de contribuir para a instrução da candidatura de um conjunto de obras para a lista do Património Mundial e, deste modo, fomentar a sua divulgação, conservação e transmissão às gerações futuras.

Instituições | ISCTE-IUL; FAUP; E.S. Gallaecia

Coordenação | Soraya Genin, investigadora responsável (ISCTE); Teresa Cunha Ferreira, co-investigadora responsável (FAUP)

Datas | 2021—2023

Atlas do Projeto em Património Arquitetónico: contributos da Escola do Porto (1980-2020)

No âmbito do concurso para Projetos Exploratórios de Investigação Científica e Desenvolvimento Tecnológico em todos os Domínios Científicos da FCT

Resumo | O Projeto Exploratório H-ATLAS.Porto incide sobre práticas de projeto no património construído desenvolvidas por arquitetos da Escola do Porto, com o objetivo de dar um primeiro contributo para um estudo mais abrangente de construção de um Atlas do Projeto em Património Arquitetónico em Portugal (1980-2020).

Instituições | FAUP

Coordenação | Teresa Cunha Ferreira (investigadora responsável); Rui Fernandes Póvoas (co-investigador responsável)

Datas | 2022—2023

Publicações

Publicação | Cescontexto '1.º Encontro de Investigação Salvaguarda em Desenvolvimento'
Junho 2020
Editores: Adelino Gonçalves, Margarida Relvão (dARQ | CES), Rui Fernandes Póvoas, Teresa Cunha Ferreira (FAUP | CEAU)

Publicação | Fórum do Porto. Património, Cidade, Arquitectura
20 de dezembro de 2018
Editores: Teresa Cunha Ferreira, Rui Fernandes Póvoas, Francisco Barata Fernandes
Organização: grupo de investigação Património da Arquitectura, da Cidade e do Território (PACT - FAUP | CEAU)

Relatório | Valores Patrimoniais | Revisão do PDM-CMP 
Abril 2018
Equipa Técnica: Francisco Barata Fernandes, Lino Tavares Dias, Rui Fernandes Póvoas, Teresa Cunha Ferreira (FAUP | CEAU)
(em atualização)

Publicação | Recognising and Managing 20th Century Heritage: Current Issues and Experiences
Junho 2022

Junho 2022
Coordenação: Teresa Cunha Ferreira, Susan Macdonald

Publicação | Restaurer les bétons / Conserving concrete
Junho 2022
Coordenação: Teresa Cunha Ferreira, Bénédicte Gandini
Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2024 © Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Última actualização: 2022-12-12 I  Página gerada em: 2024-03-04 às 01:51:48 | Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais | Denúncias