Código: | 300303 | Sigla: | 300303 |
Áreas Científicas | |
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Classificação | Área Científica |
CNAEF | Arquitetura e urbanismo |
Ativa? | Sim |
Unidade Responsável: | Arquitectura (A) |
Curso/CE Responsável: | Mestrado Integrado em Arquitetura |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
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MIARQ | 160 | MIARQ | 3 | - | 9 | - | 243 |
A unidade curricular de Teoria 2 tem como principal objectivo desenvolver a compreensão da relação entre teoria e pensamento crítico e prática do projecto, visando, em particular:
Os conteúdos programáticos serão expostos, revisitados, evoluídos e dinamizados por temas, explorando os recursos, as dimensões, os conceitos e os termos do vocabulário da composição arquitectónica. Procurar-se-á recorrer a exemplos em culturas, épocas e geografias diversas, motivando leituras cruzadas e correlacionando a informação com que se vai moldando e sedimentando a aprendizagem, fomentando a ideia de que a matéria da arquitectura (e do pensamento sobre o habitat) pode ser encontrada em campos diversos, nos textos assim como nos desenhos e suas realizações.
Uma organização segundo três módulos permitirá compassar as aulas teóricas com o desenvolvimento da vertente teórico-prática, ainda que os mesmos se intersectem no decurso do ano lectivo.
I. CASA-HABITAÇÃO-COLECTIVOEvolução de conceitos, estruturas e formas organizacionais colectivas. Individual e colectivo. Interacção espacial-social. Morfologia da habitação: disposição, repetição, variação, série, combinação, agrupação, associação. Mínimos funcionais. Unidades de agregação. Máquina de habitar. Massas e necessidades de habitação. Transformação.
II. EXPERIÊNCIA-PROJECTO-DESENHOExperiência artística. ‘Criação-pensamento-conhecimento’. Reconhecer, descobrir-reencontrar, re‑criar. Olhar-observar: mecanismo para averiguar, descobrir, propor e antecipar realidades. Processo de conhecimento: comparação, classificação e metáfora. Fabulação e metamorfose. Carácter metamórfico da operação projectual. Ideia-instrumento. Desenhar: enunciar, observar, projectar; visualizar, representar, recriar, experimentar, realizar. Teoria e crítica vs. Prática. Desenho vs. Construção. Conhecer para compor. Compor para construir. Espaço teórico e construção de virtualidades. Imaginário e condição experimental.
III. COMPOSIÇÃO-CONCEITOS-DIMENSÕES
Artificial. Composição. Desenho. Espaço. Estrutura. Flexibilidade. Forma. Formal. Função. História. Indeterminação. Lugar. Matéria. Memória. Natureza. Ordem. Proporção. Representação. Simplicidade. Tectónica. Tipo. Transformação. Transparência. Usuário. Verdade.
As aulas teóricas, ilustradas por materiais visuais comentados ao longo de três módulos temáticos, consistem na exposição de tópicos e conceitos, nos seus significados e interpretações em momentos, contextos e autores diversos. A ligação entre a teoria e a prática será explorada com recurso a referências e a exemplos concretos, método fundamental para o ensino e aprendizagem, assim como o debate colectivo, que será promovido e privilegiado nas sessões.
As aulas teórico-práticas visam a articulação de tempos de exposição de matéria, tempos para a realização (individual ou em grupo) de exercícios de curta duração, de acompanhamento-discussão (e apresentação-avaliação) do trabalho individual, e de acções não programadas que decorram de ajustes constantes do processo da aprendizagem, em função de retorno obtido nas sessões. A formulação da proposta de trabalho individual terá como referencial de partida o trabalho desenvolvido em Projecto 3.Designação | Peso (%) |
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Participação presencial | 10,00 |
Prova oral | 30,00 |
Trabalho escrito | 40,00 |
Trabalho laboratorial | 20,00 |
Total: | 100,00 |
Designação | Tempo (Horas) |
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Estudo autónomo | 75,00 |
Frequência das aulas | 78,00 |
Trabalho de investigação | 90,00 |
Total: | 243,00 |
Têm frequência (com aprovação ou reprovação) os estudantes regularmente inscritos que não ultrapassem o máximo permitido de faltas (25%) nas aulas teórico-práticas dadas.
A aprovação na unidade curricular está condicionada por classificações estabelecidas como mínimas nas componentes de avaliação A (≥ 8,0 em 20 valores) e B (≥ 9,5 em 20 valores).
Componentes de avaliação:
i) A (ideia-força e proposta) e B (compêndio do trabalho individual), de natureza teórico-prática, uma por semestre, com momento de avaliação no final de cada semestre;Verificando-se a obtenção de frequência, a classificação final é calculada da seguinte forma:
CF = 30% A + 40% B + 30% C
A média ponderada das diferentes componentes decompõe-se da seguinte forma:
Componente A – exercício individual, com avaliação no final do 1º semestre – trabalho (20%) e apresentação oral (10%)
Componente B – (continuação do) exercício individual, com avaliação no final do ano – trabalho (30%) e apresentação oral (10%)
Componente C – média das acções e dinâmicas, individual e/ou de grupo, a realizar no tempo lectivo (30%)De acordo com a legislação aplicável em vigor.
Os estudantes que por lei estão dispensados da presença nas aulas terão de cumprir as componentes de avaliação A (ideia-força e proposta) e B (compêndio do trabalho individual), com desenvolvimento acompanhado em pelo menos cinco sessões (componente C) durante o semestre e apresentação do trabalho para avaliação.