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Teoria 2

Código: 300303     Sigla: 300303

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
CNAEF Arquitetura e urbanismo

Ocorrência: 2023/2024 - A Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Arquitectura (A)
Curso/CE Responsável: Mestrado Integrado em Arquitetura

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MIARQ 160 MIARQ 3 - 9 - 243

Língua de trabalho

Português

Objetivos

A unidade curricular de Teoria 2 tem como principal objectivo desenvolver a compreensão da relação entre teoria e pensamento crítico e prática do projecto, visando, em particular:

  1. Promover uma progressiva tomada de consciência das lógicas inerentes à operação projectual, sensibilizando o estudante para a possibilidade da teoria e do pensamento crítico serem auxiliares potenciadores do desenho e da composição, influindo na sua capacidade propositiva;
  2. Ensaiar um espaço próprio de reflexão para pensar-aprender o processo da arquitectura (entre a experiência artística e a prática disciplinar) com recurso a referências que desvelem como ‘criação, pensamento e conhecimento’ se reinventam através do desenho, no curso do projecto;
  3. Desenvolver no estudante a prática da investigação em arquitectura, induzindo a recolha de materiais que permitem averiguar e informar, e também validar e argumentar o pensamento, com recurso à tematização de conteúdos.

Resultados de aprendizagem e competências

A uma progressiva compreensão do território da arquitectura deverá corresponder um gradual domínio do seu vocabulário essencial, tidos como facilitadores do exercício de estudo que se pretende provocar. A instrução pausada de um espaço de reflexão favorecerá a compreensão do que possa ser a construção de um lugar de pertença, distância ou profundidade, onde se enuncia a hipótese e se gera o projecto, e do mecanismo para ‘averiguar, descobrir, propor e antecipar possíveis realidades’. Neste processo, o estudante irá descobrindo o seu projecto-de-arquitectura.

Modo de trabalho

Presencial

Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)

No âmbito da estrutura curricular, Teoria 2 dá como adquirida a introdução aos problemas essenciais da arquitectura enquanto conhecimento e experiência artística, bem como a compreensão dos principais modelos teóricos e movimentos que orientaram o pensamento arquitectónico ao longo do século XX e início do século XXI. O exercício de Projecto 3 será referencial de partida e suporte de consciencialização do processo criativo, movendo a reflexão que se pretende induzir sobre a experiência projectual e sua relação com o pensamento teórico e argumentação crítica.

Programa

Os conteúdos programáticos serão expostos, revisitados, evoluídos e dinamizados por temas, explorando os recursos, as dimensões, os conceitos e os termos do vocabulário da composição arquitectónica. Procurar-se-á recorrer a exemplos em culturas, épocas e geografias diversas, motivando leituras cruzadas e correlacionando a informação com que se vai moldando e sedimentando a aprendizagem, fomentando a ideia de que a matéria da arquitectura (e do pensamento sobre o habitat) pode ser encontrada em campos diversos, nos textos assim como nos desenhos e suas realizações.

Uma organização segundo três módulos permitirá compassar as aulas teóricas com o desenvolvimento da vertente teórico-prática, ainda que os mesmos se intersectem no decurso do ano lectivo.

I. CASA-HABITAÇÃO-COLECTIVO

Evolução de conceitos, estruturas e formas organizacionais colectivas. Individual e colectivo. Interacção espacial-social. Morfologia da habitação: disposição, repetição, variação, série, combinação, agrupação, associação. Mínimos funcionais. Unidades de agregação. Máquina de habitar. Massas e necessidades de habitação. Transformação.

II. EXPERIÊNCIA-PROJECTO-DESENHO

Experiência artística. ‘Criação-pensamento-conhecimento’. Reconhecer, descobrir-reencontrar, re‑criar. Olhar-observar: mecanismo para averiguar, descobrir, propor e antecipar realidades. Processo de conhecimento: comparação, classificação e metáfora. Fabulação e metamorfose. Carácter metamórfico da operação projectual. Ideia-instrumento. Desenhar: enunciar, observar, projectar; visualizar, representar, recriar, experimentar, realizar. Teoria e crítica vs. Prática. Desenho vs. Construção. Conhecer para compor. Compor para construir. Espaço teórico e construção de virtualidades. Imaginário e condição experimental.

III. COMPOSIÇÃO-CONCEITOS-DIMENSÕES

Artificial. Composição. Desenho. Espaço. Estrutura. Flexibilidade. Forma. Formal. Função. História. Indeterminação. Lugar. Matéria. Memória. Natureza. Ordem. Proporção. Representação. Simplicidade. Tectónica. Tipo. Transformação. Transparência. Usuário. Verdade.

Bibliografia Obrigatória

Adrian Forty; Words and buildings. ISBN: 0-500-34172-9
Ben Farmer; Companion to contemporary architectural thought. ISBN: 0-415-010
Bruno Marchand; Not at home?. ISBN: 978-2-88915-460-9
Fernando Espuelas; Madre materia. ISBN: 978-84-615-0422-6
Franco Purini; Comporre l’architettura. ISBN: 88-420-6154-9
Hans Van der Laan; L.espace architectonique. ISBN: 90-04-09020-7
Jacques Lucan; Composition, non composition. ISBN: 978-2-88074-789-3
Jacques Lucan; Précisions sur un état présent de l'architecture. ISBN: 978-2-88915-114-1
Jacques Lucan; Habiter. ISBN: 978-2-88914-406-7
José Ballesteros; Ser artificial. ISBN: 978-84-935929-7-4
Josep Maria Montaner; Arquitectura y crítica. ISBN: 84-252-1768-7
Juan Luis Trillo de Leya; Argumentos sobre la contiguidad en arquitectura. ISBN: 84-472-0679-3
Juan Luis Trillo de Leyva; Razones poeticas en arquitectura: notas sobre la enseñanza de proyetos ("El proceso del conocimiento: comparación, clasificación y metáfora")
Kate Nesbitt; Theorizing a new agenda for architecture. ISBN: 1-56898-053-1
Luis Martínez Santa-Maria; El^árbol, el camino, el estanque, ante la casa. ISBN: 84-932542-9-0
Luis Martínez Santa-Maria; Intersecciones. ISBN: 84-7207-173-1
Luz Fdez. Valderrama Aparicio; La^construcción de la Mirada. ISBN: 84-472-0831-1
Manuel Mendes; Práticas de arquitectura. ISBN: 978-989-8527-53-0
Maria Filomena Molder; Rebuçados venezianos. ISBN: 978-989-641-643-0 ("O que é que a Louise Bourgeois sabe que eu não sei?")
Pere Hereu; Textos de arquitectura de la modernidad. ISBN: 84-86763-85-1
Santiago de Molina; Hambre de arquitectura. ISBN: 978-84-945656-9-4
Susanne Schmid, Dietmar Eberle & Margrit Hugentobler (eds.); A History of Collective Living. Forms of Shared Housing. ISBN: 978-3-0356-1850-1
Xavier Monteys; Casa collage. ISBN: 84-252-1869-1

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

As aulas teóricas, ilustradas por materiais visuais comentados ao longo de três módulos temáticos, consistem na exposição de tópicos e conceitos, nos seus significados e interpretações em momentos, contextos e autores diversos. A ligação entre a teoria e a prática será explorada com recurso a referências e a exemplos concretos, método fundamental para o ensino e aprendizagem, assim como o debate colectivo, que será promovido e privilegiado nas sessões.

As aulas teórico-práticas visam a articulação de tempos de exposição de matéria, tempos para a realização (individual ou em grupo) de exercícios de curta duração, de acompanhamento-discussão (e apresentação-avaliação) do trabalho individual, e de acções não programadas que decorram de ajustes constantes do processo da aprendizagem, em função de retorno obtido nas sessões. A formulação da proposta de trabalho individual terá como referencial de partida o trabalho desenvolvido em Projecto 3.

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Participação presencial 10,00
Prova oral 30,00
Trabalho escrito 40,00
Trabalho laboratorial 20,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 75,00
Frequência das aulas 78,00
Trabalho de investigação 90,00
Total: 243,00

Obtenção de frequência

Têm frequência (com aprovação ou reprovação) os estudantes regularmente inscritos que não ultrapassem o máximo permitido de faltas (25%) nas aulas teórico-práticas dadas.

A aprovação na unidade curricular está condicionada por classificações estabelecidas como mínimas nas componentes de avaliação A (≥ 8,0 em 20 valores) e B (≥ 9,5 em 20 valores).

Componentes de avaliação:

i) A (ideia-força e proposta) e B (compêndio do trabalho individual), de natureza teórico-prática, uma por semestre, com momento de avaliação no final de cada semestre;
ii) C – acções de natureza escrita e/ou oral, no tempo lectivo – de avaliação individual de conhecimento, para aferir a progressão e o rigor do estudo sobre a matéria sumariada.

Fórmula de cálculo da classificação final

Verificando-se a obtenção de frequência, a classificação final é calculada da seguinte forma:

CF = 30% A + 40% B + 30% C

A média ponderada das diferentes componentes decompõe-se da seguinte forma:

Componente A – exercício individual, com avaliação no final do 1º semestre – trabalho (20%) e apresentação oral (10%)

Componente B – (continuação do) exercício individual, com avaliação no final do ano – trabalho (30%) e apresentação oral (10%)

Componente C – média das acções e dinâmicas, individual e/ou de grupo, a realizar no tempo lectivo (30%)

Avaliação especial (TE, DA, ...)

De acordo com a legislação aplicável em vigor.

Os estudantes que por lei estão dispensados da presença nas aulas terão de cumprir as componentes de avaliação A (ideia-força e proposta) e B (compêndio do trabalho individual), com desenvolvimento acompanhado em pelo menos cinco sessões (componente C) durante o semestre e apresentação do trabalho para avaliação.

Melhoria de classificação

Quando requerida pelo estudante, a melhoria de classificação poderá ser obtida apenas no ano lectivo subsequente.

Observações

Ao longo do ano serão anexados no Sigarra, nos conteúdos da UC, documentos complementares a esta ficha.
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