Geografia
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
CNAEF |
Arquitetura e urbanismo |
Ocorrência: 2023/2024 - 1S
![Requerida a integração com o Teams Ícone do Teams](/faup/pt/imagens/Spacer)
Ciclos de Estudo/Cursos
Sigla |
Nº de Estudantes |
Plano de Estudos |
Anos Curriculares |
Créditos UCN |
Créditos ECTS |
Horas de Contacto |
Horas Totais |
MIARQ |
48 |
MIARQ |
2 |
- |
3 |
- |
81 |
Docência - Responsabilidades
Língua de trabalho
Português
Objetivos
Espera-se que no final desta UC, os estudantes sejam capazes de:
(1) conhecer e aplicar corretamente terminologia, princípios e teorias no domínio da geografia.
(2) compreender as problemáticas ambientais urbanas na interdependência entre diferentes escalas de análise e entre os ambientes natural e social.
(3) Manifestar sensibilidade relativamente às questões do ambiente nas cidades, envolvendo-se na identificação e resolução de problemas.
(4) selecionar, tratar, interpretar e produzir informação geográfica adequada e à avaliação de problemas e de desenho de propostas no âmbito da sustentabilidade urbana.
Resultados de aprendizagem e competências
Os conteúdos programáticos estruturam-se em duas partes principais.
Uma primeira parte é dedicada à aprendizagem dos conceitos e métodos base no domínio da geografia incluindo os associados ao contexto biogeofísico e ao socioeconómico.
Com os primeiros conteúdos programáticos , pretende-se que os estudantes apliquem corretamente a terminologia, os princípios e as teorias no domínio da geografia e que conheçam e distingam as principais metodologias e respetivas escalas de análise.
A segunda parte do programa visa motivar a capacidade de síntese dos vários subdomínios temáticos da geografia a partir da resolução de um problema concreto num espaço específico.
Pretende-se que os estudantes: se envolvam na identificação e resolução de problemas, designadamente selecionando, tratando interpretando e produzindo informação geográfica adequada à avaliação de problemas e de construção de propostas no âmbito da promoção da qualificação ambiental de espaços urbanos.
Modo de trabalho
Presencial
Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)
Não se aplica
Programa
Teórica
I. A dimensão ambiental no urbanismo e no planeamento
a. Ar (clima & qualidade)
b. Água (ciclo hidrológico)
c. Morfologia (natural e artificial)
d. Espaços verdes
II. Urbanismo bioclimático
a. Alguns exemplos práticos
Prática (
Problem Based Learning)
1. Elaboração de um diagnóstico de problemas ambientais e de soluções num espaço portuense com cerca de 250 000 m2 ( +ou - 500m2x500m2)
2. Apresentação e discussão dos resultados
3. Elaboração de um relatório escrito (< 20 páginas)
Bibliografia Obrigatória
Ana Monteiro;
O clima urbano do Porto. ISBN: 972-31-0750-3
Observações Bibliográficas
A bibliografia será disponibilizada na página da UC no Moodle.
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
Expositivo e
Problem Based Learning.
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída sem exame final
Componentes de Avaliação
Designação |
Peso (%) |
Participação presencial |
10,00 |
Defesa pública de dissertação, de relatório de projeto ou estágio, ou de tese |
30,00 |
Trabalho escrito |
60,00 |
Total: |
100,00 |
Componentes de Ocupação
Designação |
Tempo (Horas) |
Elaboração de projeto |
15,00 |
Elaboração de relatório/dissertação/tese |
15,00 |
Estudo autónomo |
20,00 |
Frequência das aulas |
21,00 |
Trabalho de campo |
10,00 |
Total: |
81,00 |
Obtenção de frequência
A UC tem avaliação distribuída sem exame final:defesa do trabalho*0,30 + trabalhos escritos*0,60 + participação*0,10
Fórmula de cálculo da classificação final
A UC tem avaliação distribuída sem exame final:defesa do trabalho*0,30 + trabalhos escritos*0,60 + participação*0,10
Provas e trabalhos especiais
Não se aplica
Trabalho de estágio/projeto
Elaboração de um diagnóstico de problemas ambientais e de soluções num espaço portuense com cerca de 250 000 m2 ( + 500m2x500m2)
Avaliação especial (TE, DA, ...)
Definição na 1ª sessão letiva do programa de companhamento
d@s estudantes para que possam cumprir os mesmos desafios que @s restantes colegas.
Melhoria de classificação
Melhoria do Relatório escrito.
Observações
Não se aplica.