Código: | 30318B3 | Sigla: | 30318B3 |
Áreas Científicas | |
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Classificação | Área Científica |
CNAEF | Arquitetura e urbanismo |
Ativa? | Sim |
Unidade Responsável: | Arquitectura (A) |
Curso/CE Responsável: | Mestrado Integrado em Arquitetura |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
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MIARQ | 82 | MIARQ | 3 | - | 3 | 54 | 81 |
Docente | Responsabilidade |
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Marta Rocha Moreira | Regente |
Teorico-Prática: | 3,00 |
Tipo | Docente | Turmas | Horas |
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Teorico-Prática | Totais | 1 | 3,00 |
Marta Rocha Moreira | 3,00 |
De modo a complementar a percepção fugaz potenciada pela celeridade dos meios de difusão de imagens arquitectónicas correntes na internet, perdendo-se o processo lento de apreensão e o hábito de “estudo de projecto”, interessa, enquanto objectivo pedagógico, fomentar a capacidade de concentrar o olhar sobre os factos relevantes de uma imagem, de um desenho ou de um comentário, com acuidade e eficácia.
Pretendendo ultrapassar dificuldades em identificar, observar, anotar e reter, com rapidez e eficiência, muitos dos factos e formas estruturantes na composição de uma obra arquitectónica, o objectivo da UC é ajudar a criar e desenvolver a capacidade de observar, destacar e compreender (e representar, pelo desenho rápido), os significantes arquitectónicos essenciais à análise de projecto.
A Unidade Curricular permitirá não somente o conhecimento aprofundado de um conjunto de obras de arquitectura de referência, mas sobretudo apurar a capacidade de analisar, com rapidez e precisão, e de registar através do desenho, o que de outro modo não passa de uma sucessão de imagens, mais ou menos impressivas. Trata-se de questionar os modos de olhar e, ainda, de aprofundar a acuidade de observação e análise, essencial para a compreensão e memorização de uma obra de arquitectura.
A partir de um conjunto de casos singulares de edifícios de habitação plurifamiliar, a Unidade Curricular explora os vários significados de desenho em projecto: o desenho entendido como meio de concepção e comunicação mas sobretudo, como forma de pensar, entender e fazer arquitectura; o desenho entendido ainda como instrumento preferencial no estudo aprofundado do projecto - suas opções/modelos conceptuais e respectivos temas/princípios de composição.
Apresenta-se um caso de estudo por aula explicitado e enquadrado tematicamente na teoria e história da arquitectura, a partir de uma leitura ministrada por um docente convidado.
PROGRAMA
#1
Abertura
#2
1951/58
Edifício de Habitação da Empresa Industrial do Ouro, Porto, Portugal | Mário Bonito
Docente convidado: Helder Casal Ribeiro
#3
1995-2001
Edifícios das ilhas KNSM e Java, Amesterdão, Países Baixos | Diener & Diener
Marta Rocha
#4
1961
Torre Montepio Geral, Porto, Portugal | Agostinho Ricca
Docente convidado: André Santos
#5
1935
Casas José Lourenço da Silva, Porto, Portugal | Januário Godinho
Docente convidado: Luís Viegas
#6
1976
Complesso residenziale Terrazze fiorite, Bergamo, Itália| Walter Barbero, G. Gambirasio, G. Zenoni
Docente convidado: Marco Ginoulhiac
#7
1956-63
Lafayette Park, Detroit, USA|Mies van der Rohe
Docente convidado: Eliseu Gonçalves
#8
1949-1958
Bairro das Estacas, Lisboa, Portugal | Ruy Jervis d'Athouguia e Sebastião Formosinho Sanchez
Docente convidada: Raquel Paulino
#9
1958-63/1963-73/1973-83
Barbican Estate - City of London Corporation, Londres, Reino Unido | Chamberlin, Powell and Bon
Docente convidada: Maria José Casanova
#10
1952-1960
Unidade Residencial de Ramalde, Porto, Portugal| Fernando Távora
Docente convidada: Maria José Casanova, com Marta Rocha
#11
1945/1954/64
Le Havre, França | August Perret
Docente convidado: Luís Soares Carneiro
#12
Encerramento
A bibliografia específica relativa a cada uma das obras abordadas encontra-se disponível na pasta de documentos da unidade curricular.
Estão previstas 12 aulas de apresentação de obras e projectos, com a duração de 3h. Nestas aulas, os estudantes irão realizando, ao longo da apresentação, os esquemas, desenhos ou representações adequados a uma tradução predominantemente gráfica da matéria apresentada, experimentando sistemas pessoais de interpretação e grafismo. O suporte será obrigatoriamente em papel, em formato A4. O trabalho realizado por cada aluno será entregue no final de cada aula. Periodicamente serão efectuados comentários sobre amostragens e casos-exemplo dos trabalhos entretanto realizados e entregues.
Designação | Peso (%) |
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Participação presencial | 40,00 |
Trabalho laboratorial | 60,00 |
Total: | 100,00 |
Designação | Tempo (Horas) |
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Estudo autónomo | 45,00 |
Frequência das aulas | 36,00 |
Total: | 81,00 |
Participação em pelo menos 75% das aulas e entrega dos respectivos trabalhos.
A nota final será a média ponderada da assiduidade às aulas (40%) e da classificação dos trabalhos práticos (60%).