Código: | 30319B3 | Sigla: | 30319B3 |
Áreas Científicas | |
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Classificação | Área Científica |
CNAEF | Arquitetura e urbanismo |
Ativa? | Sim |
Unidade Responsável: | Arquitectura (A) |
Curso/CE Responsável: | Mestrado Integrado em Arquitetura |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
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MIARQ | 84 | MIARQ | 3 | - | 3 | - | 81 |
Docente | Responsabilidade |
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Maria José Lopes Casanova | Regente |
Teorico-Prática: | 3,00 |
Tipo | Docente | Turmas | Horas |
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Teorico-Prática | Totais | 1 | 3,00 |
Maria José Lopes Casanova | 3,00 |
De modo a complementar a percepção fugaz potenciada pela celeridade dos meios de difusão de imagens arquitectónicas correntes na internet, perdendo-se o processo lento de apreensão e o hábito de “estudo de projecto”, interessa, enquanto objectivo pedagógico, fomentar a capacidade de concentrar o olhar sobre os factos relevantes de uma imagem, de um desenho ou de um comentário, com acuidade e eficácia.
Pretendendo ultrapassar dificuldades em identificar, observar, anotar e reter, com rapidez e eficiência, muitos dos factos e formas estruturantes na composição de uma obra arquitectónica, o objectivo da UC é ajudar a criar e desenvolver a capacidade de observar, destacar e compreender (e representar, pelo desenho rápido), os significantes arquitectónicos essenciais à análise de projecto.
A Unidade Curricular permitirá não somente o conhecimento aprofundado de um conjunto de obras de arquitectura de referência, mas sobretudo apurar a capacidade de analisar, com rapidez e precisão, e de registar através do desenho, o que de outro modo não passa de uma sucessão de imagens, mais ou menos impressivas. Trata-se de questionar os modos de olhar e, ainda, de aprofundar a acuidade de observação e análise, essencial para a compreensão e memorização de uma obra de arquitectura.
A partir de um conjunto de casos singulares de edifícios de habitação plurifamiliar, a Unidade Curricular explora os vários significados de desenho em projecto: o desenho entendido como meio de concepção e comunicação mas sobretudo, como forma de pensar, entender e fazer arquitectura; o desenho entendido ainda como instrumento preferencial no estudo aprofundado do projecto - suas opções/modelos conceptuais e respectivos temas/princípios de composição.
Apresenta-se um caso de estudo por aula explicitado e enquadrado tematicamente na teoria e história da arquitectura, a partir de uma leitura ministrada por um docente convidado.
FAUP | MIArq | 3.º ano | 2023-2024 | ARQUITECTURA E DESENHO 2 | PROGRAMA
#1 – 8 fevereiro
1928/32
Edifício Narkomfin, Moscovo, Rússia | M. Ginzburg, I. Milinis, N. Milyutin
Docente convidado: Luís Soares Carneiro
#2 – 15 fevereiro
1957-1960
Wohnhochhaus, Hansaviertel, Berlim, Alemanha | Johannes Van den Brock e Jacob Bakema
Docente convidada: Marta Rocha
#3 – 22 fevereiro
1930
Immeuble Clarté, Genebra, Suíça | Le Corbusier
Docente convidada: Ana Isabel Costa e Silva
#4 – 29 fevereiro
1958
Edifício na Calle Joan Sebastian Bach, Barcelona, Espanha | José Antonio Coderch de Sentmenat
Docente convidado: Paulo Tormenta Pinto
#5 – 7 março
1958-60
Bloco de Habitação na Avenida Pereira Reis, Porto, Portugal | Fernando Távora
Docente convidada: Marta Rocha, com Maria José Casanova
#6 – 14 março
1960-61
Conjunto Habitacional, Ved Bellevue Bugt, Strandvejen 415-417, Klanpenborg | Arne Jacobsen
Docente convidado: Luís Viegas
#7 – 21 março
1949-55
Edificio polifunzionale in Corso Italia, Milão, Itália | Luigi Moretti
Docente convidado: Marco Ginoulhiac
#8 – 2 maio
2001-07
Casas Brancas, Porto, Portugal | Adalberto Dias
Docente convidado: André Santos
#9 – 16 maio
1996-99
PER Habitação Social, Lugar do Outeiro, Maia | João Álvaro Rocha
Docente convidado: António Neves
#10– 23 maio
2000-2005
EMV Housing Villaverde, Madrid, Espanha| David Chipperfield
Docente convidado: Helder Casal Ribeiro
#11 – 6 junho
2003-2011
Casas em Serralves, Porto, Portugal| André Fernandes
Maria José Casanova
A bibliografia específica relativa a cada uma das obras abordadas encontra-se disponível na pasta de documentos da unidade curricular.
Estão previstas 12 aulas de apresentação de obras e projectos, com a duração de 3h. Nestas aulas, os estudantes irão realizando, ao longo da apresentação, os esquemas, desenhos ou representações adequados a uma tradução predominantemente gráfica da matéria apresentada, experimentando sistemas pessoais de interpretação e grafismo. O suporte será obrigatoriamente em papel, em formato A4. O trabalho realizado por cada aluno será entregue no final de cada aula. Periodicamente serão efectuados comentários sobre amostragens e casos-exemplo dos trabalhos entretanto realizados e entregues.
Designação | Peso (%) |
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Participação presencial | 40,00 |
Trabalho laboratorial | 60,00 |
Total: | 100,00 |
Designação | Tempo (Horas) |
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Frequência das aulas | 0,00 |
Trabalho escrito | 0,00 |
Total: | 0,00 |
Participação em pelo menos 75% das aulas e entrega dos respectivos trabalhos.
A nota final será a média ponderada da assiduidade às aulas (40%) e da classificação dos trabalhos práticos (60%).