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Desenho 1

Código: 100103     Sigla: 100103

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Desenho

Ocorrência: 2023/2024 - A Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Desenho (D)
Curso/CE Responsável: Mestrado Integrado em Arquitetura

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MIARQ 206 MIARQ 1 - 12 - 324

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
José Maria da Silva Lopes Regente

Língua de trabalho

Português

Objetivos

A Disciplina de Desenho ao promover a representação e o conhecimento do mundo visível e das imagens mentais através do registo gráfico manual, tem os seguintes objectivos:
- Desenvolver no estudante a capacidade de observação, a habilidade e o conhecimento do acto do desenho e a sensibilidade aos valores plásticos e estéticos;
- Criar condições para que o estudante enfrente o acto de projectar com agilidade espontaneidade e consciência;
- Estimular a presença no acto projectual de componentes não sistemáticas, simbólicas e poéticas.
- Promover a satisfação e o conhecimento da necessidade e do prazer da representação; da expressão do número e da medida; da memória visual da realidade exterior e interior.
- Reconhecer que o desenho é a expressão gráfica de uma intencionalidade que deve procurar a sua matriz na realidade exterior e no património do Desenho e da Arquitectura;
- Entender que se aprende a desenhar desenhando e desenhando-se, isto é, a intencionalidade do desenho está, também, na matriz que é o autor.

Resultados de aprendizagem e competências

No final do ano lectivo o aluno, através do desenho, deve ter adquirido competências e capacidades de observação, de representação, de memorização, de expressão, de organização e de desenvolvimento projectual.

Modo de trabalho

Presencial

Programa

O programa desenvolve-se através de 3 FASES tratando 4 Temas Gerais; O Corpo Humano, O Objecto, O Espaço Interno e A Paisagem, num progressivo aprofundamento técnico conceptual e metodológico.

1ª Fase – Percepção e Reconhecimento
Do espaço interior e da paisagem urbana; dos Objectos
Iniciação do contacto com o universo do desenho, dos métodos, dos ritmos e dos procedimentos.
- Introdução à percepção, à prática do ver e à sua consciencialização;
- As características da visão e as técnicas de representação;
- A estrutura, medida, e proporção das formas
- O espaço - os sistemas de representação e os métodos empíricos
- As características morfológicas, as interacções e as qualidades do espaço

Sessões Teóricas
- Apresentação da Unidade Curricular e do regime do trabalho.
- Os Materiais do Desenho.
- O Desenho Construtivo; O Desenho estrutural.
- A perspectiva.
- A Axonometria.
- Desenho: medida e intuição.
- O Claro-escuro.
- A perspectiva atmosférica

 

2ª Fase – Reconhecimento e Expressão
Dos objectos, do corpo humano, da figura humana, do espaço contido, da paisagem.
Sistematização das experiências, dos conhecimentos e dos processos de trabalho
- As imagens da realidade e as realidades da imagem
- Os suportes do desenho, os instrumentos, modos e processos
- Dos modos e atitudes na expressão gráfica
- Da percepção e da observação - condições de reconhecimento e cultura - “cultivo da realidade”
- Dos conceitos do desenho e das metodologias de trabalho

Sessões Teóricas
- Os modos do desenho – Esboço; Contorno; Detalhe; Esquisso
- A cor como imaterial - como sistema; A cor como material - como técnica.
- Os elementos gráficos.
- A Composição


3º Fase – Expressão e Consideração
No espaço contido, nos objectos, na figura humana, na paisagem.
A “consideração” é entendida como a valorização e autonomização das capacidades produtivas do estudante face ao real.
- Da intencionalidade conceptual, programática e poética do estudante
- Da identidade gráfica e estética
- Das qualidades e características do tema
- Da capacidade em compor imagens

Sessão Teórica
- A expressão gráfica.

Bibliografia Obrigatória

EDWARDS, Betty; Dessiner grâce au cerveau droit, Bruxelas: Pierre Mardaga, 1988.
Gómez Molina Juan José 050; Estrategias del dibujo en el arte contemporáneo. ISBN: 84-376-1694-8
Gómez Molina Juan José 340; Las lecciones del dibujo. ISBN: 84-376-1376-0
Massironi Manfredo; Ver pelo desenho
Arnheim Rudolf; Arte & percepção visual
Arnheim Rudolf; O poder do centro
Gombrich Ernst H.; Art and illusion
Tolnay Charles de; History and technique of old master drawings
Vieira Joaquim Pereira Pinto; O Desenho e o projecto são o mesmo?. ISBN: 972-9483-13-2
Rodrigues Ana Leonor M. Madeira; O desenho. ISBN: 972-33-1608-0
Vieira Joaquim Pinto 340; Psiax
Lopes José Maria da SIlva; O desenho do corpo em Portugal no século XVIII
Lisboa Câmara Municipal. Pelouro da Cultura; Frederico George, ver pelo desenho. ISBN: 972-24-0851-8
Portugal Instituto de Arte Contemporânea; Desenho projecto de desenho. ISBN: 972-8560-249
Maia Pedro; As^Máquinas do desenho
Silva Vítor Manuel Oliveira da; Ética e política do desenho. ISBN: 972-9483-64-7
Chaet Bernard; The art of drawing. ISBN: 0-03-062028-7
Goldstein Nathan; Figure drawing. ISBN: 0-13-314444-5
Nicolaides Kimon; The Natural way to Draw
Hale Robert Beverly; Drawing lessons from the great masters. ISBN: 0-8230-1401-0

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

O programa será desenvolvido segundo a tipologia de aula teórico-prática.
As sessões teóricas destinam-se a apresentar as matérias, os temas, os exemplos e os fundamentos teóricos dos exercícios práticos a desenvolver em cada fase de trabalho e estudo.
Serão fornecidas fichas de trabalho definidoras do enquadramento teórico e prático de cada fase, bem como do regime dos exercícios e dos parâmetros de avaliação e crítica.
Os exercícios constituem o referente didáctico, por excelência, a partir do qual se promove a reflexão crítica sobre o próprio trabalho e o dos outros.
Privilegia-se o contacto entre o docente e o aluno, sujeitos comprometidos na interacção de saberes e de expectativas, de questões e de respostas.
Os pontos de situação e as sessões de avaliação constituem momentos fundamentais de todo o processo.

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Participação presencial 100,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Frequência das aulas 272,00
Total: 272,00

Obtenção de frequência

A avaliação é contínua. Processa-se através da correcção de cada trabalho, da crítica comparada e de pontos de situação tomando em consideração, explicitamente, os factores de avaliação expressos nas fichas de trabalho de cada uma das fases. No fim de cada fase há uma exposição e avaliação individual do trabalho de cada estudante. No final do ano o aluno deve entregar o trabalho da última fase e o de todas as fases anteriores.

Obtenção da Frequência

A não apresentação da pasta com todo o trabalho implica a reprovação no ano. A presença nas sessões de avaliação é obrigatória e indispensável. Não há recurso a exame. Para a obtenção da frequência é necessário garantir a assiduidade a, pelo menos, 75% das aulas previstas.

Reprovação por Fraude

 As situações que se prendem com Fraude são abordadas, sumariamente, num único artigo, no Regulamento Geral para Avaliação dos discentes de primeiros ciclos, de ciclos de estudos integrados de mestrado e de segundos ciclos da Universidade do Porto, Despacho n. 1535/2018, de 13 de fevereiro.

“Artigo 20.º

FRAUDE

A fraude cometida na realização de uma prova, em qualquer das suas modalidades, implica a anulação da mesma e a comunicação ao órgão estatutariamente competente para eventual instauração de processo disciplinar.”

De acordo com o Artigo suprarreferido, será entendido como fraude e não será considerado para avaliação todo e qualquer trabalho realizado por meios ou métodos diferentes dos previstos nas fichas de trabalho ou realizados por meios ou métodos diferentes dos indicados pelos docentes da Unidade Curricular.

 A acção reiterada na realização de trabalhos através de métodos fraudulentos implicará a aplicação do Artigo no que diz respeito à “comunicação ao órgão estatutariamente competente para eventual instauração de processo disciplinar.”

Fórmula de cálculo da classificação final

No final de cada fase, a avaliação será o resultado dos desenvolvimentos comparados das respostas dos estudantes, tendo como referência os parâmetros definidos nas fichas de trabalho.

Haverá lugar a uma única classificação final, expressa entre 0 e 20, que considerará a assiduidade e todo o trabalho realizado pelo estudante durante o ano lectivo.

Observações

De acordo com a evolução que se venha a registar da pandemia provocada pela COVID-19, e em função das orientações que venham a ser emanadas pela Direcção Geral de Saúde, poderão verificar-se alterações ao regime de funcionamento das aulas presenciais.


Descrição: Anual.
Tipo: Aulas Teórico Práticas. Tempo (horas): total 272h de contacto.

Palavras-chave
Desenho; Representação; Percepção; Reconhecimento; Espaço; Perspectiva; Projecto; Figura; Imagem; Expressão; Composição; Consideração.

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