Arquitetura, Energia e Clima. Fundamentos para o desenho da Casa Bem-temperada
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
OFICIAL |
Tecnologia da Construção |
Ocorrência: 2023/2024 - 1S
Ciclos de Estudo/Cursos
Sigla |
Nº de Estudantes |
Plano de Estudos |
Anos Curriculares |
Créditos UCN |
Créditos ECTS |
Horas de Contacto |
Horas Totais |
MIARQ |
20 |
MIARQ |
4 |
- |
3 |
- |
81 |
5 |
Docência - Responsabilidades
Língua de trabalho
Português
Objetivos
É objectivo geral desta unidade curricular aprofundar o conhecimento em Arquitectura na sua dimensão técnica e formal diretamente relacionada com as diferentes condições climáticas e a proteção do espaço habitável, no âmbito dos atuais critérios de eficiência energética e desenvolvimento sustentável. A partir de princípios teóricos elementares sobre clima, energia e conforto térmico – colocados em perspetiva histórica e contemporânea - procura-se a compreensão de soluções construtivas integradas e exemplares, dando abertura a uma reflexão crítica sobre a prática projetual na sua firme e profunda relação com o lugar.
Resultados de aprendizagem e competências
1. Adquirir consciência científica dos principais fenómenos físicos e compreender os enunciados teóricos básicos associados, particularmente, às permutas e conservação da energia, à ventilação e à higrotermia nos sistemas e materiais de construção contemporâneos;
2. Compreender o condicionamento dos diversos elementos climáticos nas suas circunstâncias geográficas, aplicado aos padrões do conforto interior e às formas arquitetónicas;
3. Compreender estratégias de desenho e técnicas passivas de controle ambiental, novos e velhos materiais de construção, e saber adequar esse conhecimento para o bom desempenho sustentável e energético dos edifícios, no interior da racionalidade do processo projetual em Arquitetura.
Modo de trabalho
Presencial
Programa
Nas aulas são cruzados os seguintes grupos temáticos:
1. Introdução
1.1. Premissa: a Directiva 2010/31/UE e a urgência no bom desempenho energético dos edifícios no quadro do desenvolvimento sustentável;
1.2. High-tech ou Low-tech? Problemas contemporâneos no desenho da "casa bem-temperada".
2. Da energia em Arquitetura
2.1. A parábola termodinâmica oitocentista: de Orson Fowler aos irmãos Keck;
2.2. A procura dos 18
0C e a inadequação térmica da
machine à habiter moderna;
2.3. A
casa solar, a arquitectura
Well-Tempered de Reyner Banham e os Team XX;
2.4. Energia e os príncipios de desenho de baixo carbono. ZEB: Edifícios de energia zero.
3. Dos fenómenos físicos associados ao clima e ao conforto
3.1. Fisiologia, ambiente e conforto;
3.2. Interpretação bioclimática das condições atmosféricas;
3.3. Mecanismos de troca e retenção energética;
3.4. Conforto higrotérmico, regimes de ventilação e padrões de conforto.
4. Das estratégias de desenho a partir de soluções passivas de controle ambiental e da inovação tecnológica
4.1. Entre a terra e o céu. A arquitetura vernacular enquanto aparato bioclimático;
4.2. Soluções de energia solar passiva: mecanismos de sombreamento e armazenamento térmico; tamponamento e zonamento espacial; ventilação, cavidades e fenestrações;
4.3. Transparente ou opaco; leve ou denso; estreito ou espesso; liso ou rugoso; claro ou escuro; luz ou sombra; norte ou sul;
4.4. Quanto pesa um edifício? Identificação de novos e velhos materiais para uma construção sustentável;
4.5. Economia circular e arquitectura angular.
Bibliografia Obrigatória
Banham Reyner;
The architecture of the well-tempered enviroment
Olgyay Victor;
Arquitectura y clima. ISBN: 84-252-1488-2
Klaus Daniels;
Low-Tech, Light-Tech, High-Tech. ISBN: 3-7643-6329-0
Stewart Brand;
How buildings learn. ISBN: 0-75380-050-0
Edwards Brian;
Sustainable architecture. ISBN: 0-7506-4134-7
Brian Edwards; Rough Guide to Sustainability. A Design Primer., RIBA Publishing, 2014. ISBN: 9781859465073
F. Javier Neila González;
Arquitectura bioclimática en un entorno sostenible. ISBN: 978-84-89150-64-5
Christian Schittich;
Solar architecture. ISBN: 3-7643-0747-1
Manfred Hegger e outros; Energy Manual. Sustainable Architecture, Birkauser, 2008. ISBN: 978-3-7643-8764-8
Roberto Gonzalo;
Passive house design. ISBN: 978-3-95553-220-8
Crowe Norman;
Nature and the idea of a man-made world. ISBN: 0-262-03222-8
Orlando Ribeiro;
Portugal. ISBN: 972-9230-39-0
Soromenho-Marques Viriato;
Metamorfoses. ISBN: 972-1-05545-X
Associação dos Arquitectos Portugueses;
Arquitectura Popular em Portugal
Rudofsky Bernard;
Architecture without architects. ISBN: 0-8263-1004-4
Bibliografia Complementar
Energy Research Group;
A^green Vitruvius. ISBN: 972-97668-2-7
Moita Francisco;
Energia solar passiva
Yeang Ken;
proyectar con la naturaleza. ISBN: 84-252-1763-6
Fernández-Galiano Luis;
Fire and memory. ISBN: 0-262-56133-6
Papanek Victor;
The green imperative. ISBN: 0-500-27846-6
Paricio Ignacio;
La protección solar. ISBN: 84-923125-3-X
Fernandes Eduardo Guimarães de Oliveira 1943- 340;
Energy and Buildings for temperate climates
Abalos, Iñaki ; Ensayos sobre termodinâmica, arquitectura y belleza, Actar, 2015
Allen Edward;
How buildings work. ISBN: 0-19-509100-0
Ribeiro Orlando;
Geografia de Portugal. ISBN: 972-9230-25-0
Thomas Herzog;
Facade construction manual. ISBN: 3-7643-7109-9
Mark Dekay;
Sun, wind & light. ISBN: 978-0-470-94578-0
RIBA; Principles Of Low Carbon Design and Refurbishment, RIBA, 2017. ISBN: 978 0 9561064 0 7 (www.architecture.com/climatechange)
RIBA; Low carbon design tools, RIBA, 2009. ISBN: 978 1 85946 295 9
LNEC; Sustentabilidade ambiental da habitação, LNEC, 2010
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
Os conteúdos programáticos são desenvolvidos em aulas teóricas de carácter magistral. Através de estudos de caso, a exposição procurará sistematizar e colocar em relação os dados técnico-científicos, as soluções construtivas e as formas arquitetónicas. Neste tempo teórico, circunstancialmente e para monitorização do trabalho individual, os alunos serão convidados a debater algumas das matérias expostas e a refletir sobre problemas levantados, confrontando-os com o edifício escolhido para ser o objeto de estudo do trabalho a desenvolver. No início do semestre os alunos são convidados a escolher uma obra para construírem sobre ela uma leitura crítica e analítica no quadro dos assuntos abordados, traduzida em texto, desenhos e imagens, apresentada sob a forma de dossier A4 ou em um painel dimensão 120x120cm.
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída sem exame final
Componentes de Avaliação
Designação |
Peso (%) |
Participação presencial |
30,00 |
Trabalho prático ou de projeto |
70,00 |
Total: |
100,00 |
Componentes de Ocupação
Designação |
Tempo (Horas) |
Trabalho de investigação |
43,00 |
Trabalho escrito |
20,00 |
Frequência das aulas |
18,00 |
Total: |
81,00 |
Obtenção de frequência
75% frequência registada, participação nas aulas e classificação positiva no trabalho realizado.
Fórmula de cálculo da classificação final
A avaliação será contínua tendo como fatores de ponderação para atribuição da classificação a presença, a participação nas aulas e a qualidade do trabalho individual face aos problemas e desafios lançados.
A classificação final será calculada tendo em consideração os seguintes factores de ponderação: presença na aula e participação presencial - 30%, trabalho individual - 70%.
Avaliação especial (TE, DA, ...)
De acordo com a legislação aplicável em vigor.
Melhoria de classificação
Avaliação será global e contínua sem exame final de acordo com a legislação aplicável em vigor.