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A Casa - laboratório de pensamento arquitectónico

Código: 50157C5     Sigla: 50157C5

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
CNAEF Arquitetura e urbanismo

Ocorrência: 2023/2024 - 1S Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Arquitectura (A)
Curso/CE Responsável: Mestrado Integrado em Arquitetura

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MIARQ 7 MIARQ 4 - 3 -
5

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Ana Sousa Brandão Alves Costa Regente
José Júlio Cabral Faria Frias Dias Regente

Docência - Horas

Teorico-Prática: 3,00
Tipo Docente Turmas Horas
Teorico-Prática Totais 1 3,00
Ana Sousa Brandão Alves Costa 1,50
José Júlio Cabral Faria Frias Dias 1,50
Mais informaçõesA ficha foi alterada no dia 2023-10-30.

Campos alterados: Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Língua de trabalho

Português - Suitable for English-speaking students

Objetivos

No livro “A Boa Vida”, Iñaki Ábalos propõe uma visita guiada a oito diversas propostas de habitar, corporizadas pela Habitação Unifamiliar. Entre a Casa com três Pátios, habitada pelo “herói solitário” de Mies Van der Rohe; a Casa Existencialista e sua estabilidade (proveniente da activação da memória); a Casa Positivista e a sua fé no progresso e na ordem; a Casa Fenomenológica e a intensidade da experiência sensorial; até à Casa do Pragmatismo, que fecha  o livro (pensada para o aqui e o agora, a facilidade do habitar e o equilíbrio entre a natureza e o artificio), é formado um fio condutor através do qual se pretende demonstrar que as formas da arquitectura não são neutras. Pelo contrário, as mesmas condicionam a apropriação do espaço e, ao reflectir os desejos, as necessidades e os sonhos que lhes estão subjacentes, expressam a vida de quem as habita ou irá habitar.

Partindo da hipótese enunciada no livro, embora superando o enquadramento ali proposto, a Unidade Curricular (UC) terá a habitação unifamiliar da contemporaneidade como seu objecto de estudo, reconhecendo-a como laboratório experimental por excelência do pensamento arquitectónico. A íntima, irrepetível e– nessa condição– singular relação entre o espaço arquitectónico e a natureza de quem habita a “Casa” será a matéria operativa da UC, sendo mobilizados exemplos que tenham subjacente um elevado grau de experimentação, espelhando programas pouco convencionais: Casa Butantã, Paulo Mendes da Rocha, 1964-1967; Juliaan Lampens, Casa Van Wassenhove, 1972-1974; Casa Neuendorf, John Pawson, 1987-1989; Casa em Bordéus, OMA/Rem Koolhaas, 1996-1998; Casa na Estrela, Aires Mateus; 2017, Casa em Arruda dos Vinhos, João Mendes Ribeiro, 2017-2021, entre outros exemplos significativos.

 

Como objectivos da UC, pretende-se que o estudante aprofunde a consciência das dimensões intangíveis e não quantificáveis subjacentes à Arquitectura, entendidas como matérias insubstituíveis para a definição e a caracterização da forma espacial, em sentido lato (com expressão na complexa relação entre a definição programática, a forma do espaço e a natureza do habitante). A UC focar-se-á nas circunstâncias de partida de obras pouco convencionais destinadas a habitantes singulares (como referido acima), para, ao entender o acto projectual dos arquitectos, se explicar o resultado construído e a sua adequação a um contexto de vida único. Em suma, a contribuição para o desenvolvimento de um discurso crítico mais consciente e articulado sobre a obra de Arquitectura será o fim último da Unidade Curricular. Pretende-se que o estudante desenvolva uma mais informada capacidade de interpretar e compreender um programa e a sua tradução material concreta, em ambientes, formas e modos de usar o espaço específicos. O projecto da “Casa” será, no contexto da UC, entendido como amplo laboratório para a invenção, considerando as circunstâncias a que os arquitectos têm de responder. Nesse sentido, A UC pretende fornecer meios para que o estudante enfrente o acto de projectar de modo mais consciente das possibilidades deste (do projecto) e do alcance das opções que lhe estão subjacentes. Trata-se, em suma, de estimular a actividade projectual com maior consciência disciplinar.

Resultados de aprendizagem e competências

Através da análise aprofundada de diversificadas obras de referência e das suas respectivas circunstâncias, pretende-se tanto estimular o desenvolvimento intelectual, como aprofundar a cultura arquitectónica dos estudantes, no âmbito da interpretação do programa e compreensão da proposta arquitectónica. A atenção ao papel da dimensão humana será central e deverá fomentar o entendimento do Projecto como campo de investigação e dispositivo para responder adequadamente ao sujeito/utilizador do espaço.

Como resultados de aprendizagem espera-se que os estudantes desenvolvam um discurso argumentativo mais consciente e informado. O mesmo deverá complementar a formação dos estudantes e permitir-lhes reforçar a atitude crítica perante a prática do projecto. Em síntese, procura-se estimular um conhecimento mais consciente sobre a complexidade da Arquitectura.

Modo de trabalho

Presencial

Programa

Para a concretização dos objectivos, o programa compreende sessões de 1,5 horas cada, em que serão apresentados casos significativos, no âmbito da cultura arquitectónica e dos conteúdos programáticos da Unidade Curricular. O papel pedagógico que esses modelos possam ter para a compreensão da articulação global entre forma, espaço, programa e modo de vida orientará a selecção. Um autor, uma obra e/ou projecto, serão apresentados em detalhe em cada aula, tendo em conta a relação entre conceptualização (por parte do arquitecto) e o quadro de vida proposto. Outros docentes e autores serão convidados para partilhar o seu conhecimento ou apresentar uma obra que tenham idealizado (sempre que se julgue adequado no contexto da didáctica da UC).

Bibliografia Obrigatória

Aldo Van Eyck; The^child, the city and the artist
Ana Sofia Pereira da Silva; La^intimidad de la casa. ISBN: 978-987-3607-78-3
Georges Teyssot; Da teoria de arquitectura. ISBN: 978-972-44-1615-1
Inaki Ábalos; La buena vida. ISBN: 84-252-1829-2
Jacques Lucan; Composition, non composition. ISBN: 978-0-415-64111-1
Luis Martínez Santa-Maria; El^árbol, el camino, el estanque, ante la casa. ISBN: 84-932542-9-0
Luis Martínez Santa-Maria; Intersecciones. ISBN: 84-7207-173-1
Paulo Providência; Architectonica percepta. ISBN: 978-3-03860-024-4
Xavier Monteys; Casa collage. ISBN: 84-252-1869-1

Bibliografia Complementar

Christian Norberg-Schulz; Intenciones en arquitectura. ISBN: 84-252-1750-4
Edward T. Hall; A dimensão oculta
Ignasi de Solà-Morales; Diferencias. ISBN: 84-252-1912-4
José Miguel Neto Viana Brás Rodrigues; O^mundo ordenado e acessível das formas da arquitectura
Josep Maria Montaner; Arquitectura y crítica. ISBN: 84-252-1768-7
Junichiro Tanizaki; Elogio da sombra. ISBN: 978-972-708-968-0
Luz Fdez. Valderrama Aparicio; La^construcción de la Mirada. ISBN: 84-472-0831-1
Rafael Moneo; Inquietud teórica y estrategia proyectual. ISBN: 84-95951-68-1

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

O ensino decorrerá presencialmente, em sessões que organizadas em 2 momentos: um de enquadramento teórico, alicerçado na exposição da obra ou obras de arquitectura seleccionados, e um segundo de debate, com os estudantes, de modo a aprofundar a consciência crítica dos discentes.

Agumas sessões contarão com docentes convidados, que exporão casos considerados paradigmáticos no contexto dos conteúdos e objectivos da Unidade Curricular.


Docentes convidados (confirmados):

- Sergio Fernandez, 18 de Outubro; FAUP/Universidade do Porto
- Ana Sofia Silva, 25 de Outubro; EAAD/Universidade do Minho
- João Pedro Serôdio, 15 de Novembro; FAUP Universidade do Porto
- Ana Luísa Jardim, 22 de Novembro; EAAD/Universidade do Minho
- João Mendes Ribeiro, 29 de Novembro; DARQ /Universidade de Coimbra
- Pedro Domingos, 10 de Janeiro; IST/Universidade de Lisboa

A avaliação, distribuída e sem exame final, compreenderá a natureza da participação nos momentos de debate e um ensaio sobre uma obra e os temas a definir com cada um dos estudantes.

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Participação presencial 40,00
Trabalho escrito 60,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Apresentação/discussão de um trabalho científico 8,00
Estudo autónomo 20,00
Frequência das aulas 21,00
Trabalho de investigação 12,00
Trabalho escrito 20,00
Total: 81,00

Obtenção de frequência

Presença em 75% das aulas. Apresentação e entrega dos trabalhos nas datas estipuladas.

Fórmula de cálculo da classificação final

A avaliação decorre da ponderação qualitativa do trabalho durante o semestre, tendo em consideração a presença e participação nas aulas e o trabalho escrito/ensaio a realizar por cada um dos estudantes. 

A classificação traduz-se quantitativamente numa escala de 0 a 20 valores, em conformidade com os regulamentos aplicáveis na UP e na FAUP.

A classificação final (CF) é calculada através da soma dos parciais que resultam da aplicação da ponderação de cada uma das componentes de avaliação: presença e participação (PP - 40%); classificação do trabalho escrito/ensaio (TE - 60%)

CF = ( 40% x PP ) + ( 60% x TE)
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