Código: | 100102 | Sigla: | 100102 |
Áreas Científicas | |
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Classificação | Área Científica |
CNAEF | Arquitetura e urbanismo |
Ativa? | Sim |
Página Web: | https://moodle.up.pt/course/view.php?id=43 |
Unidade Responsável: | Arquitectura (A) |
Curso/CE Responsável: | Mestrado Integrado em Arquitetura |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
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MIARQ | 175 | MIARQ | 1 | - | 9 | - | 243 |
Docente | Responsabilidade |
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Luís Filipe Dordio Martinho de Almeida Urbano | Regente |
Teórica: | 1,50 |
Teorico-Prática: | 1,50 |
Tipo | Docente | Turmas | Horas |
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Teórica | Totais | 1 | 1,50 |
Luís Filipe Dordio Martinho de Almeida Urbano | 1,50 | ||
Teorico-Prática | Totais | 7 | 10,50 |
Ana Catarina Neiva | 6,00 | ||
Ana Isabel Baldaia de Resende | 4,50 |
Familiarizar os alunos com o maior número de especificidades espaciais bem como com os diversos conceitos concorrentes para a sua caracterização: do "espaço natural" ao "espaço humanizado", do espaço urbano ao espaço arquitectónico.
Clarificação dos domínios do vocabulário corrente (de rua a estrada, de tecto a telhado, de telhado a cobertura, de pátio a quintal ou a terraço). Apelo à memória espacial "escondida" de cada um (experimentação directa e indirecta), incentivo às "descobertas pessoais" sobretudo no que respeita à descoberta da arquitectura e da cidade.
I SEMESTRE
1. Memória
2. Espaço natural/espaço construído
3. Sítio e Lugar
4. A apropriação do território
5. A construção do espaço arquitectónico
6. A trilogia vitruviana
7. A construção do espaço urbano
8. Le Corbusier - 5 pontos para uma nova arquitectura
9. Escadas e Rampas
II SEMESTRE
10. Binómios interior/exterior e público/privado
11. O tempo como a quarta dimensão do espaço
12. A luz, modeladora do espaço
13. A arquitectura e outras artes
14. Movimentos arquitécnicos
15. Arquitectura e sexualidade
16. A viagem em arquitectura
17. Exposições de Arquitetura
18. Olhar para trás com os olhos postos no futuro
SESSÕES DE ENSINO DE NATUREZA COLECTIVA (uma aula por semana)
Aulas de exposição teórica ilustradas por materiais visuais comentados através de dezoito temas principais (nove em cada semestre), distribuídos por 26 aulas.
SESSÕES DE ORIENTAÇÃO PESSOAL DE TIPO TUTORIAL (uma aula por semana)
Aulas "práticas" de consolidação dos conceitos divulgados nas sessões teóricas: conversas circulares de "levantamento" das memórias pessoais; visionamento de filmes com apelo à reflexão espacial; exercícios simples (alguns de carácter lúdico), individuais ou de grupo, motivadores da discussão, do diálogo, da correcção científica vocabular e/ou de conceitos, da interrogação e da pesquisa em arquitectura.
Designação | Peso (%) |
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Participação presencial | 10,00 |
Trabalho de campo | 10,00 |
Trabalho laboratorial | 10,00 |
Apresentação/discussão de um trabalho científico | 10,00 |
Trabalho escrito | 25,00 |
Teste | 35,00 |
Total: | 100,00 |
Designação | Tempo (Horas) |
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Estudo autónomo | 10,00 |
Frequência das aulas | 40,00 |
Trabalho de campo | 15,00 |
Trabalho de investigação | 10,00 |
Trabalho laboratorial | 10,00 |
Apresentação/discussão de um trabalho científico | 15,00 |
Total: | 100,00 |
Serão propostos dois trabalhos para avaliação de conhecimentos, um ensaio escrito no final do primeiro semestre e um teste no final do segundo semestre.
Os trabalhos realizados nas aulas práticas ou fora dos tempos escolares (individuais e de grupo) serão objecto de avaliação contínua (nas suas diversas componentes de expressão, originalidade, rigor e adequação), assim como a assiduidade e a participação do(s) aluno(s).
Tratando-se TGOE de uma unidade curricular de carácter anual, a classificação final será a média obtida entre a componente teórica e prática, a partir da soma dos resultados dos dois trabalhos de avaliação de conhecimentos, com a nota proposta pelas aulas práticas.
A média negativa dos trabalhos da componente teórica (<10) implica a reprovação à unidade curricular.
A classificação da componente prática é obtida a partir da média das notas atribuídas aos vários trabalhos, individuais e de grupo, desenvolvidos ao longo do ano. Para este resultado é ainda ponderada a penalização prevista no caso de falta de assiduidade do discente.
Existirá a possibilidade de reformulação dos dois trabalhos para avaliação de conhecimentos para os alunos cuja classificação final seja negativa ou para aqueles que pretendam fazer melhoria de nota. A classificação final da unidade curricular será a média resultante da soma do novo resultado dos trabalhos para avaliação de conhecimentos com a nota previamente proposta pelas “práticas”.