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Teoria 3

Código: 400403     Sigla: 400403

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
CNAEF Arquitetura e urbanismo

Ocorrência: 2023/2024 - A Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Arquitectura (A)
Curso/CE Responsável: Mestrado Integrado em Arquitetura

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MIARQ 161 MIARQ 4 - 6 - 162

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Manuel Joaquim Soeiro Moreno Regente

Docência - Horas

Teórica: 1,50
Tipo Docente Turmas Horas
Teórica Totais 1 1,50
Manuel Joaquim Soeiro Moreno 1,50

Língua de trabalho

Português e inglês

Objetivos


  1. Apresentar a Teoria da Arquitectura como o saber transmissível e partilhável, relativo às várias escalas da organização do espaço, desde a paisagem às formas urbanas que constroem a Casa Comum. Difere da história porque visa projeto, transformação do espaço e empoderamento dos cidadãos, para a produção e inovação responsável da arquitectura, integrada nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável universais.

  2. Relacionar obra e pensamento de autores de referência na atualidade, através da seleção e verificação da informação cada vez mais mediada pela internet, no sentido da apreensão do confronto sempre em aberto aberto entre valores universais e fatores circunstanciais, que mostra a incansável vontade de expressão em Formas Espaciais, das necessidades, aspirações e possibilidades da sociedade humana.

  3. Promover a elaboração própria de teoria, a partir de informação recebida e pesquisa experimental (nesta se situando evidência e originalidade), através de (1) escolha e identificação de objeto (2) delimitação e adequação das escalas para a sua abordagem (3) recolha e sistematização da informação pertinente no campo da arquitetura (4) raciocínio crítico (5) argumentação referenciada e pessoal.

  4. Situar, especificamente e através do estudo de casos reais – a teoria do espaço público no campo da arquitetura e do urbanismo, como conjunto de estruturas formais (desenho e construção) com significado próprio distintivo do carácter das cidades dependente de factores que as determinaram.

Resultados de aprendizagem e competências

1) Autonomia relativa: a) à escolha do caso de estudo; b) à seleção, amplitude e atualidade de referencias c) apresentação em aula de resultados provisórios.

2) Articulação de referências e experiência pessoal de casos com domínio da escrita, desenho e imagem (contexto, implantação, escala, volumetria, distribuição, sistemas construtivos).

3) Rigor de informação, originalidade e economia na comunicação de resultados da investigação individual e de grupo sobre casos estudados.

Modo de trabalho

Presencial

Programa

ESPAÇO PÚBLICO E EQUIPAMENTOS COLETIVOS

  1. O espaço das instituições humanas, as formas significantes. Existência, valores e as categorias do espaço. A arquitectura como fenómeno social representado pela arte, a técnica, a monumentalidade.
  2. A história da teoria da arquitectura. Actualização de “princípios”, “constantes”,  ideais, programas e manifestos. Distinção entre teoria, crítica, opinião e estratégia de projecto. Escritos e entrevistas de autores de referência. A obra, a publicação, o prémio e o evento no desenvolvimento da arquitectura contemporânea.
  3. A história das cidades e da urbanística perante os desafios políticos e técnicos contemporâneos, da concentração humana, da expansão e da regeneração urbana, da identificação do património recebido e daquele que há a criar.
  4. A cidade como projeto. A regra e a utopia na construção das cidades. Identificação dos elementos naturais e arquitectónicos que integram a forma urbana. O espaço público como construção tridimensional integradora de intenções, estruturas e infraestruturas, uma categoria arquitectónica com traçado, proporção e construção.
  5. O programa, a escala, a implantação, proporção, beleza e carácter da arquitectura – compromissos da obra com o espaço público . Razão formal, coerência construtiva e gestionária, economia dos meios de expressão, desenho e perfeita execução como contributos para a resistência da obra.



Bibliografia Obrigatória

Denise Scott-Brown; Having Words, Architecture Words 4, Architectural Association, Londres, 2009
Lina Bo Bardi; Stones Against Diamonds, Architecture Words 12, Architectural Association, Londres, 2013
Lina Bo Bardi; Lina por escrito. ISBN: 978-85-7503-764-5
Beatriz Colomina; X-Ray Architecture, Lars Müller Publishers, Zurique, 2019

Bibliografia Complementar

Goran Schildt; Alvar Aalto in his own words. ISBN: 0-8478-2080-7
Alessandra Latour; Louis I. Kahn. ISBN: 0-8478-1331-2
Robert Venturi; Iconography and electronics upon a generic architecture. ISBN: 0-262-22051-2

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Os métodos de ensino servem a natureza teórica da unidade curricular, através (1) de casos de estudo experimental livremente escolhidos pelo estudante e obrigatoriamente visitados, nos mais amplos contextos geográficos, determinados apenas pelos seus interesses pessoais de investigação no âmbito da cultura arquitetónica e pela ponderação dos recursos para a eles aceder; (2) de elaboração de ensaios escritos sobre temas decorrentes dos estudos de caso, de revisão de literatura e de matérias propostas em aula.

Os tempos de contacto distribuem-se por um mínimo de 24 sessões para proposta de temas de trabalho, estímulo à constituição de grupos, apresentação de trabalho em curso e resultados provisórios favoráveis ao debate sobre métodos de trabalho e instrumentos da arquitetura, fontes (bibliografia, webgrafia), validação e produção de documentos ajustados ao objeto de estudo e à comunicação.

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Trabalho de campo 50,00
Trabalho escrito 50,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 40,00
Frequência das aulas 42,00
Trabalho de campo 20,00
Trabalho de investigação 20,00
Trabalho escrito 40,00
Total: 162,00

Obtenção de frequência

A avaliação da disciplina será constituída pelas informações de (1) Um relatório de estudo de caso experimental (grupo) correspondente ao primeiro semestre  (2) Um trabalho escrito, tmabém em trabalho de grupo, correspondente ao segundo semestre. 

Os trabalhos serão submetidos na plataforma Moodle da UP e avaliados na escala de 0 a 20. A classificação final será obtida pela média aritmética dos dois trabalhos.

Fórmula de cálculo da classificação final

Relatório de Trabalho de campo e Estudo de caso (50%)Trabalho escrito (50%)

Critérios de avaliação dos conhecimentos e competências:

  • Programa: Compreensão do Espaço Público e dos Equipamentos Coletivos como factos arquitectónicos expressivos dos valores colectivos da sociedade.
  • Método: Pertinência de escolha e eficácia da delimitação de um caso de estudo, diversidade e rigor da sua documentação, análise e interpretação, originalidade dos argumentos críticos, qualidade dos resultados da investigação incluindo a economia de meios da sua comunicação.

Melhoria de classificação

Têm acesso a recurso e melhoria de nota os alunos com  aproveitamento mínimo de 8 valores na média dos dois trabalhos, na pauta de resultados provisórios afixada até 30 de Junho, sendo esse recurso constituído por revisãode um dos trabalhos, com a antecedência mínima de três dias úteis relativamente à data fixada no calendário escolar para publicação das pautas finais.

Observações

Serão aceites trabalhos escritos em espanhol, francês, inglês e italiano, mas é obrigatória a inclusão de abstract em português nos estudos de caso.

De acordo com a evolução que se venha a registar da pandemia provocada pela COVID-19, e em função das orientações que venham a ser emanadas pela Direcção Geral de Saúde, poderão verificar-se alterações ao regime de funcionamento dos tempos lectivos presenciais
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