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Arquitectura, teoria e crítica na Península Ibérica 1950-1980

Código: 50153C5     Sigla: 50153C5

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
CNAEF Arquitetura e urbanismo

Ocorrência: 2023/2024 - 1S Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Página Web: https://sigarra.up.pt/faup/pt/UCURR_GERAL.FICHA_UC_VIEW?pv_ocorrencia_id=509405
Unidade Responsável: Arquitectura (A)
Curso/CE Responsável: Mestrado Integrado em Arquitetura

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MIARQ 2 MIARQ 4 - 3 - 81
5

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Tiago Luís de Noronha Lopes Dias Regente

Docência - Horas

Teorico-Prática: 1,50
Tipo Docente Turmas Horas
Teorico-Prática Totais 1 1,50
Tiago Luís de Noronha Lopes Dias 1,50

Língua de trabalho

Português

Objetivos

Esta Unidade Curricular, pensada como complemento da UC de História da Arquitectura Contemporânea mas com um programa mais delimitado a nível geográfico e temporal, permite focar e intensificar determinados aspectos da cultura arquitectónica do pós-guerra no contexto ibérico. A expectativa é que o programa possa funcionar também como sugestão e/ou motivação para temas a desenvolver em provas de dissertação do MIARQ.


Tem como primeiro objectivo aprofundar uma visão crítica da arquitectura ibérica contemporânea através de uma série de debates, de âmbito não só local, mas também internacional. Tem como segundo objectivo explorar a relação entre teoria, crítica e projecto, relação que as gerações nascidas nas décadas de 1920 e 1930 cultivaram de forma particularmente empenhada. Por fim, propõe reflectir sobre a forma como determinados debates são assimilados em contextos “periféricos” no que diz respeito à produção teórica. 

Resultados de aprendizagem e competências

- estimular a leitura crítica de obras de arquitectura;

- enquadrar a produção arquitectónica em debates mais amplos;

- tecer relações entre teoria e prática; 

- desenvolver a capacidade de análise simultânea de textos, projectos e obras de determinado autor;

- fomentar a interpretação pessoal, a exposição oral e a defesa das ideias próprias;

Modo de trabalho

Presencial

Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)

Recomenda-se a aprovação prévia às UC de História da Arquitectura Contemporânea e Teoria 2. 

Programa

1. A situação no Pós-guerra. Os anos 1950: Grup R, ODAM, ICAT; Coderch

2. A revisão do movimento moderno-I. Neo-empirismo, organicismo: Corrales-Molezún, Távora, Tainha, Fernández Alba et al.

3. A revisão do movimento moderno-II. A via italiana: Correa, Bohigas, Teotónio Pereira, Portas, Vieira de Almeida et al.

4. A revisão do movimento moderno-III. A nova crítica: Bohigas, Flores, Duarte, Portas, Vieira de Almeida, Fullaondo et al.

5. Os ‘Pequenos Congressos’ e outros encontros ibéricos (Semanas de Arquitectura de San Sebastián; S.I.A.C.)

6. ‘La Escuela de Madrid’, ‘Una posible Escuela de Barcelona’; Escola do Porto?

7. ‘White versus Grey’ / ‘Five versus Venturi’: Siza, Viaplana-Piñón, Clotet-Tusquets, Peña Ganchegui et al.

8. Kahn e Stirling, a segunda via angloamericana: Fernández Alba, Hestnes, Siza, Alves Costa et al.

9. Arquitectura da cidade: Portas, M. Solà-Morales, Moneo, Bohigas, Siza et al.

10. A nova geração. Ironia, experimentalismo, conceptualismo: Clotet-Tusquets, Bofill, Baldeweg, Taveira et al.

11. Sessão de apresentação e debate I

12. Sessão de apresentação e debate II

Bibliografia Obrigatória

Oriol Bohigas; Contra una arquitectura adjetivada, Barcelona: Seix Barral, 1969
Antón Capitel; Arquitectura Española: años 50 – años 80, Madrid: MOPU, 1986
Lluís Domènech i Girbau; Arquitectura española contemporánea, Barcelona: Blume, 1968
Carlos Duarte; "La arquitectura portuguesa. De los años treinta a la actualidad". In: Tendencias de la Arquitectura Portuguesa, Barcelona: COAC, 1987
José Manuel Fernandes; Pedro Vieira de Almeida; Arquitectura Moderna, Lisboa: Alfa, 1986
Antonio Fernández Alba; “Para una localización de la arquitectura española de posguerra”, In: Arquitectura, nº 26, COAM, 1961
Carlos Flores; Arquitectura española contemporánea, Madrid: Aguilar, 1961
Carlos Flores; Oriol Bohigas; “Panorama historico de la arquitectura moderna española”, In: Zodiac, nº 15, 1965
Helio Piñón; Arquitecturas catalanas, Barcelona: La Gaya Ciencia, 1977
Nuno Portas; A^arquitectura para hoje seguido de evolução da arquitectura moderna em Portugal. ISBN: 978-972-24-1566-8
Nuno Portas; Arquitectura portuguesa contemporânea
Ignasi de Solà-Morales; Eclecticismo y Vanguardia. El caso de la arquitectura moderna en Catalunya, Barcelona: Gustavo Gili, 1980
Ana Tostões; Os verdes anos na arquitectura portuguesa dos anos 50. ISBN: 972-9483-30-2
Paulo Varela Gomes; "Arquitectura, os últimos vinte e cinco anos". In: Paulo Pereira (dir.), História da Arte Portuguesa. , Lisboa: Círculo de Leitores, 1995

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

A UC prevê 12 sessões com a duração de 90 minutos e divididas da seguinte forma: as primeiras 10 são sessões de exposição de matéria, em que se reservam 10-15 minutos finais para atendimento individual dos estudantes; as 2 últimas são sessões de apresentação dos trabalhos individuais, com exposição oral e debate.

No início do curso é apresentado o exercício prático, a ser realizado individualmente por cada estudante. Com base nos conhecimentos já adquiridos em anos anteriores, e com o apoio da matéria das sessões teóricas, cada aluno deve escolher uma obra de arquitectura portuguesa ou espanhola (cuja construção e/ou projecto se enquadre no arco temporal 1950-1980) para analisar a fundo. A escolha do caso de estudo deve ser fundamentada e enquadrada nos debates apresentados nas sessões teóricas. A análise deverá partir portanto de pelo menos um dos debates, que lhe servirá de fio argumental.

A análise deverá ser sintetizada num painel A1, que pode conter todo o tipo de suporte que o aluno julgue conveniente: texto, desenho rigoroso, desenho à mão levantada, maqueta (3D ou fotografada), fotografias, etc. Paralelamente, deverá ser preparado uma apresentação em formato PowerPoint ou similar, que contenha a informação do painel e a informação complementar que se considere necessária, sem limite de diapositivos, limitada ao tempo de exposição (10-12 minutos).  

Software

CAD
Photoshop
PowerPoint

Palavras Chave

Ciências Tecnológicas > Arquitectura
Humanidades > História > História da arte

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Participação presencial 10,00
Apresentação/discussão de um trabalho científico 90,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Apresentação/discussão de um trabalho científico 1,00
Frequência das aulas 17,00
Trabalho de investigação 63,00
Total: 81,00

Obtenção de frequência

Estabelece-se como requisito mínimo para obtenção de frequência a presença em pelo menos 80% das sessões e a apresentação presencial do trabalho prático.

Fórmula de cálculo da classificação final

A avaliação incidirá nos seguintes factores: presença e participação nas aulas (10%) e exercício prático (90%), dividido este último em três parâmetros, i- capacidade analítica e de síntese exposta no painel (50%), ii- capacidade de comunicação e apresentação oral (30%), iii- capacidade de resposta e defesa no debate (20%).

Observações

Serão aceites como línguas de trabalho o português, o espanhol e o inglês.
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