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Dissertação

Código: 500504     Sigla: 500504

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
CNAEF Arquitetura e urbanismo

Ocorrência: 2023/2024 - A Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Arquitectura (A)
Curso/CE Responsável: Mestrado Integrado em Arquitetura

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MIARQ 354 MIARQ 5 - 30 - 810

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Carla Alexandra Garrido Oliveira Regente
Ana Sousa Brandão Alves Costa Regente

Docência - Horas

Teorico-Prática: 2,00
Orientação Tutorial: 1,00
Tipo Docente Turmas Horas
Teorico-Prática Totais 1 2,00
Carla Alexandra Garrido Oliveira 1,00
Ana Sousa Brandão Alves Costa 1,00
Orientação Tutorial Totais 1 1,00
Aitor Varea Oro 1,75
Ana Sousa Brandão Alves Costa 2,50
Rui Jorge Garcia Ramos 4,25
António Luis Pereira da Silva Neves 4,00
José Miguel Neto Viana Brás Rodrigues 0,75
Carlos Nuno Lacerda Lopes 3,00
Ana Catarina Neiva 3,00
Joana Cravo de Almeida Restivo 0,75
José Júlio Cabral Faria Frias Dias 2,00
José Virgílio Borges Pereira 1,50
Luis Celestino Mourao Soares Carneiro 2,00
Mariana Ramos Moreira e Sá 1,00
Marta Rocha Moreira 2,00
Raquel Alexandra Geada e Paulino 0,50
João Luís Rebelo Ferreira Marques 2,25
Luís Filipe Dordio Martinho de Almeida Urbano 3,50
Filipa de Castro Guerreiro 3,00
Marco Ginoulhiac 3,50
Frederico Amado de Moura e Sá 0,25
Manuel Joaquim Soeiro Moreno 2,25
Edgar Garcia da Silva Brito 0,25
Álvaro António Gomes Domingues 4,50
Carla Alexandra Garrido Oliveira 6,25
Pedro Duarte Santos de Alarcão e Silva 0,50
Pedro Leão Ramos Ferreira Neto 1,00
Pedro Augusto de Azambuja Varela 1,75
José Pedro Ovelheiro Marques de Sousa 4,75
André Miguel Guimarâes dos Santos 3,00
Luís Pedro Ferreira da Silva 2,00
Maria Clara de Carvalho Pimenta do Vale 8,25
Paula Maria Ranhada Pereira de Castro 0,25
Mário João Freitas Mesquita 2,00
Maria da Graça Ribeiro Correia Ragazzi 1,00
Rui Américo Branco da Silva Cardoso 1,75
José Alberto Abreu Lage 3,00
Isabel Maria Henriques Martinho da Silva 0,50
Ana Luisa da Silva Fernandes 2,50
Nuno Miguel Lima Brandão Costa 4,50
Nuno Valentim Rodrigues Lopes 0,50
Ana Isabel da Costa e Silva 3,50
Carlos Manuel de Castro Cabral Machado 1,25
Helder Francisco Valente Casal Ribeiro 3,00
João Rodrigo Parreira Coelho 1,50
Luís Sebastião da Costa Viegas 2,25
Maria Raquel Nunes de Almeida e Casal Pelayo 1,00
Gonçalo Miguel Furtado Cardoso Lopes 1,00
Pedro Miguel Correia Baía da Costa 0,50
João Paulo Loureiro 1,00
Cristina Emília Ramos e Silva 0,50
Nuno Miguel Martins Travasso 0,50
Rui Humberto Costa de Fernandes Póvoas 0,75
Eliseu Manuel Vieira Gonçalves 2,00
Joaquim José Lopes Teixeira 4,75
Teresa Sofia Barbot Faria Cunha Ferreira 2,75
André Eduardo Brandão Lopes Tavares 0,25
Maria Alexandra Correia de Castro 1,00
Teresa Manuel Almeida Calix Augusto 2,75
Maria Gisela Antunes Lameira 4,50
Maria José Lopes Casanova 1,50
José Manuel Teixeira Barbosa 0,50

Língua de trabalho

Português - Suitable for English-speaking students

Objetivos

Nos termos do Regulamento Geral dos Ciclos de Estudos Integrados de Mestrado da Universidade do Porto, RG-CEIM-UP, (38/2022, 13 de janeiro de 2022),
artigo 7.º, "1 - O ciclo de estudos integrado de mestrado inclui: [...]; b) Uma dissertação de natureza científica ou um trabalho de projeto, originais e especialmente realizados para este fim, ou um estágio de natureza profissional objeto de um relatório final";
artigo 9.º, "1 - A elaboração da dissertação, do trabalho de projeto ou a realização do estágio devem ser orientadas por doutores na área científica da dissertação, projeto ou estágio, ou por detentores do título de especialista, de reconhecida experiência e competência profissional, ou por especialistas no domínio da dissertação, projeto ou estágio, considerados como tal pelo(s) órgão(s) científico(s) competente(s) da faculdade, ouvida a comissão científica do ciclo de estudos."

Atendendo ao Regulamento do Mestrado Integrado em Arquitectura, MIARQ, e Plano de Estudos (Estrutura Curricular) em vigor, tem sido prática regular na FAUP a opção pela modalidade de dissertação alternativamente dedicada ou a um tema-problema científico de especialidade, ou ao desenvolvimento de um trabalho de projeto, ou à reflexão a partir de um estágio ou outra experiência de natureza profissional.


A unidade curricular de Dissertação tem como objetivos:


1) promover a curiosidade científica, a integração de conhecimentos, a reflexão crítica de problemas identificados em contextos da formação académica, profissional e multidisciplinar relacionados com a área da Arquitetura e Urbanismo, com as implicações e responsabilidades éticas e sociais de um mestre em arquitetura;


2) corresponder à procura crescente desta unidade curricular do MIARQ por antigos estudantes e diplomados, nacionais e internacionais cujos percursos pessoais motivaram interesses de investigação e renovada qualificação académica nesta Unidade Orgânica da Universidade do Porto;


3) promover a autonomia do estudante no sentido da definição de interesses pessoais de investigação e focalização de tema, problema, natureza e âmbito ajustados ao tempo e recursos materiais para a sua concretização;


4) assegurar um espaço e tempo letivo próprio favorável ao enquadramento e prossecução do trabalho individual em contexto de grupo alargado e crítico de discussão, desde as fases de delimitação do problema e sua exploração, passando pela disciplina de recolha, organização e referenciação de dados, bem como pelo estímulo à comunicação de resultados provisórios e estratégias de apresentação;


5) apoiar as iniciativas do estudante no sentido de escolha de um orientador interno ou externo à FAUP, com perfil académico e científico ajustado à(s) área(s) científica, técnica ou artística, ao tema e aos métodos de investigação que se propõe desenvolver, e promover a elaboração tempestiva de plano de dissertação a submeter a aprovação da comissão científica do curso.

Resultados de aprendizagem e competências

Os resultados específicos de aprendizagem, no tempo letivo da UC, consistem no desenvolvimento e aprofundamento de capacidades para elaboração e apresentação de um plano de dissertação, documento central de referência e discussão com o orientador a submeter à aprovação da comissão científica do MIARQ.

À aprovação deste documento segue-se a elaboração e apresentação da dissertação, com requerimento e prestação de prova pública, cumprindo o calendário académico de duas épocas, normal e especial, de conclusão de curso do respetivo ano.


Consideram-se essenciais as seguintes competências a adquirir pelo estudante:


1) capacidade de formulação de um problema e da delimitação de campo de investigação;


2) capacidade de fundamentação de hipóteses para a sua resolução através de revisão de literatura, trabalho experimental ou obtenção de informação documental;


3) capacidade de formulação dos métodos consistentes e adequados à natureza do problema;


4) capacidade de elaboração do documento que traduza com clareza, rigor científico e originalidade, a investigação-reflexão desenvolvida;


5) capacidade de exposição oral do trabalho desenvolvido e de defesa dos seus argumentos e resultados.

Modo de trabalho

B-learning

Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)

- Regulamento e Plano de Estudos (Estrutura Curricular) MIARQ-FAUP https://sigarra.up.pt/faup/pt/cur_geral.cur_view?pv_ano_lectivo=2022&pv_origem=CUR&pv_tipo_cur_sigla=MI&pv_curso_id=45
Orientações para a elaboração e apresentação de Dissertações do Mestrado Integrado em Arquitectura da FAUP (aprovadas em Conselho Científico, 20 de janeiro de 2021; provisoriamente disponíveis em https://sigarra.up.pt/faup/pt/noticias_geral.ver_noticia?p_nr=68262)

Programa

Enquanto espaço sistemático de enquadramento coletivo, a abordagem didático-pedagógica do tempo letivo assenta na realização de ciclos temáticos, com participação de personalidades convidadas em que a sequência das sessões procura enunciar conceitos gerais e esclarecer progressivamente questões como:

1) dissertação sobre tema de especialidade, um projecto ou uma experiência em contexto profissional; áreas científicas; disciplinaridade e interdisciplinaridade; a Arquitetura e seus campos (Projeto, Teoria, História, Desenho, Construção, Urbanismo); natureza da investigação em Arquitetura; a figura do orientador, independência intelectual e humildade científica;


2) cultura da integridade académica como competência fundamental para a concretização de dissertação, cujos conteúdos e métodos produzam resultados rigorosos e originais no âmbito da Arquitetura;


3) definição e circunscrição de tema, campo disciplinar, objeto, problemas de investigação e objetivos; adequação da estrutura formal da dissertação à natureza do problema e dos seus instrumentos e métodos de investigação;


4) construção e interpretação de um corpo de referências, articulação de referências heterogéneas e normas de referenciação;


5) informação e exemplificação da estrutura de trabalhos científicos, metodologias de investigação e de comunicação segundo padrões de exigência e excelência académica.


A exposição de experiências de investigação concretas, nas áreas temáticas e disciplinares específicas a cada convidado, procura suscitar o debate em torno de diferentes interesses, temas, estratégias metodológicas e níveis de desenvolvimento das dissertações em curso ou a desenvolver. Estimula-se o contacto dos estudantes com estruturas e projetos de investigação em curso no Centro de Estudos de Arquitectura e Urbanismo da FAUP ou noutros centros.
O programa letivo organiza-se em duas sequências, em correspondência com as datas de submissão dos planos de dissertação, em época normal e em época especial de conclusão de curso. Sendo semelhantes as sequências no que respeita a objetivos, já a diversidade de perspetivas e abordagens, propiciada por diferentes convidados, oferece ao estudante que quer frequentar sessões durante todo o ano letivo o aprofundamento das questões inerentes a um processo de investigação em diferentes fases do seu desenvolvimento.


Os ciclos temáticos são intercalados pela realização de esbocetos, potenciadores de momentos de partilha de experiências e progresso entre os estudantes.
As conversas abertas entre alumni FAUP e seus orientadores ou arguentes de prova pública possibilitam aos estudantes um contacto directo com temas e processos de orientação recentemente concluídos. 
A escolha de convidados orienta igualmente a consulta, organização e produção documental, bibliográfica ou de bases de dados próprias, devidamente referenciadas. O convite a investigadores e docentes representativos das diversas áreas científicas do curso de Arquitetura da FAUP, mas também de outras escolas ou mesmo personalidades não académicas do mundo profissional, editorial e outras áreas com contributos na cultura arquitetónica, visa provocar interações interdisciplinares, nomeadamente a experimentação e exploração de estratégias de representação-exposição, a apresentação-comunicação em diferentes fases do processo de trabalho, e a adequação de conteúdos e discursos a visando diferentes interlocutores.


A programação enquadrará ainda, sempre que possível, situações concretas decorrentes de oportunidades circunstanciais bem como aquelas que, colocadas por estudantes ao longo do ano lectivo, revelem uma pertinência abrangente a uma larga maioria. 
No presente ao lectivo, e no âmbito da celebração do 50.º aniversário do 25 de abril de 1974, será especialmente estimulado o interesse e participação no programa ‘Mais do que Casas’. https://maisdoquecasas.arq.up.pt/

Bibliografia Obrigatória

Carlos Martí Arís; La^cimbra y el arco. ISBN: 84-933701-8-5
Iain Borden, Katerina Rüedi Ray; The Dissertation: An Architecture Student's Handbook, Architectural Press, 2006. ISBN: 0-7506-6825-3
Juan Antonio Ramírez; Como escribir sobre arte y arquitectura, Ediciones del Serbal, 2005. ISBN: 84-7628-171-4
Robert Stake; A Arte da Investigação com Estudos de Caso, Fundação Calouste Gulbenkian, 2016. ISBN: 978-972-31-1187-3

Bibliografia Complementar

Tim Ingold; Making: Anthropology, Archaeology, Art and Architecture, Routledge, 2013. ISBN: 978-0-415-56723-7
AMO, Rem Koolhaas; Countryside, A Report, Taschen, 2020. ISBN: 9783836584395
Rosie Parnell et al.; The Crit: An Architecture Student's Handbook, Routledge, 2007. ISBN: 9780750682251

Observações Bibliográficas

https://maisdoquecasas.arq.up.pt/
https://new-european-bauhaus.europa.eu/index_en
https://www.neb-goes-south.pt/

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

A unidade curricular de Dissertação integra duas modalidades curriculares complementares.

1) O tempo letivo e equipa docente próprios servem a natureza tutorial, com sessões plenárias semanais que integram sessões de apoio e debate ou seminários temáticos, segundo programação definida de acordo com o calendário académico.
As sessões temáticas concorrem para pontos de situação – consistindo na elaboração de esboço do plano de dissertação, com datas alternativas conforme o estudante pretenda cumprir a época normal ou a época especial de conclusão de curso. A entrega e apresentação de cada esboceto é opcional, bonificando contudo a assiduidade em uma presença.


2) A orientação individual é conducente à produção e entrega de dissertação, desenvolvida autonomamente pelo estudante com supervisão do orientador. Tanto a submissão do plano como da dissertação, mediante a aceitação do orientador, cumprirão o calendário publicado anualmente pela comissão científica do MIARQ no portal académico da FAUP.

O orientador deve ser doutorado ou detentor do título de especialista, ou por especialista considerado como tal. (RG-CEIM-UP, 38/2022, art. 9.º, 1)
"4 - O orientador pode ser nacional ou estrangeiro, devendo sempre assegurar-se a inclusão na equipa de orientação de um doutor da(s) área(s) científica(s) do ciclo de estudos pertencente ao perímetro institucional da U.Porto.
5 - A nomeação do orientador e do coorientador, caso exista, será feita pelo órgão legal e estatutariamente competente da Faculdade, ouvida a comissão científica, o estudante e o(s) orientador(es) a nomear."

Tipo de avaliação

Avaliação por exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Defesa pública de dissertação, de relatório de projeto ou estágio, ou de tese 100,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Elaboração de relatório/dissertação/tese 200,00
Estudo autónomo 40,00
Frequência das aulas 40,00
Trabalho de campo 40,00
Trabalho de investigação 450,00
Trabalho escrito 40,00
Total: 810,00

Obtenção de frequência

A frequência da unidade curricular de Dissertação decorre do cumprimento de três requisitos e do resultado obtido na componente de avaliação 'defesa pública', com júri próprio e especialmente designado para o efeito.

REQUISITO 1. Cumprimento de assiduidade mínima, estabelecida em 50% das aulas previstas.
Em vigor a partir do ano letivo 2019-2020, uma vez cumprida a assiduidade mínima obrigatória, em ano letivo anterior ou em dois semestres consecutivos, esta é válida até à entrega da dissertação.
A presença em cada aula é validada pela submissão no Moodle de uma sinopse individual da sessão, conforme indicações disponibilizadas na referida plataforma.
Os estudantes que comprovem a sua condição de trabalhador-estudante regem-se pelo regime que consta do Código do Trabalho do Estatuto do Trabalhador-Estudante e demais legislação conexa; outras situações extraordinárias relativas à dificuldade ou impossibilidade de cumprimento da assiduidade mínima deverão ser apresentadas à equipa docente.


REQUISITO 2. Submissão pelo estudante do plano de dissertação, a aprovar pela comissão científica do MIARQ (processo instruído através de requerimento do estudante e declaração do(s) orientador(es) de aceitação da orientação).


A estrutura do plano deverá, a título indicativo, ser constituída pelas seguintes partes:
a) capa /elementos de identificação (1 página): nome do estudante; título e eventual subtítulo; nome do orientador e eventual coorientador e respetivas instituições de afiliação;
b) estrutura (máximo 1500 palavras):
- natureza da dissertação: investigação sobre tema de especialidade, sobre projeto arquitetónico ou urbanístico, ou sobre estágio de experiência profissional;
- objetivo do trabalho (questão ou problema de investigação);
- objeto (caso de estudo, referências de autores, trabalhos anteriores, outros);
- métodos de trabalho (bibliográfico, experimental, documental, outros);
- referências (bibliográficas, outras fontes, casos similares);
c) eventuais anexos (até 3 páginas): iconografia de partida (desenho, cartografia, fotografia) ou outros elementos adequados.


REQUISITO 3. Apresentação da dissertação e requerimento de prova pública (processo instruído por declaração do estudante de que o trabalho é original e expressamente elaborado pelo próprio para a realização do ato público, e uma declaração do(s) orientador(es) de que o trabalho se encontra concluído e em condições de ser submetido à avaliação do júri). A comissão científica do MIARQ proporá júri específico para o efeito bem como data para a realização de prova pública.


A entrega de dissertações é exclusivamente realizada em formato digital (RG-CEIM-UP, 38/2022, artigo 9.º-A, ponto 1), e obedecerá ao documento Orientações para a elaboração e apresentação de Dissertações do Mestrado Integrado em Arquitectura da FAUP, aprovado pelo Conselho Científico, em 20 de janeiro de 2021. A capa da dissertação de MIARQ deverá obedecer ao modelo publicado no portal académico da FAUP.
(ambos os documentos provisoriamente disponíveis em https://sigarra.up.pt/faup/pt/noticias_geral.ver_noticia?p_nr=68262)


O resumo em português e em inglês (abstract) serão parte integrante da dissertação, assim como o sumário e os índices (da estrutura do trabalho e de eventuais figuras inscritas no trabalho), as referências e outras fontes.
A estrutura e conteúdos das partes ou capítulos são da responsabilidade do estudante que deve gozar da liberdade para a sua realização coadjuvado pelo orientador.


PRAZOS. Os requisitos 2 e 3 deverão cumprir os prazos estipulados no regulamento do MIARQ, segundo calendário académico anual, quer para época normal, quer para época especial de conclusão de curso, anualmente publicado pela comissão científica do MIARQ no portal académico da FAUP.


APROVAÇÃO da dissertação em prova pública. Após apresentação, discussão e aprovação em prova pública perante júri especificamente nomeado para o efeito, deverá ser entregue no serviço de expediente da FAUP um exemplar em suporte digital da dissertação (incluindo até 6 palavras-chave), contendo revisão de gralhas bem como a inclusão de eventuais recomendações de revisão propostas pelo júri. Apenas com esta entrega poderá o estudante solicitar a certidão de grau, comprovativa da conclusão do ciclo de estudos.
É desejável o depósito de um exemplar em papel para integrar o acervo da biblioteca da FAUP.
Nos termos do RG-CEIM-UP, 38/2022, artigo 12.º, "8 - Em caso de reprovação em provas públicas ou anulação da aprovação, o estudante terá direito à renovação da inscrição no mesmo ciclo de estudos, se estiver válida a sua matrícula, ou, caso a tenha perdido, a reingresso." (ver também ponto 9)

Fórmula de cálculo da classificação final

Nos termos do RG-CEIM-UP, 38/2022,
artigo 12.º, "5 - À dissertação [...], incluindo a prestação nas provas públicas, será atribuída uma classificação expressa na escala numérica inteira de 0 a 20, que resulta da média aritmética simples, arredondada à unidade, das classificações atribuídas, individualmente, por cada membro do júri."
artigo 13.º, "1 - Ao grau académico de mestre é atribuída uma classificação final, expressa no intervalo 10-20 da escala numérica inteira de 0 a 20 [...]. // 2 - A classificação final é calculada pela média ponderada das classificações obtidas nas unidades curriculares, na dissertação, no trabalho de projeto ou no relatório de estágio."

Segundo o Regulamento do MIARQ, o cálculo da classificação final do ciclo integrado de estudos é feito de acordo com a seguinte fórmula:
CF = 0,80 x MPC + 0,20 x CD
CF - classificação final;
MPC - média ponderada, arredondada às centésimas, das classificações obtidas nas unidades curriculares correspondentes a 270 unidades de crédito ECTS, excetuando a CD;
CD - classificação da dissertação.

Melhoria de classificação

Nos termos do Regulamento Geral para Avaliação dos discentes de primeiros ciclos, de ciclos de estudos integrados de mestrado e de segundos ciclos da Universidade do Porto (1535/2018, 13 de fevereiro de 2018), artigo 17.º, 4 - Não pode ser realizada melhoria de classificação a dissertações, relatórios de estágios, trabalhos de projeto ou teses.

Observações

- Regulamento Geral dos Ciclos de Estudos Integrados de Mestrado da Universidade do Porto, RG-CEIM-UP, (38/2022, 13 de janeiro de 2022);
- Regulamento Geral para Avaliação dos discentes de primeiros ciclos, de ciclos de estudos integrados de mestrado e de segundos ciclos da Universidade do Porto (1535/2018, 13 de fevereiro de 2018);
- Orientações para a elaboração e apresentação de Dissertações do Mestrado Integrado em Arquitectura da FAUP (aprovadas em Conselho Científico, 20 de janeiro de 2021);
- Estrutura Curricular do Ciclo de Estudos integrado de mestrado conducente ao grau de mestre em Arquitetura pela Universidade do Porto (4673/2012, 02 de abril de 2012);
Regulamento do Mestrado Integrado em Arquitectura, MIARQ-FAUP (2011-08-24).
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