Saltar para:
Logótipo
Você está em: Início > Mário Mesquita

Mário Mesquita

Fotografia de Mário João Freitas Mesquita
Nome: Mário João Freitas Mesquita Ligação à página pessoal de Mário João Freitas Mesquita
Sigla: MJFM
Estado: Ativo
0000-0003-1517-3089
E614-7E76-A793
Email Institucional: mmesquita@arq.up.pt
Extensão Telefónica: 5493
Telf.Alt.: 220425493
Salas: TE1.2 , E1.04

Funções

Categoria: Professor Auxiliar
Carreira: Pessoal Docente de Universidades
Grupo profissional: Docente
Faculdade: Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto

Cargos

Cargo Data de Início
Membro do Conselho Pedagógico 2018-09-07

Apresentação Pessoal

Arquitecto, Urbanista e Artista.

Doutorado em Arquitectura em 2015/12/16 pela FAUP - "Das redes da invisibilidade na equação contemporânea do território. De processo, projecto, obra e serviço público de água no Porto no entre séculos XIX/XX:-uma investigação/acção na perspectiva do ser arquitecto e da emergência das transdisciplinaridades",
Mestre em Planeamento e Projecto do Ambiente Urbano em 1998/11/20 pela FAUP/FEUP - "Formação e consolidação do tecido urbano na zona das Antas - Porto 1880-1950".
Licenciado em Arquitectura em 1995/07/15 pela FAUP.

Professor Auxiliar na FAUP, tendo leccionado Projecto 2 entre 1999 e 2007, Projecto 1 entre 2007 e 2019, leccionando actualmente Projecto 5.
Regente da UC: "Porto: Territórios e Redes da Invisibilidade".
Co-regente da UC: Arquitectura: Processos de Transformação no Ensino Aprendizagem". 
Professor na INOVPED "A Comunidade como Prática".
Professor Convidado no curso de "Formação Avançada em Interpretação e Criação Coreográfica"
Companhia Instável 
Professor no curso de formação contínua da FBAUP "Portefólio".
Professor no curso "Beyond Museums Training course" da UNESCO Chair "Water Heritage and Sustainable Development", Ca' Foscari University of Venice (Italy)
É Coordenador da Comunidade de Inovação Pedagógica - UP "PTRI"

É Investigador Integrado no Instituto de Investigação em Arte Design e Sociedade (i2ADS) assumindo a coordenação do projecto de investigação "Territórios Críticos - O Binómio Desenho/Projecto em Arte, Arquitectura e Design"
É Investigador Colaborador no Centro de Investigação Transdisciplinar Cultura Espaço e Memória (CITCEM), e seu representante na R3IAP. 
É Investigador Principal/Consultor do Património na Águas e Energia do Porto (AEdP),  responsável científico pela sua plataforma de informação e interpretação do património histórico e pelo Parque Patrimonial das Águas - UNESCO/WAMU-NET.

Como domínios de actuação tem: Humanidades - Artes - Arquitetura e Design; Humanidades - Artes; Ciências Sociais; Humanidades - História e Arqueologia e Humanidades - Artes - Estudo das Artes da Representação (música, teatro e dramaturgia).

Tem obra pública nas áreas da Arquitectura, Urbanística, Design, Artes Plásticas e Artes do Espectáculo e publicações e intervenções em congressos, colóquios e outros eventos artístico-científicos nas áreas acima referidas. (1995- ...)

Tem experiência de liderança de comissões, missões e projectos na esfera académica (curricular e de gestão) e profissional. (2000 - ...)

Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2025 © Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z
Página gerada em: 2025-08-05 às 05:33:27 | Política de Privacidade | Política de Proteção de Dados Pessoais | Denúncias | Livro Amarelo Eletrónico