Saltar para:
Logótipo
Você está em: Início > Pedro Neto

Pedro Neto

Fotografia de Pedro Leão Ramos Ferreira Neto
Nome: Pedro Leão Ramos Ferreira Neto Ligação à página pessoal de Pedro Leão Ramos Ferreira Neto
Sigla: PLRFN
Estado: Ativo
http://orcid.org/0000-0001-6957-5011
https://www.cienciavitae.pt/2A11-0E87-74F3
Extensão Telefónica: 5501
Telf.Alt.: 220425501
Salas: TE3.3

Funções

Categoria: Professor Auxiliar
Carreira: Pessoal Docente de Universidades
Grupo profissional: Docente
Área Científica: Desenho (D)
Grupo profissional: Investigação Científica
Vínculo: Outras Colabs. -> Investigador externo
Unidade: Centro de Estudos de Arquitectura e Urbanismo (CEAU)

Apresentação Pessoal

 

Pedro Leão Neto (Porto, 1962) é arquitecto licenciado pela Universidade do Porto (FAUP, 1992), mestre em Planeamento e Projecto do Ambiente Urbano (FAUP-FEUP, 1992), doutor em Planning and Landscape (Universidade de Manchester, 2002) e pós-doutorado com a investigação “Mapeamento de Fotografia Documental e Artística: Um olhar Contemporâneo sobre Arquitectura e Espaços de Referência no Porto (MFDA-ARP)” (FAUP, 2018) com orientação de Jorge Figueira e José Maças de Carvalho.

É Professor Auxiliar na Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto desde 2002 onde coordena o grupo de investigação CCRE, as edições SCOPIO e a plataforma scopio network. É desde 2010 director da Associação Cultural Cityscopio e desde 2018 coordenador do Laboratório AAi2Lab integrado no MIL – U.Porto Media Innovation Labs e Investigador Principal (PI) do projeto de Investigação Científica e Desenvolvimento Tecnológico (IC&DT) Visual Spaces of Change (VSC) referência POCI-01-0145-FEDER-030605, financiado por fundos nacionais através da FCT/MECTES e cofinanciado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER) através do COMPETE – Programa Operacional Competitividade e Internacionalização (POCI).

A sua actividade docente centra-se, desde 2007 na regência das unidades curriculares de Fotografia de Arquitectura, Cidade e Território (FACT) e Projecto de Arquitectura Assistido por Computador (CAAD) I e II. No âmbito do Erasmus+ programme deu aulas na Escuela de Ingeniería y Arquitectura da Universidade de Zaragoza (EINA-UZ) e na Liverpool School of Architecture (LSA). Na Avaliação de desempenho Docente entre 2008 e 2018 obteve 5 Excelentes consecutivos.

O seu campo de investigação em Arquitectura, Arte e Imagem (AAI) está ligado de forma significativa às Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) e à docência através dos diversos conteúdos desenvolvidos, das plataformas colaborativas e E-Learning. Sobre estes temas publicou e editou mais de 30 livros e mais de 100 artigos científicos, com mais de 90 citações scholar Google, dos quais se destacam como autor 3 artigos SCOPUS com 14 citações e 6 software. Foi investigador responsável por 5 projectos de Investigação financiados por fundos competitivos, organizou 5 conferências Internacionais com artigos revistos por pares com actas publicadas, foi curador de 25 exposições e 10 concursos internacionais. Participou ainda em 93 júris, 20 comités científicos e 16 palestras por convite algumas das quais em diversas universidades Europeias.

Destaca-se a curadoria das exposições "Um outro olhar sobre obras de Álvaro Siza Vieira" na Universidad de Zaragoza (Unizar, 2019) e na Ordem dos Arquitectos secção regional Norte (OASRN, 2019), The Thin Line (Museu de Arqueologia D. Diogo de Sousa - Encontros de Imagem, 2015), e o 4º Concurso Internacional de Fotografia scopio (Universidade de Liverpool & RIBA, Londres, 2015), os projectos Arquitectura, Arte e Imagem (AAI): Dueto/Duelo ciclo de Debates no âmbito do projeto Dual (DGARTES, 2015 – 2016), o VSC - Visual Spaces of Change (FCT/MECTES), e a coordenação de cinco edições da conferência Internacional On the Surface: Photography and Architecture, sendo a última realizada no MAAT e no Museu de Eletricidade de Lisboa. Depois de editar “Fotografias em obras de Eduardo Souto Moura” (2015) e “A talk on Architecture in Photography” (2017) publicou “Um olhar sobre Obras de Álvaro Siza Vieira” (2019).

Actualmente é investigador responsável do projecto “Visual Spaces of Change” focado na criação de uma rede de espaços públicos e colectivos capazes de catalisar dinâmicas emergentes de mudança urbana na Região Metropolitana do Porto. Em 1998 recebeu o prémio PRAXIS XXI, FCT 1998 fellowship, em 2013 foi atribuído o Jens D rup E-Learning Award, EUNIS pela implementação do projeto e programa do 1º E-Learning Café da U. Porto do qual foi um dos responsáveis máximo: coordenador da concepção e construção do E-Learning Café.

 

Áreas de Interesse

  1. Ciências Tecnológicas > Arquitectura
  2. Humanidades > Artes > Artes visuais > Fotografia
Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2020 © Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Página gerada em: 2020-05-30 às 20:47:42 | Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais