Apresentação Pessoal
Licenciada em Arquitectura (1998), Mestre em Planeamento e Projecto do Ambiente Urbano (2002) e Doutorada em Arquitectura (2013), com uma tese intitulada “As Morfologias da Cidade Contemporânea: Estruturas e Texturas. Uma matriz interpretativa da forma urbana. O sistema urbano do Porto”.
Desde 1996, tem colaborado em vários projetos e contribuiu para a elaboração de vários planos. Desde 2003 lecciona na Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto (FAUP).
Actualmente é Professora Associada na FAUP, onde é coordenadora do perfil de estudos Dinâmicas e Formas Urbanas do Programa de Doutoramento em Arquitectura, e é regente da unidade curricular Projecto 5 - projecto urbano - do Mestrado Integrado em Arquitectura. Colabora também na unidade curricular Estúdio de Projecto Urbano do Mestrado em Planeamento e Projecto Urbano (da FAUP e da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto). A atividade de ensino, particularmente a que se relaciona com os exercícios práticos no âmbito das unidades curriculares referidas, workshops e escolas de verão, tem vindo a ser uma oportunidade para aprofundar as relações com os municípios da Área Metropolitana do Porto e com especialistas de diversas áreas do conhecimento, contribuindo para aproximar universidade / estudantes e profissionais.
Coordena o grupo de investigação Morfologias e Dinâmicas do Território do Centro de Estudos em Arquitetura e Urbanismo da FAUP (MDT-CEAU-FAUP), tendo participado em vários projetos de investigação, e consultoria. Entre eles, destacam-se o contributo para os Planos Regionais do Norte e Centro de Portugal, que conduziram a um projeto de investigação aplicada, solicitado pela Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte de Portugal (CCDR-N), visando a definição de orientações para a coesão territorial da região noroeste de Portugal. Este projeto prestou especial atenção ao contexto pós-crise e às áreas de baixa densidade, abordando questões críticas de planeamento e gestão e formas específicas de ocupação territorial que são, geralmente, menos estudadas. Merece ainda referência a sua participação no projeto de investigação “Mapa da Habitação: Reflexão crítica sobre a arquitectura habitacional apoiada pelo Estado em Portugal (1910-1974)”, financiado pela FCT e sediada no CEAU-FAUP.
Coordena a iniciativa NEB goes South, uma rede de escolas de arquitetura liderada pela FAUP criada para alargar e potenciar o debate internacional sobre o
co-design de soluções sustentáveis e inclusivas, selecionada como NEB Lab pela Comissão Europeia.