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Territórios: Casos de Estudo



A presente edição da formação do Curso de Estudos Avançados em Território é financiada pelos fundos do programa «Next Generation EU» do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), através do «Programa de Formação Multidisciplinar da U.Porto – Impulso Jovens STEAM & Impulso Adultos».

A unidade curricular "Territórios: Casos de Estudo", inserida num modelo de aprendizagem coletiva e imersiva, assenta na partilha crítica de experiências, projetos e políticas concretas de transformação territorial. Propõe uma leitura aprofundada dos territórios como construções complexas e dinâmicas, onde intervenções exemplares – sejam, planos, projetos ou políticas – evidenciam processos de mudança que envolvem múltiplos agentes, escalas e contextos.

A partir da observação direta de casos selecionados e da análise crítica dos seus contextos e processos, serão exploradas as condições que viabilizam intervenções territorialmente significativas e a forma como estas respondem a desafios contemporâneos como as alterações climáticas, a coesão social, a sustentabilidade e a inclusão territorial.

Com base na experiência de uma viagem de estudo, onde se promove o contacto e o debate com os principais intervenientes, a unidade curricular pretende reforçar o diálogo entre teoria e prática e construir um entendimento alargado sobre o papel das políticas públicas, dos instrumentos de planeamento e da ação coletiva na transformação dos territórios. Mais especificamente, Territórios: Casos de Estudo procurará:

  • Analisar exemplos concretos de transformação territorial reconhecidos pela sua relevância, inovação ou exemplaridade, compreendendo os contextos históricos, sociais, ecológicos e institucionais em que se inscrevem;
  • Explorar os processos de produção, negociação e implementação dessas intervenções, destacando os seus agentes, metodologias e instrumentos;
  • Discutir criticamente os impactos gerados, os desafios enfrentados e os mecanismos de gestão e governação envolvidos, incluindo falhas, tensões e aprendizagens;
  • Promover abordagens transdisciplinares e integradas na análise dos casos, valorizando a diversidade de olhares, saberes e práticas;
  • Produzir conhecimento estratégico sobre o território, que possa informar futuras intervenções e reforçar a capacidade de atuação dos estudantes enquanto agentes críticos e propositivos.

Sessões

A unidade curricular "Territórios: Casos de Estudo" será desenvolvida integralmente ao longo de uma viagem de estudo nos dias 28 e 29 de junho de 2025, desenhada como um percurso transversal pelo centro de Portugal continental. Esta viagem constitui o eixo estruturante das sessões, promovendo a observação direta do território e o contacto in loco com intervenientes envolvidos em planos, projetos e políticas públicas consideradas exemplares.

Ao invés de sessões em sala, este módulo privilegia uma metodologia imersiva, com sessões que decorrem nos próprios lugares das intervenções, combinando exposições técnicas, apresentações por convidados/as locais e momentos de discussão crítica entre todos os participantes.

A viagem pretende materializar um corte territorial que permitirá observar a diversidade morfológica, ecológica e funcional do território, evidenciando a interdependência entre as várias partes que o compõem — desde a Serra da Estrela, o ponto mais elevado de Portugal continental, até à várzea da foz do Mondego, onde terra e mar se entrelaçam num sistema produtivo e simbiótico.

Cada paragem funcionará como uma sessão temática focada em casos concretos e exemplares de intervenção no território, abordando diferentes escalas, desafios e processos:

  • Figueira da Foz: leitura do litoral enquanto sistema produtivo e simbiótico entre terra e mar.
  • Baixo Mondego: análise do aproveitamento hidroagrícola e das estratégias de resiliência climática e uso eficiente da água.
  • Metro Mondego: reflexão sobre mobilidade sustentável, planeamento intermunicipal e transformação infraestrutural.
  • Serra da Estrela – Manteigas: observação e análise das especificidades territoriais e ambientais em contexto de montanha, com enfoque nos desafios decorrentes de fenómenos climáticos extremos e nas oportunidades de regeneração e valorização sustentável deste território singular.
  • Raia Seca: exploração de problemáticas ligadas à interioridade, à gestão do território de fronteira e à coesão territorial.

Esta abordagem proporciona um diálogo constante entre teoria e prática, uma compreensão multiescalar do território e uma aprendizagem ativa centrada na análise crítica dos processos e das condições que tornam estas intervenções possíveis. Ao promover a interação direta com técnicos, decisores, académicos e comunidades locais, cada sessão reforça o caráter transdisciplinar e colaborativo da UC.

Territórios: Casos de estudo

‘Territórios: Casos de estudo’ é uma das unidades de formação do ‘Curso de Estudos Avançados em Território’ — CEAT e visa criar um espaço de debate e construção coletiva de conhecimento em torno de temas prementes associados às políticas, práticas e processos de intervenção, tendo em vista dotar os/as formandos/as de instrumentos operativos para a análise e atuação no território, à luz das suas especificidades.

Destinatários

Todos os interessados nas temáticas, destinando-se prioritariamente a profissionais, técnicos, decisores, investigadores ou estudantes associados às áreas de planeamento urbano, gestão urbanística e projeto urbano.

Equipa docente

Filipa de Castro Guerreiro - FAUP

e convidados/as

Calendário

A viagem de estudo decorrerá a 28 e 29 de junho, entre as 08h00 e as 21h00.

Nota: Os custos com a viagem de estudo serão parcialmente apoiados, podendo uma parte relativa ao alojamento e transporte ser assegurada pelos próprios estudantes.


ECTS

6 Créditos ECTS


Vagas

Máx. 7


Candidaturas

Até 28 de maio de 2025

 

CANDIDATURAS ONLINE

 

Propinas 250¤ / 200¤ para entidades parceiras* + Taxa de matrícula de 20 ¤

4 Bolsas PRR disponíveis de 150¤ cada

 

* Os parceiros (deverão enviar cópia da declaração da entidade patronal / comprovativo de inscrição válida na Ordem dos Arquitectos) para poderem usufruir do desconto de propina.

Entidades parceiras no âmbito do «Programa de Formação Multidisciplinar da U.Porto – Impulso Jovens STEAM & Impulso Adultos» da edição 2024.2025: Porto Vivo, SRU – Sociedade de Reabilitação Urbana do Porto, E.M., S.A. / Ordem dos Arquitectos, Secção Regional do Norte / Comunidade Intermunicipal do Tâmega e Sousa.

Outras parcerias poderão vir a ser estabelecidas. As instituições interessadas em estabelecer uma parceria com a FAUP, com condições preferenciais de acesso aos módulos do CEAT, devem contactar director@arq.up.pt, com a indicação "Parceria CEAT 2024" – no campo 'Assunto'.

  

Critérios de elegibilidade para a bolsa:

Edital: Despacho N.º CE.40-A/09/2024

São elegíveis para atribuição de bolsa todos aqueles que, cumulativamente:

  1. Se tenham candidatado à edição do curso/formação a que se refere o presente concurso, cumprindo as condições específicas de ingresso aplicáveis;
  2. Tenham registado formalmente o seu interesse na candidatura à atribuição de bolsa -
    Manifestação de interesse - Candidatura Bolsa PRR (documento aqui);
  3. Tenham completado pelo menos 23 anos à data de candidatura à presente edição do curso;
  4. Tenham Número de Identificação Fiscal;
  5. Tenham residência permanente em território nacional ou disponham de autorização de residência válida.

 ** São admitidos como comprovativos de residência os seguintes documentos: recibos (eletricidade, água, internet, telecomunicações, renda, etc…); certidão da Junta de Freguesia; nota de liquidação do IRS; certidão de Domicílio Fiscal; comprovativo de morada (habitualmente obtido nas lojas do cidadão, Portal das Finanças e Juntas de Freguesia); ou certidão digital para fazer prova da morada


Prazos

Candidaturas (Curso+Bolsa PRR) até 28 de maio de 2025

Análise de candidaturas: 29 de maio 2025

Publicação de resultados provisórios: 30 de maio 2025
Audiência de interessados: 2 a 16 de junho 2025 (10 dias úteis)
Publicação de resultados definitivos: 17 de junho 2025

Matrículas: 18 a 23 de junho 2025

Início do Fórum: 27 de junho 2025

Fim do Fórum: 11 de julho 2025 (data-limite entrega de trabalhos)

Critérios de seleção

Critérios de seleção e seriação para o Fórum

A seriação dos candidatos será feita pela adição da média ponderada do conjunto da formação anterior concluída – tendo em consideração a média obtida (M) e o peso relativo da formação (P) — e da valorização profissional (VP), de acordo com a seguinte fórmula:

 Classificação (AC) = Σ(Pi*Mi)/ΣPi * 50% + VP * 50%

 Em que:

- M é a média final da formação anterior, expressa numa escala de 0-20

- P é o Peso da formação anterior, de acordo corn a seguinte escala de pesos:

  • Licenciatura pós-Bolonha: 3 pontos;
  • Licenciatura pré-Bolonha: 5 pontos;
  • Mestrado Integrado: 5 pontos;
  • Mestrado: 2 pontos;
  • Doutoramento: 4 pontos;

- VP é o valor da Valorização Profissional, expressa numa escala de 0 a 20, que resulta da análise ponderada dos seguintes parâmetros:

  • Experiência profissional
  • Outras formações não conferentes de grau
  • Currículo científico

 

Em caso de necessidade de desempate, será adotado o critério da avaliação na componente de valorização profissional.

 

Critérios de seriação para bolsa: 

Os critérios de seriação para a atribuição para bolsa correspondem aos critérios de seriação para a frequência do curso (AC), a que se adicionam, ponderadamente, as pontuações das seguintes condições de preferência (AC x 60% + SD x 25% + NQ x 15%):

 — Situação de desemprego (SD) | 25%

Desempregado/a à procura de novo emprego | 20 pontos

Desempregado/a à procura do 1.º emprego | 15 pontos

Empregado/a | 10 pontos

— Nível de qualificação mais baixo (NQ) | 15%

Licenciatura: 20 pontos

Mestrado: 15 pontos

Doutoramento: 10 pontos

Mais informações

Serviços Académicos e de Cooperação Internacional

Formação Contínua

E-mail | faup.continua@arq.up.pt


Dados Gerais

Docente Responsável: Teresa Calix
Sigla: T-CE
Tipo de curso/ciclo de estudos: Unidade de Formação Contínua
Início: 2024/2025
Duração: 162 Horas

Planos de Estudos

Diplomas

  • Territórios: Casos de Estudo (6 Créditos ECTS)

Áreas Científicas Predominantes

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