A partir da observação direta de casos selecionados e da análise crítica dos seus contextos e processos, serão exploradas as condições que viabilizam intervenções territorialmente significativas e a forma como estas respondem a desafios contemporâneos como as alterações climáticas, a coesão social, a sustentabilidade e a inclusão territorial.
Com base na experiência de uma viagem de estudo, onde se promove o contacto e o debate com os principais intervenientes, a unidade curricular pretende reforçar o diálogo entre teoria e prática e construir um entendimento alargado sobre o papel das políticas públicas, dos instrumentos de planeamento e da ação coletiva na transformação dos territórios. Mais especificamente, Territórios: Casos de Estudo procurará:
A unidade curricular "Territórios: Casos de Estudo" será desenvolvida integralmente ao longo de uma viagem de estudo nos dias 28 e 29 de junho de 2025, desenhada como um percurso transversal pelo centro de Portugal continental. Esta viagem constitui o eixo estruturante das sessões, promovendo a observação direta do território e o contacto in loco com intervenientes envolvidos em planos, projetos e políticas públicas consideradas exemplares.
Ao invés de sessões em sala, este módulo privilegia uma metodologia imersiva, com sessões que decorrem nos próprios lugares das intervenções, combinando exposições técnicas, apresentações por convidados/as locais e momentos de discussão crítica entre todos os participantes.
A viagem pretende materializar um corte territorial que permitirá observar a diversidade morfológica, ecológica e funcional do território, evidenciando a interdependência entre as várias partes que o compõem — desde a Serra da Estrela, o ponto mais elevado de Portugal continental, até à várzea da foz do Mondego, onde terra e mar se entrelaçam num sistema produtivo e simbiótico.
Cada paragem funcionará como uma sessão temática focada em casos concretos e exemplares de intervenção no território, abordando diferentes escalas, desafios e processos:
Esta abordagem proporciona um diálogo constante entre teoria e prática, uma compreensão multiescalar do território e uma aprendizagem ativa centrada na análise crítica dos processos e das condições que tornam estas intervenções possíveis. Ao promover a interação direta com técnicos, decisores, académicos e comunidades locais, cada sessão reforça o caráter transdisciplinar e colaborativo da UC.
‘Territórios: Casos de estudo’ é uma das unidades de formação do ‘Curso de Estudos Avançados em Território’ — CEAT e visa criar um espaço de debate e construção coletiva de conhecimento em torno de temas prementes associados às políticas, práticas e processos de intervenção, tendo em vista dotar os/as formandos/as de instrumentos operativos para a análise e atuação no território, à luz das suas especificidades.
Todos os interessados nas temáticas, destinando-se prioritariamente a profissionais, técnicos, decisores, investigadores ou estudantes associados às áreas de planeamento urbano, gestão urbanística e projeto urbano.
Filipa de Castro Guerreiro - FAUP
e convidados/as
A viagem de estudo decorrerá a 28 e 29 de junho, entre as 08h00 e as 21h00.
Nota: Os custos com a viagem de estudo serão parcialmente apoiados, podendo uma parte relativa ao alojamento e transporte ser assegurada pelos próprios estudantes.
6 Créditos ECTS
Máx. 7
Até 28 de maio de 2025
CANDIDATURAS ONLINE
Propinas 250¤ / 200¤ para entidades parceiras* + Taxa de matrícula de 20 ¤
4 Bolsas PRR disponíveis de 150¤ cada
* Os parceiros (deverão enviar cópia da declaração da entidade patronal / comprovativo de inscrição válida na Ordem dos Arquitectos) para poderem usufruir do desconto de propina.
Entidades parceiras no âmbito do «Programa de Formação Multidisciplinar da U.Porto – Impulso Jovens STEAM & Impulso Adultos» da edição 2024.2025: Porto Vivo, SRU – Sociedade de Reabilitação Urbana do Porto, E.M., S.A. / Ordem dos Arquitectos, Secção Regional do Norte / Comunidade Intermunicipal do Tâmega e Sousa.
Outras parcerias poderão vir a ser estabelecidas. As instituições interessadas em estabelecer uma parceria com a FAUP, com condições preferenciais de acesso aos módulos do CEAT, devem contactar director@arq.up.pt, com a indicação "Parceria CEAT 2024" – no campo 'Assunto'.
Critérios de elegibilidade para a bolsa:
Edital: Despacho N.º CE.40-A/09/2024
São elegíveis para atribuição de bolsa todos aqueles que, cumulativamente:
** São admitidos como comprovativos de residência os seguintes documentos: recibos (eletricidade, água, internet, telecomunicações, renda, etc…); certidão da Junta de Freguesia; nota de liquidação do IRS; certidão de Domicílio Fiscal; comprovativo de morada (habitualmente obtido nas lojas do cidadão, Portal das Finanças e Juntas de Freguesia); ou certidão digital para fazer prova da morada
Candidaturas (Curso+Bolsa PRR) até 28 de maio de 2025
Análise de candidaturas: 29 de maio 2025
Publicação de resultados provisórios: 30 de maio 2025
Audiência de interessados: 2 a 16 de junho 2025 (10 dias úteis)
Publicação de resultados definitivos: 17 de junho 2025
Matrículas: 18 a 23 de junho 2025
Início do Fórum: 27 de junho 2025
Fim do Fórum: 11 de julho 2025 (data-limite entrega de trabalhos)
Critérios de seleção e seriação para o Fórum
A seriação dos candidatos será feita pela adição da média ponderada do conjunto da formação anterior concluída – tendo em consideração a média obtida (M) e o peso relativo da formação (P) — e da valorização profissional (VP), de acordo com a seguinte fórmula:
Classificação (AC) = Σ(Pi*Mi)/ΣPi * 50% + VP * 50%
Em que:
- M é a média final da formação anterior, expressa numa escala de 0-20
- P é o Peso da formação anterior, de acordo corn a seguinte escala de pesos:
- VP é o valor da Valorização Profissional, expressa numa escala de 0 a 20, que resulta da análise ponderada dos seguintes parâmetros:
Em caso de necessidade de desempate, será adotado o critério da avaliação na componente de valorização profissional.
Critérios de seriação para bolsa:
Os critérios de seriação para a atribuição para bolsa correspondem aos critérios de seriação para a frequência do curso (AC), a que se adicionam, ponderadamente, as pontuações das seguintes condições de preferência (AC x 60% + SD x 25% + NQ x 15%):
— Situação de desemprego (SD) | 25%
Desempregado/a à procura de novo emprego | 20 pontos
Desempregado/a à procura do 1.º emprego | 15 pontos
Empregado/a | 10 pontos
— Nível de qualificação mais baixo (NQ) | 15%
Licenciatura: 20 pontos
Mestrado: 15 pontos
Doutoramento: 10 pontos
Serviços Académicos e de Cooperação Internacional
Formação Contínua
E-mail | faup.continua@arq.up.pt
Docente Responsável: | Teresa Calix |
Sigla: | T-CE |
Tipo de curso/ciclo de estudos: | Unidade de Formação Contínua |
Início: | 2024/2025 |
Duração: | 162 Horas |