Saltar para:
Logótipo
Comuta visibilidade da coluna esquerda
Você está em: Início > Cursos/CE > MIMV > Informação para Candidatos

Cursos

Mestrado Integrado em Medicina Veterinária

Dados Gerais

Código Oficial: 9847
Sigla: MIMV

Diplomas

  • Mestrado em Medicina Veterinária (330 Créditos ECTS)
  • Licenciatura em Estudos Básicos em Ciências da Saúde Animal (180 Créditos ECTS)

Unidades Curriculares

Biofísica

MV111 - ECTS

Compreender e utilizar conceitos básicos da física clássica e moderna relevantes para a biologia. Conhecer exemplos da biologia ilustrativos da aplicação desses conceitos. Reconhecer a clareza e simplicidade da descrição biofísica de vários processos e mecanismos centrais da química-física, bioquímica, biologia molecular e fisiologia. Adquirir instrumentos e desenvolver capacidades para a resolução de problemas simples e frequentemente multidisciplinares. Para atingir estes objectivos, as disciplinas de Biofísica, Química Biológica e Métodos Quantitativos desenvolvem esforços conjuntos para uma integração racional dos seus conteúdos.

Biologia Celular

MV112 - ECTS

OBJETIVOS:


Pretende-se que os alunos adquiram conceitos básicos da estrutura e funcionamento da célula animal.

Citogenética Animal

MV113 - ECTS

- Fornecer aos alunos os conhecimentos em citogenética básica, com especial referência à organização dos cromossomas sob os pontos de vista morfológico, estrutural e funcional. - Fornecer aos alunos conhecimentos em citogenética patológica, com especial referência aos tipos de mutações que podem alterar a organização do cromossoma e respectivas consequências. - Pretende-se que os alunos, no final do ano lectivo, tenham adquirido conhecimentos de citogenética suficientes para aplicar à patologia veterinária, com especial incidência nos problemas de infertilidade e nas situações de patologia tumoral.

Etologia Animal

MV114 - ECTS

A disciplina Etologia integra o plano de estudos da licenciatura em Medicina Veterinária do Instituto de Ciências Biomédicas de Abel Salazar da Universidade do Porto. É uma disciplina semestral do 1º ano desta licenciatura, com uma carga horária de quatro horas semanais, distribuídas por duas aulas teóricas de uma hora e uma aula teórico-prática de duas horas. É uma disciplina de formação geral em que se pretende uma sensibilização para a importância do estudo do comportamento animal nas suas vertentes teórica e de aplicação e onde são abordados temas que servirão de base a disciplinas lecionadas posteriormente. Pretende-se suscitar a aprendizagem de conceitos fundamentais para compreensão do estudo do comportamento animal com o objetivo de: (1) analisar numa perspetiva histórica o início do estudo sistematizado do comportamento animal; (2) apresentar os grandes sistemas comportamentais, comuns às várias espécies, necessários à sobrevivência e que implicam cooperação interindividual; (3) analisar as bases biológicas do comportamento numa perspetiva ontogenética que inclui a aquisição de informação em termos individuais e o estudo das estruturas que permitem a ocorrência dos comportamentos; (4) compreender as aplicações dos conhecimentos desta ciência a situações práticas; (5) implementar o domínio de regras éticas na utilização de animais. Por outro lado, desenvolver-se-ão discussões, na maior parte dos casos realizadas pelos próprios alunos, que visam: (1) sedimentar os conhecimentos adquiridos na vertente teórica da disciplina; (2) promover as capacidades de reflexão.

Exognósia e Maneio Animal

MV115 - ECTS A•Iniciar o estudo da morfologia animal e o contacto dos estudantes com os animais das várias espécies.
B•Conhecer as características morfológicas e as aptidões das raças portuguesas e exóticas mais relevantes das principais espécies domésticas: bovinos, equinos, ovinos, caprinos, suínos, leporídeos, aves de capoeira, caninos e felinos.
C•Conhecer algumas práticas de maneio animal.

Métodos Quantitativos

MV116 - ECTS

O objectivo desta disciplina é familiarizar os alunos com conceitos e técnicas matemáticas/estatísticas necessários para uma correcta formulação e interpretação de modelos biológicos.

Química Biológica I

MV117 - ECTS

1. Racionalizar os sistemas vivos com base nos princípios gerais da Química. Apresentar a Química Biológica como um subconjunto da Química.

2. Correlacionar conhecimentos da Química Orgânica e da Química Inorgânica com a Química Biológica.

3. Adquirir conhecimentos específicos sobre as moléculas biológicas e a organização da química celular.

Agricultura Geral e Ecologia

MV121 - ECTS

Aprendizagem de conceitos básicos de Agricultura Geral e de Ecologia, tendo em conta o perfil dos futuros licenciados em Medicina Veterinária.

Anatomia Sistemática I

MV122 - ECTS

A unidade curricular de Anatomia Sistemática I é a primeira de três disciplinas (distribuídas sequencialmente ao longo do tempo) ministradas aos estudantes do MIMV pelo Departamento de Anatomia Normal do ICBAS/UP e que no seu todo compreendem o “Curso Anatómico”.








O objetivo principal do “Curso Anatómico” é o ensino da morfologia normal dos animais domésticos, sendo que nas unidades curriculares de Anatomia Sistemática se privilegia estudo por sistemas, bem como, a aquisição de uma linguagem/terminologia própria, e na Anatomia Clínica se privilegia uma abordagem topográfica na qual se salientam os aspectos anatómicos que formam a base de procedimentos médicos e cirúrgicos mais frequentes.








Na Anatomia Sistemática I abordam-se os seguintes grande temas da Anatomia dos animais domésticos numa perspectiva sistemática: a) aparelho locomotor, ou seja, o ensino dos ossos, das articulações e músculos, (osteologia, artrologia e miologia); b) Sistema Nervoso Central; c) Parte Sistema Nervoso Periférico (nervos raquidianos). Utiliza-se o cão como modelo de ensino, fazendo-se a comparação com outros animais domésticos nos quais se incluem os equinos, os bovinos, os ovinos, os caprinos, os suínos, os felinos (gato) e os lagomorfos (coelho).

Fisiologia Geral

MV123 - ECTS

Estudo da função normal de sistemas biológicos dos mamíferos com ênfase nos respectivos mecanismos homeostáticos.

Genética Molecular

MV124 - ECTS

Adquirir conhecimentos sobre: - a estrutura e replicação do material genético e a sua organização - a organização dos genes nos procariotas e eucariotas - a informação contida no genoma e como e transcrita - quais a moléculas de RNA que existem - os mecanismos de processamento dos RNAs - técnicas de DNA recombinante - alteração que podem ocorrer no DNA - mecanismos de recombinação - regulação da expressão genica nos procariotas - regulação da expressão genica no eucariotas - vírus e ongenes

Histologia e Embriologia Animal I

MV125 - ECTS

Conferir conhecimentos teóricos e práticos sobre a estrutura de células, dos tecidos e dos órgãos, a nível da microscopia, sobretudo óptica mas também electrónica, e sobre a respetiva histofisiologia. Deste modo, são lançadas as bases para uma melhor compreensão de áreas como Anatomia e Fisiologia Veterinária, Bioquímica, Imunologia, Patologia Veterinária e outras. No final, espera-se que os estudantes sejam capazes de identificar diferenciadamente os vários tecidos e alguns órgãos (esta componente será ampliada na Histologia e Embriologia Animal II), descrevendo de uma forma sistemática a histofisiologia subjacente.

 

Microbiologia Geral

MV126 - ECTS

Os objectivos são, numa perspectiva microbiológica:

1- Formar uma matriz de análise de conhecimentos
2- Transmitir conhecimentos
3- Capacitar o aluno para resolver problemas teórico-práticos.
4- Tornar o aluno familiar com o laboratório e o trabalho laboratorial.

Química Biológica II

MV127 - ECTS

1. Racionalizar os sistemas vivos com base nos princípios gerais da Química. Apresentar a Química Biológica como um subconjunto da Química.

2. Correlacionar conhecimentos da Química Orgânica e da Química Inorgânica com a Química Biológica.

3. Adquirir conhecimentos específicos sobre as moléculas biológicas e a organização da química celular.

Anatomia Sistemática II

MV211 - ECTS

É objetivo da UC de Anatomia Sistemática II o ensino e a aprendizagem, sob uma perpectiva sistemática, dos seguintes capítulos da anatomia: esplancnologia, angiologia, parte do sistema nervoso (nervos raquidianos, sistema nervoso autónomo e glândulas endócrinas) e dos órgãos dos sentidos. Embora o cão seja utilizado como modelo de ensino, outros animais domésticos são também estudados (gato, equinos, bovinos, ovinos, caprinos e suinos).

Bioquímica

MV212 - ECTS

O metabolismo é um conjunto integrado de reacções químicas que ocorrem nas células com o objectivo de extrair energia do ambiente e usa-la para sintetizar as moléculas necessárias para produzir proteínas, lípidos e carbohidratos essenciais. A Unidade Curricular Bioquímica tem como objectivos o estudo dos mecanismos de regulação dessas vias metabólicas, assim como das vias de transdução de sinal utilizadas pelas células para receber, processar, amplificar e integrar diversos sinais extracelulares.

Fisiologia Veterinária

MV213 - ECTS

Estudo dos mecanismos fisiológicos adaptados pelos diferentes grupos animais com relevo na medicina veterinária. Os alunos devem adquirir competências nas áreas dos sitema nervoso, digestivo e reproductivo e integrá-las com os conhecimentos morfológicos de modo utilizar uma abordagem o mais abrangente possivel dos problemas que irão encontrar mais tarde nas unidades curriculares pré-clinicas e clinicas.

Genética e Melhoramento Animal

MV214 - ECTS

Dotar os alunos com o conhecimento dos principios fundamentais do Melhoramento animal como ferramenta de intervenção na Produção e Bem-estar Animal.

Histologia e Embriologia Animal II

MV215 - ECTS

Na continuidade da unidade de Histologia e Embriologia Animal I, ensinar a identificar a microanatomia dos órgãos e a compreender a sua histofisiologia, tendo por base o estudo de espécies de interesse veterinário. Compreender a utilidade da citologia como ferramenta diagnóstica, exemplificando as características de preparações citológicas de diferentes órgãos. Ensino da Embriologia descritiva de espécies de interesse veterinário.

 

Microbiologia Veterinária

MV216 - ECTS

As doenças infecciosas estão entre as doenças mais importantes de animais domésticos pelo que ao veterinário compete ser capaz de as reconhecer e controlar. Para isso é necessário compreender a microbiologia bem como a patogénese e a epidemiologia das doenças. Assim, a Microbiologia Médica Veterinária é a disciplina que incidirá, para além dos aspectos morfológicos, no conhecimento dos mecanismos de patogénse e dos métodos de diagnóstico laboratorial utilizados para a identificação dos microrganismos envolvidos, dando maior relevância aos à saúde animal e zoonoses. No fim do curso é esperado que os alunos saibam e compreendam: 1. As características principais de bactérias, fungos, vírus e priões. 2. Os conceitos de patogénese dos diferentes microrganismos. 3. Os princípios fundamentais das metodologias mais utilizadas no diagnóstico laboratorial e dos procedimentos para o envio de amostras para o laboratório. 4. Os princípios dos métodos utilizados para isolamento e identificação de bactérias, vírus e fungos.

Anatomia Clínica

MV221 - ECTS

A unidade curricular de Anatomia Clínica tem como finalidade o conhecimento e a compreensão da anatomia topográfica dos carnívoros, equinos e bovinos, estimulando a capacidade de saber usar o conhecimento anatómico na resolução de problemas clínicos e facultando os alicerces que assistem a procedimentos médicos, diagnósticos e cirúrgicos. A aquisição de conhecimentos sobre a morfologia das aves e coelhos é também finalidade da unidade curricular.

Deontologia Veterinária

MV222 - ECTS

1. Informar e sensibilizar os alunos para os direitos e deveres dos licenciados em Medicina Veterinária segundo as regras de natureza ética e deontológica expressas no Código Deontológico vigente e literatura de referência na área da bioética animal; 2. Dar a conhecer um conjunto de normas e directrizes que visam assegurar o bem-estar animal e respectiva responsabilização ético-profissional do Médico Veterinário.

Economia e Gestão de Empresas

MV223 - ECTS

Como resultado da aprendizagem o aluno deverá:

Disponibilizar conhecimentos básicos que proporcionem uma melhor compreensão das questões económicas em geral e, em particular, da produção agrícola e animal. Dersenvolver a capacidade de pensar economicamente utilizando para isso os principios nucleares da economia.

Compreender as problemáticas que se colocam ao gestor no âmbito de uma visão global da empresa e colocar à sua disposição um conjunto de instrumentos e de técnicas de análise cujo objectivo é auxiliar a tomada de decisão;

Caracterizar a Política Agrícola Comum, identificar os seus objectivos, conhecer a sua evolução e os vários mecanismos de intervenção.

Imunologia

MV224 - ECTS

1. Aquisição de conhecimentos e competências em imunologia, enfatizando as diversas particularidades de diferentes espécies de animais domésticos. 2. Aquisição de competências para a compreensão de informação básica e avançada na área disciplinar da imunologia. 3. Desenvolvimento de mecanismos de raciocínio úteis para a interpretação de dados e resolução de problemas de cariz imunológico. 4. Aquisição de hábitos e métodos de auto-aprendizagem, incluindo a boa utilização de bases de dados bibliográficos. 5. Aperfeiçoamento da capacidade de transmissão oral e escrita de informação e conhecimento. 6. Aquisição de conhecimentos e competências para a boa utilização de técnicas laboratoriais imunológicas de diagnóstico. 7. Aperfeiçoamento da capacidade de realização de trabalhos laboratoriais.

Nutrição Animal

MV225 - ECTS

Dotar os estudantes com o conhecimento dos princípios fundamentais da Nutrição Animal.

Parasitologia

MV226 - ECTS

O objectivo central da Unidade de Parasitologia (Veterinária) é o de proporcionar aos alunos um conhecimento geral sobre os principais parasitas e parasitoses que afectam os animais domésticos em Portugal. É ainda objectivo da Unidade fomentar que os alunos desenvolvam uma atitude crítica e hábitos de auto-aprendizagem.

 

Patologia Geral

MV227 - ECTS

A Patologia Geral estuda os princípios básicos da patofisiologia necessários para a compreensão dos processos de doença dos animais. A disciplina está focada nos mecanismos subjacentes ao processo doença, tal como se manifesta com as alterações morfológicas (macroscópicas, celulares e ultraestruturais), fisiológicas e bioquímicas. O objectivo principal envolve o “Estudo científico da doença” e “tem a ver com o conhecimento das causas da doença, como esta começa, progride e com a possível explicação de razões subjacentes aos sinais e sintomas do doente”. Estudar as alterações estruturais e funcionais da doença e para atingir este objectivo é necessário ter um conhecimento básico da Anatomia normal (estrutura) e Fisiologia (função), assim como a histologia para possivelmente trazer luz a situações confusas que podem ocorrer devido ao diminuto conhecimento na Clínica a adquirir em anos seguintes. Com a introdução a casos clínicos pretende-se desenvolver o perfil de observação, interpretação e integração necessários à análise da doença animal. Sempre que esta seja acompanhada de história clínica, lesões anatómicas e alguns testes laboratoriais do animal, para determinar o diagnóstico mais provável e explicar a patogenia da doença. Em 30 aulas teóricas é impossível cobrir toda a matéria da disciplina dum modo pormenorizado. Os estudantes tem que ler e apreender tanto quanto possível através do acesso a livros de texto para aumentarem os seus conhecimentos. Recomenda-se que leiam a bibliografia aconselhada. Podem atingir estes objectivos se lerem por dia cerca de 10 páginas, desde o começo das aulas até ao exame final. Podem ainda suplementar esta leitura e aprendizagem com literatura relevante encontrada online. As aulas tutoriais são um extra à vossa leitura. O objectivo principal destas é: tornar disponível a informação mais recente e não encontrada nos livros de texto; ajudar a separar o importante do menos importante, e aumentar os conhecimentos do curso apresentando assuntos que trazem algo nem sempre acessível. A leitura de outros livros de texto aumentam o conhecimento e o entendimento dos processos a estudar. A presença nas aulas teóricas é aconselhada, sendo considerada um factor de avaliação contínua.

Anatomia Patológica I

MV311 - ECTS

Compreender a etiopatogenia, reconhecer o quadro lesional e as alterações histológicas inerentes aos processos patológicos que envolvem o aparelho digestivo e glândulas anexas (fígado, pâncreas e glândulas salivares), o peritoneu, a pele e o sistema cardio-vascular nas espécies animais de interesse pecuário e nos animais de companhia, incluindo algumas espécies exóticas. Técnica de necrópsia com descrição, selecção, recolha e envio de material para o laboratório de histopatologia.

Farmacologia e Terapêutica I

MV312 - ECTS

Dotar os alunos de conhecimentos em Farmacologia Básica, com especial referência aos mecanismos de ação (da molécula ao sistema), à farmacocinética, ao relacionamento do mecanismo de ação com a resposta clínica, aos efeitos laterais, problemas clínicos e toxicidade dos diferentes fármacos, e sua aplicabilidade na Terapêutica Veterinária.

Imagiologia

MV313 - ECTS

1. Dar a conhecer aos estudantes e otimizar os seus conhecimentos sobre as técnicas de diagnóstico por imagem mais utilizadas no contexto clínico nacional e internacional da medicina e cirurgia de animais de companhia, equinos e animais exóticos (radiologia, ecografia, tomografia computorizada, ressonância magnética e cintigrafia). 2. Dotar os alunos de competências que lhes permitam realizar e interpretar radiografias e ecografias e identificar imagens obtidas por tomografia computorizada, ressonância magnética e cintigrafia.

 

Produção Animal I

MV314 - ECTS

Habilitar os estudantes a compreender os sistemas de produção em que as espécies animais com maior expressão comercial são exploradas e nos quais os estudantes num futuro próximo, enquanto Médicos Veterinários, virão a intervir.

Semiologia Cirúrgica

MV315 - ECTS

Técnicas e métodos de diagnóstico e de exploração clinica que exigem a aplicação de meios cirúrgicos. Transmite conhecimentos sobre técnicas e métodos de diagnóstico semiológico aplicados á cirurgia e ainda cuidados pré, intra e pós-operatórios.

Semiologia Médica de Animais de Companhia

MV316 - ECTS

A Unidade Curricular de Semiologia Médica de Animais de Companhia tem como objectivo a aquisição de capacidades para realizar a história e exploração clínica dos animais de companhia e reconhecer sinais de enfermidade.

Anatomia Patológica II

MV321 - ECTS

Compreender a etiopatogenia, reconhecer o quadro lesional e as alterações histológicas inerentes aos processos patológicos que envolvem os aparelhos respiratório, urinário, nervoso, muscular-esquelético, reprodutor e os órgãos linfóides nas espécies animais de interesse pecuário e nos animais de companhia, incluindo algumas espécies exóticas. Importância das doenças oncológicas e os seus aspectos mais relevantes para a Clínica Veterinária. Prática na realização de necrópsias com selecção e envio de material para os laboratórios de diagnóstico. Importância e interpretação dos relatórios de histopatologia.

Anestesiologia

MV322 - ECTS

Dotar aos estudantes de conhecimentos fundamentais de anestesiologia e analgesia, de forma a capacitá-los para a prática dos protocolos anestésicos e analgésicos mais comuns e prarticados em diversas espécies animais.
Capacitar os estudantes a distinguir e a solucionar as possíveis complicações sistémicas que possam ocorrer durante um protocolo anestésico.
Transmitir aos estudantes procedimentos e meios para identificar e eliminar a dor na prática da medicina veterinária.
Proporcionar aos estudantes conhecimentos cientificos que lhes facilitem a atualização prática permanente, e assim poderem acompanhar as inovações científicas e tecnológica que ocorram nesta área.

Farmacologia e Terapêutica II

MV323 - ECTS

Dotar os alunos de conhecimentos em Farmacologia Especial, com relevância para o tratamento de entidades patológicas específicas de cada órgão ou sistema, e dos fármacos importantes no combate das infeções e infestações por agentes microbianos (bactérias, fungos, vírus, protozoários, etc.). Na abordagem de cada grupo de fármacos faz-se especial referência ao mecanismo de ação (da molécula ao sistema), à farmacocinética, ao relacionamento do mecanismo de ação com a resposta clínica, aos efeitos laterais, problemas clínicos e toxicidade, bem como à sua relevância clínica na prática médico-veterinária.

Patologia e Clínica das Doenças Infecciosas I

MV324 - ECTS

 1- Tr 1- Transmitir e desenvolver conhecimento sobre doenças infecciosas específicas em avicultura, suinicultura e animais de companhia (cão, gato): agente(s) etiológico(s), epidemiologia, patogenia, manifestações clínicas, diagnósticos diferenciais, aplicação e interpretação correcta de testes diagnósticos, tratamento e profilaxia (incl. desenvolvimento de esquemas/práticas de imunização apropriadas). 

 

2- Sensibilizar para as diferenças de abordagem de doenças infecciosas em situações de animais individuais (e.g. cão, gato) versus grupos de animais (animais de produção), tendo em conta factores como valor afectivo, relação custo-benefício, particularidades específicas de animais destinados ao consumo (saúde pública), entre outros. Sensibilizar os alunos para a importância extrema de abordar cada caso/situação de forma individual.

 

3-Contribuir para a formação do raciocínio clínico assim como para as habilidades de comunicação a diferentes níveis (técnico-científico, proprietários de animais de companhia ou productores).

 

4-  Informar sobre o enquadramento legal de algumas doenças infecciosas, como por exemplo as de declaração obrigatória: Autoridades Veterinárias a nível Nacional (DGAV), Europeu e Mundial; exemplificação de Programas Nacionais de Controlo e Erradicação de Doenças. 

 

5- Permitir a aquisição de conhecimentos e a interacção com profissionais de áreas específicas, nomeadamente médico veterinário de espécies exóticas, de animais de vida livre e médico veterinário Municipal (palestras por especialistas convidados).

 

Produção Animal II

MV325 - ECTS

Habilitar os alunos a compreender os sistemas de produção em que as espécies animais com maior expressão comercial são exploradas e nos quais os alunos num futuro próximo, enquanto Médicos Veterinários, virão a intervir.

Semiologia Médica de Espécies Pecuárias e Equinos

MV326 - ECTS

Práticas de maneio de espécies pecuárias e equinos. Conhecimento dos sinais clínicos de doença em animais de interesse pecuário e equinos. Nónima. Clínica analítica. Características, fisiopatologia, história a exploração física. Conhecimento e prática dos protocolos de investigação dos principais sistemas a órgãos.

Cirurgia de Espécies Pecuárias e Equinos

MV411 - ECTS

O aluno deve conhecer e saber realizar as técnicas cirúrgicas que correntemente se realizam nos bovinos, equinos e suínos. O aluno deve saber adequar os protocolos anestésicos, acessos cirúrgicos e protocolos terapêuticos pré e pós cirúrgicos a diferentes realidades clinico-cirurgicas

Epidemiologia

MV412 - ECTS

Pretende-se que os alunos fiquem a conhecer: • O âmbito e natureza da epidemiologia enquanto disciplina científica e técnica. • Os fundamentos, princípios e a forma de operar na caracterização e no estudo das doenças animais bem como as aplicações correntes em Medicina Veterinária. • Estabeleçam relações da epidemiologia e a saúde animal, bem-estar animal e saúde pública veterinária. Pretende-se que os alunos fiquem a saber: • Metodologias fundamentais de medição de doença, amostragem e realização de estudos e gestão da saúde animal. • Organização, gestão e controlo de doenças em animais.

Patologia Clínica de Espécies Pecuárias e Equinos I

MV413 - ECTS

Conhecimento dos mecanismos fisiopatológicos, sinais clínicos, métodos de diagnóstico e princípios terapêuticos das doenças de equinos.

Patologia e Clínica das Doenças Infecciosas II

MV414 - ECTS

 

O estudo das doenças de etiologia infecciosa que afecta os animais adopta uma estratégia multidisciplinar incorporando conceitos de microbiologia, patogénese, imunologia, epidemiologia, como também aspectos clínicos e patológicos, para a sua compreensão.
Nesta Unidade Curricular faz-se o estudo das doenças infecciosas com maior importância económica e social que afectam os animais domésticos em Portugal e na União Europeia: aspectos de epidemiologia, clínicos, patologia, diagnóstico, prevenção, e de saúde pública; e visa preparação dos alunos para as disciplinas de prática clínica.

 

A perspectiva Global de Saúde Animal e do controlo das doenças pela implementação de métodos definidos a nível Nacional e Internacional, orienta o estudo para a compreensão dos princípios das Doenças Infecciosas Emergentes e Zoonoses, assim como os Conceitos de Uma Só Saúde com vista a uma preparação profissional que prevê o trabalho conjunto de especialistas em veterinária e outras áreas médicas e de biologia.

 

Tecnologia Alimentar I

MV415 - ECTS

Os alunos deverão saber descrever, de uma forma crítica, as características a exigir às matérias-primas, os processos e os equipamentos principais da indústria alimentar, incluindo as fases de colheita, captura ou apanha, conservação, transporte, processamento, embalagem e apresentação e comercialização de produtos alimentares, e ainda as formas gerais de proceder à manutenção e higienização dos diversos materiais e equipamentos e à avaliação da qualidade em todas as fases do processo produtivo. É dada ênfase aos produtos com origem nos animais terrestres, por ser esta a área mais tradicionalmente ligada à Medicina Veterinária, mas são incluídas referências a todos os outros alimentos, principalmente ao pescado, em resposta ao que tem sido o interesse profissional manifestado pelos Médicos Veterinários já a trabalhar em Portugal.

Toxicologia Veterinária

MV416 - ECTS

CONHECIMENTOS: 1) Adquirir conhecimentos fundamentais de toxicologia e ecotoxicologia e a capacidade de os aplicar a diversas situações e contextos; 2) Adquirir conhecimentos e experiência em abordagens, metodologias e técnicas de rotina e novas metodologias.

COMPETÊNCIAS: 1) Estimular e desenvolver a aptidão dos estudantes para a investigação e para a procura de informação científica; 2) Desenvolver a capacidade de integrar o conhecimento adquirido no âmbito de unidades curriculares anteriores na abordagem de questões do foro toxicológico e ecotoxicológico.

 ATITUDES: 1) Estimular e desenvolver a capacidade crítica; 2) Estimular e desenvolver a capacidade de trabalho em equipa, de forma integrada e numa perspectiva multidisciplinar; 3) Desenvolver a capacidade de comunicação de forma escrita e oral em diversas situações e contextos; 4) Promover a aquisição e adopção de atitudes responsáveis e eticamente correctas.

Cirurgia de Animais de Companhia

MV421 - ECTS

1. Conhecimentos de Patologia Cirúrgica em Animais de Companhia: Nómina, técnicas cirúrgicas, etiologia, fisiopatologia, diagnósticos, tratamentos cirúrgicos.

 2. Prática de protocolos cirúrgicos de rotina em clínica veterinária de animais de companhia.

Patologia Clínica de Animais de Companhia

MV422 - ECTS

O ensino da disciplina é maioritariamente teórico e teorico-prático no sentido de futuramente permitir aos estudantes poderem acompanhar, desde o início das unidades curriculares do 5º ano, todos os casos clínicos que apareçam no serviço da clínica veterinária do ICBAS, independentemente da especialidade, com uma sólida base de conhecimentos. Neste princípio, os objectivos da disciplina prendem-se, sobretudo, com o conhecimento das patologias mais relevantes dos animais de companhia, leccionadas por sistemas ou órgãos, que compreendem a sua etiologia, fisiopatologia, manifestações clínicas, métodos auxiliares de diagnóstico, maneio terapêutico e factores de prognóstico. Em parte da leccionação teórico-prática a informação consistirá na aprendizagem da aplicação dos vários métodos de diagnóstico complementares utilizados nos aos vários sistemas de órgãos, suas vantagens, riscos,  análise e interpretação.

Patologia Clínica de Espécies Pecuárias e Equinos II

MV423 - ECTS

Objectivos:

- Conhecimento da etiologia, mecanismos fisiopatológicos, sinais clínicos, métodos de diagnóstico, princípios terapêuticos e profilaxia das principais doenças das espécies pecuárias.

- Consciencialização dos alunos para o impacto económico das doenças nas explorações pecuárias e de como uma profilaxia adequada pode minimizar esse impacto

Patologia e Clínica das Doenças Parasitárias

MV424 - ECTS

No final do período lectivo o aluno deve ter capacidades para fazer o diagnóstico, a profilaxia e a terapêutica das parasitoses que afectam os animais de produção e de companhia com relevo para as zoonoses. Terão um conhecimento dos diferentes factores que podem induzir o aparecimento das parasitoses e as dificuldades que encontramos para as controlar. Assim  temos duas grandes áreas. Produção Animal (Coelhos, Aves, Suínos, Bovinos, Ovinos e Equinos) e Animais de Companhia (Caninos, Felinos, Exóticos). Para cada espécie serão indicadas as principais doenças parasitárias considerando etiologia, ciclo biológico, patogenia, lesões, sinais clínicos, lesões post-mortem, diagnóstico, tratamento, controlo e profilaxia, com a integração destes factores e a diversidade de cada sistema de produção ou condições que rodeiam os animais, bem estar animal, alternativas farmacológicas e factores económicos.

Saúde Pública

MV425 - ECTS

Dotar os alunos com os conceitos e fundamentos da Saúde Pública Veterinária (SPV) tal como esta é entendida, actualmente, em Portugal, na União Europeia e pelas organizações internacionais. Neste contexto incluem-se conhecimentos de enquadramento político, económico e social necessários para entender o contexto da SPV. Proporcionar-lhes as chaves interpretativas que lhes permitam compreender e dar resposta às expectativas da sociedade face ao desempenho dos médicos veterinários no âmbito do exercício da sua actividade profissional. Abordar os aspectos científicos, técnicos e legais bem como metodologias adoptadas para garantir a segurança alimentar, a saúde animal, o bem-estar dos animais e contribuir assim para os elevados níveis de Saúde Pública que os cidadãos europeus legitimamente esperam dos sistemas de produção de alimentos e da cadeia alimentar como um todo. Exercitar os alunos no uso das leis e métodos adequados para atingir esta finalidade.

Tecnologia Alimentar II

MV426 - ECTS

A transmissão do conhecimento e a preparação técnica dos estudantes sobre os principais processos tecnológicos relativos a produtos de origem animal, nomeadamente carne, pescado, ovos e leite, bem como dos processos de tratamento de subprodutos e águas residuais resultantes destas actividades. Todas as matérias são apresentadas segundo uma perspectiva subordinada à segurança alimentar e ambiental.

Inspecção Sanitária I

MV511 - ECTS

 1.Sensibilizar os estudantes para a importância da Inspecção Sanitária como competência do Médico Veterinário Oficial e para o seu contributo na protecção da Saúde Pública e do Bem Estar Animal. 2.Fornecer os fundamentos científicos, técnicos e legais da Inspecção Sanitária de Alimentos, particularmente os de origem animal. 3.Motivar para o exercício de funções na área da Higiene Pública Veterinária, na interface Saúde Animal-Saúde Humana. 4.Estimular a aptidão para a pesquisa de informação numa perspectiva multidisciplinar e de permanente actualização, por forma a integrar conhecimentos adquiridos no âmbito de outras unidades curriculares. 

Medicina e Cirurgia de Animais de Companhia I

MV512 - ECTS

O objectivo da unidade curricular (UC) é apurar as capacidades de execução de procedimentos clínicos aprendidos em disciplinas de carácter semiótico, assim como desenvolver o raciocínio clínico e sua aplicação em situações reais, aplicando os conhecimentos aprendidos nas UC dos anos anteriores. O facto de os estudantes trabalharem com casos reais apresentados à UPVet-Clínica Veterinária da Universidade do Porto, sob supervisão e responsabilidade do Corpo Docente e do Corpo Clínico, permite o desenvolvimento de capacidades de comunicação e princípios éticos de exercício profissional, tão importantes como as capacidades técnicas. A actividade exercida junto dos animais hospitalizados, de novo supervisionada, permite o desenvolvimento de uma consciência de responsabilidade individual e trabalho em equipa, que constitui a base da actividade clínica medico-veterinária.

Medicina e Cirurgia de Espécies Pecuárias e Equinos I

MV513 - ECTS

O objetivo da disciplina é o de melhorar a capacidade do aluno para aplicar os procedimentos clínicos, bem como desenvolver o raciocínio clínico e sua aplicação em situações reais. O trabalho com casos reais na clínicas ambulatorio permite o desenvolvimento das competencias clinicas e de relacionamento com os clientes.

Teriogenologia I

MV514 - ECTS

Adquirir conhecimentos de Teriogenologia de bovinos, cães, gatos e saber interrelacioná-los. Saber:

Obj.1. Fêmea

  1.        Características do ciclo éstrico
  2.        Executar o exame clínico-genital e utilizar técnicas de diagnóstico complementar
  3.         Fazer maneio reprodutivo e realizar as técnicas associadas
  4.        Realizar diagnóstico de gestação
  5.         Diagnosticar e tratar: anomalias do ciclo éstrico, da gestação; patologias ovaricas, uterinas, mamárias e principais patologias do periparto; principais causas de infertilidade não infecciosa e infecciosa
  6.          Calcular e interpretar índices reprodutivos de explorações leiteiras
  7.        Utilizar protocolos de manipulação do ciclo éstrico
  8.        Utilidade das biotecnologias reprodutivas

Obj.2. Macho

  1.          Realizar avaliação da fertilidade potencial (Exame andrologico)
  2.          Executar a avaliação de um ejaculado e/ou sémen refrigerado/congelado
  3.         Preparar sémen refrigerado e congelado
  4.          Diagnosticar e tratar patologias de testículos, glândulas acessórias e causas comuns de falha reprodutiva.

Inspecção Sanitária II

MV521 - ECTS Dar a conhecer os princípios gerais da legislação europeia para a segurança alimentar (Regulamento (CE) 178/2002): visão integrada de toda a cadeia alimentar ("do prado ao prato"), responsabilidade de todos os intervenientes, transparência (informação prestada às autoridades), cooperação (retirada de produtos) e uniformização (cidadania europeia).

Reconhecer o processo de Análise dos Riscos como pedra basilar da segurança alimentar. Ter um conhecimento formal dos processos de avaliação, gestão e comunicação dos riscos. Compreender o potencial de melhoria associado ao facto de se estabelecer uma relação direta entre os perigos potenciais existentes nos alimentos e a informação epidemiológica relativa à saúde dos consumidores. Compreender que este processo racional reduz a incidência de doenças associadas ao consumo de alimentos, estimula uma contínua melhoria na segurança alimentar, e reforça a proteção dos consumidores e, como tal, o comércio global.

Dar a conhecer as regras gerais de higiene aplicáveis a todos os géneros alimentícios (Regulamento (CE) 852/2004) e as regras de higiene específicas para os produtos de origem animal (Regulamento (CE) 853/2004). Dar também a conhecer as regras específicas de organização dos controlos oficiais de produtos de origem animal (Regulamento (CE) 854/2004).

Explicar de uma forma muito sucinta a base científica que suporta este conjunto de preceitos legais europeus, bem como a flexibilidade com que estes devem ser aplicados em função da dimensão e dos métodos produtivos de cada estabelecimento.

Explicar o como e o porquê da natureza e a intensidade dos controlos oficiais se deverem basear numa avaliação dos riscos para a saúde pública e animal e para o bem-estar dos animais e, sempre que possível, no tipo e na capacidade dos processos realizados e no perfil do operador da empresa do setor alimentar.

A transmissão do conhecimento teórico e a preparação técnica dos estudantes sobre os atos inspetivos veterinários que recaem sobre i) as carnes de aves de capoeira, lagomorfos e caça selvagem e de criação, ii) a carne picada, a carne separada mecanicamente, os preparados de carne e os produtos à base de carne, iii) os moluscos bivalves vivos e os produtos da pesca e produtos da pesca transformados, iv) os ovos e os ovoprodutos, v) o leite e produtos lácteos, vi) o mel e vii) os caracóis e as coxas de rã.

Saber que para além da inspeção ante, in e post-mortem, o médico veterinário é responsável i) pelo bem-estar dos animais (Regulamento (CE) 1099/2009) e ii) pelas matérias de risco especificadas e outros subprodutos animais (Regulamento (CE) 1069/2009).

Preparação dos estudantes para a realização de auditorias das boas práticas de higiene e dos procedimentos baseados no sistema de análise de perigos e controlo dos pontos críticos (HACCP) em empresas do setor alimentar, verificando de uma forma muito genérica i) a rastreabilidade e as informações relativas à cadeia alimentar, ii) a conceção e manutenção das instalações e do equipamento do estabelecimento, iii) a higiene das operações, antes, durante e após a sua realização, iv) a higiene do pessoal e a formação profissional, v) as medidas de luta antiparasitária, vi) a qualidade da água e vii) o controlo das temperaturas.
Realização de exercícios sobre a avaliação microbiológica de diversas matrizes alimentares amostradas em diferentes etapas de preparação, transformação, embalagem, armazenagem e distribuição. Obtidos os resultados, os estudantes são incentivados a interpretá-los em função de padrões microbiológicos conhecidos e das exigências legais vigentes, i.e. Critérios de higiene dos processos e Critérios de segurança dos géneros alimentícios (Regulamento (CE) 1441/2007).

Após a frequência da Unidade Curricular, o aluno deverá, num contexto veterinário, ter uma visão integrada da segurança alimentar, compreendendo as interdependências desta com os modelos de criação animal, a proteção ambiental, o bem-estar animal e a economia.

Medicina e Cirurgia de Animais de Companhia II

MV522 - ECTS

O objectivo da unidade curricular (UC) é apurar as capacidades de execução de procedimentos clínicos aprendidos em disciplinas de carácter semiótico, assim como desenvolver o raciocínio clínico e sua aplicação em situações reais, aplicando os conhecimentos aprendidos nas UC dos anos anteriores. O facto de os estudantes trabalharem com casos reais apresentados à UPVet-Clínica Veterinária da Universidade do Porto, sob supervisão e responsabilidade do Corpo Docente e do Corpo Clínico, permite o desenvolvimento de capacidades de comunicação e princípios éticos de exercício profissional, tão importantes como as capacidades técnicas. A actividade exercida junto dos animais hospitalizados, de novo supervisionada, permite o desenvolvimento de uma consciência de responsabilidade individual e trabalho em equipa, que constitui a base da actividade clínica medico-veterinária.

Medicina e Cirurgia de Espécies Pecuárias e Equinos II

MV523 - ECTS

O objetivo da disciplina é o de melhorar a capacidade do aluno para aplicar os procedimentos clínicos, bem como desenvolver o raciocínio clínico e sua aplicação em situações reais. O trabalho com casos reais na clínicas ambulatorio permite o desenvolvimento das competencias clinicas e de relacionamento com os clientes.

Teriogenologia II

MV524 - ECTS

Objectivos gerais: Dar ao aluno conhecimentos sobre o maneio reprodutivo e principais intervenções veterinárias na área de Teriogenologia de espécies pecuárias e de equinos.

Objectivos específicos: No fim do curso os alunos devem saber executar:

Ruminantes

· Exame da fertilidade potencial do macho (exame clínico-genital, colheita e avaliação de sémen, testes de líbido)
· Castração cirúrgica
· Vasectomia e epididectomia caudal
· Diagnóstico de gestação por ecografia (pequenos ruminantes)
· Inseminação artificial cervical (ovelha)
· Sincronização do cio (ovelha)

Oferecem-se ainda o seguinte tema prático opcional:
Treino em fertilização in vitro e congelação de embriões

Equinos

· “Teasing” e detecção de cios
· Exame da genitália externa, vaginoscopia
· Colheita de material e interpretação de citologias uterinas
· Colheita de material e interpretação de biópsias do endométrio
· Colheita e avaliação de material para exame microbiológico
· Interpretação de ecografias reprodutivas
· Exame clínico-genital do garanhão
· Colheita e avaliação de sémen do garanhão
· Inseminação artificial
· Processamento de sémen refrigerado para envio

Oferecem-se ainda os seguintes temas práticos opcionais:
· Comparação de colheita de sémen com vagina artificial e com métodos químicos
· Maneio reprodutivo de éguas, inseminação artificial e tranferências embrionárias.

Suínos

· Diagnóstico de gestação por ecografia
· Colheita e avaliação de sémen do varrasco
· Inseminação artificial
· Castração do varrasco

Estágio

MV600 - ECTS
Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2024 © Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Última actualização: 2012-12-06 I  Página gerada em: 2024-09-02 às 12:23:36 | Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais | Denúncias