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Etologia Animal

Código: MV114     Sigla: EA

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Produção Animal

Ocorrência: 2014/2015 - 1S

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Ciências do Comportamento
Curso/CE Responsável: Mestrado Integrado em Medicina Veterinária

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MIMV 56 Plano 2007 a 2017 1 - 4 60 108

Língua de trabalho

Português

Objetivos

A disciplina Etologia integra o plano de estudos da licenciatura em Medicina Veterinária do Instituto de Ciências Biomédicas de Abel Salazar da Universidade do Porto. É uma disciplina semestral do 1º ano desta licenciatura, com uma carga horária de quatro horas semanais, distribuídas por duas aulas teóricas de uma hora e uma aula teórico-prática de duas horas. É uma disciplina de formação geral em que se pretende uma sensibilização para a importância do estudo do comportamento animal nas suas vertentes teórica e de aplicação e onde são abordados temas que servirão de base a disciplinas lecionadas posteriormente. Pretende-se suscitar a aprendizagem de conceitos fundamentais para compreensão do estudo do comportamento animal com o objetivo de: (1) analisar numa perspetiva histórica o início do estudo sistematizado do comportamento animal; (2) apresentar os grandes sistemas comportamentais, comuns às várias espécies, necessários à sobrevivência e que implicam cooperação interindividual; (3) analisar as bases biológicas do comportamento numa perspetiva ontogenética que inclui a aquisição de informação em termos individuais e o estudo das estruturas que permitem a ocorrência dos comportamentos; (4) compreender as aplicações dos conhecimentos desta ciência a situações práticas; (5) implementar o domínio de regras éticas na utilização de animais. Por outro lado, desenvolver-se-ão discussões, na maior parte dos casos realizadas pelos próprios alunos, que visam: (1) sedimentar os conhecimentos adquiridos na vertente teórica da disciplina; (2) promover as capacidades de reflexão.

Resultados de aprendizagem e competências

: (1) analisar numa perspetiva histórica o início do estudo sistematizado do comportamento animal; (2) apresentar os grandes sistemas comportamentais, comuns às várias espécies, necessários à sobrevivência e que implicam cooperação interindividual; (3) analisar as bases biológicas do comportamento numa perspetiva ontogenética que inclui a aquisição de informação em termos individuais e o estudo das estruturas que permitem a ocorrência dos comportamentos; (4) compreender as aplicações dos conhecimentos desta ciência a situações práticas; (5) implementar o domínio de regras éticas na utilização de animais. Por outro lado, desenvolver-se-ão discussões, na maior parte dos casos realizadas pelos próprios alunos, que visam: (1) sedimentar os conhecimentos adquiridos na vertente teórica da disciplina; (2) promover as capacidades de reflexão.

Modo de trabalho

Presencial

Programa

EVOLUÇÃO HISTÓRICA DA ETOLOGIA: 1. Conceito de Etologia; 2. Origens desta disciplina; 3. Divergências entre Etologia e Psicologia Comparada ETOLOGIA CLÁSSICA. PRINCIPAIS CRÍTICAS. PERSPETIVAS ATUAIS: 1. Principais conceitos da etologia clássica; 2. Modelos de organização do comportamento instintivo; 3. Perspetivas atuais. A EVOLUÇÃO FILOGENÉTICA DO COMPORTAMENTO: 1. As homologias do comportamento na escala filogenética; 2. A perspetiva etológica no estudo do comportamento humano. ESTUDO DOS SISTEMAS COMPORTAMENTAIS: 1. O sistema agonístico; 2. O sistema sexual; 3. O sistema vinculativo; 4. O comportamento territorial; 5. As hierarquias. COMUNICAÇÃO E CULTURA: 1. Comunicação; 2. Cultura. ONTOGÉNESE DO COMPORTAMENTO: 1. A controvérsia nature/nurture; 2. Efeitos de diferentes condições do ambiente no desenvolvimento; 3. Desenvolvimento em situação de privação sensorial. ETOLOGIA COGNITIVA: O que é a Etologia Cognitiva: Consciência animal; Cognição e inteligência; Intenção; Jogo; Ensino A APRENDIZAGEM: 1. Aprendizagem e adaptação; 2. Tipos de aprendizagem: A habituação; o condicionamento clássico; o condicionamento operante; a aprendizagem por insight; a aprendizagem social. ETOLOGIA E ÁREAS DE APLICAÇÃO: 1. Animais de companhia e de trabalho; 2. Algumas patologias comportamentais; 3. Proteção ambiental: As espécies ameaçadas e a sua reintrodução no meio ambiente natural ETOLOGIA E BEM-ESTAR ANIMAL: 1. O evitamento de stress e de doenças; 2. Stress e efeitos de massa nos animais ETOLOGIA E ÉTICA: Preocupações éticas e normas internacionais para o uso de animais

BIBLIOGRAFIA GENÉRICA Allen, C., & Bekoff, M. (1997). Species of mind. Cambridge: The MIT Press. American Psychological Association (1986) Guidelines for ethical conduct in the care and use of animals. Washington, DC: Author. Barnett, S. A. (1981). Modern Ethology. Oxford: Oxford UIniversity Press. Brown, J. L. (1975). The evolution of behavior. N.Y.: W. W. Norton and Co. Cartwright, J-A. (2002). Determinants of animal behaviour. East Sussex: Routledge. de Sousa, L. (1985) Experiências precoces. ICBAS. Porto: Univ. Porto. de Sousa, L. (1992). Orientação actual da psicologia: óptica etológica. In C. Rodrigues (ed.). O que é e tem sido a psicologia. Porto: Contraponto. Dewsbury, D. A. (1978). Comparative animal behavior. N. Y.: McGraw-Hill Book Co. Eibl-Eibesfeldt, I. (1984). Biologie du comportement. Paris: Diffusion Ophrys. Eibl-Eibesfelldt, I. (1977). Amor e Ódio. Lisboa: Livraria Bertrand. Goodenough, J., McGuire, B., & Wallace, R.A. (1993). Perspectives on animal behavior. N.Y.: John Wiley & Sons. Eysenck, M.W. (2000). Psychology: a student's handbook. East Sussex: Psychology Press. Gottlieb, G. (1997). Synthesizing nature-nurture. Mahwah, NJ: LEA. Hinde, R. A. (1975). Le comportement animal. Paris: PUF. Tome I, II Hinde, R.A. (1982). Ethology. Glasgow: William Collins Sons & Co. Lorenz, K. (1974). A agressão, Lisboa, Moraes Editores. Lorenz, K. (1975). Três ensaios sobre o comportamento animal e humano. Lisboa, Editora Arcádia Lorenz, K. (1981). L'Homme dans le fleuve duvivant. Paris, Flammarion. Manning, A. (1979). An introduction to animal behaviour. London: Edward Arnold, Ltd. Orlans, F. B. (1997). Ethical decision making about animal experiments. Ethics & Behavior, 7, 163-171. Shettleworth, S.J. (1998). Cognition, evolution, and behavior. NY: Oxford University Press Slater, P.J.B. (1990). An introduction to ethology. Cambridge: Cambridge University Press. Soczka, L. (2003). A companhia dos lobos, Lisboa: Fim de Século. Tinbergen, N. (1951). The study of instinct. Clarenden Press, Oxford.

Bibliografia Obrigatória

Eibl-Eibesfeldt Irenaus; Amor e ódio
Tinbergen N.; study of instinct. ISBN: 0-19-501371-9
Slater Peter J. B. ed.; Advances in the study of behavior. ISBN: 0-12-004524-9
Soczka, L. ; A companhia dos lobos, Fim de Século, 2003
Shettleworth, S.J.; Cognition, evolution, and behavior, Oxford University Press, 1998
Cartwright, J-A. ; Determinants of animal behaviour, Routledge, 2002
Fraser A. F. ed.; Ethology of farm animals. ISBN: 0-444-42359-1
Koocher Gerald P. 340; Ethics & behavior. ISBN: 0-8058-9860-3

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Aulas teórias - expositivas

Aulas práticas - discussão de temas a partir da visualização de filmes (documentários) apresentação e discussão de trabalhos realizados pelos alunos

Palavras Chave

Ciências Naturais > Ciências biológicas > Zoologia > Etologia animal

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Exame 40,00
Trabalho escrito 60,00
Total: 100,00

Obtenção de frequência

1. trabalho sobre um tema no âmbito da Etologia, realizado em grupo 2. exame final

Fórmula de cálculo da classificação final

40% - exame final

60% - trabalho sobre um tema no âmbito da Etologia, realizado em grupo

Provas e trabalhos especiais

não se aplica

Avaliação especial (TE, DA, ...)

não se aplica

Melhoria de classificação

de acordo com as normas de avaliação em vigor

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