Saltar para:
Logótipo
Comuta visibilidade da coluna esquerda
Você está em: Início > Apresentação do ICBAS

ICBAS: Uma Escola, uma saúde

O Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar (ICBAS) é uma unidade orgânica da Universidade do Porto (U.Porto) com estrutura de escola universitária e centro de ensino, investigação científica, cultural e prestação de serviços à comunidade.

Os domínios científicos do ICBAS situam-se no âmbito da Biologia Fundamental e Aplicada, nomeadamente nas áreas da saúde, do ambiente e da vida animal.

As formações do ICBAS privilegiam a preparação para o exercício profissional da medicina humana, da medicina veterinária, das ciências do meio aquático, da bioquímica e da bioengenharia, e oferecem especializações de Mestrado e Doutoramento nessas áreas e em outras relacionadas. É de salientar, como elemento diferenciador, a excelente relação de proximidade entre docentes, estudantes e funcionários, num ambiente de aprendizagem mútua e enriquecedora para todos.

Para além do polo central na baixa da cidade do Porto, com instalações inauguradas em 2012, o ICBAS tem uma forte relação histórica com o Centro Hospitalar Universitário do Porto (CHUP), onde se desenvolve toda a componente clínica da medicina humana, em consultas com doentes reais e através de modernos simuladores físicos, eletrónicos e digitais, no Centro Biomédico de Simulação do ICBAS/CHUP.

O ICBAS dispõe ainda de um Campus Agrário em Vila do Conde, o Centro Clínico e de Investigação Veterinária de Vairão (CCIVV) onde, para além do ensino de ciências veterinárias, se pratica investigação clínica animal.

Fazem parte do ICBAS investigadores de renome internacional, que desenvolvem um importante trabalho em múltiplas áreas científicas, produzindo, de forma continuada e crescente, um elevado número de artigos em publicações especializadas internacionais e nacionais.

O ICBAS possui duas unidades de investigação sediadas no seu espaço base: a Unidade Multidisciplinar de Investigação em Biomedicina (UMIB) e o MedInUP (Centro de Investigação Farmacológica e de Inovação Medicamentosa), e colabora com importantes instituições de investigação associadas da U.Porto.

A instituição coopera também com um vasto leque de entidades nacionais e estrangeiras.

O ICBAS oferece ainda vários serviços especializados à comunidade.

Recentemente, o ICBAS assumiu, como inspiração central da sua intervenção na ciência e na comunidade, o conceito Uma Saúde (One Health), que decorre da interligação inequívoca entre a saúde humana, animal e ambiental. Este modelo corresponde à continuação das ideias e valores dos seus fundadores que, já em 1976, conseguiram criar uma Escola multidisciplinar com uma forte ligação ao exterior, neste aspeto pioneira em Portugal.

Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2021 © Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Última actualização: 2021-05-07 I  Página gerada em: 2021-05-14 às 21:54:56 | Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais