Saltar para:
Logótipo
Comuta visibilidade da coluna esquerda
Você está em: Início > MV212

Bioquímica

Código: MV212     Sigla: BQ

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Ciências Básicas

Ocorrência: 2014/2015 - 1S

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Biologia Molecular
Curso/CE Responsável: Mestrado Integrado em Medicina Veterinária

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MIMV 53 Plano 2007 a 2017 2 - 5 64 135

Língua de trabalho

Português

Objetivos

O metabolismo é um conjunto integrado de reacções químicas que ocorrem nas células com o objectivo de extrair energia do ambiente e usa-la para sintetizar as moléculas necessárias para produzir proteínas, lípidos e carbohidratos essenciais. A Unidade Curricular Bioquímica tem como objectivos o estudo dos mecanismos de regulação dessas vias metabólicas, assim como das vias de transdução de sinal utilizadas pelas células para receber, processar, amplificar e integrar diversos sinais extracelulares.

Resultados de aprendizagem e competências

O aluno deverá ser capaz de reconhecer e explicar as funções das vias metabólicas, relacionar processos digestivos e de produção e armazenamento de energia com a composição de alimentos, relacionar mecanismos de regulação metabólica por hormonas, retro inibição e outros mecanismos com as necessidades em energia e metabolitos, reconhecer e explicar as bases moleculares de mecanismos de defesa, incluindo o homeostasia da glucose e de lípidos e a função de antioxidantes, relacionar o conhecimento das vias metabólicas com as bases moleculares, diagnóstico e tratamento de doenças, e participar ativamente na resolução cooperativa de problemas.

Modo de trabalho

Presencial

Programa

Aulas teóricas: Metabolismo de carbohidratos - Glicólise e sua regulação. Fermentação láctica. Shuttle do glicerol-fosfato e do malato-aspartato. Metabolismo do glicogénio e gluconeogénese. Via das pentoses-fosfato. Regulação hormonal: mecanismo molecular de acção da insulina, do glucagon e da epinefrina. Diabetes Mellitus insulino-dependente e –independente. Insulinomas. Metabolismo da galactose, frutose e etanol. Bioenergética - Complexo piruvato desidrogenase e ciclo de Krebs. Regulação alostérica e hormonal.Fosforilação oxidativa. Inibidores e desacopladores. Stress oxidativo - Espécies reactivas de oxigénio e danos oxidativos. Defesas antioxidantes primárias e secundárias. Antioxidantes naturais. Aterosclerose. Sindrome de isquémia-reperfusão. Envelhecimento. Metabolismo de lípidos - Digestão e absorção de lípidos. Lipólise e beta-oxidação de ácidos gordos. Síntese e papel energético dos corpos cetónicos.Síntese de ácidos gordos. Biossíntese de glicerofosfolípidos e esfingolípidos. Biossíntese do Colesterol. Lipoproteínas. Hipercolesteremia. Os ácidos biliares primários e secundários. Vitamina D. Hormonas esteróides. Integração do metabolismo lipídico. Metabolismo de aminoácidos –Transaminases e glutamato desidrogenase. Biossíntese de aminoácidos não essenciais. Degradação de aminoácidos. Ciclo da ureia e sua regulação. Toxicidade da amónia. Derivados de aminoácidos – creatina e fosfocreatina, glutationa, melanina, hormonas, neurotransmissores, óxido nítrico, Heme. Porfiriases e icterícia. Metabolismo de nucleótidos - Síntese de purinas e pirimidinas. Inibidores da síntese de nucleótidos. Catabolismo das purinas e pirimidinas. Gota. Tumores e quimioterapia. Caquexia cancerosa. Interrelações metabólicas - Adaptações metabólicas ao jejum.Diabetes Mellitus.Adaptações metabólicas ao exercício.Obesidade.

 

Aulas teórico-práticas: Deficiência em piruvato cinase e anemia hemolítica. Deficiência em frutose-1,6-bifosfatase, hipoglicémia e acidose metabólica. Deficiência em fosfofrutocinase 1 e intolerância ao exercício físico. Doenças do metabolismo do glicogénio.Diabetes mellitus. Enfarte do miocárdio: regulação da piruvato desidrogenase, do ciclo de Krebs e da glicogenólise. Toxicidade do etileno glicol: tratamento com álcool etílico e hipoglicémia. Deficiência em piruvato desidrogenase e envelhecimento: activação pelo ácido lipóico. Intolerância à frutose. Desacoplador da fosforilação oxidativa e tratamento de obesidade. Síndrome de isquémia-reperfusão: função da superóxido dismutase. Anemia hemolítica induzida por drogas: função da glucose-6-fosfato desidrogenase e do sistema glutationa-glutationa peroxidase. Hepatite, acumulação de cobre e stress oxidativo: proteção pela vitamina E. Deficiência em carnitina, hipoglicémia e ausência de corpos cetónicos. Deficiência em MCAD, hipoglicémia e ausência de corpos cetónicos. Etanol, fígado gordo e cetoacidose. Deficiência em propionil CoA carboxilase, acidose e produção de ácidos gordos com número impar de carbonos. Deficiência em vitamina B12, acidose metilmalónica, e anemia. Síndrome de Zellweger: oxidação de ácidos gordos de cadeia muito longa e peroxissomas. Diabetes mellitus: hiperlipidemia. Aflatoxicose: fígado gordo e edema. Deficiência em lipase ácida e hepatoesplenomegalia. Deficiência em arginino-succinato sintetase: hiperamonémia e hepatoencefalopatia. Infeção com Leptospira, disfunção hepática e renal. Tirosinemia tipo I. Porfiria hepática por intoxicação com chumbo. Deficiência em orotato fosforibosil transferase. Deficiência em ornitina transcarbamoilase e acidose orótica. Deficiência no transportador de ácido úrico e gota; tratamento com alopurinol.

Bibliografia Obrigatória

Thomas M. Devlin; Textbook of Biochemistry With Clinical Correlations, Drexel University School of Medicine, Philadelphia, Pennsylvania , 2010. ISBN: 978-0-470-28173-4
Jeremy M. Berg, John L. Tymoczko, Lubert Stryer; Biochemistry, W. H. Freeman, 2011. ISBN: 978-1429276351
David L. Nelson, Michael M. Cox; Lehninger principles of biochemistry, W.H. Freeman, 2008. ISBN: 978-0-7167-7108-1

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Oral / Aprendizagem baseada em problemas – aulas teóricas / teórico-práticas.

Palavras Chave

Ciências Físicas > Química > Bioquímica
Ciências Físicas > Química > Bioquímica > Metabolismo

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Exame 70,00
Participação presencial 30,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 79,00
Frequência das aulas 56,00
Total: 135,00

Obtenção de frequência

Conforme as normas pedagógicas da Universidade do Porto: presença em 3/4 das aulas teórico-práticas.

Classificação mínima na avaliação teórico-prática: 9 valores. A avaliação teórico-prática incluirá a apresentação e discussão de problemas/casos clínicos (15% da classificação final) e a realização de 4 mini-testes (15% da classificação final).

Classificação mínima na avaliação teórica (exame ou média das frequências): 9,5 valores. Os estudantes ficam dispensados de exame final APENAS se obtiverem uma classificação superior a 7 valores nas duas frequências.

Fórmula de cálculo da classificação final

Avaliação teórico-prática (30%) + Média das 2 frequências (70%)

ou

Avaliação teórico-prática (30%) + Nota de exame escrito (70%)

Provas e trabalhos especiais

Não existem

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Será disponibilizado exame especial para todos os alunos que tenham legalmente direito a tal, em data a combinar com o Regente.

Melhoria de classificação

Após aprovação à unidade curricular o aluno pode requerer melhoria de nota à componente exame escrito final, mas não às outras componentes (que decorrem de avaliação contínua).

Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2024 © Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Página gerada em: 2024-07-28 às 05:33:55 | Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais | Denúncias