Saltar para:
Logótipo
Comuta visibilidade da coluna esquerda
Você está em: Início > Departamentos > Biologia Molecular
Opções

Biologia Molecular

Sigla: BMOL
Responsável: Claudio Sunkel
Missão: O Departamento de Biologia Molecular reúne recursos de ensino e investigação em diversas áreas como Biofísica, Bioquímica, Biologia Molecular e Engenharia biológica. Presentemente conta com 13 docentes (5 Professores Catedráticos, 4 Professores Associados, 4 Professores Auxiliares e diversos investigadores do IBMC, INEB e INS) e 3 técnicos que dão apoio ao ensino laboratorial de várias unidades curriculares dos cursos de Medicina, Medicina Veterinária, Ciências do Meio Aquático, Bioquímica e Bioengenharia e outros  cursos incluindo programas  doutorais.

O DBM tem a responsabilidade de diversas aulas laboratoriais  para o qual  utiliza  3 laboratórios devidamente equipados,  modo a que os estudantes obtenham um treino e formação laboratorial de grande  qualidade.

A investigação aborda tópicos diversos, nomeadamente: mecanismos estruturais, bioquímicos, genéticos e patológicos da Polineuropatia Amiloidótica Familiar (PAF); regulação da mitose; estrutura e função da cadeia respiratória da mitocôndria; resposta imune a infeções intracelulares; estudo da biogénese de peroxisomas; mecanismos moleculares associados a stress oxidativo; e percepção e comunicação do risco e mais recentemente investigação em regeneração de tecidos. Como resultado do envolvimento em projetos de investigação foram publicados em 2014, com co-autoria de  docentes do Departamento, 70 artigos científicos revistas indexadas.

Esta atividade é realizada no ICBAS, no IBMC, no INEB e no IPATIMUP,  nestes 3 ultimos  estão localizados os laboratórios de investigação da maioria dos docentes. Em 2015 estes institutos inauguram, o funcionamento de um único instituto de investigação: o Instituto de Investigação e Inovação em Saúde (I3S).

O Departamento tem ainda uma participação ativa na divulgação da Ciência através do envolvimento dos docentes em mesas redondas, organização de simpósios  bem como de acções dirigidas ao Ensino Secundário. Estas englobam visitas a várias Escolas, organização de eventos dirigidos especificamente aos professores e abertura dos laboratórios de investigação a alunos e professores.
Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2021 © Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Página gerada em: 2021-07-28 às 13:01:31 | Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais